domingo, 31 de janeiro de 2010

Presente de Yemanjá não é Lavagem do Rio Vermelho

Depois de amanhã é dia do Presente de Yemanjá, tradicional dos pescadores e dos moradores do Rio Vermelho. Não é dia da Lavagem do Rio Vermelho, como noticiou a Agecom ao informar sobre a cobertura da TVE na festa. É dia de muita devoção afrodescendente e de contentamento dos moradores e/ou frequentadores do bairro boêmio. É dia de festa no mar, segundo a canção de Dorival Caymmi. Caymmi, Wilson Lins e Jorge Amado, que moraram no Red River, como diz o cineasta riovermelhense Daniel Talento, tremeram de vergonha quando viram o texto culturalmente equivocado postado no site oficial da Comunicação Social do Governo do Estado.

Amanhã começa o retorno às aulas

Amanhã (01/02), começa a volta às aulas na rede particular de ensino. As aulas deverão ser suspensas para o carnaval e retonam o ritmo normal após a folia de Momo. A rede pública ainda não anunciou o recomeço das aulas.

Vexame do Bahia, Vitória empata

Vexame do Bahia no Estádio Roberto Santos, em Pituaçu. O Bahia de Feira aplicou 5 a 3 no ex-tricolor de aço. Uma vergonha para a fanática torcida do Bahia. Em Feira, o Vitória escapou da derrota. Depois de estar perdendo por 2 a 0, empatou por 2 a 2 com o Fluminense, no Jóia da Princesa. O Campeonato Baiano está pegando fogo de tantas surpresas.

Populismo autoritário perde para democracia liberal

De Jackson Diehl, do The Washington Post:
Enquanto o mundo se preocupava com a crise no Haiti, a América Latina passava sem alarde por um momento crucial no conflito ideológico que polarizou a região - e paralisou a diplomacia americana - durante a maior parte da década.
O sentido é esse: o "socialismo do século 21" de Hugo Chávez foi derrotado e está a caminho do colapso.
Nas duas últimas décadas, imediatamente antes e depois do terremoto em Porto Príncipe, Chávez foi obrigado a desvalorizar a moeda venezuelana e a impor - e, em seguida, revogar - cortes significativos de energia na capital, enquanto o país sofria uma severa recessão, com uma inflação de dois dígitos e o possível colapso de sua rede elétrica.
Em Honduras, a crise de sete meses desencadeada pela tentativa do presidente deposto Manuel Zelaya, do grupo de Chávez, de infringir a ordem constitucional acabou sem sobressaltos com um acordo que o enviou para o exílio e dará posse a um presidente moderado eleito democraticamente.
E, finalmente, a eleição presidencial no Chile, país com a economia mais próspera da região, foi concluída com a primeira vitória de um candidato de direita desde que o ditador Augusto Pinochet foi obrigado a deixar o poder, há duas décadas.
O vitorioso, Sebastián Piñera, industrial e defensor do livre mercado, fez algo que nenhum líder chileno ou da maioria das nações latino-americanas foi capaz de fazer nos últimos anos: enfrentar Chávez.
A Venezuela "não é uma democracia", disse Piñera durante a campanha. E acrescentou: "Dois grandes modelos surgiram na América Latina: um liderado por pessoas como Chávez na Venezuela. Acho que o segundo modelo será melhor para o Chile. Este o modelo é o que adotaremos: a democracia, o estado de direito, a liberdade de expressão e a alternância no poder, sem caudilhismo."
Piñera afirmou o óbvio - mas foi além do que sua predecessora socialista Michelle Bachelet e o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estão dispostos a afirmar abertamente.
Esse silêncio paralisou tanto o governo do ex-presidente americano George W. Bush quanto o do atual, Barack Obama. Com ou sem razão, ambos sabiam que não estariam sozinhos em apontar o ataque de Chávez à democracia. Piñera, agora, deu a Washington a oportunidade de denunciar as violações dos direitos humanos na Venezuela.
Ele conseguiu esta façanha no momento em que Chávez sofre também revezes diplomáticos.
Honduras foi o primeiro. Embora se trate de um país minúsculo, a luta pelo poder entre a elite política local e Zelaya transformou-se numa luta regional entre os partidários e os adversários do chavismo, com o Brasil e outras democracias esquerdistas no meio.
O resultado é uma vitória dos EUA, praticamente o único país que apoiou a eleição democrática. Honduras representa o fim da cruzada de Chávez para a exportação de sua revolução. Bolívia e Nicarágua permanecerão seus únicos aliados.
Lula, que com sua tolerância em relação a Chávez comprometeu sua aspiração de se tornar um estadista global, deixará a presidência no fim do ano, enquanto as pesquisas de opinião mostram que a candidata de seu partido está atrás do candidato da oposição.
O Haiti só contribui para aprofundar o buraco em que Chávez se encontra. Como o mundo todo pôde observar, os EUA empreenderam uma maciça operação humanitária e os haitianos aplaudiram a chegada dos fuzileiros navais americanos.
Chávez não pôde conciliar essas imagens com a mensagem central da sua propaganda para a América Latina, a de que os EUA são um "império" e o poder maligno da região.
Ao mesmo tempo, temos o colapso que Chávez enfrenta em seu país. Apesar da recuperação do preço do petróleo, a economia venezuelana enfrenta uma profunda recessão e continua afundando, enquanto o restante da América Latina se recupera. Segundo economistas, a inflação venezuelana pode chegar a 60% nos próximos meses.
Ao mesmo tempo, por causa da seca, o país está ameaçado pelo fechamento de uma usina hidrelétrica que fornece 70% da eletricidade do país. Como Chávez não investiu em novas usinas, não haverá como substituí-la. Além disso, a criminalidade é endêmica - os homicídios triplicaram desde que Chávez tomou posse, tornando Caracas uma das cidades mais perigosas do mundo.
No caso haitiano, a televisão estatal, controlada por Chávez, chegou a afirmar que a Marinha americana provocou o terremoto usando uma nova arma secreta. No domingo, o governo ordenou a suspensão de seis emissoras de TV a cabo que se recusavam a transmitir seus discursos intermináveis.
No entanto, a popularidade de Chávez continua caindo - está abaixo de 50% na Venezuela e de 34% no restante da região. O momento crucial na batalha entre o populismo autoritário e a democracia liberal na América Latina já passou - e Chávez perdeu.

Egito ganha Copa Africana de Nações-2010

Com um gol no final do jogo, a seleção do Egito superou Gana por 1 a 0, conquistou o título da Copa Africana de Nações-2010, em Luanda, na Angola, e aumentou a sua hegemonia no torneio continental. Fora da Copa do Mundo-2010, o Egito defendeu bem o seu domínio no continente africano e levou o seu sétimo título da competição, o terceiro consecutivo, o que é um feito inédito.

Situação da Venezuela preocupa Brasil

Agência Brasil
BRASÍLIA - A crise política, econômica e social na Venezuela é observada com preocupação e cautela pelos negociadores brasileiros. A orientação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que todos os setores se preparem para ampliar o apoio ao país vizinho e assim evitar o agravamento das tensões. O objetivo é conter o risco de desagregação e desmantelamento das instituições no governo do presidente Hugo Chávez.

Aprovada Carta de Salvador

Agência Brasil
SALVADOR - Uma assembleia aprovou hoje (31) os termos da Carta de Salvador, documento final do Fórum Social Mundial Temático da Bahia. O texto faz alguns adendos à Carta de Porto Alegre, aprovada no Fórum Social Mundial 10 Anos.

Morreu escritor Wilson Martins

RIO - O escritor e crítico literário Wilson Martins, de 88 anos, morreu após complicações em uma cirurgia para a retirada da bexiga, no sábado, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. O velório acontece na capela 3 do Cemitério Luterano, ao lado do Estádio Couto Pereira. O corpo do escritor irá para o Crematório Vaticano. Wilson Martins foi colunista do Jornal do Brasil, além de “O Globo” e a “Gazeta do Povo”. Ganhou o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por História da Inteligência Brasileira, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra.

Três mortos e 4 mil afetados pelas chuvas no Paraná

O número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado do Paraná subiu para 4.041, segundo boletim divulgado neste domingo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado. Até o início desta tarde, 14 municípios das regiões norte e dos Campos Gerais tinham problemas devido às chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão deste domingo para o Paraná é de pancadas de chuvas em todas as regiões. O número de desabrigados é de 1.106 (pessoas que perderam tudo e estão em abrigos públicos) e de 748 pessoas desalojados, que contam com ajuda de vizinhos e familiares. Três mortes foram confirmadas, três pessoas estão desaparecidas e 17 feridas. Foram danificadas 764 casas. O número de casas destruídas chega a 81. O norte do Paraná tem a situação mais grave, de acordo com a Defesa Civil.

Israel teria matado líder do Hamas

Da Folha Online:
O jornal britânico "The Times" informa, em sua edição de hoje, que o alto comandante militar do grupo radical palestino Hamas, Mahmoud Al Mabhouh, que foi achado morto num quarto de hotel, em Dubai, foi morto por agentes da inteligência israelense. De acordo com a publicação, os agentes injetaram uma droga que provocou, imediatamente, um ataque cardíaco. Em seguida, ainda conforme o jornal, os agentes fotografaram todos os documentos que o líder do Hamas levava, antes de colocarem na porta do quarto o aviso de 'não perturbe' e deixarem o local.

FMI quer criar Fundo Climático

Da France Press, em Davos:
O Fundo Monetário Internacional (FMI) trabalha na criação de um Fundo Verde de US$100 bilhões para ajudar os países pobres a enfrentar os efeitos da mudança climática, anunciou a entidade em um comunicado publicado hoje (31) em seu site. O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que é necessário ser criativo quanto ao tema do aquecimento global, já que os países em desenvolvimento não têm meios para lutar contra suas consequências - principalmente diante dos problemas orçamentários causados pela crise econômica mundial. As afirmações foram feitas durante uma sessão do Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF).

TSE tem poupado Lula e Dilma

Josias de Souza comentou na Folha:
"Um passeio pelos arquivos do TSE revela que o tribunal vem sedo seletivo no julgamento de ações por violações à legislação eleitoral. Esquiva-se de impôr a Lula e Dilma Rousseff os rigores de um ordenamento jurídico que já rendeu, por acusações análogas, até a cassação de governador. Na semana passada, o presidente do STF, Gilmar Mendes, levantou o problema: "Tem que haver um critério único para aferir a campanha antecipada... “...Não se pode usar um critério para prefeito, governadores, e outro para presidente da República. A Justiça Eleitoral tem que primar por um [...] um parâmetro único”. A oposição – PSDB, DEM e PPS — já protocolou no TSE nove representações contra Lula e a candidata dele à sucessão. Quatro já foram mandadas ao arquivo. Cinco estão pendentes de julgamento. Em todas elas, Lula e Dilma são acusados de converter cerimônias oficiais em atos de campanha. Campanha ilegal, já que a lei fixa o dia 5 de julho como data oficial para o início da refrega eleitoral. Considerando-se apenas os últimos quatro meses, Dilma foi levada à vitrine em 46 cerimônias públicas. Entre elas inaugurações e vistorias de obras. Tornou-se uma ministra "palanqueira...".

Jogo para Meirelles ser vice de Dilma

Comentário de Élio Gaspari:
“A manobra que pode levar Henrique Meirelles à Vice-Presidência na chapa de Dilma Rousseff é pesada, mas pode prevalecer. O presidente do Banco Central tem a simpatia de Lula e é defendido pelo ex-ministro Antonio Palocci. Meirelles serviria de contrapeso às inquietações que Dilma e o comissariado petista disseminaram no empresariado e no andar de cima. Nas últimas semanas, o mercado financeiro tomou-se de súbita paixão por José Serra. Lula, Palocci e Dilma não têm votos na convenção que escolherá a chapa, mas podem recorrer a um poderoso eleitor. Costurando por dentro, o governador Sérgio Cabral viabilizaria Meirelles. Ele tem quatro vezes mais convencionais que a bancada paulista do partido. Henrique Meirelles é e não é um quadro do PMDB, característica que o credencia para o exercício do cargo. Se Cabral emergir como seu grande eleitor, estará habilitado para se tornar uma ponte dourada entre os pleitos do partido e o Planalto num terceiro mandato petista”.

Aumento das viagens de José Serra

De Silvia Amorim, de O Estado de S. Paulo:
Uma lista extensa de inaugurações a fazer e a proximidade da data para se afastar do governo de São Paulo já provocam mudanças na agenda do governador e provável candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. A mais evidente delas é um aumento das suas viagens pelo Estado. Somente em janeiro, o governador visitou 16 municípios. É o triplo da média mensal de viagens feitas em 2009. De janeiro a dezembro, foram, em média, cinco visitas por mês fora da capital e um total de 62 deslocamentos. A maioria das viagens foi para inaugurar obras, divulgar novos programas ou anunciar a liberação de recursos para prefeituras. Três visitas foram em razão das enchentes. Serra esteve ainda em duas cidades para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste mês. Um levantamento feito pelo Estado sobre todos os compromissos diários do governador desde janeiro de 2009 mostrou que o aumento no ritmo de eventos fora da capital começou no semestre passado. De julho a dezembro, Serra fez 38 viagens. Nos seis meses anteriores, as visitas pelo interior foram menos frequentes - 24. Pelo menos metade das viagens neste mês teve como destino municípios pequenos, como Palmital e Taciba, com cerca de 21 mil e 5 mil habitantes, respectivamente. São cidades que provavelmente não receberão outro evento do governo até o fim do mandato. Também não devem ser contempladas na agenda de uma provável campanha presidencial tucana.

46 atos da campanha antecipada de Dilma

Para a oposição, é pura campanha eleitoral antecipada a maratona de eventos do presidente Lula e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, país afora. Para os governistas, tudo é agenda de governo ou, no máximo, debate político. O fato é que, nos últimos quatro meses, Dilma participou de 46 atos públicos que serviram de palanque para apresentá-la como potencial candidata. Segundo reportagem de Luiza Damé e Gerson Camarotti, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO, a média foi de 11 eventos por mês, com direito a discursos, fotos com aliados, plateia e contatos com a população. A Justiça Eleitoral volta do recesso esta semana com o desafio de arbitrar o jogo da campanha.

Comentário de Reinaldo Azevedo na Veja Online

"...Na sexta à tarde, Roberto Gurgel, procurador-geral da República, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal, referente a uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental da OAB, em que sustenta justamente esse ponto de vista. Gurgel disse o óbvio para quem está com os neurônios ajustados com a Constituição e com as leis: a Lei da Anistia resultou de um amplo debate nacional: “Não é possível encobrir o sentido jurídico, político e simbólico da anistia”.
É importante atentar para o sentido das palavras:
1) A anistia tem um sentido “jurídico”: não estivessem os crimes já prescritos, a lei que pune tortura no Brasil é posterior ao ato criminoso;
2) Ela tem um sentido político: nasceu do entendimento de todas as forças que concorreram para a volta da democracia ao país. Quem agregou os três adjetivos de propaganda à lei - “ampla, geral e irrestrita” - foram os adversários do Regime Militar; na verdade, foram as esquerdas;
3) Ela tem um sentido simbólico: foi a marca de uma transição pacífica, sem traumas, que fez mais bem ao Brasil do que mal.
E isso não impede que os documentos sejam abertos; se contribuírem para a localização dos corpos de 140 pessoas dadas como “desaparecidas”, tanto melhor. Afirmar, como faz Cézar Britto, que este ou aquele crimes não são alcançados pela Lei de Anistia corresponde a querer conferir ao texto um sentido tardio.
Depois que descobri no site de seu escritório que o advogado trabalhista Cézar Britto é um “socialista”, passei a entender com mais clareza sua atuação. Afinal, ele também está nessa do “outro mundo possível”. No geral, estes utopistas consideram que a lei é um entrava para a realização de seus objetivos.
Não custa notar: a possibilidade de rever a Lei da Anistia permanece naquela estrovenga que chamam Programa Nacional de Direitos Humanos".

Além dos Impostos brasileiro paga 40 taxas

O brasileiro, além de arcar com uma carga de impostos que come 36,8% da economia do país, carrega no orçamento mais 40 taxas por ano. Desde um simples saque no caixa eletrônico à compra de um imóvel, há taxas para tudo, revela reportagem de Cássia Almeida e Henrique Gomes Batista publicada na edição deste domingo do GLOBO. Elas aparecem em maior número no extrato bancário (que também custa em média R$ 1,67 se o correntista fizer mais de duas consultas por mês). Para se ter uma conta em banco, usando serviços considerados prioritários pelo Banco Central (BC), há uma lista de 20 taxas. Mas nessa relação, não consta, por exemplo, o envio de talão de cheques pelo correio, serviço considerado especial.

Ouça Chico Buarque e conheça a ditadura de 64

A juventude brasileira do século XXI, que vive essa época democrática pós-Tancredo Neves, pós-Fernando Collor, pós-Itamar Franco, pós-FHC e que viverá o pós-Lula, se desejar conhecer de perto o clima político que o país viveu pós-64, especialmente pós-68, pode fazer uma viagem de turismo até Caracas, na Venezuela. Mas se quiser um depoimento genuíno, de quem viveu a época e compôs, pode ficar por aqui e ouvir atentamente, acompanhando a letra, verso a verso, a canção "Acorda, Amor", de Chico Buarque de Holanda. Acabei de ouví-la com a cabeça de historiador e decidi postar essa nota. É uma aula de História.

Redes declaram ciberguerra a Chávez

De Josias de Souza:
Numa iniciativa batizada de “Política 2.0”, estudantes e opositores de Hugo Chávez converteram a web em plataforma de resistência ao governo na Venezuela. Redes sociais como Twitter e Facebook se tornaram valiosas fontes de informação e rumores. Uma forma de reagir a restrições impostas pelo Chávez à mídia. Sentindo o cheiro de queimado, Chávez qualificou os rivais cibernéticos, num discurso televisivo, de “terroristas”. Chávez convocou seus partidários às páginas da internet. Instou-os a “inundar” o twitter com mensagens pró-governo. O embate entre simpatizantes e opositores de Chávez converteu-se, assim, numa espécie de guerra cibernética.

Mega-sena acumulou

O prêmio da Mega-Sena acumulou após sorteio realizado na noite deste sábado. Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.149 e, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo prêmio, sorteado na quarta-feira (3), pode chegar a R$20 milhões. Os números sorteados em Cerqueira César (287 km de SP) foram: 07 - 08 - 23 - 36 - 46 - 54. No total, 91 bilhetes acertaram a quina e ganharão, cada um, R$16.567,30. Outras 6.998 apostas acertaram a quadra e vão levar R$307,76, cada uma.

Superfaturamento de quase R$1 bi

Fausto Macedo e Bruno Tavares, de O Estado de S.Paulo:
A Polícia Federal apontou superfaturamento de R$991,8 milhões nas obras de dez aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) - Corumbá, Congonhas, Guarulhos, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Macapá, Uberlândia, Vitória e Santos Dumont. Todas as obras foram contratadas durante o primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006. Relatório final da Operação Caixa Preta sustenta que o desvio é resultado de um esquema de fraudes em licitações arquitetado pela cúpula da estatal na administração Carlos Wilson, que presidiu a Infraero naquele período. Ex-deputado, ex-senador e ex-governador de Pernambuco (1990), Carlos Wilson foi filiado à antiga Arena, ao PMDB, ao PSDB e, por último, ao PT. Ele morreu em abril de 2009, aos 59 anos, vítima de câncer.

Pacientes cubanos morrem de frio e fome

Joana Duarte, Jornal do Brasil
HAVANA - O psiquiatra alemão Emil Kraepelin, considerado o pai da psiquiatria moderna, certa vez, disse: “O melhor indicador para avaliar as qualidades humanas de um povo é saber como trata os seus doentes mentais”. É esta célebre frase que estampa a homepage do Hospital Psiquiátrico de la Habana, em Cuba, popularmente conhecido como La Mazorra. Com seus 2.500 leitos, salas de terapia, laboratórios e até um campo de beisebol, o manicômio transformou-se em instituição modelo após a revolução de 1959, conforme indica a propaganda castrista da época. Mas há cerca de duas semanas, uma comissão de direitos humanos de Cuba revelou um lado sombrio e cruel da instituição, fazendo uma denúncia considerada emblemática em relação ao atual estado do sistema de saúde universal e gratuito da Ilha. No dia 14 de janeiro, Elizardo Sanchez, diretor da Comissão Cubana pelos Direitos Humanos e Reconciliação Nacional, uma ONG ilegal, mas tolerada em Cuba, emitiu um comunicado afirmando estar “profundamente preocupado com o alto número de mortes evitáveis que ocorreram no início da semana no Hospital Psiquiátrico de la Habana”. Segundo Sanchez, cerca de 50 pacientes internados em la Mazorra “morreram de hipotermia, o que é um absoluto contrassenso em um país marcantemente tropical como Cuba”. As mortes teriam ocorrido na noite de segunda-feira, 11 de janeiro, quando as temperaturas em Cuba atingiram uma baixa recorde de 3,8 ºC. Sanchez, entretanto, sustenta que as condições climáticas extremas foram agravadas pela escassez de comida e a falta de roupas, lençóis e cobertores, além das janelas quebradas do hospital. "Uma enfermeira que trabalha na Mazorra me disse, na manhã do dia 12, que dezenas de pacientes haviam morrido de frio e desnutrição. Antes de divulgar uma nota, esperei para ver se o governo se manifestava, mas as autoridades não disseram uma palavra", garante Sanchez. "Na quinta-feira, decidimos denunciar as mortes por negligência criminal e responsabilizar o governo pela falta de assistência. Trata-se da tragédia mais grave deste tipo já ocorrida em um hospital de Cuba".

Escrito por Josias de Souza

Ao brincar de Deus, Lula se dá conta de que é mortal

As piadas, como as ideologias, são moldadas pelo tempo. Corre em Brasília uma dessas anedotas velhas que as circunstâncias se encarregam de ajustar.
O presidente saía do banho. Trazia uma toalha amarrada na cintura. A caminho do closet, deu de cara com uma camareira do Alvorada.
Súbito, o nó que prendia a toalha se desfez. E o pedaço de pano que lhe protegia as vergonhas foi ao solo. A camareira arregalou os olhos: “Óhhhh! Meu Deus!''.
E o presidente, com ar de indisfarçável superioridade: “Sim, sim, companheira. Mas pode me chamar de Lula”.
Na última quarta-feira, falando para uma platéia de pernambucanos amistosos, Lula discorreu sobre algo que lhe causa jucunda satisfação.
“Vocês estão lembrados, o orgulho que eu tenho, quando o FMI chegava aqui no Brasil humilhando o governo brasileiro...”
“...Já descia no aeroporto, dando palpite, dizendo o que a gente tinha que comprar, o que a gente tinha que vender, o que a gente tinha que estatizar...”
“...Agora quem fala grosso sou eu. Porque, se antes era o Brasil que devia ao FMI e ficava que nem cachorrinho magro, com o rabo entre as pernas, agora quem me deve é o FMI”.
Vale a pena repetir dois pedaços do raciocínio do presidente. O primeiro: “Agora quem fala grosso sou eu.” O outro: “Agora quem me deve é o FMI”.
Os ouvidos sensatos alcançados pelo lero-lero de Lula viram-se tentados a perguntar: Eu quem, divino presidente? Eu quem, supremo mandatário?
Ora, quem deu o dinheiro que o Brasil borrifou nas arcas do FMI foi a bugrada. Lula apenas o gastou. O Fundo deve aos brasileiros, não a Sua Excelência.
Parece implicância, mas é preciso dizer: Tudo leva a crer que algo de muito errado sucede com a cabeça do presidente da República.
Falta-lhe o parafuso que fixa as sinapses que ligam os neurônios do bom-senso aos da humildade. Lula esforça-se para mimetizar Luís XIV de Bourbon.
O soberano francês foi ao verbete da enciclopédia como autor da frase fatídica: “L’État c’est moi”. Lula o ecoa: “O Estado sou Eu”.
O presidente não gosta da rotina de Brasília. A idéia de acordar, pendurar uma gravata no pescoço e ir ao Planalto para receber, digamos, Edison Lobão o aborrece.
Dono de popularidade alta e de discurso baixo, Lula prefere a eletricidade proporcionada pelas multidões à frieza das audiências individuais.
Sua praia é o palanque. A visão das platéias hipnotizadas o conduz a um plano superior. Agrada-o a sensação de espectadores que o vêem como um Deus.
Lula aceita o papel. Gostosamente. À medida que se aproxima do final, seu governo vai virando um grande comício. Um comício entrecortado por audiências brasilienses.
No caminho para as estrelas, Lula pisa nos tribunais, distraído. Em campanha aberta por Dilma Rousseff, testa os limites da Justiça Eleitoral.
Se o TCU e o Congresso cortam as verbas de obras tisnadas pela irregularidade, o presidente “dá” o dinheiro. Com uma canetada, libera R$ 13 bilhões.
Às favas com os auditores. Que se dane o Congresso. A oposição chiou? São uns “babacas”. Não se opõem ao presidente. São rivais da razão divina.
No discurso de quarta-feira, aquele em que celebrou o fato de que o FMI lhe deve, Lula exagerou. Brincou de Deus.
Inaugurava um posto de saúde em Pernambuco. A alturas tantas, fez uma pilhéria premonitória: “Dá até vontade de a gente ficar doente para ser atendido aqui”.
Adoeceu. Não foi à cama do “seu” estabelecimento. Levaram-no, obviamente, a um hospital de primeira linha, mais condizente com sua condição de presidente.
Lula atravessou uma dessas experiências que dão aos (falsos) deuses a incômoda sensação de finitude.
Foi como se Deus–o autêntico, o genuíno–soprasse nos ouvidos do seu genérico: “Não desperdice a popularidade que Eu te dei. Aproveite o seu tempo...”
“...Celebre os acertos, reveja os erros. Respeite as diferenças. Não apequene sua grandeza. Reaprenda a saborear as delícias da humildade!”

Bahia entra em campo com novidades

O Bahia deve entrar em campo hoje (31) com novidades, quando enfrenta o Bahia de Feira no estádio de Pituaçu, em Salvador. Além das estreias de Rogerinho e Edílson, o técnico Renato Gaúcho deve promover substituições na equipe considerada titular. Uma das alterações pode ser feita na lateral direita. Rafael não caiu nas graças da torcida e Marcone, que é volante de origem, pode ser improvisado mais uma vez na ala do time tricolor. Renato Gaúcho relacionou para a partida os goleiros Fernando e Omar; o lateral Ávine; os zagueiros Alison, Vagner e Thiago; os volantes Bruno Silva, Marcone e Mateus; os meias Abedi, Ananias, Roberto, Mauricio, Rogerinho, Juninho e Raphael Luz; e os atacantes Edilson, Rodrigo Grahl e Wilson Júnior.

Saiu lista de aprovados na UFBA

A lista de aprovados no Vestibular 2010 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi divulgado na tarde de ontem (30).Confira no site: http://www.resultado.ufba.br. Os escores de cada candidato e sua classificação serão registrados em boletim individual de desempenho, e estarão disponíveis aos candidatos na internet, nos próximos dias. A matrícula começa no dia 04 de fevereiro.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Chávez quer punir humor

Da Agência Efe, em Caracas:
O governo Hugo Chávez anunciou que pedirá oficialmente ao Ministério Público (MP) uma punição ao diário opositor "Tal Cual", de Caracas, por um texto de humor estampado na capa da edição desta sexta-feira. Com o título "Governo denuncia que diário privado 'Tal Cual' incita a violência", a estatal agência de notícias ABN publica que o Ministério da Comunicação e Informação emitiu um comunicado ressaltando que o diário do dirigente opositor Teodoro Petkoff "desrespeita a democracia venezuelana".

ONU propõe tratado contra ciberguerra

O mundo precisa de um tratado para se defender dos ciberataques antes que eles se transformem em uma ciberguerra ou guerra na internet, declarou neste sábado em Davos o chefe da agência de telecomunicações da ONU, Hamadoun Touré. Os ataques contra o Google, ocorridos na China, segundo o site de busca americano, entraram na pauta de discussões do Fórum Econômico Mundial, que termina neste domingo na estação de esqui dos Alpes suíços. Sobre o tema, Touré, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), advertiu que o risco de um conflito entre dois países através da internet aumenta a cada ano.

Tragédia ambiental se instala no Paraná

A tragédia ambiental, urbana e humana do Brasil, que começou em Santa Catarina, passou pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, se instalou agora no Paraná. Três pessoas já morreram nas terras paranaense.

Anistia Internacional condena Governo Chávez

Da Agência Brasil:
A Anistia Internacional publicou nota condenando as ações do governo da Venezuela em reação às manifestações ocorridas no país e apelou por respeito à liberdade de expressão. Em comunicado divulgado no seu site em espanhol, a organização não governamental pediu ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que tome providências contra supostos abusos atribuídos às autoridades policiais. Desde o fim de semana passado, várias manifestações são realizadas nas principais cidades do país. Para a Anistia Internacional, o momento político na Venezuela é preocupante e indica a "deterioração da liberdade de expressão". Para a organização, é essencial o respeito aos direitos dos cidadãos. "As autoridades devem condenar inequivocamente esses abusos graves imediatamente e garantir que a polícia só venha a intervir para proteger a integridade da vida de todas as pessoas que pretendem exercer o seu direito legítimo à reunião", diz a nota. A onda de protestos ocorre no momento em que o governo Chávez passa por baixas entre seus assessores. O vice-presidente da República, que também era ministro da Defesa, a ministra do Meio Ambiente e o presidente do Banco Central renunciaram aos cargos e uma crise de falta de energia, de água e de alguns produtos alimentícios. Mas, de acordo com a Anistia Internacional, os protestos ocorridos ao longo desta semana não são um episódio isolado. De acordo com a organização, nos últimos 13 meses aumentou o número de manifestações contra o governo Chávez. No total, segundo o órgão, 600 pessoas teriam ficado feridas e nove teriam morrido.

Presidente da OAB contesta procurador

Do Portal Terra:
BRASÍLIA - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou neste sábado, em nota, que a Procuradoria Geral da República cometeu "um equívoco" ao dar parecer contrário à revisão da Lei da Anistia, de 1979. Para Britto, se a tortura cometida durante a ditadura militar for considerada como crime político, o País estará "legitimando os torturadores de ontem, de hoje e de amanhã". Proposta pelo presidente João Baptista Figueiredo, a Lei da Anistia livrou da punição as pessoas que cometeram crimes em oposição à ditadura. No entanto, o texto também protegeu torturadores do regime militar. Para a OAB, autora da argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), é necessária uma interpretação mais clara da lei. A entidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a anistia não seja estendida a agentes públicos acusados de homicídio, desaparecimento forçado, abuso de autoridade, lesões corporais, estupro e atentado violento ao pudor contra opositores ao regime político da época. "Isso é muito ruim para o Brasil. Temos que compreender que tortura é um crime gravíssimo. O Brasil subscreveu vários tratados internacionais que condenam os crimes de tortura. Se consideramos o crime de tortura um crime político, perdoável, vamos estar legitimando os torturadores de ontem, de hoje e de amanhã. Eles ficarão livres, leves e soltos para cometer esse crime contra a humanidade", disse o presidente da OAB. Para Britto, o Estado tem o dever de punir todos os torturadores. Não tenho a menor dúvida de que o Ministério Público errou no parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, quando não considerou a tortura como crime de lesa-humanidade. "Espero que os ministros do STF compreendam o seu dever histórico punindo o torturador de ontem, para que não justifique a tortura de hoje", disse. Em parecer divulgado neste sábado, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirma que a Lei da Anistia "foi resultado de um longo debate nacional", ressaltando a participação da OAB. Na avaliação dele, desconstituir a anistia seria "romper com o compromisso" feito no contexto histórico do fim da ditadura.

Procurador da República é contra revisão da Anistia

Do Portal Terra:
BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, encaminhou no fim da tarde de sexta-feira parecer pela improcedência da ação que contesta a validade do primeiro artigo da Lei da Anistia. O trecho da lei considera como conexos e igualmente perdoados os delitos "de qualquer natureza" relacionados aos crimes políticos ou praticados por motivação política no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. Proposta pelo presidente João Baptista Figueiredo, a Lei da Anistia livrou da punição as pessoas que cometeram crimes em oposição a ditadura. No entanto, o texto também protegeu torturadores do regime militar. Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), autora da argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), é necessária uma interpretação mais clara da lei. A entidade pediu ao STF que a anistia não seja estendida a agentes públicos acusados de homicídio, desaparecimento forçado, abuso de autoridade, lesões corporais, estupro e atentado violento ao pudor contra opositores ao regime político da época. Para Gurgel a anistia, no Brasil, foi resultado de um longo debate nacional, com a participação de diversos setores da sociedade civil, como da OAB, autora da argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), com o objetivo de viabilizar a transição entre o regime autoritário militar e o regime democrático atual. "A sociedade civil brasileira, para além de uma singela participação neste processo, articulou-se e marcou na história do País uma luta pela democracia e pela transição pacífica e harmônica, capaz de evitar maiores conflitos", disse Gurgel. Para o procurador-geral, desconstituir a anistia como concebida no final da década de 70 seria romper com o compromisso feito naquele contexto histórico. Gurgel afirma, no parecer, que a OAB foi um "ator fundamental" na mediação entre as forças políticas e sociais para a transição entre a ditadura militar e a democracia. "Com perfeita consciência do contexto histórico e de suas implicações, com espírito conciliatório e agindo em defesa aberta da anistia ampla, geral e irrestrita, é que a Ordem saiu às ruas, mobilizou forças políticas e sociais e pressionou o Congresso Nacional a aprovar a Lei da Anistia", disse.

Agecom troca presente por "lavagem"

A Assessoria-Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) errou e feio. Veja o texto postado no site de jornalismo do governo baiano:
"Na próxima terça-feira (2), a partir das 8h, a TVE faz a cobertura da Lavagem do Rio Vermelho. Até as 13h, a emissora transmite flashes, ao vivo, diretamente da área da Colônia de Pescadores Z11, onde são depositados os presentes para Iemanjá. Das 14 às 17h, o telespectador vai poder acompanhar a transmissão ao vivo, ininterruptamente, até a saída das embarcações com as oferendas para a Rainha do Mar".
Atenção, jornalistas da Agecom! Nunca houve "Lavagem" no Rio Vermelho. A festa do dia 2 de fevereiro é o Presente de Yemanjá, que a Colônia de Perscadores do bairro promove há décadas e que se tornou uma festa da Bahia. É preciso preservar a verdade e a seriedade da cultura baiana.

Plástico não é biodegradável

Na atual Era do Plástico, as pessoas precisam se conscientizar que esse tipo de embalagem não é biodegradável. Portanto, não pode ser jogado a ermo, como acontece aqui em Salvador. É preciso colocá-la numa cesta de lixo sob pena de poluir. A Linha Verde é outro exemplo de desrespeito. Os pontos de ônibus e vans estão cheios de restos plásticos, papel plastificado de embalagem e latas de refrigerante vazias que agridem o meio-ambiente e enfeiam a paisagem. É preciso, caso não haja mudança de hábitos, de campanha federal, estadual, municipal ou das próprias empresas que usam plástico, para conscientizar as pessoas de que não se pode jogá-lo atoa.

Lula tá pronto prá outra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje (30/01) ficou preocupado com a crise de hipertensão que teve na última quarta-feira em Recife. Após fazer uma série de exames no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, o presidente disse que, apesar do susto, vai continuar viajando mas vai melhorar sua qualidade de vida. Ou seja, como se diz no popular, tão ao gosto do paciente, Lula tá pronto prá outra.

Serena Williams vence na Austrália

A tenista norte-americana Serena Williams venceu, pela quinta vez, o Aberto da Austrália hoje (30/01). Derrotou a veterana belga Justine Henin na final por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/2, em duas horas e sete minutos de jogo. Serena levantou o troféu na Austrália em 2003, 2005, 2007 e 2009, tornando-se, com este, a maior vencedora do torneio na era profissional (a partir de 1968). Com 12 títulos de Grand Slam, a tenista iguala a marca da também norte-americana Billie Jean King.

Brasil vai ajudar Chávez

O governo brasileiro deve enviar, na próxima semana, uma equipe técnica para tentar minimizar a grave crise energética na Venezuela, segundo o repórter Fabiano Maisonnave, enviado especial da Folha a Caracas. Segundo reportagem publicada hoje (30/01) no jornal, a ajuda foi acertada pelo assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, durante visita a Caracas. Garcia disse à Folha que técnicos brasileiros de estatais, como Furnas e Eletrobrás, vão inspecionar a hidrelétrica de Guri, a terceira maior do mundo, que está com reservatório baixo devido à falta de chuvas.

Acelerar conclusão do metrô

O prefeito João Henrique e o vice-prefeito Edvaldo Brito reuniram-se na manhã de ontem (29/01) com os ministros das Cidades, Márcio Fortes; e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para discutir novas medidas que devem acelerar a conclusão da primeira etapa do metrô. Após avaliação das necessidades operacionais, financeiras e materiais, foi acordado que quarta-feira (03/02) será assinado novo convênio com o Ministério das Cidades, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lançada Carnaval Sem Fome

Ao som dos tambores da Escola Mirim do Olodum, foi lançada ontem (29/01), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), a quarta edição da campanha Carnaval sem Fome. Por meio da ação – realizada pela Ong Ação da Cidadania Contra a Fome, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (Sedes), Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) e Flem – serão arrecadados, até o dia 10 de fevereiro, alimentos não perecíveis, destinados à população carente do estado.

Lula antecipa volta a Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve voltar hoje (30/01) para Brasília, após fazer um check-up, no Incor, em São Paulo. A bateria de exames está prevista para começar às 8h e deve durar três horas. A previsão é de que ele passe o final de semana descansando em Brasília, depois da crise de hipertensão que teve em Recife, na noite de quarta-feira, 27.

Serra lidera pesquisa Vox Populi

A diferença entre a ministra Dilma Roussef (PT) e o governador de São Paulo José Serra (PSDB) diminuiu de acordo com última pesquisa do Vox Populi sobre as eleições presidenciais divulgada sexta-feira (29). A informação é da Efe. Dilma, favorita do presidente Lula e provável candidata do governo, ganhou 9 pontos percentuais neste último levantamento. Com 27% das intenções de voto, a ministra-chefe da Casa Civil ainda continua distante do primeiro lugar na pesquisa, José Serra, que tem 34% das intenções de voto. Na pesquisa realizada pela Vox Populi em dezembro, Serra aparecia com 39% das intenções de voto contra 18% de Dilma. Nenhum dos dois é oficialmente candidato à presidência. Entre os outros pré-candidatos, Ciro Gomes aparece em terceiro, com 11% das intenções de voto, e a senadora Marina Silva é a quarta, com 6% das intenções. Sem Gomes disputando, Serra vai para 38% e Dilma para 29%. Em um segundo turno entre os dois, Dilma perderia - Serra ficando com 46% e ela com 35%.

Edilson estréia amanhã

A camisa 10 do Bahia tem dono. Essa é a frase que está circulando pela cidade desde a manhã de ontem. Mesmo que tardiamente, o departamento de marketing do Bahia, agora com a força de Duda Mendonça por trás, resolveu agir. Impediu a estreia de Edílson na quarta-feira diante do Madre de Deus e fez com que a cidade amanhecesse com uma campanha atrativa para o primeiro jogo do “Capetinha” com a camisa tricolor, amanhã (31/01), contra o Bahia de Feira.

Vacinação contra meningite marcada para quarta

Já estão em Salvador os primeiros lotes da vacina contra o meningocócica C, a serem utilizadas na campanha de vacinação contra a meningite, que começa quarta-feira (03/01) em Salvador e Região Metropolitana (RMS).

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vizinhos querem indenização

A normalidade começa a voltar ao poucos à vizinhança da embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde o ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, ficou abrigado por mais de quatro meses antes de deixar o país, na última quarta-feira. Após a saída de Zelaya, as barreiras usadas pelos militares para impedir o acesso aos quarteirões próximos à embaixada foram retiradas e os holofotes utilizados pelas forças hondurenhas para jogar luz sobre o prédio foram desinstalados. Com o acesso às ruas liberado, os vizinhos começam agora a contabilizar os prejuízos causados pelos quatro meses de cerco, e alguns, inclusive, esperam ganhar algum tipo de indenização por parte do Brasil ou do governo hondurenho.

Metade ficou abaixo da média do Enem

Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas.

Licitação da Petrobrás sob suspeita

O vazamento antecipado de informações sigilosas colocou sob suspeita a licitação para a escolha das agências publicitárias da Petrobrás, maior contrato de uma empresa pública no País, em torno dos R$250 milhões. Os nomes das três primeiras colocadas na primeira etapa da licitação, as agências Heads, Quê e Dentsu, foram publicados no site Propaganda & Marketing mais de duas horas antes da abertura dos envelopes com as propostas.

Mantega anuncia fim dos incentivos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que está na hora de o Brasil começar a retirar as medidas fiscais para socorrer a economia e garantiu que os incentivos serão eliminados. Ele adiantou que a isenção fiscal (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca acabará neste fim de semana e o incentivo ao setor automotivo também tem data marcada para terminar. Segundo ele, a indústria sofreu contração de 5% a 6% em 2009, mas as perspectivas são de crescimento para 2010. Apesar de defender o fim dos pacotes criados para ajudar a economia a enfrentar a crise, Mantega diz que o Estado precisará garantir uma nova regulação ao sistema financeiro internacional e manter sua presença. Hoje, Mantega defenderá a tese da importância do papel do Estado aos empresários reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e cobrará a aceleração de reformas no sistema financeiro.

Empresários brasileiros farão viagem a Israel

Para visitar empreendimentos imobiliários de destaque e conhecer as mais avançadas tecnologias empregadas na construção civil, uma delegação com importantes empresários brasileiros visitará Israel, Jordânia e Líbano, entre os dias 15 e 20 de fevereiro. A viagem está sendo organizada pela Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria em parceria com a Missão Econômica de Israel no Brasil e com a FIABCI – Federação Internacional das Profissões Imobiliárias. A delegação é composta pela cúpula do SECOVI e da FIABCI, integrada por Ricardo Yazbek, Basilio Jafet, Alberto Du Plessis, Flavio Amary, Hubert Gebara, Marcelo Terra, Luciano Cavalcante e Omar Laino; pelo diretor da Associação Comercial de São Paulo, Pedro Grunauer Kassab; por Sergio Porto, conselheiro da SINDUSCON; por Anesio e Antonio Abdalla, da Cobansa Companhia Hipotecária; Flavio Jafet, presidente da Jafet S.A; Juliano Marques, Rodrigo Luna, diretor da Plano & PLano Representações Comerciais, gerente da Souza Cruz S.A e José Yunes, presidente da Advocacia José Yunes. Em Israel, a delegação estará acompanhada de Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil- Israel, além de um encontro com Pedro Motta Pinto Coelho, Embaixador do Brasil em Israel, os participantes terão a oportunidade de visitar uma empresa com avançada tecnologia em casas pré–fabricadas na cidade de Haifa. Em Tel Aviv, a delegação visitará o Yoo Project e terá contato com empresas de construção, segurança e gestão predial, envolvidas em empreendimento imobiliário de alto padrão. Também faz parte da programação uma visita técnica ao Instituto de Exportação e Cooperação Internacional de Israel, onde o grupo se reunirá com representantes de empresas dos segmentos de sistemas de filtragem, soluções de temperatura e umidade, sistemas de energia solar e tratamento de água e dessalinização. Passeios turísticos vão completar a programação.

Manifestações estudantis em Caracas

A polícia venezuelana usou gás lacrimogêneo para dispersar estudantes que protestavam contra a deficiência crônica de energia e o fechamento de emissoras de TV a cabo, enquanto o presidente Hugo Chávez enfrenta reclamações cada vez maiores sobre a deterioração dos serviços públicos. Um grupo de vários manifestantes da oposição marchava em direção à sede da agência de eletricidade estatal quando a polícia entrou em ação. A mídia local divulgou que dois estudantes e um policial ficaram feridos.

Itamar Franco é candidato ao Senado

Está na Folha Online que o ex-presidente Itamar Franco decidiu aceitar o convite do PPS e disputar uma das vagas ao Senado por Minas Gerais nas eleições de outubro. A decisão foi tomada durante reunião da Executiva Estadual, em Belo Horizonte. O presidente do Diretório Estadual do PPS em Minas, Paulo Elisiário, confirmou a decisão de Itamar, mas disse que o partido não discutiu a situação do governador Aécio Neves (PSDB), que também deverá disputar o Senado. A ideia inicial era de que o ex-presidente só disputasse o Senado se Aécio fosse confirmado como vice na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à Presidência. "Não discutimos sobre isso [o apoio a Aécio]. Mas, prazerosamente, faremos a campanha para os dois [Itamar e Aécio]", afirmou Elisiário.

Lula fará novos exames no sábado

A Folha Online informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por novos exames sábado (30), segundo a assessoria da presidência. Ainda não se sabe se ele será encaminhado ao hospital Sírio Libanês ou ao InCor (Instituto do Coração). Lula se recupera da crise de hipertensão que teve na noite de quarta-feira em Recife. Ele também está tomando diuréticos e antibiótico para combater uma gripe mal curada. O presidente descansou nesta quinta-feira durante todo o dia em seu apartamento em São Bernardo do Campo e não recebeu visitas durante a noite. As luzes do apartamento foram apagadas por volta da meia-noite de hoje (29). No fim da tarde, o médico da Presidência da República, Cleber Ferreira, fez uma visita e constatou que Lula passava bem, com a pressão arterial estabilizada em 11 x 8.

Receita do governo para pagar dívida caiu

Reinaldo Azevedo publicou na Veja Online:
"Do Jornal Nacional: A economia do governo para pagar os juros da dívida caiu, em 2009. Para conseguir atingir a meta de 2,5% do Produto Interno Bruto, foi preciso usar aquilo que os economistas chamam de artifícios contábeis. O setor público fechou 2009 com o pior resultado nas contas, desde 2001. A economia do governo federal, estados e municípios para pagar os juros da dívida pública, o chamado superávit primário, não atingiu a meta estabelecida pelo próprio governo de 2,5% do PIB, tudo que é produzido pelo país, e foi de 2,06%, R$64,5 bilhões. Em 2008, o resultado foi de 3,5%do PIB. Foi um resultado ruim, mas poderia ter sido pior. Para ficar dentro da meta, o governo usou várias manobras fiscais. Tirou da conta gastos com investimento e deu como certo o recebimento de dinheiro de ações que ainda dependem de decisão da Justiça. O governo diz que o resultado se deve à crise, porque a arrecadação caiu e as indústrias receberam incentivos fiscais. “Isso não se deu exclusivamente no Brasil, se deu no mundo inteiro. Até que no Brasil se deu com menor intensidade”, observa Altamir Lopes, chefe de departamento econômico do Banco Central. Mas para o economista Adolfo Sachsida, o pior é a qualidade do gasto. Em 2009, os gastos com custeio, o funcionamento do governo passaram de R$105 bilhões. Enquanto os investimentos, que geram crescimento e emprego, ficaram em R$34 bilhões. Ele diz que é importante que a economia, para pagar a dívida, seja real sem truques contábeis. No ano passado, a dívida pública cresceu e chegou a 43% do PIB.“Ficar dentro da meta significa que o estado brasileiro esta diminuindo a sua dívida, ou seja, que os nossos filhos, no futuro, vão pagar menos impostos” explica Sachsida".

Eleitas rainha e princesas do carnaval da Bahia

A estudante de administração Lorena Nagle Santos Reis, 24 anos, é a nova rainha do Carnaval de Salvador. Ela recebeu a faixa pouco depois da meia-noite, quando os jurados a elegeram a nova beldade que ocupará o trono da folia. Foram eleitas ainda as duas novas princesas: Tainá Portela dos Santos, 26, e Larissa Maria Costa Soares, 32 anos. O anúncio das vencedoras do concurso foi feito pelo músico Pepeu Gomes, que entregou a coroa para Lorena. A faixa foi passada pela rainha de 2009, Daniela Ferreira.

Fonte Nova completou 59 anos

Interditada desde o dia 25 de novembro de 2007, quando sete torcedores perderam a vida na maior tragédia da história do futebol nacional, o Estádio Octávio Mangabeira, carinhosamente conhecido como Fonte Nova, hoje é a imagem da melancolia e do abandono. No lugar dos craques, mendigos tomaram conta da praça, que, entre entulhos e treinamentos de novos motoristas em busca da carteira de habilitação, escora-se na história de 59 anos do local – comemorados nesta quinta-feira, 28, pela última vez. Em breve, a atual Fonte Nova será 100% demolida para dar lugar a uma nova arena, com vistas à Copa do Mundo de 2014. De acordo com o cronograma estipulado pelo governo estadual, a intervenção terá início em fevereiro – embora o consórcio OAS/Odebrecht, responsável pelas obras, afirme que ela começará apenas no final de abril. Reconstrução? Só a partir de meados de junho.
Texto de A Tarde Online.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Insegurança da segurança pública

O módulo da Polícia Militar na praça Ana Lúcia Magalhães, na área nobre da Pituba, está trancado a cadeado e só vive vazio. Assim está a maioria dos módulos de Salvador, que foram abandonados desde a ofensiva da criminalidade contra eles, em 2009. O interessante é que o módulo da Pituba fica vizinho ao Colégio Militar de Salvador e do tradicional complexo militar do exército nacional, que inclui a Escola de Administração do Exército. Com essa vizinhança, precisa ter medo da bandidagem?

Novas viaturas reforçam segurança

Foram entregues hoje (28), na 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, no bairro de Tancredo Neves, 65 viaturas para as polícias Militar e Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT). No total, foram adquiridos 38 veículos e alugados outros 27, modelo Volkswagen Gol, não-padronizados, para investigação, com investimento de R$2,8 milhões.

Salvador é capital mundial

Hoje (28), a Prefeitura do Salvador lançou um conjunto de projetos urbanos fundamentais para colocar a cidade sintonizada com o modelo de desenvolvimento das grandes capitais mundiais. Com recursos dos governos federal, estadual e municipal e através de Parcerias Público-Privadas, as obras do Salvador Capital Mundial criam novas avenidas, soluções para o transporte e para o trânsito nos pontos mais críticos, ampliação da estrutura turística, revitalização da orla, do Comércio, da Cidade Baixa, de bairros inteiros.

Festa alto astral para ACM Neto

O ex-governador Paulo Souto, candidato do Democratas ao Governo da Bahia, a viúva do senador ACM, Dona Arlette Magalhães,os senadores ACM Júnior e João Durval Carneiro - César Borges não foi, mas seu assessor-político Ismael marcou presença -, os deputados federais Paulo Magalhães, José Carlos Aleluia e Luiz Carreira, mais de uma dezena de deputados estaduais e o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, estiveram na festa de comemoração dos 31 anos de vida do deputado ACM Neto, hoje (28/01) à noite, no Hotel Fiesta, no Itaigara. Muitas lideranças da capital e do interior, empresários e amigos se juntaram para abraçá-lo. A festa alto astral, à base de refrigerante, salgadinhos e caldo de sururu, teve bolo, parabéns cantados pelos presentes e 31 velinhas assopradas pelo aniversariante.

Médicos receitaram antibióticos para Lula

RECIFE - Além do diagnóstico de uma crise de hipertensão, os médicos que atenderam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de quinta-feira, no Real Hospital Português, em Recife, descobriram que ele estava com uma gripe mal curada. Tanto é que receitaram antibióticos para Lula tomar por pelo menos quatro dias, para dar fim à gripe. Lula queixou-se de que sentia um mal-estar por causa da pressão, e que estava com dores na garganta e dificuldades de respirar.

Morre escritor J.D.Salinger

CORNISH, New Hampshire, EUA - Morreu o escritor J.D. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio, em New Hampshire. Tinha 91 anos. O romance é considerado mais do que um cult da literatura universal, um emblema de uma geração. O filho do escritor, em um comunicado divulgado pelo representante literário de Salinger, disse que ele morreu de causas naturais. Há décadas vivia isolado, por sua própria vontade, em sua casa em Cornish. Salinger sempre foi avesso a jornalistas, mantendo-se distante das entrevistas e fotos, como aqui no Brasil fazem os escritores brasileiros Rubem Fonseca e Dalton Trevisan.

Pergunta da Folha de S. Paulo a Netanyahu

Palavras do Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em entrevista coletiva à imprensa, sobre a vontade do Brasil em atuar no processo de paz entre Israelenses e Palestinos. O jornal Folha de São Paulo estava representado pelo jornalista Marcelo Ninio.
Moderador: Temos jornalistas aqui de todo o mundo, então tentamos atender a todos os continentes. A segunda pergunta será do Brasil – Marcelo Ninio de São Paulo.
Marcel Ninio: Boa noite, Sr. Primeiro Ministro. Permita-me combinar nossos dois países em uma pergunta. O Brasil tem demonstrado interesse repetido de ter um papel ativo no processo de paz do Oriente Médio. O governo brasileiro recebeu o Presidente Ahmadinejad, e quase na mesma semana o Presidente Shimon Peres e o Presidente Abu Mazen. A minha pergunta para o senhor é: “O senhor acha possível o Brasil ter um papel ativo e o que o Brasil pode fazer em termos práticos para desempenhar tal papel?”. E em segundo lugar, há duas semanas, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil disse que não excluiria conversações diretas com o Hamas porque ele acha que isto ajudaria a quebrar o impasse do processo de paz. E o Presidente Lula fará uma visita em março pela primeira vez. O que o senhor acha desta sugestão do Ministro das Relações Exteriores do Brasil de ter conversas diretas com o Hamas?
PM Netanyahu: Bem, veja, eu dou as boas vindas ao aumento de trânsito entre nossos líderes, entre nossos governos e entre nossas economias. O Brasil é uma grande potência – creio que tem um grande futuro e pensamos que Israel pode ter um grande futuro também. Já tem uma presença significativa. Minha visão é bem clara. Queremos que Israel seja uma potência econômica regional, uma potência tecnológica global Israel já é. É o número 2 neste momento no número absoluto de tecnologias start up e tem uma vantagem em diversas tecnologias de ponta que serão muito importantes para o futuro do mundo – creio também no futuro de um país como o Brasil. Há muitas coisas sendo desenvolvidas em Israel que poderão colaborar com as economias, saúde, meio ambiente, energia, educação, o fim do analfabetismo – tecnologias que em alguns casos, quando as vejo – desafiam a imaginação – não daria nem para sonhar, mas pessoas o fizeram e são desenvolvidas. Então, penso que temos com o Brasil e possivelmente com muitos outros países representados aqui – muitas oportunidades para expandir nosso relacionamento para um benefício mútuo. E continuaremos a fazê-lo. Como o Brasil poderá desempenhar um papel aqui? Bem, penso que se conseguirmos lançar as conversações de paz, voltaremos à reestruturação dos comitês para diversos problemas – isto é para resolver questões como a água, meio ambiente, energia e é claro, outras questões – refugiados e muitas outras coisas. E é perfeitamente possível contemplar um papel do Brasil em mais do que uma destas questões. Certamente, estaria pronto a considerar isto. Mas deixe-me dizer para você sobre a questão de Ahmadinejad e o Hamas. O princípio que sempre é levantado é de que você faz a paz com seu inimigo. Isto é absolutamente verdadeiro – você faz a paz com um inimigo que quer parar de ser seu inimigo e mover em direção à paz. Mas, um inimigo que quer te cortar em pedacinhos e não tem nenhuma intenção de vê-lo andar nesta terra e quer destruir você, não é um parceiro para a paz. Esta distinção é crucial. A paz foi conseguida entre Israel e seus vizinhos árabes, quando o outro lado tinha líderes que levaram seu povo para longe da guerra e para longe do objetivo de destruir Israel, em direção à paz. Na realidade, isto geralmente aconteceu antes da negociação, mas eles certamente nunca sustentaram o oposto. Quero dizer, os falecidos Anwar Sadat e o Rei Hussein não disseram: “Bem, nosso objetivo é destruir Israel – agora vamos começar as conversações de paz em prol desta destruição”. Então você faz a paz com um inimigo que quer a paz. Não se pode negociar a paz com um inimigo que quer te destruir. O Hamas e seu regime protetor, a tirania Iraniana, declara abertamente seu objetivo de nos destruir. Então, penso que esta distinção é importante se você quer avançar em direção à paz e não se afastar dela. E desde que sei que as intenções do Brasil são para a paz, então os encorajo a olhar com mais cuidado para esta distinção porque ela é vital se vamos prosseguir em direção à paz, e não àqueles que querem o oposto da paz.

Deputado pede debate sobre ponte Salvador-Itaparica

O líder da oposição na Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Heraldo Rocha (DEM), quer a Assembléia Legislativa debatendo a idéia de construção da ponte liganto Salvador à Ilha de Itaparica, formulada pelo governo do Estado, a fim de ver a viabilidade econômica, turística, orçamentária e de infra-estrutura do empreendimento. Para tanto, apresentou requerimento às Comissões de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio ambiente, Seca e Recursos Hídricos; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho e da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Casa, propondo o debate. Segundo o requerimento, o objetivo inicial é buscar informações e fomentar o debate na Assembléia, envolvendo diversos setores da sociedade civil organizada, tendo em vista a publicação do edital “Convite de Manifestação de Interesse” direcionado à empresas projetistas e construturas para que apresentem propostas de viabilidade para a estruturação de projeto de construção e concessão do “Sistema Viário Oeste”. “Este Sistema engloba a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica, além da duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica, a duplicação da Ponte do Funil e a duplicação das BA´s 001 e 046 entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR-101)”, enfatizou o parlamentar no requerimento.

Bradesco se deu bem

O lucro líquido do Bradesco, que cresceu 5,1% e encerrou 2009 a R$8,012 bilhões, é o terceiro maior já informado por um banco de capital aberto brasileiro na última década, segundo a consultoria Economática, que fez o levantamento com base em informações prestadas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em valores nominais (sem ajuste por inflação).

Médico diz que Lula está bem

O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje, 28, que ele está bem, mas "muito cansado". Kalil Filho recebeu Lula no Pavilhão das Autoridades do Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e conversou rapidamente com ele. De acordo com o médico cardiologista, Lula teve um aumento de pressão arterial na noite de quarta-feira, 27, que foi controlado com remédios ainda no Recife, onde o presidente estava.

Nota fiscal eletrônica começa segunda-feira

Os novos ramos de atividades empresariais de Salvador que passaram a atuar como substitutos tributários da Prefeitura serão obrigados a exigir, a partir da próxima segunda-feira (1º), o uso da nota fiscal eletrônica dos seus prestadores de serviço. A medida, prevista na Portaria 164/2009, atinge as empresas que prestarem serviços aos shoppings centers, companhias de seguro, concessionárias de serviço público, operadoras de cartão de crédito, condomínios comerciais e residenciais, hospitais e laboratórios de análises, entre outros. Como substitutos tributários, as empresas fazem a retenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de outras empresas e profissionais que lhes prestarem serviços para, posterior, repasse para a Prefeitura. Toda a relação de atividades alcançadas pela Portaria 164/2009 como tomadoras de serviço pode ser conferida no site da Secretaria Municipal da Fazenda: www.sefaz.salvador.ba.gov.br. A Sefaz espera um incremento da arrecadação do imposto em R$ 100 milhões. Atualmente, a arrecadação anual do ISS é de cerca de R$400 milhões. De modo geral, a cidade tem um dos piores índices de arrecadação per capita, sendo a 25ª colocada no ranking nacional das capitais.

Muniz destaca liberação de verba para municípios

O presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Alberto Muniz, disse que a medida adotada pelo governo, que prevê a liberação do Apoio Financeira aos Municípios (AFM), reflete o avanço no diálogo entre os entes federativos e se configura em importante aliado dos governos locais. Foi publicada na edição de quarta-feira, 27, do Diário Oficial da União, a Medida Provisória 480, que inclui a liberação da quinta e última parcela do AFM, que corresponde às diferenças negativas nos repasses do Fundo de Participação Municipal (FPM) do exercício de 2009 em relação a 2008. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, o recurso será creditado às prefeituras hoje (28). O valor do repasse será de R$516,6 milhões.

Prevista para março visita de Lula a Israel

O Presidente de Israel, Shimon Peres, recebeu a visita do Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, em sua residência oficial. O tema da conversa foi o fortalecimento das relações entre Brasil e Israel. Shimon Peres afirmou que Israel quer e está pronto para criar cooperações em todos os níveis com o Brasil. Afirmou ainda estar ansioso para receber o Presidente Lula em visita prevista para Março deste ano. Peres comentou também sobre a importância da criatividade e inovações nas organizações militares e afirmou que “Israel não quer guerra, pois sabemos os custos de uma e que a melhor vitória é a prevenção da guerra”. Nelson Jobim encontrou-se com o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. No país, a agenda do ministro incluíu encontros oficiais, além de outras audiências e visitas a empresas israelenses de alta tecnologia. Ele marcou presença no Seminário de Segurança Pública, oferecido pelo Governo de Israel aos Secretários de Segurança Pública Estaduais e Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil, além de outras autoridades brasileiras. Brasil e Israel historicamente mantêm boas relações que foram ampliadas, inclusive, nas áreas de intercâmbio de turismo e comércio bilateral. Com a visita do Ministro Nelson Jobim a Israel, as relações bilaterais entre os dois países serão ainda mais intensificadas.

Lula passa mal e precisou ser internado

Clarissa Oliveira e João Domingos, de O Estado de S. Paulo:
RECIFE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve alta do hospital Real Português, em Recife, onde esteve internado por causa de uma crise de hipertensão. Por volta das 7 horas desta quinta-feira, 28, ele embarcou para São Paulo. Antes, ele acenou para os jornalistas presentes e disse que "estava bem". Lula deverá seguir para descansar na casa dele, em São Bernardo do Campo, e retorna para Brasília na no domingo, 31. Todos os compromissos do presidente foram cancelados, inclusive sua viagem a Davos, na Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial e receberia o prêmio de Estadista Global. Lula será representado em Davos pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O mal-estar teve início na tarde de quarta-feira, 27, enquanto ele participava de uma cerimônia em homenagem às vítimas do Holocausto. Lula confidenciou a auxiliares que se sentia muito cansado e passou a ter a pressão monitorada pelo médico Cléber Ferreira, que costuma acompanhá-lo nas viagens oficiais. O presidente teve de ser hospitalizado por causa de uma crise de hipertensão, atribuída ao estresse excessivo, combinado a uma gripe e ao cansaço da agenda carregada que cumpriu nos últimos dias. Ele chegou a embarcar no avião para Davos, na Suíça, onde seria homenageado durante o Fórum Econômico Social, mas acabou sendo retirado da aeronave por ordens do médico, que achou melhor mantê-lo em observação no hospital durante a noite. No Hospital Português, em Recife, onde passou a noite, Lula foi submetido a alguns exames, entre eles um eletrocardiograma e um raio x de tórax. Pré-candidata à sucessão de Lula, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, passou a noite no hospital, assim como o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ambos tinham acompanhado Lula no último compromisso da agenda, um jantar organizado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que foi palco da retomada das negociações entre o presidente e o PSB para a formação de uma aliança para a eleição presidencial deste ano. Campos, que fez uma visita rápida a Lula na madrugada, deixou o hospital dizendo estar "muito feliz". "Ele está se sentindo muito bem. Não há motivo para preocupação", afirmou. "Ele já está se sentindo bem e deve receber alta logo pela manhã", acrescentou Padilha. Lula conversou por telefone com a primeira-dama, Marisa Letícia, e com o cardiologista Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libanês.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chuvas já mataram 64 em São Paulo

PAULO - Subiu para 64 o número de mortos em consequência das fortes chuvas que castigam São Paulo desde o dia 1º de dezembro do ano passado, segundo o JB Online. Em Campinas, no interior do estado, uma mulher de 45 anos morreu afogada após ser arrastada por uma enxurrada durante o temporal. Duas pessoas estão desaparecidas nas cidades de São Roque e Alumínio, também no interior, após serem arrastadas pelas águas. As buscas pelas duas vitimas foram interrompidas na noite de ontem, e foram retomadas ainda na manhã desta quarta-feira.

Perde e ganha em Honduras

De Márcia Soman Moraes, da Folha Online:
"A crise em Honduras chega a um novo momento com a posse, hoje, do presidente eleito Porfírio Lobo. Após a cerimônia, o ex-presidente deposto, Manuel Zelaya, perde qualquer chance de retornar ao poder e deixa a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa rumo a República Dominicana sem a Presidência, apoio interno e internacional e a anistia. Mas a lista de perdedores vai além de Zelaya. Inclui ainda o Brasil - com seu apoio insistente a restituição do presidente deposto, mesmo quando essa não era mais viável - a mediação fracassada da OEA (Organização dos Estados Americanos) e o discurso duro - mas que rapidamente se silenciou - do presidente venezuelano, Hugo Chávez. No lado dos ganhadores, está o presidente interino, Roberto Micheletti, que deixou o poder como a peça de resistência diante dos esforços internacionais para a volta de Zelaya e com o título de deputado vitalício. Figuram ainda os Estados Unidos, que, apesar da relutância em admitir um golpe de Estado em Honduras, demonstraram ser a maior força de mediação no continente".

O velho rock se dobra ao axé

Nota publicada por Valdemir Santana na Tribuna da Bahia:
Pitty e Nancytta ganham status de estrelas de trio
"Duas divas do rock baiano ganham o status de estrelas no Carnaval deste ano, e isto faz, desde já, o charmoso submundo roqueiro de Salvador entrar em delírio. Os sites, blogs, Twitter e Facebook de plantão não falam em outra coisa. Priscilla Novaes Leone, a Pitty, é uma celebridade nacional, com direito até a uma espécie de reality show na poderosa MTV, mas nunca subiu num trio elétrico. Da mesma forma Nancy Viegas, a Nancytta, já arrasou até em Barcelona, mas na Bahia é aquela coisa de ser paparicada apenas pelas tribos cults, cool, descolados, e roqueiros irados do underground. As duas cantoras estão na cena musical baiana desde os anos 1990 e brilharam como puras celebridades nos inferninhos do rock de Salvador, com destaque para o fervido Calypso que esquentou a noite do Rio Vermelho. Este ano as coisas mudam e as duas são convidadas especiais da banda pop Rapazola para tocar na avenida. Pitty e Nancytta desfilam dia 13 no circuito Osmar Macedo, pelo Campo Grande e Avenida 7 de Setembro, em cima do Trio Carnivalha, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Bahia".

Antologia de Jorge Amado

Nota também da coluna Radar, da Veja Online:
Alberto Costa e Silva está organizando uma “Antologia Jorge Amado” para a Penguim Books lançar nos EUA e no Brasil. Além da obra completa que irá para as livrarias, terá também um volume com textos avulsos de Amado, seus discursos nos tempos em que ocupou uma cadeira de deputado federal pelo PCB nos anos 40, artigos e entrevistas.

Incorporação da Quattor à Braskem está andando

Nota da coluna Radar, da Veja Online:
Já começaram as mudanças na Quattor, vendida na sexta-feira passada. O presidente da empresa, Luiz Malmmann foi substituído por Luiz Mendonça, vice-presidente da Braskem. Mendonça, braço-direito de Bernardo Gradin, presidente da Braskem, comandará a empresa até o Cade dar o o.k. para a consolidação do negócio.

São Paulo sofre com as chuvas

As fortes chuvas voltaram a castigar a capital paulista e a cidade entrou novamente em estado de atenção. O temporal fez com que córregos transbordassem e túneis fossem fechados. Resultado: o maior congestionamento do mês - 175 quilômetros de lentidão às 18h30, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os túneis do Anhangabaú, na região central, e Max Feffer, na Zona Sul, chegaram a ser fechados. O Aeroporto de Congonhas fechou duas vezes devido às pancadas de chuva. A cidade já sofre há 35 dias com os fortes temporais.

Médicos anunciam alta de Samuel

"O jornalista Samuel Celestino terá alta nesta quinta-feira (28), de acordo com a equipe médica que cuida dele no Hospital Santa Izabel. O âncora do Bahia Notícias se submeteu a uma angioplastia nesta terça (26) e substituiu o estente coronariano, ambos os procedimentos bem-sucedidos. Conforme os médicos Jadelson Andrade, José Carlos Brito e Heitor Carvalho, os leitores do BN e do jornal A Tarde, bem como os ouvintes da Tudo FM, terão a companhia de Samuel ainda por muito tempo. “Ele viverá no mínimo mais uns 30 anos”, atestaram os cardiologistas".
Nota publicana no site Bahia Notícias.

Presidente do Banco da Venezuela renuncia

CARACAS - O presidente do estatal Banco da Venezuela, Eugenio Vázquez Orellana, anunciou sua renúncia ontem (26/01), alegando "problemas de saúde". ESte é o terceiro pedido de demissão em dois dias no alto escalão do governo venezuelano. Vázquez Orellana seria homem de confiança de Ramón Carrizález, que renunciou segunda-feira aos cargos de vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Deputado adverte para calendário escolar

Aloísio Araújo
Pelo terceiro ano consecutivo, o deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) alertou ao governo Jaques Wagner para a necessidade de iniciar imediatamente o ano letivo na rede estadual de ensino, a fim de que sejam cumpridos os 200 dias letivos obrigatórios determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Os dias letivos devem ser garantidos preferencialmente no mesmo ano em curso a fim de evitar prejuízos, sobretudo aos alunos que vão prestar vestibular. “Desde o primeiro ano do governo Jaques Wagner, alerto para a necessidade do início antecipado do ano letivo. Tivemos greve de professores, reposições de aulas que nunca ocorreram, enturmações que não deram certo, evasão aumentando e nada de resolver os problemas de educação. Agora, as aulas só vão começar depois do Carnaval, num ano em que teremos ainda jogos da Copa do Mundo, ameaças de surto de gripe suína e ano eleitoral. Tudo isso faz com que o período de descanso aumente e o de aulas, diminua”, enfatizou Bacelar. De acordo com o deputado, com o calendário de festas maior, muitas escolas de outros estados já começaram as aulas agora em janeiro e ainda ocupam alguns sábados com atividades pedagócicas, como ocorre em São Paulo. Também a rede privada de ensino começa o ano letivo em 1º de fevereiro, para cumprir os 200 dias letivos. “A prefeitura de Mata de São João anunciou o início das aulas para 1º de fevereiro. No Estado, ao contrário, a matrícula dos estudantes sequer foi concluída. A matrícula se estenderá até o dia 5 de fevereiro. E as aulas propriamente ditas, só depois do Carnaval. Ou seja, depois do dia 17, já quase no fim do mês. Os estudantes já terão perdido dois meses que poderiam ser utilizados para os 200 dias de aula, previstos em lei. É fundamental que o Estado reveja essa desorganização do calendário e desobediência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, concluiu Bacelar.

Organização do carnaval fez penúltima reunião

O vice-prefeito Edvaldo Brito, coordenador do carnaval, fez hoje (26.01) a penúltima reunião de trabalho antes do início dos festejos de Momo. Com representantes de todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos na folia, a reunião contou também com representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Vara da Infância e da Juventude. Às vésperas do carnaval, Edvaldo Brito aponta diversos pontos positivos na organização da festa deste ano, como a licitação de patrocínio ocorrida sem problemas e o recorde de patrocinadores. Nova Schin, Itaú, Petrobrás e Governo do Estado com cotas Senior e a Samsumg com cota Principal, já respondem pela captação de mais de R$14 milhões a serem aplicados na folia.

Campanha será lançada em Salvador

O vice-prefeito Edvaldo Brito recebeu hoje (26.01) a visita de Fernando Luz, assessor técnico do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Luz estava acompanhado de Carlos Dumet, assessor chefe da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão. Fernando Luz veio a Salvador tratar do lançamento nacional da Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval 2010. É a quinta edição, que será lançada na Central de Gestão do Carnaval no dia 10, no Campo Grande, provavelmente com a presença do ministro Paulo Vanucci, Secretário Nacional dos Direitos Humanos. Além de Salvador, haverá campanha em 13 outras capitais que realizam a folia de Momo. Fernando Luz pediu o engajamento de todos os órgãos municipais na campanha e o empenho pessoal do vice-prefeito. O vice-prefeito declarou que a luta contra exploração sexual de crianças e adolescentes já faz parte das campanhas do poder público municipal. E trata-se de assunto sempre presente nas reuniões semanais de organização do Carnaval.

ACM Neto comemora aniversário

Saiu no site politicalivre.com.br:
"O deputado ACM Neto (DEM) vai reunir políticos de diversos partidos, da capital e do interior, além de amigos, familiares e lideranças comunitárias, para comemorar o seu aniversário de 31 anos numa confraternização que será realizada nesta quinta-feira, às 18 horas, no Hotel Fiesta. Foram convidados políticos como o ex-governador Paulo Souto, candidato do Democratas ao governo da Bahia, os senadores César Borges (PR), ACM Júnior (DEM) – pai do parlamentar – e João Durval Carneiro (PDT), além do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), do presidente do PSDB da Bahia, Antonio Imbassahy, e de outras lideranças tucanas, a exemplo dos deputados Jutahy Júnior e João Almeida. Há oito anos, ACM Neto realiza este tipo de evento para marcar a passagem do seu aniversário. O deputado ainda convidou para a festa todos os seus 7000 seguidores no Twitter".

Samuel Celestino continua firme

Evilásio Júnior, do site Bahia Notícias, informa que o jornalista Samuel Celestino, âncora do site, comentarista da Tudo FM e colunista do jornal A Tarde se prepara para realizar um novo procedimento médico no início da tarde desta terça-feira (26). Ele foi submetido a um cateterismo nesta segunda (25) no Hospital Santa Izabel, está bem e já falou com a redação do BN. Conforme ele, o exame foi muito bem conduzido pela equipe que o acompanha, liderada pelo cardiologista Jadelson Andrade, que conta ainda no grupo com o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, e o doutor Heitor Carvalho. Agora Samuel fará uma angioplastia e substituirá o estente que possui na coronária, que já estava obstruído. Caso haja necessidade, outros estentes poderão ser colocados. “Se tudo ocorrer bem, na quinta-feira já poderei ter alta”, afirmou o presidente licenciado da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).
Bom retorno, Samuca, saúde e muita força. É o que lhe deseja o blog-site www.sejabeminformado.com.br

Entrevista com Cláudio Tinoco

A auto-sustentabilidade da maior festa popular do planeta é um dos destaques da segunda edição do programa "O Carnaval e Você", que tem como entrevistado o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco. O gestor fala também sobre as atividades do órgão para a edição da folia em 2010, ressaltando a maior garantia de espaço para o folião pipoca, a homenagem aos 60 anos do trio elétrico e a promoção da paz junto aos foliões por meio da campanha Salvador da Paz. O Carnaval e Você é um programa de rádio desenvolvido pela Coordenação de RTV e Clipagem da Secretaria Municipal da Comunicação e contém entrevistas com os principais gestores envolvidos na organização do Carnaval 2010.

Zelaya vai deixar embaixada do Brasil

France Presse, em Tegucigalpa, reproduzida da Folha Online:
O ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, confirmou que deixará amanhã, 27, finalmente, a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde está acampado desde setembro de 2009 quando retornou ao país, clandestinamente. E seguirá rumo à República Dominicana, ao lado do presidente deste país, Leonel Fernandez. "Fui convidado pelo presidente Fernandez para ir à República Dominicana, e aceitei. Vou embora [de Honduras] com ele, com a aprovação, claro, do governo (hondurenho) de Porfirio Lobo Sosa", anunciou Zelaya em entrevista à rádio Globo de Honduras. O conservador Lobo, que ganhou as eleições de novembro em Honduras, vai assumir o poder em cerimônia nesta quarta-feira. Ele prometeu um governo de "unidade e reconciliação" e já havia dito que concederia um salvo-conduto para permitir que Zelaya saisse do país.

Nova onda do mal e vacinação contra gripe suína

Ministério da Saúde anunciou hoje o cronograma de imunização contra a gripe suína (H1N1) e investimentos contra a segunda onda da doença. Serão 83 milhões de doses da vacina. A estimativa do governo é imunizar 62 milhões de brasileiros. Haverá quatro etapas de vacinação, de 8 de março a 7 de maio. Caso ocorram alterações na situação epidemiológica ou na disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa.

Chuvas causam emergência em 27 cidades de SP

No início de hoje, 26, a prefeita Maria Ruth Banholzer, de Itapevi, na região metropolitana, decretou situação de emergência no município, por conta dos alagamentos sofridos ontem, 25. Mais de 1.800 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Com isso, sobe para 27 o número de cidades de São Paulo em situação de emergência, segundo dados da Defesa Civil estadual divulgados ontem. Outros dois estão em calamidade pública.

Incremento ao turismo em Israel

Junto com Rússia e Estados Unidos, o Brasil figura entre os principais mercados potenciais de emissão de turistas para Israel. A afirmação é do Ministro do Turismo de Israel, Stas Misezhnikov. “Esse ano conseguimos atrair quase 40 mil brasileiros para os destinos israelenses e tenho certeza que em breve conseguiremos aumentar esse número anualmente em até 30%”, explica Misezhnikov. Junto com o Ministério do Turismo do Brasil, Israel firmou um acordo de cooperação para incentivar o intercâmbio turístico entre os dois países. De acordo com Misezhnikov, pacotes especiais para as comunidades católicas e evangélicas foram criados e outros segmentos do turismo desenvolvidos como roteiros para aqueles que buscam atividades esportivas como ciclismo, mergulho, conhecer vinícolas ou mesmo visitar o país sagrado sede de Jerusalém. A ligação entre o Brasil e Israel é feita diretamente apenas pela companhia israelense El Al Israel. Ela voa de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos) a Tel Aviv, três vezes por semana.

Continua a luta contra a dengue

A Secretaria Municipal da Saúde continua trabalhando para reduzir o índice de infestação do mosquito da dengue em Salvador, que está em 2,9%, segundo o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti realizado entre os dias 04 e 08 de janeiro. Por isso, faz hoje (26) o primeiro mutirão de limpeza do ano para eliminação de objetos que permitem a concentração de água, e consequentemente, a proliferação do mosquito causador da doença. Agentes de combate às endemias percorrerão ruas dos bairros do Calabetão e Santo Inácio, situados no Distrito Sanitário Cabula/Beiru. Os trabalhos de conscientização e inspeção de imóveis são grandes aliados no combate à dengue, uma vez que os criadouros preferenciais continuam sendo os tanques e tonéis, seguidos por vasos e pratos de plantas e materiais inservíveis.

Sábado tem discoteca sobre as águas

No sábado, dia 30 de janeiro, estará rasgando as águas da Baía de Todos os Santos o “Barco Disco”, uma criação animadíssima do Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira, que promove o projeto Música na Baía numa escuna com 60 lugares. O “Barco Disco” sairá do Terminal Marítimo de Salvador (Comércio), às 22h para fazer a festa sobre as águas. No comando das pick-ups, os DJs Gug e Messias Ox, com o melhor para dançar das décadas de 70, 80,90 e dos anos 2000. Para embarcar Na farra do “Barco Disco” ligue para 71.3245-8900, 3015-9660 ou 9157-4248 ou entre no site www.escunassalvador.com.br e faça sua reserva. Os ingressos custam R$40 por pessoa e o trajeto é Forte São Marcelo, Museu de Arte Moderna da Bahia, na Gamboa de Baixo, Iate Clube e Porto da Barra, onde os barcos param e seguem para a Ponta de Humaitá, de onde retornam ao Terminal Marítimo. A viagem dura cerca de três horas e há um bar a bordo, onde os passageiros podem comprar bebida e comida.

Inscrições para Salão de Arte Popular

Artesãos, mestres-artesãos e artistas populares residentes no estado há pelo menos um ano têm somente até essa sexta-feira, 29, para efetivarem as suas inscrições no 1º Salão de Artesanato e Arte Popular da Bahia. Promovido pelo Instituto Mauá, o Salão irá reunir cerca de 300 peças, contemplando trabalhos contemporâneos, populares e tradicionais nas diversas tipologias artesanais características da cultura do estado, a exemplo da cerâmica, madeira, coco e cabaça, metal e prataria, tecelagem, renda e bordado, cestaria e trançado, adereços de origem afro-baiana, artesanato indígena e mineral, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria sede do Mauá, na Barra, ou on line, pelo site oficial do evento: http://www.salaodeartesanatodabahia.com.br/.

Dívida cresceu R$100 bilhões em 2009

Os números divulgados pelo Tesouro Nacional hoje (26) mostram que houve um aumento de mais de R$100 bilhões na dívida pública federal interna e externa em 2009. Enquanto em 2008, a dívida atingiu R$1,397 trilhão, no ano passado o endividamento alcançou R$1,497 trilhão.

500 mil visitantes chegarão para o carnaval

Destaque nacional na área de turismo, a Bahia está prestes a atingir mais uma marca impressionante em número de visitantes. Se no início do ano os hotéis ficaram praticamente cheios, com turistas de todas as partes do globo terrestre, o carnaval promete ser de lotação máxima. De acordo com a previsão divulgada pela Secretaria de Turismo (Setur), mais de 500 mil turistas devem desembarcar em Salvador para passar os seis dias da folia momesca. Em 2009, 494 mil visitantes estiveram na cidade, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os principais emissores de turistas para a Bahia neste período são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Do exterior, a maioria vem de países como Estados Unidos, Itália, Argentina, Portugal, Espanha e França. Os visitantes do período de carnaval representam mais de 80% das pessoas que vêm para capital baiana em fevereiro. Por conta disso, somente a companhia aérea TAM vai colocar sete vôos extras de Belo Horizonte para Salvador durante o carnaval.

Salvador revive os bailes de carnaval

Se você é chique, marque na sua agenda: dia 6 de fevereiro acontece o “Baile de Máscaras Confete e Folia”, que vai acabar com a saudade de quem viveu grandes bailes de carnaval dos clubes de Salvador, como Iate, Espanhol da Vitória e Bahiano de Tênis. Está marcado para as 20h30, com direito a orquestra, marchinhas, confete e serpentina. O “Baile de Máscaras” será no salão do British Club, na rua Banco dos Ingleses, 20, no Campo Grande. Cada convidado receberá sua máscara ao adquirir o ingresso, que custará R$70 por pessoa. O “Baile de Máscaras Confete e Folia” é uma realização do Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira, empresa 100% baiana dirigida pelos empresários Vera Bittencourt e Fernando Ferreira, especializada em produtos turísticos como o “Barco da Bossa” e o “Barco Disco”, que tem tornado as noites de Salvador mais felizes também no mar. Para participar basta ligar para 71.3245-8900, 3015-9660 ou 9157-4248 ou entrar no site www.escunassalvador.com.br e fazer sua reserva.

TVE debate o carnaval

O TVE Debate de hoje (26), às 22h, aborda a infraestrutura do carnaval, o comércio informal e a realidade profissional dos cordeiros. Em foco, as novas diretrizes estabelecidas pelo poder público para as condições de trabalho de vendedores ambulantes e dos cordeiros, também conhecidos como puxadores de corda. O programa conta com as participações do secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Salvador, Fábio Mota, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista Feirante e Ambulante de Salvador (Sindfeira), Joel da Anunciação, e da Procuradora Regional do Trabalho, Edelamares Melo. O TVE Debate é mediado por Robson do Val, produzido por Taís Teles e conta com reprise no próximo domingo (31), às 21h.

Começa Lavagem de Santo Amaro

A Tarde Online informou que, partir de hoje,26, Santo Amaro da Purificação (a 71 km de Salvador) será palco de grandes shows, com o início dos festejos que marcam a Lavagem da Purificação. Segundo Rodrigo Veloso, secretário de Cultura do município, a cidade homenageará a sambista Edith do Prato, que faleceu no ano passado. Na praça, foram montados um palco e dez camarotes, que receberão os artistas, além de um dos filhos ilustres da cidade, Caetano Veloso. Às 9h desta segunda, haverá uma novena na Igreja da Purificação e, à noite, os shows das bandas Chiclete com Banana, 5% e Coisa de Pele.

Reconstrução do Haiti levará dez anos

Patrícia Campos Mello, enviada especial do Estadão a Montreal:
O premiê canadense, Stephen Harper, disse ontem, durante a conferência ministerial preparatória para a reconstrução do Haiti, realizada em Montreal, que levará pelo menos dez anos para que o Haiti seja reconstruído. "Não é um exagero dizer que dez anos de trabalho duro nos esperam no Haiti", disse Harper. Durante o encontro, ficou decidido que a conferência de doadores será realizada em março na sede da ONU, em Nova York.

SIP condena fechamento de TVs

AE-Agencia Estado:
SÃO PAULO - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou ontem o fechamento da Rádio Caracas Televisão (RCTV) e de outros canais a cabo na Venezuela. O presidente da organização, Alejandro Aguirre, questionou a "intolerância" do governo de Hugo Chávez com a liberdade de imprensa no país. "A SIP continuará criticando e condenando as ações de um governo que há muitos anos está se apoiando em leis intolerantes para atacar a liberdade de imprensa e fechar meios de comunicação independentes", disse. Os Estados Unidos também manifestaram preocupação com o fechamento dos canais.

Renúncia agrava crise na Venezuela

De O Globo:
"Em meio à polêmica decisão de cortar o sinal de seis canais de TV a cabo no fim de semana, que gerou uma nova onda de protestos da oposição, o governo venezuelano liderado por Hugo Chávez deu na segunda-feira outro grave sinal de desgaste. O vice-presidente do país e ministro do Poder Popular para a Defesa, Ramón Carrizález, apresentou sua carta de demissão a ambos os cargos no sábado. A notícia, porém, só chegou na segunda-feira à imprensa venezuelana. Num comunicado oficial, Carrizález disse deixar o governo por motivos estritamente pessoais, assim como sua mulher, Yuvirí Ortega, que estava à frente da pasta do Ambiente e também abriu mão do cargo. Em um breve comunicado transmitido pelo canal estatal na noite de segunda-feira, a ministra da Comunicação, Blanca Eekhout, disse que Chávez "aceitou a renúncia", reiterando que a decisão do ministro foi motivada por questões pessoais. A saída do vice-presidente - militar aposentado considerado um dos homens de confiança do governo - ocorre duas semanas após Chávez ter demitido o ministro de Eletricidade, Ángel Rodríguez, da pasta que acabara de criar para tentar contornar a atual crise de energia, uma das várias que o país atravessa. Chávez culpou-o por novos apagões em Caracas. Para analistas, a demissão do vice-presidente agrava a crise política no país".

Brasil tem três grandes varejistas mundiais

O Portal Terra informou que uma pesquisa feita pela Delloite em parceria com a revista Stores, colocou três empresas brasileiras entre as 250 maiores varejistas do mundo. O levantamento, feito com base nos dados de 2008, colocou o Wal-Mart como a maior companhia do setor. Pão de Açúcar (92º), Casas Bahia (131º) e Lojas Americanas (200º) são as brasileiras da lista.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Congresso aumenta contingente no Haiti

O Congresso aprovou nesta segunda-feira o envio de mais 1.300 militares brasileiros para o Haiti. A comissão representativa da Câmara e do Senado - convocada para votar em caráter emergencial o reforço de tropas para ajudar na reconstrução do país caribenho - aprovou mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o pedido para aumentar o contingente dos militares.

Vacinação contra meningite começa sábado

A população de Salvador e Região Metropolitana (RMS) terá, a partir de sábado (30), acesso a vacina contra a meningite, doença que em 2009 provocou a morte de 49 pessoas em todo o estado. A imunização será feita em crianças com idade até 4 anos e 11 meses, grupo que corre o maior risco de morrer por conta da doença. As crianças menores de um ano receberão duas doses de vacina, com reforço entre 12 e 24 meses. Já as crianças maiores de um ano, recebem dose única da vacina. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), a incidência da meningite meningocócica vem se mantendo constante nos últimos anos, com pequeno aumento em 2009, o que pode ser atribuído aos casos registrados em Salvador, onde se verificou um aumento na incidência e letalidade.

Oposição protesta contra insegurança pública

O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha (DEM), protestou hoje (25/01) contra as 27 mortes violentas ocorridas em Salvador e Região Metropolitana no final de semana. Para o deputado, os números revelam a falta de prioridade e de investimentos em segurança pública no governo Jaques Wagner (PT). “27mortos é um número elevadíssimo, que só se registra em casos de guerra. É lamentável vermos que o governo Wagner não tem controle sobre a situação e, com isso, a insegurança vai se agravar mais ainda”, afirmou Rocha. O deputado informou que, no decorer da semana, sindicato e associações de policiais civis e militares se reúnem em assembleias distintas para discutir as reivindicações das categorias já acordadas com o governo Jaques Wagner e até hoje não cumpridas, sobretudoas questões relacionadas à política de pessoal do governo estadual.

Edvaldo Brito e Dadá Figueiredo: encontro de mestre a aluna

O vice-prefeito Edvaldo Brito esteve na manhã de hoje (25.01) com a presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Ridalva Figueiredo, numa visita de cortesia para parabenizá-la pela eleição, já que no dia 7 de janeiro, na posse dela, o vice-prefeito não pode estar presente. Foi um encontro de amigos queridos, que se conhecem há mais de 30 anos. A presidente Ridalva Figueiredo saudou Edvaldo Brito chamando-o de “meu mestre e meu grande amigo”, recordando os tempos em que foi aluna do professor de Direito Tributário na Faculdade de Direito da UFBA. “O Tribunal de Contas só tem a ganhar com a sua visita. Sei que, se necessário, irei consultá-lo porque isso só irá me engrandecer”, acrescentou a ex-aluna. O vice-prefeito disse que a visita se destinou a reparar a ausência dele na posse, acrescentando que dois pontos o unem à presidente do TCM: “meu motivo maior para a visita é afetivo. Não há coisa mais gratificante que uma amizade de décadas. O segundo é a capacidade e a competência da presidente, que acompanho há tempo”. Os dois recordaram momentos da trajetória dos dois, sempre manteram os laços da amizade. Edvaldo Brito desejou sucesso à ex-aluna na nova fase da vida, à frente do TCE, e Dadá Figueiredo, como ela é carinhosamente chamada desde os tempos de faculdade, agradeceu a visita dizendo ter chegado aonde chegou sob influência do saber do professor: “Fui uma boa aluna, que sempre atendia às exigências do mestre, o que fez com que me tornasse a primeira conselheira e a primeira presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Com o professor Edvaldo Brito, a cada momento é uma nova lição, um novo crescer, um novo caminhar”.

Barco do Arco-Íris vai singrar a Todos os Santos

Um enorme arco-íris vai cruzar os céus e tocar as águas da Baía de Todos os Santos no dia 30 de janeiro, que é um sábado. É que sairá do Terminal Náutico de Salvador o “Barco do Arco-Íris”, dedicado ao público que aposta na diversidade sexual - GLBTT - gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. A saída será às 11h e o retorno por volta das 16h. O “Barco do Arco-Íris” irá de Salvador em direção à Ilha de Maré e depois retornará ao terminal Náutico, ao som dos DJs Gug e Messias Ox, que estão selecionando um repertório especial do primeiro “Barco do Arco-Íris” a singrar as águas de Todos os Santos, que poderá ser um momento inesquecível para o público BLBTT. O “Barco do Arco-Íris” é uma realização do Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira, empresa 100% baiana dirigida pelos empresários Vera Bittencourt e Fernando Ferreira, especializada em produtos turísticos como o “Barco da Bossa” e o “Barco Disco”, que têm tornado as noites de Salvador mais animadas também no mar. Para embarcar no “Barco do Arco-Íris” basta ligar para 71.3245-8900, 3015-9660 ou 9157-4248 ou entrar no site http://www.escunassalvador.com.br/ e fazer sua reserva. Com serviço all inclusive, o ingresso para o “Barco do Arco-Íris” custa R$120 por pessoa, e a “casadinha” R$200.

Samuca submetido a cateterismo

Saiu no site Bahia Notícias:
"O jornalista Samuel Celestino, âncora do Bahia Notícias, comentarista de A Tarde e da rádio Tudo FM, foi internado, na manhã desta segunda-feira (25), na unidade cardiológica do Hospital Santa Izabel. Uma equipe médica composta pelo cardiologista Jadelson Andrade, que a coordena, e pelos doutores José Carlos Brito, secretário municipal de Saúde, e Heitor Carvalho o submeterá a um cateterismo coronariano. Celestino está licenciado da presidência da Associação Bahiana de Imprensa (ABI)".
Força, Samuel! Sei que contei com sua energia positiva quando estive hospitalizado entre 2006 e 2007.

Governo propõe políticas para jovens

Está sendo lançado na Governadoria o Plano Estadual da Juventude, que será encaminhada à Assembleia Legislativa. O plano reúne as diretrizes para construção de políticas públicas integrais de juventude nos próximos anos. Haverá ainda o lançamento de uma revista de balanço das políticas de juventude e do blog Jovem Gera Ação. A revista contém balanço das políticas públicas para os jovens baianos. O blog será utilizado como instrumento de diálogo e aproximação, em especial com os jovens. Nele o internauta encontrará notícias de interesse dos jovens (vestibular, vagas de estágio e emprego, agenda cultural, e outros).

Auto-homoterapia é a saúde do século XXI

Pepeu Gomes chocou os mais desinformados quando, na entrevista à Veja desta semana, em que confirmou ser o Rei Momo do Carnaval Baiano de 2010, disse que troca de sangue todos os meses e aplica nele doses de ozônio. Para combater o envelhecimento precoce. O que a maioria das pessoas e leitores não estão informados é que esse é o tratamento de saúde do século XXI, a auto-homoterapia, que não é reconhecida e é bastante combatida pela medicina holopática. A questão é que, ao ser ministrado na musculatura, o sangue humano acelera a produção de auto-defesas do organismo, o que previne e combate um sem número de doenças. As pesquisas nesse campo não terminaram, mas já estão deixando os médicos e a indústria farmacêutica tradicionais de cabelos em pé.

Salvador previne e combate a lepra

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa de Controle de Hanseníase, realiza de hoje (25/01) a sexta-feira atividades educativas nas unidades de saúde de Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário, São Caetano Valéria, Itapuã e Itapagipe, onde é registrada maior incidência da hanseníase, a conhecida Lepra. Já estão realizadas ações preventivas, como o exame de contato, visando à identificação precoce dos casos e tratamento. Haverá orientação e distribuição de panfletos educativos nas estações Pirajá, Mussurunga, Rodoviária e Lapa, com informações sobre a hanseníase e os locais de referência para tratamento no Município. A mobilização conta com o apoio da Vigilância Epidemiológica da SMS e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do Estado. A lepra (ou hanseníase ou mal de Hansen, nome de Gerhard Hansen, que identificou o agente da doença) é uma doença infecciosa que afeta os nervos e a pele, provocando danos severos. O Brasil inclui-se entre os países de alta endemicidade de hanseníase no mundo.

Exposição sobre Benin continua até março

Devido ao sucesso nas visitações da Exposição Internacional “O Benin Está Vivo Ainda Lá, Ancestralidade e Contemporaneidade”, à sua repercussão na mídia, e ao interesse do Ministério da Cultura e da Fundação Palmares, a Exposição Benin/Bahia foi prorrogada até do dia 1º de Março de 2010. A exposição está na sede da Amafro, na rua do Tesouro, Centro Histórico de Salvador. Contato através dos endereços amafro@amafro.org.br, nanan.catalao@cultura.gov.br e assecom@palmares.gov.br.

Confirmado mais um desastre aéreo

Equipes de resgate do Líbano começaram a localizar os corpos dos passageiros que estavam a bordo do avião da Ethiopian Airlines, que caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, nesta segunda-feira. Ainda não há um número certo de corpos resgatados, mas informações preliminares apontam que já passam de 20 - a agência de notícia BBC e a rede americana CNN falam em 23, enquanto a agência Reuters cita 21 corpos, todas citando autoridades locais como fontes.

Saiu na coluna de Cláudio Humberto

Organizações indígenas do Nordeste começam hoje (25) um périplo pela Europa, protestando contra a transposição do rio São Francisco, com o apoio da Igreja Católica, por meio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A igreja se opõe ao projeto, que pretende desviar 2% das águas do São Francisco para irrigar outras áreas do Nordeste: o bispo de Barra (BA), Luiz Flavio Cappio, já fez pelo menos duas greves de fome contra a transposição

Agência nuclear da ONU faz visita oficial a Caetité

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza de hoje (25) a 3 de fevereiro uma avaliação da eficiência, segurança e qualidade da unidade de produção de concentrado de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, no interior da Bahia. A Missão Uranium Production Site Appraisal Team (Upsat) é desenvolvida pela agência para aprimorar a performance das unidades produtivas do ciclo do combustível nuclear. A visita foi solicitada pela INB voluntariamente e a agência reuniu especialistas da Austrália, França, do Canadá e da República Tcheca para promover a troca de experiências entre a equipe e a indústria.

Parabéns, São Paulo!

456 anos não são 456 dias de vida. Parabéns, São Paulo, a mais brasileira das cidades brasileiras, porque sua população é a síntese dos brasileiros de todos os estados e de todas as nossas cidades. É também a cidade-síntese no caráter internacional do Brasil, abrigando todas as vertentes migratórias que aportaram em nossas terras.
Esse texto é uma homenagem do blog-site www.sejabeminformado.com.br.

Chávez retira seis TVs do ar

O sinal da Rádio Caracas Televisão (RCTV) voltou a desaparecer das telas à zero-hora de domingo. Proibida em maio de 2007 pelo governo venezuelano de Hugo Chávez de continuar usando o sinal aberto, a emissora passou a transmitir sua programação por cabo e manteve boa parte de sua grande audiência. No sábado, porém, desobedeceu a uma ordem do governo para integrar-se a uma cadeia nacional convocada por Chávez para transmitir parte de seu discurso para uma multidão de manifestantes chavistas que lhe demonstravam apoio. Na semana passada, a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) havia determinado que a RCTV e outras emissoras por cabo consideradas "nacionais" deveriam transmitir mensagens do governo. A RCTV recorria da decisão na Justiça e recusou-se a integrar a cadeia no sábado. Foi o pretexto ideal para que, pouco depois, por volta das 21 horas (23h30 de Brasília), o diretor da Conatel e ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello, exigisse das operadoras de TVs por assinatura que tirassem de sua grade os canais que não cumpriam com as normas ditadas pelo órgão. Não mencionou especificamente nenhuma emissora. Além da RCTV, saíram da grade das operadoras os canais American Network, América TV, Ritmo Son, TV Chile e Momentum.