terça-feira, 25 de maio de 2010

Entrega do título de Professor Emérito da Ufba a Edvaldo Brito

Texto da Ascom da Vice-Prefeitura:
Com o Salão Nobre da Reitoria repleto de amigos, o professor Edvaldo Brito recebeu ontem à noite (24.05) o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, indicação aprovada por aclamação pelo Conselho Universitário em homenagem aos seus 50 anos de magistério. Edvaldo Brito foi conduzido ao salão por uma comissão formada pelo reitor Naomar de Almeida Filho, o ex-governador e ex-reitor Roberto Santos e o diretor da Faculdade de Direito Celso Castro. Na mesa também estavam o prefeito João Henrique Carneiro, o comandante do 2° Distrito Naval Carlos Autran Amaral e a vice-diretora da Faculdade de Direito Maria Auxiliadora Minahim.
A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional pela Banda da Marinha. Em seguida, o Madrigal da UFBa executou, entre outros, o Hino ao Senhor do Bonfim e a Oração de Mãe Menininha. O diretor da Faculdade de Direito, Celso Castro, falou sobre a trajetória acadêmica do homenageado e pediu que a Universidade não se dê ao luxo de dispensar a capacidade do professor Edvaldo Brito, que pelas regras deve se aposentar, já que tem mais de 70 anos de idade. Fazendo a saudação em nome da congregação de docentes, a professora Maria Auxiliadora Minahim da Silva, discorreu sobre os diversos cargos que Edvaldo Brito já ocupou na UFBa e as homenagens recebidas, entre elas a Medalha Edgard Santos nos 60 anos da Universidade, além de destacar a vitória do talento na convivência pacífica entre a vida acadêmica e política, tendo sido prefeito de Salvador, secretário de estado na Bahia por diversas vezes, secretário de negócios jurídicos no município de São Paulo e é o atual vice-prefeito da capital baiana.
Coube ao reitor Naomar de Almeida Filho entregar o título de Professor Emérito, no seu último ato oficial, já que brevemente estará passando o cargo. No seu agradecimento, o professor Edvaldo Brito relembrou a sua origem humilde em Muritiba, filho da lavadeira Dona Edite e do pedreiro João Sobrinho, as dificuldades para estudar e para vencer barreiras, os grandes amigos e incentivadores, como suas tias, Alberico Fraga e Orlando Gomes, e concluiu dizendo que hoje se sente um vencedor, realizando um desejo da sua mãe, e contando com o apoio da família, formada pela esposa Reginalda, os dois filhos, as noras e os quatro netos.

Nenhum comentário: