quarta-feira, 12 de maio de 2010

Elevação dos estoques de milho, trigo e soja

Do Valor Econômico reproduzido pela Agronotícias da Faeb:
Quase tão aguardado quanto a convocação da seleção brasileira de futebol que vai à Copa do Mundo da África do Sul, o primeiro relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre oferta e demanda de grãos no país e no mundo na safra 2010/11, também divulgado ontem, apontou elevação dos estoques finais globais de milho, trigo e soja em relação a 2009/10.
Se confirmado ao longo do desenvolvimento das lavouras do Hemisfério Norte, que estão sendo semeadas, o cenário poderá colaborar para a perda de sustentação dos preços internacionais dos grãos nos próximos meses. O relatório do USDA trouxe estimativas para as colheitas no Hemisfério Sul em 2010/11, mas como o plantio por aqui começará só no fim do terceiro trimestre - exceto o do trigo, que está em andamento -, há tempo de sobra para ajustes.
Conforme as estimativas do USDA, os estoques finais mundiais de milho deverão aumentar 4,9% na temporada 2010/11, mais que os de soja (3,7%) e os de trigo (2,4%). Previsões de incrementos nos estoques finais dos três produtos nos EUA colaboram para os crescimentos globais apontados, o que eleva o peso "baixista" do relatório sobre as cotações nas bolsas americanas. No milho, como realçou a analista Flávia Sologuren, da Celeres, o USDA também elevou em 2% sua projeção para os estoques globais neste ciclo 2009/10, apesar de ter derrubado a previsão para os estoques dos EUA em 8,5%.

Nenhum comentário: