sexta-feira, 14 de maio de 2010

Edvaldo Brito convida novo secretario de Turismo para juntar-se ao grupo do Pelourinho

Texto de Roberto Macedo
O vice-prefeito Edvaldo Brito fez uma visita ao secretário estadual de Turismo, Antonio Carlos Tramm, acompanhado por representantes de secretarias municipais, Polícias Militar e Civil, Fundação Casa de Jorge Amado, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, entre outros órgãos, além do presidente da ABAV-Ba, Pedro Galvão. Durante duas horas, o secretário Tramm ouviu relatos sobre a situação em que se encontra o Centro Histórico de Salvador.
O vice-prefeito falou sobre as reuniões periódicas que acontecem desde agosto passado, na Casa de Jorge Amado, para discutir o Pelourinho. Dessas reuniões já saíram a nota técnica do Iphan proibindo grandes palcos em frente a monumentos históricos, o projeto viário do Pelourinho, o projeto Conhecendo Minha Cidade - vai integrar estudantes no mercado do turismo -, entre outros. O Pelourinho é hoje, segundo declarações do comandante do 18° Batalhão da PM, coronel Jorge Nascimento, a área com maior segurança no Estado da Bahia. A poetisa Myriam Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, pede esforços para que o soteropolitano volte a freqüentar o local. Segurança, tráfico de drogas, mobilidade, eventos e turismo foram outros temas das intervenções dos técnicos presentes.
O objetivo principal da visita foi convidar o secretário recém-espossado para integrar os trabalhos, participando das reuniões. O secretário anterior, Domingos Leonelli, e o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, sempre estiveram em sintonia com o grupo. Antonio Carlos Tramm disse que “o Pelourinho é um grande desafio”, e falou sobre as festas no Centro Histórico. A novidade informada por ele é que já existe a tecnologia para um palco móvel, retrátil, que sairia da Casa do Reggae, no Largo do Pelourinho, medindo 14m de largura por 8m de profundidade, resolvendo a questão dos grandes palcos fixos em área de proteção histórica. O secretário se comprometeu a se unir ao grupo e participar da próxima reunião, que acontecerá segunda-feira, dia 17, na Fundação Casa de Jorge Amado.

Nenhum comentário: