quinta-feira, 20 de maio de 2010

Maioria do Conselho de Segurança da ONU apóia sanções ao Irã

Da France Press e da Folha Online:
O ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, afirmou nesta quinta-feira que a maioria dos países membros do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) são favoráveis ao novo pacote de sanções contra o Irã.
Kouchner, citado pela agência de notícias France Presse, disse que apenas três dos 15 membros do Conselho não aprovam as sanções.
Ele não disse quais seriam os países. Contudo, são membros rotativos o Brasil e a Turquia, que conseguiram um acordo nuclear com o Irã no início da semana e criticaram duramente as sanções.
O Conselho de Segurança é formado por cinco membros permanentes, que têm poder de veto - Reino Unido, Estados Unidos, China, França e Rússia. Ao apresentar a proposta de sanções à ONU na terça-feira (18), os EUA disseram ter conseguido o apoio de todos eles.
Para ser aprovada, contudo, o projeto precisa de ao menos outros quatro votos dos 10 dez membros não permanentes. Eles incluem, além de Brasil e Turquia, Uganda, Gabão, Nigéria, Áustria, Bósnia, Japão, Líbano e México

Nenhum comentário: