terça-feira, 11 de maio de 2010

Governo vai impedir crescimento para evitar inflação

Da Tribuna da Bahia:
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo federal pode retirar estímulos ao crescimento da economia e realizar cortes em gastos dos ministérios caso o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça acima do esperado. A medida seria uma forma de evitar um possível superaquecimento da economia, o que elevaria a inflação.
“Nós estamos estudando a possibilidade de reduzir o consumo do governo. Se o consumo está aquecido, temos que olhar com cautela, porque não podemos desestimular antes que você tenha a comprovação de que há um crescimento forte”, disse Guido Mantega, ministro da Fazenda.
“A economia já voltou a crescer nos níveis pré-crise, alguns dizem que há superaquecimento. Não sei se há, mas com certeza a economia está aquecida. Em função disso, todos os estímulos estão sendo retirados e o Banco Central (BC) subiu os juros em 0,75 ponto porcentual, bem acima do que alguns países fizeram”, comentou o ministro, durante o seminário “Brazil Infrastructure Summit”, ontem, no Rio de Janeiro.
“Então, já há uma desativação dos estímulos e continuaremos reduzindo-os se necessário, inclusive para diminuir a demanda do setor público, para que tenhamos um crescimento equilibrado este ano e nos seguintes”, disse.

Nenhum comentário: