quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rede Integrada de Transporte para Salvador

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Apenas no mês de março, 6.659 carros foram emplacados em Salvador. Um dado preocupante que, segundo o coordenador-executivo da Copa em Salvador, Leonel Leal, traz sérias conseqüências para a mobilidade urbana da capital. Ao participar da audiência pública da Comissão de Transportes, ele defendeu as intervenções que estão sendo projetadas para o evento esportivo, ressaltando três grandes legados para a cidade: físico (obras), social (inclusão social, popularização dos esportes) e institucional (intensificar o diálogo entre a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário).
A Rede Integrada de Transporte de Salvador (RIT), projetada pela prefeitura incluindo diferentes modais, aliada ao plano de infraestrutura viária traçado pelo estado, que prevê corredores estruturantes, na opinião do superintendente da Transalvador, Miguel Kertzman, configuram um novo sistema “que vai colocar Salvador definitivamente no Século XXI”. Segundo ele, a RIT é a única solução “factível econômica e tecnicamente para o momento”. O BRT (Bus Rapid Transit), modelo adotado em Curitiba e copiado por diversos países, também chamado de “metronização do ônibus”, é um dos modais previsto na RIT. De acordo com Francisco Ulisses, técnico da Setin, o BRT é o sistema mais barato e mais eficiente adotado pelas grandes cidades e em Salvador somará 127 km.

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