sábado, 3 de julho de 2010

Praia para todos e para pessoas especiais

Da Ascom da Camara de Salvador

A implantação do “Programa Praia para Todos” no município de Salvador, para facilitar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais às praias, foi sugerida pela vereadora Andrea Mendonça (DEM) ao prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), por meio de indicação encaminhada à Mesa da Câmara.
A vereadora propõe que o Poder Municipal busque parceria para a implantação do projeto nos moldes da experiência da ONG Espaço Novo Ser, realizada no Rio de Janeiro.
Ao defender a proposta, Andrea Mendonça destaca o fato de 10% da população ser portadora de algum tipo de deficiência.
“Nas grandes cidades, como Salvador, os cadeirantes enfrentam inúmeros obstáculos para acesso aos meios de transporte, aos prédios públicos e privados e à praia”, observa.
O “Programa Praia para Todos” foi elaborado para eliminar as dificuldades que impedem os cadeirantes de chegar ao mar.
Segundo a vereadora, para facilitar o acesso podem ser utilizadas esteiras mobi-mat, fabricadas em fibra plástica, especialmente para permitir o banho de mar assistido, além de realizadas atividades de recreação.
No Rio de Janeiro, o programa é conduzido por profissionais especializados que promovem a integração de pessoas portadoras de deficiência a uma série de atividades, como surf adaptado, voleibol sentado e jogos recreativos.
"O ideal é implantar o projeto em caráter itinerante, com o objetivo de permitir que o trabalho seja feito em praias diversas", finaliza Andrea Mendonça.

Nenhum comentário: