quarta-feira, 12 de maio de 2010

CPI do Metrô começa a funcionar a aprova convocações

Texto de Aloísio Araújo:
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades nas obras do metrô de Salvador, instalada pela Assembléia Leislativa, realiza amanhã, quinta-feira, 13, às 10h30, sessão extraordinária para ouvir o procurador da República, Vladimir Barros Aras, responsável pelo inquérito de improbidade administrativa nas obras do metrô. Conforme o procurador Vladimir Aras, uma raiz do problema nas obras do metrô de Salvador foi detectada na Operação Castelo de Areia, deflagrada em São Paulo pela Polícia Federal, quando a empresa Camargo Corrêa foi denunciada por superfaturamento em obras públicas, estando ela à frente do início das obras do metrô de Salvador, em 2000.
Dentre as irregularidades apontadas pelo procurador, conforme o TCU, que gerou o processo de improbidade, está a insuficiência de um projeto básico, causando uma série de alterações nos serviços, a ausência de planilha com custo unitário, dificultando o controle mais rígido, o fracionamento do serviço elétrico e a falta de audiência pública. Na próxima semana será a vez do procurador da República Wilson Rocha de Almeida Neto. Os procuradores da República trabalham em dois âmbitos: um cível e um criminal.
Hoje foi a primeira sessão da CPI depois da instalação, em 7 de abril, e da posse do presidente e relator, oportunidade em que o deputado João Carlos Bacelar (PTN), membro titular do colegiado apresentou diversos requerimentos convidando gestores e ex-gestores municipais e estaduais que tinham vínculo com as obras. Foram convidados os ex-secretários de Transportes e Infraestrutura de Salvador, Nestor Duarte Neto, Almir Melo (este, já na administração João Henrique/PMDB) e Ivan Barbosa que atuou na gestão de Antonio Imbassahy; os ex-presidente da Conder, Maria Del Carmen (no Governo Jaques Wagner) e Mário Gordilho (de governos anteriores); e, finalmente, Luiz Hebert Silva Motta, diretor presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS).
Na sessão de hoje, o plenário foi constituído basicamente de deputados da Oposição: João Carlos Bacerlar (PTN), Elmar Nascimento (PR), Paulo Azi (DEM), Luís de Deus (DEM), Heraldo Rocha (DEM), Arthur Maia (PMDB) e o líder do partido, Leur Lomanto Junior (PMDB). Apenas os governistas - Álvaro Gomes (PCdoB), presidente do colegiado, e Paulo Câmara (PDT), relator, estiveram na sessão.

Nenhum comentário: