segunda-feira, 24 de maio de 2010

Encontro de Dirigentes Municipais da Cultura será aberto no TCA

Da Ascom da SecultBA:
Representantes do Conselho Estadual de Cultura, cordenadores da Rede de Pontos de Cultura da Bahia, representantes da cultura e articuladores dos 26 Territórios de Identidade da Bahia e Gestores Municipais de Cultura do Estado se reúnem entre 30 de maio e 01 de junho de 2010 no IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura para debater o futuro das ações de desenvolvimento e da gestão cultural nos municípios baianos.
A abertura será no dia 30 de maio (domingo), às 19h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, da presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Normelita Olveira, e de representantes do Ministério da Cultura. Na ocasião será lançado o Programa de Apoio às Filarmônicas, com investimento de R$4 milhões do Governo do Estado.
A partir do dia 31 de maio, o palco das discussões será no Centro de Convenções, na Boca do Rio. O Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura tem como objetivo a integração entre os municípios através da consolidação das redes territoriais. “O principal foco é a integração dos municípios baianos fortalecendo as ações conjuntas da política territorial e identificar as prioridades estabelecidads na III Conferência Estadual e a II Conferência Nacional de Cultura”, afirma a presidente do Fórum de Dirigentes Municipais da Bahia, Normelita Oliveira.
Normelita destaca a importância desse encontro para o fomento das ações culturais nos municípios baianos. “É importante que os gestores municipais promovam ações para a cultura”, completa. O primeiro encontro aconteceu em 2007, na cidade de Salvador, com 118 participantes. No segundo Encontro, em Vitória da Conquista, foram 208 dirigentes municipais representando 139 municípios. Já em 2009, 393 dirigentes participaram do evento na capital baiana, representando 248 municípios.
“Após três anos de diálogo intenso com todos os 417 municípios baianos, todos os dirigentes têm consciência do potencial da Cultura para o desenvolvimento local e territorial. Até hoje, 341 municípios, 82% do total, assinaram protocolos com o Estado, visando a construção dos sistemas culturais”, informa Angela Andrade, superintendente de Cultura da SecultBA.

Nenhum comentário: