terça-feira, 18 de maio de 2010

Chineses querem estreitar relações com Salvador

Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito Edvaldo Brito recebeu em seu gabinete a visita de uma delegação chinesa da cidade de Harbin, chefiada pelo vice-prefeito Zhang Xianyou. O estreitamento dos laços da cidade irmã e a participação de Salvador na Feira Multisetorial de Harbin foram os objetivos do encontro oficial.
Durante cerca de uma hora Brito e Xianyou renovaram os laços que unem as duas cidades, uma das mais importantes do Brasil com uma das mais importantes da China, capital da província de Heilongjiang, no nordeste do país, com mais de nove milhões de habitantes. As cidades são irmãs desde 2003.
No próximo mês, Harbin realizará a Feira Multisetorial, uma das mais importantes da Ásia para investimentos de negócios e cooperação tecnológica, tendo como principais segmentos alimentos orgânicos e comidas típicas, confecção e têxtil, máquinas e produtos elétricos, alta tecnologia, material de construção, mobiliários e artigos do lar, equipamentos e serviços.
Zhang Xianyou informou que Harbin realiza também uma das três maiores festas de música da China, e pediu ao vice-prefeito que Salvador envie um grupo musical para participar do evento. Sugeriu também que Edvaldo Brito visite Harbin em outubro, após a Expo Xangai. No final do encontro houve a tradicional troca de presentes. O vice-prefeito de Salvador ofereceu um conjunto de lembranças formado por um berimbau, um pacote de cocada típica baiana e um dvd e um livro sobre a capital baiana. Recebeu uma peça tradicional de artesanato chinês feita de palha de trigo. “Fico feliz com essas semelhanças que fizeram com que as nossas cidades sejam irmãs, e vamos continuar com esse intercâmbio cultural e econômico”, concluiu Brito agradecendo a visita da comitiva chinesa.

Nenhum comentário: