domingo, 23 de maio de 2010

Sindsaúde inicia mobilização para o Estado pagar a URV de 99

Texto de Mônica Bichara:
“A URV é nossa! Governador, se prepare para pagar a nossa URV!”. Com esse entusiasmo, o presidente do Sindsaúde-Ba, Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, abriu a assembleia geral dos servidores da Saúde, no final da tarde de quinta-feira (20), confirmando a notícia da vitória da ação judicial iniciada em 2004. Foi o bastante para a categoria, que lotava o auditório do Sindicato dos Bancários, vibrar com aplausos, apitos e gritos de “A URV é nossa!”. Numa demonstração do estado de espírito dos servidores, ansiosos pela correção dos salários, retroativa a 1999.
Para dar inicio à nova etapa do processo de luta - a negociação com o Governo Estadual para o efetivo pagamento das diferenças da URV -, a assembleia definiu a realização de uma grande manifestação na Governadoria, dia 9 de junho, às 10hs. “Vamos mostrar nossa mobilização”, prometeu a vice-presidente Ivanilda Brito, frisando que da demonstração de força da categoria dependerá o resultado do diálogo com o Estado.
A ação judicial, movida pelo Sindsaúde-Ba, fez com que a categoria dos servidores da Saúde fosse a primeira do funcionalismo público estadual a garantir o direito ao recebimento da URV, incluindo os aposentados. Até então, a conquista estava assegurada aos servidores do Judiciário, do Legislativo e do Ministério Público. Para receber a URV, o governo ou o Judiciário podem priorizar os trabalhadores sindicalizados, uma vez que o processo foi patrocinado pela entidade.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), também diretora da entidade, ressaltou a importância da categoria fortalecer o sindicato para alcançar a mesma “vitória estrondosa da URV” também em relação às demais reivindicações da chamada “pauta emergencial”.

Nenhum comentário: