quinta-feira, 20 de maio de 2010

Entidades sociais entregam ao governador documento de apoio à construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste

Da Agecom do Governo da Bahia:
Será entregue nesta sexta-feira (21) ao governador Jaques Wagner e à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, um documento assinado por entidades sociais defendendo a implantação em Ilhéus, Sul da Bahia, do Complexo Intermodal Porto Sul. Além de um porto “off-shore”, o projeto de desenvolvimento também inclui a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, aeroporto internacional, área industrial, novos acessos rodoviários e uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE).
A elaboração e entrega do documento foram decididas quarta-feira (19) durante reunião realizada no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, com a presença de representantes de sindicatos, cooperativas, entidades indígenas e associações de moradores.
Durante o encontro, técnicos da Bahia Mineradora (Bamin), empresa que utilizará o Porto Sul para exportar o minério extraído de Caetité, reafirmaram, mais uma vez, exibindo gráficos e dados técnicos, a preocupação com a sustentabilidade. “O verdadeiro desenvolvimento sustentável, capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer o futuro dos nossos filhos e netos, precisa encontrar-se focado nas questões socioeconômicas, mas, também, na conservação ambiental. Por isso, a preocupação com impactos mínimos e com possíveis compensações”, disseram.
Nota do Editor: Este blog-site apóia a decisão do Governo da Bahia de construir o porto e a ferrovia que são essenciais ao desenvolvimento do Estado. É exacerbação do direito e dever de defesa do meio-ambiente os questionamentos de grupos ambientalistas contra os dois projetos. Afinal, a Bahia e o Brasil têm tecnologia ambiental de sobra para defender nosso patrimônio. E os órgãos oficiais de defesa do meio-ambiente estão aí para isso. O resto, é atraso!

Nenhum comentário: