quarta-feira, 19 de maio de 2010

EUA formalizam na ONU projeto de sanções contra Irã

Patrícia Campos Mello - O Estado de S.Paulo:

Um dia depois de Brasil e Turquia celebrarem um acordo de troca de urânio com o Irã, os EUA apresentaram projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU que prevê sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear. A medida tem o apoio de todos os membros permanentes do CS - EUA, Grã-Bretanha, China, Rússia e França - que teriam poder de veto. A resolução é um golpe contra a diplomacia brasileira.
"Nós concordamos com uma proposta de fortes sanções, com cooperação da Rússia e da China", afirmou Hillary em audiência no Senado. "Embora reconheçamos os sinceros esforços do Brasil e da Turquia, o grupo mediador vai liderar a comunidade internacional na busca de uma resolução com sanções fortes."
As sanções concentram-se na Guarda Revolucionária e têm como objetivo restringir atividades militares, financeiras e logísticas que teriam ligação com o programa nuclear (mais informações nesta página). A embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, afirmou que a resolução dá "mais força" às sanções existentes contra o país - já foram aprovadas três rodadas de punições - e acrescenta medidas "duras" para pressionar o governo iraniano a provar que seu programa nuclear tem fins pacíficos e não visa a produzir armas. O governo americano espera votar as sanções no CS "o mais rápido possível, em questão de semanas".

Nenhum comentário: