domingo, 9 de maio de 2010

Lula canta vitória nas eleições

Da Veja Online:
Em entrevista ao jornal espanhol El País publicada neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o PT vencerá o pleito de outubro, em que será escolhido seu sucessor. "Não vejo a possibilidade de que percamos as eleições," disse. Pouco antes, porém, Lula havia admitido que, ainda que nas mãos da oposição, o país deverá seguir no rumo certo. "Ganhe quem ganhar, ninguém fará nenhum disparate; o povo quer seguir em frente."
No plano internacional, o presidente voltou a defender a manutenção das conversações com o Irã acerca do programa nuclear daquele país. Teerã vem seguidamente desrespeitando acordos internacionais e segue com um projeto baseado em energia atômica que, segundo as principais lideranças mundiais, irá desaguar em um artefato bélico. "Quero esgotar até o último minuto a possibilidade de um acordo com o presidente do Irã, para que ele possa continuar enriquecendo urânio, dando-nos a tranquilidade de que só vai utilizá-lo para fins pacíficos",disse.
Lula viaja para o Irã no final da próxima semana. Lá, pretende discutir uma "solução negociada" com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que visitou o Brasil em novembro do ano passado. Dessa forma, o brasileiro vai de encontro à posição das principais lideranças do Ocidente (Estados Unidos e União Europeia) e até de pontenciais como a Rússia, que exigem que o Irã interrompa seu programa nuclear, temendo uma espiral de violência no Oriente Médio.
O presidente aproveitou a entrevista também para criticar o que chamou de "pouca representatividade" da Organização das Nações Unidas (ONU). "Por que o Brasil não é um membro do Conselho de Segurança? Por que não a Índia? Por que não há nenhum estado africano?", questionou.

Nenhum comentário: