quinta-feira, 13 de maio de 2010

Secretários de finanças dos municípios baianos realizam seminário

Texto de Simone Nunes, da Transparência Municipal:
Apresentar e detalhar um conjunto de práticas e ações estratégicas capazes de contribuir para o incremento das receitas municipais, a modernização da aplicação de recursos financeiros e o aprimoramento da gestão – é este o objetivo central do I Seminário de Secretários de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia, a ser realizado nos dias 26 e 27 próximos, em Salvador.
Trata-se do primeiro evento promovido pelo Fórum Sefin-M Bahia, entidade pioneira no país, fundada em 3 de dezembro de 2009, e ocorrerá paralelamente ao XI Congresso Brasileiro de Municípios, a ser realizado entre os dias 25 e 27 próximos no Centro de Convenções da Bahia. O tema do Seminário é O Fortalecimento das Finanças.
No dia 26/5 a programação do Seminário será das 9h às 12h e das 14h às 18h no auditório do Hotel Golden Tulip Rio Vermelho - Rua Monte Conselho, 505, Rio Vermelho. No dia 27, das 9h às 12h, ocorrerá uma sessão plenária, que será realizada em um dos auditórios do XI Congresso Brasileiro de Municípios, no pavilhão de feiras do Centro de Convenções da Bahia.
Conforme o diretor-presidente do Fórum, Luiz Cláudio Guimarães Souza, secretário de Finanças do município de Lauro de Freitas, ao promover o Seminário a entidade cumpre sua missão estatuária de contribuir para ampliar o conhecimento e capacitação dos secretários e subsecretários de finanças, além de seus assessores diretos e outros componentes das respectivas equipes de trabalho.
- Elaboramos uma programação que inclui a abordagem de diversas questões técnicas do interesse permanente daqueles que atuam em Secretarias Municipais de Finanças e também de temas relacionados diretamente com a composição da receita dos Municípios, entre eles a destinação dos recursos que decorrerão da exploração de petróleo na área do pré-sal, a ser abordado por um coordenador da presidência da Petrobrás.
A sessão de abertura do Seminário contará com participação do presidente e da vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios, Alberto Muniz e Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas. Além deles, farão parte da mesa diretora os superintendentes do Sebrae e da Caixa Econômica Federal na Bahia, Edival Passos e Aristóteles Menezes, respectivamente, o secretário de Finanças do Estado da Bahia, Carlos Martins, e o já citado presidente do Fórum Sefin-M Bahia.

Nenhum comentário: