sábado, 22 de maio de 2010

FAB realiza testes com aeronave não-tripulado de Israel

Da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria:
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a primeira fase de testes com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para vigiar a fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. O equipamento decolou da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A Polícia Federal (PF) do Paraná utiliza três aviões iguais para combater crimes fronteiriços desde julho do ano passado.
Segundo a FAB, a aeronave em teste é o Hermes 450, de fabricação israelense, tem seis metros de comprimento e dez metros de uma asa à outra. Em termos de autonomia de voo, o equipamento pode chegar a uma velocidade de 110 km/h, a uma altitude de cinco mil metros e permanecer no céu por cerca de 15 horas.
O avião funciona por meio de controle remoto e transporta câmeras que permitem a visualização de áreas, veículos e pedestres a uma grande altitude. O equipamento ainda inclui computadores e sistemas de cruzamento de dados.
Preparação
Militares da FAB passaram por um treinamento com especialistas israelenses, desde dezembro de 2009, quando o equipamento chegou ao Brasil. A fase de teste com o VANT terá a paricipação de militares da Marinha e do Exército, com prazo de encerramento previsto para dezembro deste ano.
O VANT permitirá que a FAB receba informações sobre a fronteira em tempo real e com risco humano inexistente.

Nenhum comentário: