sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fórum de países língua portuguesa debate sustentabilidade

Da Agecom do Governo da Bahia:
Representantes de seis países de língua oficial portuguesa participam na próxima semana (entre os dias 25 e 27) do II Fórum África Brasil-Bahia pela Sustentabilidade das Águas, no Catussaba Resort Hotel. Gestores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste vêm a Salvador para o fortalecimento da sustentabilidade hídrica, socioambiental, étnico-racial, cultural e de gênero, no âmbito da gestão pública desenvolvida pelo governo da Bahia. O Brasil é um dos poucos países que possuem uma diretriz avançada e eficaz em gestão das águas e defende a Cooperação Sul-Sul para expandir conhecimentos.
Promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o evento é bienal e será aberto pelo governador Jaques Wagner, com participação da sociedade civil e representantes das esferas estadual e federal. Como em sua primeira edição, realizada em 2008, o fórum é aberto ao público e será norteado em quatro eixos: gestão de águas e desenvolvimento, mudanças climáticas e efeitos do clima, desertificação e combate aos efeitos da seca e promoção da equidade de raça, etnia e gênero.
Para o diretor-geral do Ingá, Wanderley Matos, o fórum é voltado para apoiar iniciativas de uso sustentável das águas para o desenvolvimento da população. “Ao colocar entre as prioridades a promoção da Cooperação Sul-Sul, o fórum mantém o seu caráter inovador, alinhado às diretrizes da política externa brasileira, reforçando as experiências relacionadas à justiça socioambiental entre o Brasil e a África”, disse.

Nenhum comentário: