terça-feira, 18 de maio de 2010

Edvaldo Brito receberá o Título de Professor Emérito da Ufba

Texto de Roberto Macedo:
O jurista e professor Edvaldo Brito recebe no próximo dia 24 uma homenagem reservada a poucos e ilustres homens públicos: em sessão solene na Reitoria da UFBa, no Canela, ele recebe o Título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, em reconhecimento pelos seus inegáveis méritos acadêmicos e pelos seus 50 anos de magistério, dedicados especialmente à Faculdade de Direito da referida instituição.
A homenagem foi proposta pelo ex-diretor da Faculdade de Direito, Johnson Meira, que fará parte da comissão que acompanhará o professor Edvaldo Brito da entrada até a mesa de trabalhos do salão nobre da reitoria da universidade. Os outros integrantes dessa comissão de honra serão o magnífico reitor da Ufba, professor Naomar de Almeida Filho, que fará a saudação inicial; o diretor da Faculdade de Direito da universidade, jurista Celso Castro, que também discursará; e o filho do reitor Edgard Santos, criador da Ufba, o emérito professor da Faculdade de Medicina da Bahia e ex-governador do Estado, dr. Roberto Santos.
A cerimônia será iniciada às 19hs com a execução do Hino Nacional pela Banda Marcial da Marinha do Brasil, numa homenagem do Comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Carlos Autran, ao professor emérito. A professora Maria Auxiliadora Minahim da Silva fará a saudação em nome da congregação de docentes. O Madrigal da UFBa também participará do evento executando, entre outros, o Hino ao Senhor do Bonfim e a Oração de Mãe Menininha do Gantois.
Após o pronunciamento dos oradores, acontece a entrega do título. Em seguida, o homenageado fará o seu agradecimento à Ufba. Não é o primeiro título de Professor Emérito que Edvaldo Brito recebe em sua trajetória. Em 2003, ele foi agraciado com o mesmo título pela centenária Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, onde leciona Direito Tributário e Direito das Obrigações - ora licenciado. Brito é Mestre em Direito, Pós-Graduado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Direito e Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). É membro de diversas Academias, dentre elas a Brasileira de Letras Jurídicas, a Brasileira de Direito Tributário, a Internacional de Economia, a de Letras Jurídicas da Bahia e a Internacional de Direito e Economia.
Edvaldo Brito é o atual vice-prefeito de Salvador, foi Prefeito da capital baiana (1978/1979), Secretário de Negócios Jurídicos do Município de São Paulo (1997/2001), Secretário Estadual de Justiça, de Educação e de Saúde, na Bahia. É autor de centenas de artigos sobre direito tributário, constitucional, econômico, administrativo e civil, publicados em revistas especializadas e de dezenas de livros. É conferencista, tem pronunciado palestras e participado em centenas de reuniões científicas (Simpósios, Seminários, Congressos etc.) no Brasil e no Exterior (Argélia, Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos da América, Nigéria, Senegal, Itália, destacadamente em 2008, na Universidade de Bolonha, a mais antiga do mundo ocidental: “Alma Mater Studiorum”). O professor tem sido homenageado com diversas comendas no Brasil e no exterior.
Nota do Editor: É uma honra ser contemporâneo do professor Edvaldo Brito, tê-lo entrevistado em inúmeras oportunidades e publicar neste site a notícia da homenagem que, com muita justiça, ele receberá da Ufba e da Bahia. É um dos poucos homens públicos baianos que dignificam a Bahia.

Nenhum comentário: