sábado, 22 de maio de 2010

Medalha Anísio Teixeira para Amabília Almeida

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) indicou à Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal o nome da educadora Amabília Almeida para ser a primeira homenageada com a Medalha Anísio Teixeira. A comenda, aprovada em plenário no mês de abril, será outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cidade do Salvador e ao Estado da Bahia na área de educação.
Segundo Vigas, “Amabília Almeida, que tem dedicado grande parte da sua vida ao magistério, sempre foi apaixonada pelas idéias do educador Anísio Teixeira, ensinando, inclusive, na revolucionária Escola Parque, até ser demitida compulsoriamente pelo governo militar, por liderar um movimento dos professores primários”. Ela foi responsável pela fundação da Escola Experimental, uma das pioneiras em Salvador ao adotar a proposta do construtivismo.
Em meio à luta pela redemocratização do país, Amabília elegeu-se vereadora e depois deputada, participando da elaboração da Constituição Baiana, conforme completa Odiosvaldo em sua justificativa. Para o vereador, é mais do que justa a homenagem a Amabília, que tão bem assimilou as idéias do mestre Anísio Teixeira, um educador democrático que acreditava na liberdade.

Nenhum comentário: