sábado, 22 de maio de 2010

Jovem pode ser filha de guerrilheiro morto no Araguaia

De Sérgio Torres, enviado especial da Folha a Brasília:
Até março passado, Lia Cecília da Silva Martins sabia muito pouco sobre a história da guerrilha do Araguaia. Agora, faz parte dela. É, muito provavelmente, filha dela.
No último dia 11, ficou pronto o laudo que aponta fortes coincidências nas características genéticas pesquisadas em Lia, 35, e nos seis irmãos e irmãs do guerrilheiro Antônio Teodoro de Castro, o Raul, desaparecido no Araguaia em 1974.
Relatos no Araguaia indicavam que Raul teve uma filha ao final da guerrilha com uma camponesa conhecida por Regina. A criança jamais apareceu. Os parentes de Raul acreditam agora, com base no laudo genético e na história de sua vida, tê-la encontrado.
Responsável técnico do laboratório Biocroma Clínica de Exames de DNA, de Goiânia, Ricardo Goulart Rodovalho ressalta que, para atestar a paternidade, teria que ser investigada a composição genética da mãe ou de seus parentes. Mas isso não o impediu de dizer à família haver 90% de possibilidade de Lia ser a filha perdida de Raul, tal o número de coincidências constatadas.

Nenhum comentário: