segunda-feira, 24 de maio de 2010

Luciano Simões homenageia dra. Maria Teresa Pacheco

Da Ascom da Assembléia Legislativa da Bahia:
Consternado com o falecimento da professora e médica Maria Theresa de Medeiros Pacheco, ocorrido no último dia 13, o deputado Luciano Simões (PMDB) apresentou moção de pesar na Assembleia Legislativa como forma de prestar homenagem póstuma a essa profissional de grandes serviços prestados à Bahia. A história da vida de Maria Theresa está ligada à medicina legal no estado. Formada pela Faculdade de Medicina da Ufba, em 1963, apenas um ano depois, foi convidada a participar do quadro de médicos do Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, sendo, em 1972, promovida a professora do instituto.
Passou 15 anos na direção do instituto e, ainda como diretora do Nina, idealizou o Complexo do Departamento de Polícia Técnica do Estado, inaugurado em 1979. Planejado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, na época dirigida pelo coronel Luis Arthur de Carvalho, o complexo é, até os dias de hoje, o maior do país.
Na Academia, trabalhou com estudantes de direito e medicina, foi professora da Universidade Federal da Bahia, da Escola Bahiana de Medicina, da Faculdade Ruy Barbosa, da Universidade Católica do Salvador e da Unime. Os amigos diziam que ela era casada com a medicina legal e seus filhos eram seus alunos.
"Um ícone da medicina legal, formou várias gerações de médicos-legistas. Maria Theresa sempre manteve a vida como exemplo de retidão, honestidade e ética. Um espelho para todos os alunos e colegas", afirmou Luciano Simões.

Nenhum comentário: