quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estado e iniciativa privada juntos na segurança do Pelourinho

Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito Edvaldo Brito se reuniu com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, atendendo a sugestão do trade turístico e de representantes do Pelourinho. Na pauta, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), que teve a sua atuação ampliada, deixando de atender apenas aos visitantes para atender também às demandas comuns da comunidade. A reivindicação era a de que a delegacia voltasse a atender apenas aos turistas, para o bem da imagem da Bahia.
Participaram do encontro o subprefeito do Pelourinho, José Augusto Leal; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem – Bahia, Pedro Galvão; o delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo; a delegada titular da Deltur, Maritta Souza; o comandante do 18° Batalhão da PM, coronel Jorge Nascimento; o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco; e o promotor do Ministério Público Estadual, Marcelo Guedes, entre outras autoridades.
A delegada Maritta Souza explicou que a delegacia nunca deixou de ser do turista nesses 18 anos de existência, apenas ampliou o atendimento, pois “não se justificava que o morador ou comerciante do Pelourinho tivesse que ir à primeira delegacia nos Barris para registrar uma queixa, quando existe uma delegacia no bairro”. O delegado geral, Joselito Bispo, acrescentou que a ampliação do atendimento deveu-se também à necessidade da delegacia ter um banco de dados abrangente, para que o infrator fosse melhor identificado e combatido.
No final da reunião, ficou acordado que a Deltur vai ser redimensionada para melhor atender tanto aos turistas quanto aos moradores do Pelourinho. Para isso, será feito um novo lay-out e as instalações serão reformadas e equipadas. O secretário César Nunes destacou que o Pelourinho é o metro quadrado mais policiado da Bahia e o os índices de criminalidade estão entre os menores do estado. “E vêm caindo. Para se ter uma idéia, nos quatro primeiros meses deste ano houve uma queda de 18,58% nos registros de roubos e de 12,89% nas ocorrências de furtos, comparando-se com o mesmo período do ano passado”, disse o secretário.
Os representantes do trade turístico se colocaram à disposição para ajudar no funcionamento da delegacia, oferecendo tradutores, fazendo contatos com o corpo consular e promovendo cursos de línguas para os policiais. O secretário César Nunes agradeceu a parceria, acrescentando que a atuação da delegacia tem sido ampliada: “Quando há navio no porto montamos um ponto de atendimento lá. E temos uma delegacia móvel, toda equipada, que poderá ser utilizada em ocasiões especiais”.

Nenhum comentário: