segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pesquisa revela precariedade da educação rural no Brasil

Ascom da CNA:
Um panorama inédito com dados da situação enfrentada nas escolas do meio rural brasileiro será divulgado na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. É o Estudo Nacional das Escolas Rurais, encomendado pelo Instituto CNA ao Ibope Inteligência e ao Instituto Paulo Montenegro. A pesquisa identificou as condições do ensino fundamental no campo brasileiro, desde estrutura física das escolas, qualificação dos professores, desempenho dos alunos e envolvimento da família no processo de aprendizado.
A pesquisa traz resultados surpreendentes, revelando uma série de deficiências que colocam o ensino fundamental oferecido na área rural em clara situação de isolamento e desvantagem em relação ao ensino das áreas urbanas. “Esse estudo coloca para o Brasil uma agenda urgente, que é a obrigação de darmos atenção às escolas rurais”, diz a senadora Kátia Abreu. Em cada uma das cinco regiões foram mapeados escolas em dois Estados, sempre sob o mesmo critério de escolha. A pesquisa foi realizada sempre no Estado com a melhor posição Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Estado com a pior posição.
A pesquisa de campo que colheu informações para o Estudo Nacional das Escolas Rurais foi realizada entre o final de fevereiro e o início de março deste ano, ou seja, contém dados extremamente atuais. Os resultados mostram que os alunos do ensino fundamental que moram no campo convivem diariamente com salas de aula inadequadas, falta de equipamentos atualizados de apoio ao ensino e até mesmo ausência de banheiros e esgoto.
A apresentação de todas as informações do Estudo Nacional das Escolas Rurais, juntamente com o lançamento do Projeto Escola Viva, será realizado na sede da CNA (SGAN Quadra 601 Módulo K Edifício Antônio Ernesto de Salvo – Brasília/DF) na próxima quinta-feira, 20 de maio, às 15h30 e será transmitido ao vivo pelo Canal do Produtor.

Nenhum comentário: