quarta-feira, 31 de março de 2010

Ícones da música de Cuba pedem reformas no país

Afp-O Estado de S.Paulo:
HAVANA - Os cantores cubanos Silvio Rodríguez e Pablo Milanés, ícones e entusiastas da revolução de Fidel e Raúl Castro, juntaram-se ao grupo dos que criticam a falta de mudanças e a perseguição a opositores na ilha. Em entrevista no centro cultural Casa das Américas, em Havana, Rodríguez reiterou seu apoio ao processo revolucionário, mas disse que Cuba está pedindo reformas "aos gritos".
"Este é um momento no qual a revolução, a vida nacional, pede a gritos uma revisão de muitas coisas, conceitos e instituições", afirmou. "Tenho escutado que estão sendo feitas revisões, sempre extraoficialmente, lamentavelmente nunca em nossa imprensa. Deus queira que isso seja verdade".
Há pouco mais de uma semana, em entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia, Milanés também foi contundente nas suas críticas, o que foi comemorado pelos cubanos no exílio. "Não estou de acordo com a atitude do governo em relação aos cubanos dissidentes", disse o cantor de Yolanda, que já dedicou muitos de seus shows a Fidel e estava em Madri para uma turnê. Para ele, "o sol enorme que nasceu em 1959 encheu-se de manchas ao envelhecer".

Polícia Militar da Bahia abre concurso para oficial

Foi publicado no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (31/3) o edital de abertura do concurso para o curso de formação de oficiais de Polícia Militar da Bahia (CFOPM/2010). São 120 vagas, sendo 108 para homens e 12 para mulheres. O edital está disponível nos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br. As inscrições serão feitas apenas por meio da internet, entre os dias 6 e 26 de abril. A taxa custa R$85. Candidatos devem ter de 18 a 30 anos de idade, ensino médio completo e carteira de motorista do tipo B. A estatura mínima exigida é de 1,60m, para homens, ou 1,55m, para mulheres. A aplicação das prova escrita (português, redação, inlgês, conhecimentos contemporâneos, matemática e noções de direito) acontecerá no dia 6 de junho. Os candidatos também serão submetidos a teste psicológico, exame médico e odontológico, teste de aptidão física e investigação social.

Coluna Segurança do Trabalho

* Antonio Luiz:
CONTRATO DE APRENDIZAGEM:
É um pacto de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, para o maior de 14 anos e menor de 18 anos, inscrito em programa de aprendizagem (Art. 428 CLT).
DURAÇÃO DO TRABALHO:
Não excederá 6 horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada (Art. 432 CLT). Este limite pode ser estendido para até 8 horas diárias no caso do aprendiz já ter completado o ensino fundamental.
*Antonio Luiz é Técnico em Segurança do Trabalho. Contato pelo fone (o71)88681-3332.

Bahia precisa ganhar e Vitória não pode perder

Para quem precisa vencer por três gols de diferença, agora à noite, em Pituaçú, para garantir a classificação, não há alternativa para o técnico Renato Gaúcho senão abandonar o esquema cauteloso com três volantes no meio de campo. A escalação mais ousada ainda não foi confirmada, mas ao que tudo indica deverá ter Rogerinho e Ananias no meio de campo do tricolor, contra o Atlético de Goiás. Já o Vitória não pode perder para o Náutico, logo mais, no Barradão.

PT começa a fazer justiça a Márcio Meirelles

Depois de passar os primeiros anos do Governo Wagner sendo alvejado pelos barões e baronesas da cultura baiana, que viviam se balançando na aba do chapéu do orçamento estatal da área cultural, uma luz no fim do túnel: o PT perdeu o medo e saiu em defesa do secretário Márcio Meirelles. Veja texto da Ascom da Secretaria Estadoal da Cultura:
"Em discurso na Câmara Federal (30/03), o deputado Emiliano José (PT-BA) destacou os avanços na política cultural consolidados na Bahia pelo Governo Jaques Wagner. Segundo ele, o acesso aos recursos do Fundo de Cultura do Estado, um dos principais mecanismos de distribuição de recursos públicos, através de seleções públicas, modificou a relação da produção cultural do Estado.
O deputado explicou que o Fundo de Cultura da Bahia foi criado no final de 2005, mas só a partir de 2007 os recursos passaram a ter a destinação para a qual foram criados: fomentar iniciativas da sociedade civil, com planejamento quanto à sua distribuição setorial, buscando equilíbrio de investimento nas diversas regiões do Estado.
“Se em 2006 o Fundo de Cultura recebeu 147 projetos inscritos, em 2007 foram 1.427 projetos apresentados, apesar das diversas dificuldades de acesso que precisam ainda ser superadas. O número de projetos apoiados saltou de 40, em 2006, para 275 projetos em 2009”, acentuou.
Emiliano destacou ainda que, para 2011, novos desafios deverão ser enfrentados, como a atuação em rede com o Governo Federal e municípios, através de repasses fundo a fundo, quando o volume de recursos investidos em cultura pelo setor público deverá dobrar no primeiro momento; e a construção de um sistema federal de fomento integrando os entes federados e ampliando o alcance dos investimentos".

Resultado de enquete e indagação de uma democrata

E-mail de Cláudia Mousinho:
"Enquete realizada pelo Blog de Noblat
31.3.2010
Com qual das afirmações abaixo você concorda?
• A corrupção aumentou no país durante o governo Lula - 69.14%
• A corrupção não aumentou. Aumentou o combate à corrupção - 16.96%
• Aumentaram a corrupção e o combate à corrupção - 10.84%
• Não concordo com nenhuma das afirmações acima - 2.78%
• Não sei - 0.28%
Comentário meu(de Cláudia): Ainda bem que as pessoas percebem que "nunca antes neste país" a corrupção foi tão grande. Falta verificar o descaso com a Democracia, a agressão ao Estado de Direito, por último, o desrespeito ao Pacto Federativo.
Pesquisas revelam que as classes D e E não têm problemas com a corrupção, é o "rouba mas faz". Temos os exemplos dos "queridíssimos" e "populares" Maluf e ACM, só para falar dos maiores, até então, representantes desta categoria.
Eis a pergunta que não quer calar: a classe média, os intelectuais, os progressistas de esquerda, por que será que apóiam um governo tão corrupto?"

Rio Vernelho satisfeito com intervenções da Prefeitura no bairro e pede mais

Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito Edvaldo Brito recebeu uma comissão de moradores do Rio Vermelho, liderados pelo artista plástico Sante Scaldaferri. O objetivo da visita foi agradecer as intervenções da Prefeitura no bairro, construindo um novo Mercado do Peixe, em parceria com uma cervejaria, e também o Memorial de Caramuru, a ser construído ao lado do mercado, motivo de muito orgulho. São antigas reivindicações da comunidade, que luta para preservar as tradições do bairro. As intervenções hoje são frutos de pedidos feitos em 2008 quando o vice-prefeito esteve reunido com os moradores. O escritor Ubaldo Marques Porto Filho, presidente da Central das Entidades do Rio Vermelho, que congrega 11 associações, fez mais duas reivindicações a Edvaldo Brito: que a Festa de Yemanjá seja revitalizada, com a prefeitura afastando da sua organização pessoas estranhas à comemoração e trazendo de volta antigos pescadores e pessoas ligadas ao candomblé; e que a delimitação do bairro não subtraia regiões que historicamente já fazem parte do Rio Vermelho.
O artista plástico Sante Scaldaferri apresentou o projeto dos monumentos Águas de Oxalá e Homenagem ao Pescador, que serão construídos na área do mercado. Trouxe também o projeto de mais duas obras, Memorial de Caramuru e Homenagem aos Índios Tupinambás, que espera ver erguidos no local. O vice-prefeito agradeceu a visita, colocando-se à disposição da comunidade do Rio Vermelho para ajudar na luta pela preservação dos limites históricos do bairro e ajudando em futuras intervenções para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Temos história e tecnologia para vencer o crime

De Antonio Jorge Moura:
Na época da resistência armada à ditadura militar de 64, tema que voltou a atualidade incentivado pela candidatura de Dilma Roussef, ex-VPR, à Presidência da República - a esquerda armada e a esquerda democrática travavam enormes debates internos. Um deles era sobre a viabilidade ou não do foco guerrilheiro. Quem defendia o foco, dizia que o "exemplo" de resistência armada serviria para conscientização do povo e a revolta se espalharia. A esquerda democrática dizia que o foco atrairia a repressão para o local e o aniquilaria antes que prosperasse. Como a história registra, a esquerda democrática estava certa.
Agora, o Mapa da Violência - Anatomia dos Homicídios no Brasil revela que o crime migrou das grandes cidades para os médios e pequenos municípios. É aquela coisa: bandido sabe escapar da lei! Como na época da ditadura, a repressão tem que se deslocar para onde a bandidagem está se instalando. E sufocar lá, sem deixar de continuar sufocando nas grandes metrópoles.
Aqui na Bahia, quem tem tem admiração dos cidadãos honestos e o temor da bandidagem são os soldados do Batalhão PM da Caatinga. A Caatinga é famosa e querida, porque age com rigor. E o BPM da Caatinga nada mais nada menos é que o contingente herdeiro da metodologia das Volantes que corriam atrás de Lampião e seu bando de cangaceiros pelo sertão nordestino. E uma delas acabou cortanto o pescoço de Lampião e Maria Bonita no sertão de Sergipe.
Portanto, temos história e tecnologia para enfrentar a vencer o crime!

Fascismo de esquerda, o livro

De Reinaldo Azevedo, na Veja Online:
No post acima, citei o livro “Fascismo de Esquerda”, de Jonah Goldberg, cuja leitura recomendo. Abaixo, transcrevo um trecho do capítulo intitulado “Adolf Hitler: Um Homem de Esquerda”. Tenho a certeza de que vocês vão gostar. Se o tempo for curto para ler tudo, vocês podem pular para aquele trecho que está em negrito. Boa leitura!
* Hitler dedica todo um capítulo à deliberada exploração que os nazistas fizeram das idéias, da retórica e das imagens socialistas e comunistas e relata como esse marketing confundiu tanto liberais quanto comunistas. O exemplo mais básico é o uso nazista da cor vermelha, que estava firmemente associada a bolchevismo e socialismo. “Escolhemos o vermelho para nossos cartazes após uma especial e cuidadosa deliberação… de modo a chamar a atenção deles e tentá-los a vir aos nossos encontros… para que tivéssemos uma oportunidade de conversar.” A bandeira nazista - uma suástica negra dentro de um disco branco num fundo vermelho - era explicitamente destinada a atrair comunistas. “No vermelho nós vemos a idéia social do movimento, no branco a idéia nacionalista e na suástica a missão de lutar pela vitória do homem ariano.”
Os nazistas tomaram emprestadas seções inteiras do manual de estratégia dos comunistas. Membros do partido - homens e mulheres - eram chamados de “camaradas”. Hitler recorda como seus apelos aos “proletários com consciência de classe” que queriam se lançar contra a “agitação monarquista, reacionária, com a força dos punhos do proletariado” tiveram sucesso em atrair inúmeros comunistas para as reuniões nazistas. Às vezes, os comunistas chegavam com ordens de arrasar o lugar. Mas os vermelhos com freqüência se recusavam a obedecer ao comando porque haviam sido ganhos pela causa dos nacional-socialistas. Em suma, a batalha entre os nazistas e os comunistas era um caso de dois cães lutando pelo mesmo osso.
A política nazista de uma nação única apelava, por sua própria definição, a pessoas de todos os tipos. Professores, estudantes e funcionários públicos davam um apoio desproporcional à causa nazista. Mas é importante se ter uma idéia do tipo de gente que constituía os seguidores do nazismo, os jovens, freqüentemente agressivos e violentos, que verdadeiramente acreditavam no que faziam, lutando nas ruas e se dedicando à revolução. Patrick Leigh Fermor, um jovem britânico que viajava pela Alemanha logo depois do Hitler subir ao poder, encontrou alguns desses homens num bar de trabalhadores do Reno, ainda usando seus macacões do turno da noite. Um de seus novos companheiro de bar o convidou a passar a noite em sua casa. Quando subia a escada do sótão para dormir numa cama de hóspedes, ele deu com “um santuário dedicado ao culto hitleriano”:
As paredes estavam cobertas com bandeiras, fotos, pôsteres, slogans e emblemas. O uniforme da SA, muito bem passado, estava pendurado num cabide… Quando eu disse que ali devia ser muito claustrofóbico, com todas aquelas coisas nas paredes, ele riu, sentou-se na cama e disse: “Homem! Você devia ter visto isso no ano passado! Teria morrido de rir! Estava coberto de bandeiras vermelhas, estrelas, martelos, foices, fotos de Lênin e Stálin e ‘Trabalhadores do mundo, uni-vos!…’ Então, de repente, quando Hitler chegou ao poder, compreendi que tudo não passava de disparates e mentiras. Entendi que Adolf era meu homem. Tudo assim, de repente!” Estalou os dedos no ar. “E aqui estou eu”… E muita gente fez o mesmo naquela época? “Milhões! Eu lhe digo, fiquei espantado com a facilidade com que todos mudaram de lado!”
Mesmo depois de Hitler tomar o poder e tornar-se mais receptivo aos apelos dos homens de negócio - as demandas de sua máquina de guerra exigiam não menos que isso -, a propaganda do partido ainda era contínua e sistematicamente voltada para os trabalhadores. Hitler sempre enfatizava (e flagrantemente exagerava) sua condição de “ex-operário”. Com freqüência, aparecia em mangas de camisa e conversava informalmente com operários alemães: “Na juventude, fui um trabalhador como vocês, lentamente abrindo caminho com o esforço, com o estudo e, acho que posso dizer também, com a fome.” Como pretenso Volkskanzler, ou “chanceler do povo”, ele sabia tocar todas as notas da escala populista.
Um de seus primeiros atos oficiais foi a recusa de um doutorado honorário. Um catecismo nazista perguntava: “Que profissões teve Adolf Hitler?” A resposta esperada era: “Adolf Hitler era um trabalhador da construção civil, um artista e um estudante.” Em 1939, quando a nova Chancelaria foi construída, Hitler saudou primeiro os operários da construção e deu aos pedreiros retratos seus e cestas de frutas. Prometeu “carros do povo” para todos os trabalhadores. Não conseguiu entregá-los a tempo, mas acabaram se tornando os Volkswagens que todos conhecemos hoje. Os nazistas eram brilhantes quando argumentavam a favor da política de uma nação única na qual um camponês e um homem de negócios tinham o mesmo valor. Nos ralis nazistas, os organizadores nunca permitiam que um aristocrata falasse a menos que estivesse acompanhado de um camponês humilde vindo do mato.

G8 debate Afeganistão, Irã e Coreia do Norte

Saiu na Veja Online:
GATINEAU, Canadá (AFP) - A situação no Afeganistão, bem como as ambições nucleares iranianas e norte-coreanas, dominaram o encontro de ministros das Relações Exteriores do G8, no Canadá, que ameaçaram com novas sanções os regimes de Teerã e Pyongyang.
Reunidos em Gatineau, perto de Ottawa, os chanceleres do Grupo dos Oito (G8, países industrializados mais a Rússia) preparam a cúpula que reunirá seus presidentes no fim de junho em Muskoka, Ontário.
Na busca de uma posição comum sobre novas sanções que o Conselho de Segurança da ONU poderia adotar contra o Irã, o anfitrião do encontro deu o tom: o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, pediu "uma ação mais coordenada e forte, incluídas sanções se fossem necessárias, contra o regime iraniano".

CNI e Eletrobrás firmam parceria na área energética

Sala de notícias do site da CNI:
Brasília - A aplicação do selo de eficiência energética em transformadores de redes de distribuição de energia, indicando seus níveis de consumo, como ocorre nas residências com geladeiras e televisores, será o próximo passo da cooperação entre a Eletrobrás e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para consumo racional de energia na indústria. O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, e o diretor de Tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Meira, assinaram nesta terça-feira, 30 de março, na sede da instituição, em Brasília, um acordo de cooperação técnica que, entre outros objetivos, executará programas de capacitação e qualificação para eficiência energética no setor industrial, no âmbito do Programa de Conservação de Energia Elétrica na Indústria, o Procel Indústria.

Procissão do Senhor Morto mudará trânsito no Centro Histórico

Secom da Prefeitura de Salvador:
Em função da Procissão do Senhor Morto, realizada pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo toda Sexta-Feira Santa, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) fará alterações no tráfego de veículos no Centro Histórico de Salvador. As mudanças são as seguintes: interdição progressiva do tráfego, a partir das 15h, no Largo do Carmo (saída da Igreja), Rua Ribeiro dos Santos (Rua do Passo), Rua Padre Agostinho Gomes, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal, Rua Chile, Rua Padre Vieira, Rua da Ajuda, Rua José Gonçalves, Rua Guedes de Brito, Rua Saldanha da Gama, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo e Largo do Carmo (chegada na Igreja). O acesso dos residentes nas vias interditadas será mediante comprovação de endereço, por meio de documento do veículo, contas de telefone, água ou energia elétrica.

Lançado projeto São João da Bahia 2010

Agecom do Governo da Bahia:
O zabumba, o triângulo e a sanfona são instrumentos indispensáveis para a execução de um bom forró. O ritmo é típico do Nordeste e dos festejos de São João. Para manter a tradição da maior festa regional do Brasil foi lançado, nesta terça-feira (30), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o projeto São João da Bahia 2010. Desde 2008 que as festas típicas do mês de junho são realizadas no estado com apoio do poder público. O músico Gil Alves tem grande experiência em Carnaval. Durante mais de 10 anos foi músico da banda de Daniela Mercury e, atualmente, faz parte do grupo Jammil. Ele reconhece que o forró precisava de mais espaço na capital. “O São João é uma festa popular como o Carnaval, que estava caindo no esquecimento em Salvador. As pessoas iam para o interior porque as festas juninas tocavam axé ao invés de forró”.

Abertas inscrições de trabalhos para conferência internacional de caprinos

Agronotícias do site da Faeb:
Prossegue até o dia 15 de abril a submissão de trabalhos para a 10ª Conferência Internacional sobre Caprinos - IGA 2010 -, que será realizada de 19 a 23 de setembro em Recife (PE). Os autores devem enviar neste endereço os artigos em inglês. O tema central do IGA 2010 é desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes.
O programa incluirá simpósios, palestras, fóruns e debates com cientistas, técnicos, políticos e criadores. Serão mais de 30 palestras com convidados nacionais e internacionais. Durante três dias todo esse público estará reunido para discutir os problemas e soluções relativas ao desenvolvimento nacional e mundial da produção de caprinos.
A Conferência Internacional sobre Caprinos é patrocinada pela International Goat Association (IGA), associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a pesquisa e desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade.

Prefeito e Embasa discutem ampliação da rede de esgoto

Ascom da Prefeitura de Camaçari:
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, discute nesta quarta-feira (31/03) a ampliação da rede de esgoto em Camaçari, com o diretor presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho. O encontro está marcado para 15h, na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, instalada na 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Na ocasião, será discutida a ampliação do sistema da rede de esgoto para todo o Município, inclusive Arembepe, Vila de Abrantes e Jauá. Atualmente, as obras abrangem a sede, Monte Gordo, Barra do Pojuca, Guarajuba e Itacimirim. Do total, foram concluídos 85% do cronograma previsto para a orla e 53% para a sede.
Maior e mais importante obra da história de Camaçari, a construção da rede de esgoto é realizada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), na sede, e verba do Governo Estadual, na orla.

Conselho aos jovens jornalistas: envelheçam!

Comentário de Ricardo Noblat:
Encontrei, ontem à noite, no restaurante Piantella, reduto de políticos em Brasília, o jornalista Alberto Dines, que acabara de ser agraciado por Lula em cerimônia no Palácio do Planalto com a Comenda Roberto Marinho.
Dines era editor do Jornal do Brasil quando consegui na sucursal do jornal, no Recife, meu primeiro emprego como jornalista no remoto ano de 1967.
Na época, o JB era o jornal mais importante do país.
Não fui admitido ali por méritos. O chefe da redação era noivo de uma das minhas primas. Foi puro nepotismo.
No Piantella, Dines falou-me do tratamento que recebera de Lula - gentil, amigo, carinhoso, informal.
Pareceu-me encantado.
Compreensível.
Lula é um sedutor. Sabe como ninguém agradar as pessoas quando quer - e as multidões sempre.
Cobri a prisão dele no início dos anos 80 em São Bernardo do Campo. Eu trabalhava na VEJA.
Mais tarde cobri seu julgamento na Auditoria Militar do 2º Exército, em São Paulo.
Estive com ele várias vezes depois disso.
Como presidente da República, só o encontrei uma vez - e ainda assim rapidamente. Foi na sua segunda posse.
Ele aproveitou para elogiar André, meu filho mais velho, petista desde o berço, que trabalhara na campanha dele sob o comando do marqueteiro João Santana.
Na ocasião, ouvi uma provocação simpática de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula:
- André é uma prova da evolução da espécie...
Achei graça. Fazer o quê?
São muitos os políticos sedutores.
Ao mesmo tempo em que você como jornalista é obrigado a conviver com eles, na medida do possível deve manter distância deles.
Do contrário acaba servindo mais a eles do que ao distinto público.
Não é uma tarefa fácil. Não há uma receita segura para isso.
Você aprende - ou imagina que aprende - com a idade.
Daí continuar atual o que o escritor Nelson Rodrigues disse uma vez a estudantes de jornalismo da PUC do Rio.
- Que conselho o senhor daria a jovens jornalistas? - perguntou um deles.
- Envelheçam - respondeu Nelson.

Violência migrou para interior do país

Do Jornal do Brasil Online:
BRASÍLIA - O Brasil sofreu um intenso processo de interiorização da violência nos últimos anos, revelou o estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, divulgado terça-feira, em São Paulo. O levantamento, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, do Instituto Sangari, reuniu dados entre 1997 e 2007 e mostra que, enquanto nas capitais do país houve um queda da taxa média de homicídios neste período, no interior os registros apontam um crescimento da violência. A taxa de homicídios no interior do país cresceu de 13,5 (a cada 100 mil habitantes) para 18,5. Já nas capitais, as ocorrências passaram de 45,7 homicídios a cada 100 mil habitantes para 36,6 no mesmo período. No geral, o número de homicídios mostrou tendência de ligeira queda: passou de 25,4 por 100 mil habitantes em 1997 para 25,2 por 100 mil habitantes.

Promotor aplaudido na missa por Isabella Nardoni

Hermano Freitas, do Portal Terra:
SÃO PAULO - Mais de 500 pessoas acompanhavam a missa de dois anos da morte de Isabella Nardoni na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, na zona norte de São Paulo, na noite desta terça-feira. A cerimônia acontece três dias após a condenação do pai e da madrasta da menina, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, a 31 anos e 26 anos, respectivamente. O promotor Francisco Cembranelli, que conduziu o julgamento, foi muito aplaudido e ovacionado como um herói na igreja.

OEA pede a Cuba que libere presos doentes

AE-AP-Agência Estado:
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, pediu ao governo de Cuba que realize um gesto humanitário e liberte os prisioneiros doentes. "Peço formalmente às autoridades cubanas que deixem sair as pessoas que estão doentes e deem uma solução humanitária para a crise. Fazer um gesto desse tipo não enfraquece, mas engrandece", disse ele. Sobre a longa greve de fome de Guillermo Fariñas, o secretário-geral da OEA afirmou que "a esta altura, o que se deve fazer é pedir às autoridades que definitivamente resolvam a crise. O que não lhes convém é que essa pessoa morra, como aconteceu anteriormente (com o dissidente Orlando Zapata Tamayo).

Tarifas bancárias subiram 328%

De Leandro Modé, de O Estado de S. Paulo:
SÃO PAULO - As tarifas avulsas de serviços bancários subiram até 328% entre abril de 2008, quando o Banco Central (BC) instituiu novas regras para o segmento, e fevereiro deste ano. O porcentual supera em 33 vezes a inflação do período (9,88%). No caso dos pacotes de serviços, a maior variação foi de 65,8%, sete vezes superior à inflação. Os números integram estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), obtido com exclusividade pelo Estado. O levantamento, realizado pela economista Ione Amorim, foi feito com base nas informações que as instituições publicam em seus sites na internet. Participaram da amostra os dez bancos brasileiros que têm mais de 1 milhão de clientes.

Arany Santana passa ao comando da Secretaria de Desenvolvimento Social

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, avaliou por meio da sua assessoria de imprensa como positiva a passagem da sua pasta à fundadora do Movimento Negro Unificado e diretora do Ilê Aiyê, Arany Santana Neves. Ela foi indicada pelo então titular, que se desincompatibiliza da função para disputar uma vaga na Câmara Federal.
Comentário do Editor: Arany Santana foi minha companheira de serviço na Secretaria Estadual da Educação, na gestão da professora Dirlene Mendonça. Uma guerreira! Na época morava no largo do final de linha da Fazenda Garcia, onde já degustei algumas feijoadas. Me lembro que ajudou a implantar o Disque-Informe Matrícula. A última vez que a vi foi na cerimônia de sepultamento do corpo de Mãe Hilda do Ylê. Boa sorte, Arany. Disponha do espaço para divulgar as ações de sua pasta.

As contas do governo ficaram no vermelho

Nota da coluna de Cláudio Humberto:
As contas do governo central (União, Previdência Social e Banco Central) registraram um déficit primário de R$1,09 bilhão em fevereiro deste ano. Segundo informações divulgadas nesta terça (30) pela Secretaria do Tesouro Nacional, o resultado negativo foi contabilizado após um forte superávit de R$13,9 bilhões, valor registrado em janeiro deste ano. Esse também é o segundo ano consecutivo no qual as contas do governo ficam no vermelho. Em fevereiro de 2009, devido a crise financeira internacional, ocorreu um déficit primário de R$1,11 bilhão.

Correntina comemorou 119 anos de emancipação

Ascom da Assembléia Legislativa:
O município de Correntina, que fica a 666km da capital baiana, comemorou ontem 119 anos de emancipação política. Em virtude desta comemoração, a deputada Antônia Pedrosa (PMDB) confraternizou-se com toda a população através de moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa. "Parabéns Correntina, a alegria do seu povo é a força impulsionadora do seu futuro". De acordo com dados históricos, o descobrimento das minas de ouro do Rio das Éguas, anteriormente chamado de Rio Rico, se deu no século XVIII, quando as barreiras que rumavam para as minas goianas e mato-grossenses faziam caminho pelo Rio São Francisco e o território do atual município de Correntina, que então integrava o de Carinhanha. A descoberta de ouro atraiu vários sertanistas de toda a Bahia, assim como pessoas vindas de Goiás.

Dourado ganhou no BBB10

Dourado é o vencedor da 10ª edição do Big Brother Brasil. Com 60% dos votos, ele se tornou o mais novo milionário, levando para casa o premio de R$1,5 milhão. Conhecido por ser uma pessoa polêmica, o lutador parecia não acreditar no resultado do programa. Após deixar a casa, o apresentador Pedro Bial perguntou ao lutador o que ele achava que lhe rendeu o prêmio. Dourado disse que não sabia o que falar, mas que se é vencedor hoje, foi por tudo o que passou e sofreu em sua vida.

Bahia precisa aplicar 3 gols no Atlético de Goiás

O Bahia não divulgou o número de ingressos vendidos até ontem, 30, mas espera-se grande público para o jogo desta quarta, 31, às 21h50, contra o Atlético/GO, pela 2ª fase da Copa do Brasil. O time volta a jogar em Pituaçu após um mês fechado para reforma e a diretoria fez promoção de R$15, preço único. Mas a grande motivação é mesmo a necessidade que o Esquadrão tem de reverter a vantagem dos goianos. Na primeira partida, fizeram 2 a 0 e, para se classificar, o Bahia precisa de três gols de diferença.

terça-feira, 30 de março de 2010

Coluna Segurança do Trabalho

Antonio Luiz*
TRABALHO DO MENOR:
Considera-se menor para a CLT todo trabalhador de 14 anos até 18 anos (Art. 402 CLT).
Assim como a Constituição Federal, a CLT proíbe qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos de idade (Art. 403 CLT).

DURAÇÃO DO TRABALHO:
O menor, como qualquer trabalhador, tem a duração da jornada de trabalho de 8 horas diárias.

PERÍODOS DE DESCANSO:
Em relação aos intervalos de descanso, seja da intrajornada (intervalos dentro da própria jornada de trabalho) ou da interjornada (intervalos entre uma jornada de trabalho e outra), aplicam-se ao trabalho do menor os mesmos intervalos relacionados na CLT para qualquer trabalhador.
Para maior segurança do trabalho e garantia da saúde dos menores, a autoridade fiscalizadora poderá proibir-lhes o gozo dos períodos de repouso nos locais de trabalho (Art. 409 CLT).

PRORROGAÇÃO DA JORNADA:
A duração normal diária do trabalho do menor não pode ser prorrogada, exceto em dois casos específicos estabelecidos na CLT, no art. 413:
1. Até mais 2 horas, observado o limite de 44 horas semanais, desde que o excesso de horas de um dia seja compensado pela diminuição em outro.
2. Excepcionalmente, apenas em casos de força maior, até o máximo de 12 horas, com acréscimo salarial de 50% (cinqüenta por cento) sobre a hora normal e desde que o trabalho do menor seja imprescindível para o funcionamento do estabelecimento.
A prorrogação deverá ser comunicada no Ministério do Trabalho dentro do prazo de 48 horas.
No caso da prorrogação do trabalho do menor, a CLT estabelece um intervalo obrigatório de 15 minutos, antes do período extraordinário de trabalho.

TRABALHO NOTURNO:
O trabalho compreendido entre 22 horas às 5 horas do outro dia é proibido para os menores de 18 anos (Art. 404 CLT).

TRABALHOS PROIBIDOS:
· Nos locais e serviços perigosos ou insalubres
· Em locais ou serviços prejudiciais à sua moralidade. O art. 405, §3º, estabelece as hipóteses consideradas prejudiciais aa moralidade do menor.
· Ao menor é proibido emprego de força muscular superior a 20 quilos para o trabalho contínuo, ou 25 quilos para o trabalho ocasional (Art. 390 c/c §5º do art. 405 da CLT), salvo se a remoção do material for através de impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, de carros de mão ou quaisquer aparelhos mecânicos (Art. 390, parágrafo único, c/c §5º do art. 405 da CLT).

* Antonio Luiz é Técnico em Segurança do Trabalho. Contato pelo fone (071) 86813332.

Bahia comemora 50 anos do primeiro título,nacional

Raphael Carneiro, da Tribuna da Bahia:
O torcedor do Bahia fez ontem, com orgulho e muita razão, o que lhe restou nos últimos anos: comemorar as conquistas históricas do clube. O cinquentenário do primeiro título nacional, a Taça Brasil de 59 foi festejado, relembrado e coloriu Salvador com o azul, vermelho e branco. Enquanto muitos amanheceram com o pensamento nos 461 anos de fundação de Salvador, os tricolores queriam comemorar somente o feito inédito, conquistado há 50 anos diante do Santos de Pelé em pleno Maracanã.

TVE estréia amanhã série Bahia de Todos os Cantos

Ascom da Secretaria Estadual da Cultura:
Com realização da Lima Comunicação e apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da Fundação Pedro Calmon, estréia amanhã (31), na TVE, Canal 2, o programa de TV Bahia de Todos os Cantos. O programa pretende conhecer cada canto da Bahia com o olhar dos seus moradores, identificando as potencialidades, os caminhos para o desenvolvimento e os traços culturais tão diferentes de todas as “Bahias”. Com este objetivo, produtores, videastas, fotógrafos e jornalistas percorreram 12 territórios de identidade em busca de histórias sobre a diversidade baiana. O resultado dessa descoberta poderá ser conferido com o lançamento da série de TV, que contempla 32 episódios com viagens a todos os territórios de identidade do Estado. A exibição ocorrerá todas as quartas-feiras (às 20h), com reprise aos sábados (às 8h30).

Líder do PT admite seriedade das denúncias de Bacelar

Texto de Aloísio Araújo:
O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Paulo Rangel, reconheceu hoje como graves e muito bem fundamentadas as denúncias feitas pelo deputado João Carlos Bacelar (PTN) sobre as relações do governo Jaques Wagner, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e a organização não governamental (ONG) Instituto Brasil. O insttituto firmou convênio com a Sedur no valor de R$17,9 milhões, para construir 1.120 casas populares em diversos municípios baianos, dar curso de qualificação profissional e proceder a regularização fundiária dos imóveis, recebeu R$4,73 milhões, e não fez nada. Até hoje também não se tem notícias de que tenha feito prestação de contas ou ressarcido os cofres públicos. “Cabe qualquer tipo de explicação do governo, da Sedur ou mesmo da ONG. O fato é sério, não é a primeira vez que o caso é denunciado e tão bem fundamentado. Vamos buscar explicações para esses fatos”, afirmou Rangel. O deputado Adolfo Menezes (PRP), também integrante da base governista, cobrou explicações do governo diante da gravidade das denúncias feitas por Bacelar. “O governo não pode silenciar diante de um caso como este. Esta Casa merece uma resposta para as denúncias, que são graves e estão bem fundamentadas”, afirmou Menezes. Hoje, Bacelar cobrou esclarecimentos dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e também do Ministério Público Estadual. “Nós, da bancada de Oposição, já encaminhamos representação aos órgãos fiscalizadores do Estado e não obtivemos qualquer resposta. Vamos acrescentar esses novos dados às representações e cobrar uma ação efetiva destes órgãos para que a sociedade tenha resposta. Não podemos aceitar que essa letargia continue imperando no Estado”, protestou Bacelar.

Seminário debateu a limpeza da cidade

Ascom da Câmara de Salvador:
Novos paradigmas para reduzir a poluição do meio ambiente, adequando as cidades às novas tecnologias de controle dos resíduos sólidos urbanos e conscientização dos cidadãos no consumo e descarte dos bens de produção. Esses foram alguns temas apresentados no seminário “Salvador, cidade limpa”, realizado na manhã desta terça-feira (30) no Centro de Cultura da Câmara Municipal, com a presença da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT). A manutenção da cidade limpa passa pela educação dos cidadãos e pelo entendimento que “reciclagem significa geração de emprego e renda e preservação ambiental”, como atesta o presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB). No evento, realizado pelo Grupo A Tarde com apoio da Câmara, Alan Sanches destacou ainda a iniciativa e a preocupação do veículo de comunicação em debater um tema vital para melhorar Salvador. Para Carlos Rossin, especialista na área de limpeza urbana, o desenvolvimento sustentável da cidade passa pelo desafio da limpeza urbana. Após estudar 14 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Goiânia, Londres, Roma, Tóquio, México, Nova Iorque, Paris, Buenos Aires e Barcelona), o especialista assegurou que “sustentabilidade financeira, planejamento e conscientização da população são pilares para uma gestão eficiente de limpeza urbana”.

Presente de Salvador foi a parceria do Governo e Prefeitura

Ascom da Câmara de Salvador:
Para comemorar os 461 anos de Salvador, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique estiveram no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na segunda-feira, 29 de março, e firmaram um protocolo para a realização de obras, em parceria, que vão estimular o desenvolvimento da cidade. O presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB), representou o Legislativo na mesa do evento. A recuperação da Avenida Pinto de Aguiar, a revitalização da orla marítima da Ribeira, a construção da passarela que liga o estádio de Pituaçú ao CAB e o início das obras da Fonte Nova estão entre as principais intervenções planejadas pelos gestores. Ainda durante a solenidade, o prefeito e o governador assinaram um termo de cooperação técnica para a formação de um grupo de trabalho com o objetivo de fazer a regularização fundiária nos bairros de Fazenda Grande e Cajazeiras.

Organização do Carnaval de 2011 já está em curso

Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito e coordenador geral do carnaval, Edvaldo Brito, fez hoje (30.03) a primeira reunião de trabalho para discutir o carnaval do próximo ano. Estavam presentes representantes de secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais. O vice-prefeito colocou em discussão diversos pontos que serão avaliados ao longo do ano, destacando o carnaval dos bairros, os processos de licitação e o calendário social de assistência à infância e juventude. Um tema preocupante é a questão da segurança do desfile do Chiclelete com Banana na Rua Carlos Gomes, na saída da Rua Tuiuti, conforme o vocalista Bell Marques declarou num encontro recente com Edvaldo Brito, onde o povo corre o risco de ser esmagado. O coordenador geral do carnaval pediu a ajuda da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança para resolver o problema e garantir um desfile sem perigos, o que será determinante para a permanência do Chiclete com Banana no Circuito Osmar.
Cláudio Tinoco, presidente da Saltur, apresentou uma pesquisa feita com foliões da Bahia, de outros estados e outros países, na qual ficou patente que a ampla maioria aprovou o carnaval de 2010, principalmente nos itens segurança, organização e atrações. Os dados serão cruzados com pesquisas de anos anteriores para haver uma maior intervenção em pontos considerados fracos, como os sanitários públicos e o atraso nos desfiles.
Na questão dos cordeiros, a procuradora Janine Fiorot, do Ministério Público Federal do Trabalho, declarou que está recebendo relatórios dos órgãos fiscalizadores com as infrações cometidas pelos blocos. Falta ainda o da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, para que os infratores sejam chamados para pagar multas que variam de três a 30 mil reais, a depender da cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) desrespeitada. Caso o bloco não faça o pagamento espontaneamente, a dívida será cobrada na Justiça do Trabalho.
O presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho, colocar o arquivo da empresa à disposição do Ministério Público. São imagens de todo o carnaval gravadas 24 horas por dia pelo Centro de Videomonitoramento. Durante o ano serão realizadas reuniões temáticas, com a participação não somente dos órgãos oficiais, mas também dos artistas, dos empresários e das diversas associações de blocos e afoxés. O próximo encontro está marcado para acontecer no final de abril, para discussão itens como tornar o carnaval auto-sustentado, aumentar a geração de emprego e renda, garantir e ampliar a participação popular na festa e requalificar e revitalizar o Circuito Osmar. “Estamos organizando a festa com a devida antecedência e o devido cuidado, ouvindo todos os envolvidos na folia, para que o nosso carnaval seja maior e melhor a cada ano”, garantiu Edvaldo Brito.

Cientistas recriam condições de criação do universo

Da Veja Online:
Os cientistas do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) anunciaram ter conseguido nesta terça-feira, pela primeira vez, colidir feixes de prótons no maior colisor de partículas do mundo (o LHC). Os responsáveis pelo aparelho disseram que a máquina desencadeou choques de prótons geradores de uma energia recorde, com o objetivo de recriar condições similares à da grande explosão que teria dado origem ao Universo, o Big Bang. O sucesso desta terça foi obtido após duas tentativas frustradas durante a madrugada. Os prótons colidiram a 99,99% da velocidade da luz (cerca de 300.000 quilômetros por segundo) - o que equivale a dar 11.000 voltas por segundo no megatúnel de 27 quilômetros do Grande Colisor de Hádrons (LHC). Dessa forma, é possível criar condições similares àquelas em que o Big Bang teria se dado, há 13,7 bilhões de anos.

2010: Cristais quebrados

Texto difundido na internet, de autoria atribuida ao ator Carlos Vereza:
Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.
Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o Estado brasileiro, vá, pacificamente, entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?
Lula já declarou que (sic) “2010 vai pegar fogo!”. Entenda-se por mais esta delicadeza gramatical golpes abaixo da cintura: dossiês falsos, PCC “em rebelião”, MST convulsionando o país… Que a lei de Godwin me perdoe - mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o início do nazismo na Alemanha.
E as vítimas serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.
Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDES e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores” ; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América do Sul”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista.
Na verdade, Lula, é o übermensch (SUPERHOMEM) dos especuladores que lucram como “nunca na história deste país”.
Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra, ou mesmo Aécio Neves?
Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPI, como o da Petrobrás, do MST e tantos outros “deslizes”, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.
E tem mais, o PT está comprando com o nosso dinheiro, políticos, intelectuais, juizes, militares, o povo humilde com bolsa esmola e formando milícias com o MST, PCC, Sindicatos, ONGS, traficantes e outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o PT e as falcatruas do Governo lula.
Não podemos nem pensar em colocar como presidente do Brasil uma mulher terrorista, que passou a vida assaltando bancos, matando pessoas inocentes, arrombando casas, roubando e matando as pessoas. Só uma pessoa internada num manicômio seria capaz de votar numa BANDIDA para presidente de um País.
Confiram.

Mostra de cinema histórico e social

E-mail de Maria Suzana:
A Oficina Cinema-História da UFBA, integrante do Curso de História da
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, promove de 3 a 8 de
abril, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Central dos Barris, a I
Mostra Cinema-História Social-Cinematógrafo Potemkin. Essa I Mostra
é organizada pela Oficina Cinema-História - produção e pesquisas da
relação imagem e processos sociais -, integrante do Núcleo de Estudos
Ambientais e Rurais (Nuclear), e tem por objetivo divulgar
e analisar obras de cineastas denominados de "sócio-
cinegrafistas", como também aproximá-las do público de estudantes,
professores, pesquisadores, cinéfilos e interessados no cinema e nas
suas implicações sociais. Denominam-se "sócio-cinegrafistas"
pesquisadores que encontraram nos filmes um excelente veículo para
divulgar suas idéias sobre os fenômenos sociais. A mostra consistirá em seis sessões de exibição de filmes. Inicialmente será feita a projeção e, logo em seguida, a
discussão do filme entre os cineastas e os pesquisadores, com
participação do público. As inscrições, com direito a certificados de
participação, são gratuitas e podem ser feitas nos dias 3 e 4 de
abril, a partir das 15h. Mais informações e programação completa estão
disponíveis no blog www.CINEMATOGRAFOPOTEMKIN.blogspot.com e também no
site www.ffch.ufba.br.

Construção civil está em ritmo de expansão

Sala de Notícias do site da CNI:
Brasília – A construção civil brasileira está em ritmo de expansão. Conforme a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 29 de março, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador de nível de atividade no setor ficou em 53,2 pontos em fevereiro ante os 50,5 pontos de janeiro. Indicadores acima de 50 pontos revelam aumento no nível de atividade. O destaque foram as grandes empresas. Nesse segmento, o indicador do nível de atividade situou-se em 55,4 pontos. As pequenas empresas apresentaram melhora, passando de retração em janeiro (46,1 pontos) para aumento em fevereiro (52,4 pontos). De acordo com os entrevistados, o nível de atividade em fevereiro foi maior que o usual para o mês, o que confirma o aquecimento do setor. O indicador ficou em 55,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos. A atividade se mostrou mais aquecida do que em janeiro, quando o indicador registrou 52,9 pontos.

Salvador ganha presente de R$22 milhões em obras

Agecom do Governo da Bahia:
Primeira capital fundada no Brasil, Salvador celebrou 461 anos, nesta segunda-feira (29), com o anúncio de mais de R$22 milhões em obras, a serem executadas pelo Governo da Bahia em parceria com a prefeitura. As ordens de serviço foram assinadas pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito João Henrique, durante solenidade especial, realizada no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal. As obras somam mais de R$22 milhões em investimentos na capital que, hoje, é terceira maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as futuras ações, estão a ampliação e recuperação do Sistema Viário da Avenida Pinto de Aguiar (primeira etapa) e a implantação de passarela para pedestres e vias marginais na Avenida Paralela (trecho Centro Administrativo Bahia X Estádio de Pituaçu), no valor de R$13,8 milhões.

Apicultor é destaque do agronegócio da Bahia

Do site da Faeb:
Com uma produção de 40 toneladas de mel por ano, o apicultor Eliés Valverde Silva, da Apis Valverde Indústria Brasileira, de Eunápolis (BA), recebeu, em 2009, Prêmio Destaque do Agronegócio da Bahia. O prêmio tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das atividades agropecuárias, reconhecer o esforço e a importância do segmento de agronegócios baiano para a economia, o combate das desigualdades sociais e criação de empregos, mediante o reconhecimento e a premiação dos agricultores, pecuaristas e profissionais do setor. A família Valverde, juntamente com mais 34 apicultores da Associação de Apicultores de Eunápolis, tem colaborado para que a região Extremo Sul da Bahia se torne destaque na produção de mel no estado. “A associação tem uma produção anual de cerca de 50 toneladas de mel por ano. Temos dois grande produtores e a os demais são pequenos produtores. A associação está crescendo. Meu maior interesse é ver o produtor trabalhar e, graças a Deus, isso tem melhorado a cada ano”, comemorou o presidente da Associação de Apicultores de Eunápolis, Whashington Cardoso de Almeida, explicando ainda que a meta da associação é engajar cada vez mais pequenos produtores.

Noite italiana no Clube Inglês

Texto de Dóris Pinheiro e Ana Lúcia Andrade:
Se você aprecia o que tem de melhor na Itália, marque na sua agenda. Dia 10 de abril acontece, a partir das 20h30, no Clube Inglês (British Club), na rua Banco dos Ingleses, 20, no Campo Grande, a “Noite Italiana”, uma realização do Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira, uma empresa 100% baiana, dirigida pelos empresários Vera Bittencourt e Fernando Ferreira. Música italiana, apresentação de danças tradicionais, como a tarantella, e, principalmente, um variado cardápio com o que há de melhor na gastronomia italiana, realizado com primazia pela Vera Gourmet Eventos, estão garantidos. A “Noite Italiana” conta ainda com o apoio cultural da Dante Alighieri. Para participar da “Noite Italiana” basta ligar para 71.3245-8900, 3015-9660 ou 9157-4248 ou entrar no site www.escunassalvador.com.br e fazer sua reserva.
Serviço :
O que : “Noite Italiana”
Quando : Dia 10 de abril – começando às 20h30
Onde : British Club, na rua Banco dos Ingleses, 20, no Campo Grande
Quanto : R$40 por pessoa

Coluna Segurança no Trabalho

*Antonio Luiz
Direitosm da Mulher (continuação:
AMAMENTAÇÃO:
A empregada tem direito a dois intervalos de descansos especiais, de meia hora cada, até que seu filho complete 6 meses de idade, para efeito de amamentação (Art. 396 CLT). Os períodos destinados à amamentação são de descansos especiais e deverão ser concedidos sem prejuízos do intervalo normal do repouso à alimentação.
Esse período de 6 meses pode aumentar nos casos excepcionais de problemas de saúde da criança, mas a critério da autoridade competente (Art. 396, parágrafo único, CLT).
LOCAIS PARA AMAMENTAÇÃO:
Os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30 mulheres com mais de dezesseis anos de idade, devem ter local apropriado onde seja permitida às empregadas abrigar enquanto trabalham, e mantê-los sob vigilância e assistência, os seus filhos no período da amamentação (Art.389, §1º, CLT).
Ainda no artigo 389 da CLT, o § 2º diz que "... a exigência do parágrafo 1º, poderá ser suprida por meio de creches distritais mantidas, diretamente ou mediante convênios, com outras entidades públicas ou privadas, pelas próprias empresas, em regime comunitário, ou a cargo do SESI, do SESC, da LBA ou de entidades sindicais",
Os locais destinados à guarda dos filhos das trabalhadoras durante o período de amamentação deverão possuir, segundo o art. 400 da CLT, no mínimo:
· Um berçário.
· Uma saleta de amamentação.
· Uma cozinha dietética.
· Uma instalação sanitária.
Antonio Luiz é Técnico em Segurança do Trabalho. Contato pelo fone (071) 86813332.

Mensagem e oração na passagem da Páscoa

Mensagem de Dulce Sampaio:
"Vamos entrar no Festival da Páscoa que diz respeito ao ancoramento da energia do Cristo Cósmico na terra.
Os seres que conseguiram expressar o seu ser divino, a luz da essência crística, estão conduzindo os movimentos e dando sustentação a vibração da luz para que o processo de transformação aconteça e, definitivamente, tudo que nos separa e aflige, seja transmutado na terra e possamos caminhar para a Nova Era de liberdade.
Vamos participar da egrégora de todos os seres despertos para que a energia Crística do amor-sabedoria possa envolver-nos e promover as mudanças necessárias em cada um.
Busquemos nos nossos lares, durante essa semana, estarmos mais unidos, orarmos, meditarmos para sintonizarmos com as vibrações da luz e possamos renascer para vida espiritual, essa força geradora do amor, da paz e do bem-estar.
O ser humano só se torna consciente e conectado com o “Pai” divino quando faz a sua entrega, quando se despoja das vestes e máscaras do ego humano e, com humildade, abre o seu coração para as verdades eternas, onde o amor é a base que une toda a manifestação.
Vamos abrir o nosso coração, nos entregar a essa força maior que está sempre presente para nos guiar e proteger, desde que tenhamos a possibilidade de sentir, de perceber e entrar em sintonia.
Acreditemos na força espiritual dos verdadeiros Mestres, especialmente, para nós cristãos, o Mestre Jesus nos legou e deu a sua vida para nos indicar o caminho do encontro divino em nós, através do amor: ”Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.”
Aproveitemos esses momentos sagrados que a hierarquia cósmica espiritual nos oferece como impulsos de luz para o despertar de todos nós.

Vamos em família orar a Grande Invocação:
Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes humanas
A Luz está na a Terra.
Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações humanos
O Cristo está na Terra.
Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades humanas
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.
Do centro a que chamamos raça humana
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
Está selada a porta onde mora o mal.
Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano Divino na Terra".

BBB10 chega ao fim batendo recordes

De Paulo Ricardo Moreira, do Jornal do Brasil:
RIO DE JANEIRO - Se não foi o mais visto entre todas as edições do programa, o BBB 10 termina, pelo menos, com um título consagrador. Foi a edição que conquistou a maior participação do público. Nesta décima produção, o reality show da Globo superou todas as marcas no quesito interatividade. As votações mobilizaram um número recorde de pessoas, torcidas apaixonadas que votaram em seus brothers favoritos por telefone, internet ou enviando torpedos. O auge aconteceu no último sábado, quando Dicesar e Dourado fizeram uma espécie de final antecipada, num paredão que registrou 125 milhões de votos, recorde absoluto do programa. Agora, a expectativa é que a final entre Kadu, Dourado e Fernanda supere esse número. O reality tem mais duas edições garantidas.

Brasil e Uruguai discutem construção de porto

BRASÍLIA (Reuters) - Brasil e Uruguai discutiram nesta segunda-feira uma possível parceira para a exploração de reservas uruguaias de minério de ferro e a construção de um porto de grande profundidade para escoar a produção da commodity ou aço, afirmou o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
Segundo ele, o assunto foi tratado no jantar oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a José Mujica, presidente uruguaio empossado no dia 1o de março.
Garcia disse que o governo brasileiro conversará com empresas da área para saber se há o interesse de investir nesse projeto no país vizinho.

As mãos mágicas de Armando Nogueira

De Augusto Nunes, na Veja Online:
O jornalista Armando Nogueira sempre conseguia pintar o aparentemente irretratável e tornar mais belo o que já parecia esteticamente perfeito. Sem modificar o que via, mas descrevendo com a alma o que foi visto, especializou-se na arte de ampliar o encanto dos lances inventados pelos gênios do esporte.
Com o tempo, o altar circunscrito aos deuses dos gramados se tornou mais ecumênico. Mas permaneceram nos nichos especialmente vistosos as duas divindades maiores: Garrincha e Pelé. Sobre o Rei, disse tudo numa frase: “Se Pelé não tivesse nascido gente, teria nascido bola”. O mágico das pernas tortas era o personagem da manchete dos sonhos: GARRINCHA RESSUSCITOU.
Qual deles foi o melhor? Os dois: “Pelé, magnífico, na arte de fazer um gol de placa, e Garrincha, estonteante, no mistério de aturdir o instante do drible”. Devoções originárias de esportes com os quais passou a conviver mais estreitamente enriqueceram e diversificaram o altar. Hortência e Paula, por exemplo. Na despedida de Paula, o cronista canonizou da deusas do basquete.
“Primeiro foi Hortência, de tantas cestas perfumadas”, lastimou. “Agora, é Paula, Maria Paula das mãos adivinhas (…) Paula, das mãos que inventam cintilações. Das mãos que adivinhavam os caprichos da bola. Das mãos que regiam o jogo como se fosse um balé. (Alguém dirá que não é?)”.
Das mãos adivinhas de Armando saíram incontáveis palavras perfumadas. Os jornalistas que escrevem por nós não deveriam morrer.

Evento pró-Geddel

Coluna Radar, da Veja Online:
Dezenas de prefeitos baianos estão sendo chamados a participar de um grande evento em Salvador para recepcionar o ministro Geddel Vieira Lima na quarta-feira, quando ele se desincompatibilizará do ministério.
Geddel desembarcará na capital baiana acompanhado do seu atual secretário-executivo na pasta, João Santana, que já terá então assumido o ministério.

Oposição na Câmara apoia o Governo Lula

Da coluna Radar, da Veja Online:
Uma pesquisa realizada pelo Instituto FSB no final de 2009 mostra que, até mesmo entre a oposição na Câmara, a avaliação do governo Lula é positiva. De 0 a 10, a bancada do DEM deu nota 6,9 ao governo – um ponto percentual acima do levantamento anterior, de 2008. O PSDB, por sua vez, 5,6 – dois décimos acima. Os peemedebistas, que devem indicar o vice de Dilma Rousseff, deram a Lula 8,3 – antes era 7,7. O PT, não poderia deixar de ser, dá quase 10 ao governo do “cara”: 9,5, ante aos 9,2.
Na média, o governo Lula recebeu nota 8,1 – antes era 7,8. A pesquisa ouviu 255 deputados de 19 partidos com representatividade na Câmara.

Corpo de Armando Nogueira velado no Maracanã

O velório do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo e comentarista esportivo Armando Nogueira, 83 anos, está sendo realizado na Tribuna de Honra do Estádio do Maracanã. O jornalista morreu por volta das 7h desta segunda-feira (29), em seu apartamento, na Lagoa, na Zona Sul do Rio, em consequência de um câncer. O enterro será hoje (30), às 12h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes anunciaram luto oficial de três dias pela morte “do grande jornalista Armando Nogueira, cujo texto se confunde com os melhores momentos do futebol brasileiro. Um acreano que, na juventude, veio morar no Rio de Janeiro e se transformou em um dos ícones do jornalismo do país”.

Edvaldo Brito coordena primeira reunião do Carnaval 2011

Com texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito e coordenador geral do carnaval Edvaldo Brito convida para entrevista coletiva sobre a organização do carnaval 2011.
Hoje, dia 30 de março, será realizada a primeira reunião do ano já visando a organização da folia de 2011 que acontecerá em março. Participarão da reunião representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, e de órgãos estaduais e federais, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Juizado da Infância e Adolescência, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Ministério Público Federal do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Serviço:
Quando: 30 de março de 2010 (terça-feira)
Onde: Prédio do Previs, 7° andar (prédio do antigo IPS, na Av. Joana Angélica,
399 – em frente ao Colégio Central)
Horário: 09h00

segunda-feira, 29 de março de 2010

461 anos: Salvador bela e desamparada

*Marta Rodrigues
No dia 29 de março, a nossa amada e bela Salvador completa 461 anos. Em 1549, sua fundação se deu às pressas para acolher o governador geral, Thomé de Souza, porém sem nenhuma infraestrutura urbana (ficou famosa pela fedentina por conta do arremesso de dejetos pelas janelas nas ruas por falta de rede de esgoto). E se fizermos um paralelo entre os tempos remotos e os dias atuais, teremos uma marca indelével do desamparo a que foram submetidos os pobres da nossa terra da fundação até hoje.
Os festejos dos 461 anos serão por muitos motivos, de inúmeros ufanismos e queima de fogos, até porque, para os ricos do setor imobiliários é tempo de festejar os altos lucros e o “desaprofeito” anuncia show e um calendário de “obras”, entre elas a comemoração de cinco anos de criação do SIMM e a reinauguração da Escola Municipal Francisco Mangabeira, em São Caetano. Com toda data venia, parece querer brincar de governar e viver de pirotecnia, pois inexiste nesta gestão uma obra estruturante sequer, capaz de atenuar o sofrimento dos que moram nos bairros periféricos da nossa festejada metrópole.
A cidade está desamparada, tal qual filho sem proteção materna. O desamparo de políticas públicas municipais e literalmente o desamparo em relação às condições de moradia nas áreas de riscos. Mais de 70% dos habitantes, em período de elevado índice pluviométrico, de março a julho, vivem em tensão permanente. O mês de março é de comemoração, mas, antes de tudo, são as chuvas que marcam de sofrimento, dor, tristeza e choro a vida das milhares de famílias moradoras das encostas. O jornal A Tarde, em 24/3, publicou que só nestes primeiros dias de março, já foram registrados 22 deslizamentos de terra e dez desabamentos.
A questão das encostas não é coisa nova, data da fundação da nossa cidade. Em 1551, o mestre Luís Dias, em carta à Portugal, discorria sobre a problemática: “quarta-feira, a derradeira oitava da Páscoa, começaram as taiparias que então começávamos de fazer, de cair de Porta de Santa Catarina até a estância sobre o mar, que se agora chama de São Jorge até a estância de São Tomé. (Gonçalves,1992)”.
Portanto, o maior presente para o povo de Salvador, nestes 461 anos, seria o prefeito apresentar um plano de drenagem e recuperação de encostas sério e de longo prazo, capaz de diminuir os dias de incertezas dos que dormem em dias de chuva e não sabem se acordarão ao amanhecer. Enquanto isso, só resta lembrar Chico Buarque a dizer que, “apesar de você, amanhã há de ser outro dia, e pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia”.

Marta Rodrigues é vereadora e presidente do PT de Salvador.

Câmara Municipal comemora 461 anos de Salvador com sessão solene

Ascom da Câmara de Salvador:
No dia do aniversário da cidade, que completou hoje (29) 461 anos, a Câmara Municipal reuniu vereadores, populares e estudantes de escolas municipais em uma verdadeira viagem no tempo para contar a história de Salvador sob o prisma urbanístico. Dirigida pelo presidente da Casa, vereador Alan Sanches (PMDB), a sessão solene foi marcada pela palestra do arquiteto e professor da Universidade Federal da Bahia, Ernesto Carvalho. Na ocasião, estavam presentes o vice-prefeito da capital, Edvaldo Brito, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, James Correia, e o coronel Antônio César Baús, representando o comandante da 6ª Região Militar, general João Francisco Ferreira. O crescimento da primeira capital brasileira, que saiu da marca dos mil habitantes no século XVI e alcançou as cerca de 3 milhões de pessoas no século XXI, foi o tema abordado pelo professor Ernesto Carvalho. O desenvolvimento do comércio, o surto industrial que assolou primeiramente o Subúrbio Ferroviário, o abastecimento de água na cidade e as reformas urbanas ocorridas ao longo dos anos, como a de 1968, culminando com a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano em 2007, foram alguns dos eventos citados pelo professor Ernesto Carvalho que marcam a história de Salvador.

Nova gigante do varejo se chama Máquina de Vendas

De Mariana Sallowicz, da Folha Online:
A holding do varejo Máquina de Vendas, que surgiu nesta segunda-feira da fusão entre a Ricardo Eletro, de Minas Gerais, e Insinuante, da Bahia, irá investir neste ano R$50 milhões e deverá abrir entre 30 e 50 lojas. O foco de expansão da rede será o Rio de Janeiro e, posteriormente, São Paulo. A empresa espera ainda ampliar a participação em São Paulo e chegar na capital paulista num prazo estimado entre um ano e um ano e meio, segundo Ricardo Nunes, presidente do novo grupo. "Devemos crescer em São Paulo por meio de aquisições, que pretendemos começar a fazer no ano que vem", afirmou. Hoje, a Ricardo Eletro tem 22 lojas no interior do Estado.

USF de Gravatá será inaugurada quarta-feira

Ascom da Prefeitura de Camaçari:
Está tudo pronto para a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do Gravatá, que acontece quarta-feira (31/03), às 8h. Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano autoriza a licitação para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, que vai contar com salas de raio X e exames de sangue. A inauguração da USF vai beneficiar 8 mil moradores. A população será atendida por duas equipes médicas, compostas por dois médicos, dois enfermeiros, um odontólogo e auxiliar de consultório, dois reguladores, dois recepcionistas, dois técnicos de enfermagem, dois agentes de limpeza e dois seguranças. A iniciativa amplia ainda mais o acesso da população à saúde, pois o Gravatá já conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro. Na USF, os moradores contarão com atendimento médico, planejamento familiar, serviços de enfermagem e acompanhamento de pré-natal, além de atendimento odontológico.

Edvaldo Brito se reiniu com juízes da Fazenda Pública

Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito Edvaldo Brito se reuniu nesta manhã (29.03) com os juizes Gilberto Bahia e Eduardo Carvalho, da Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça. Na pauta, propostas para a agilidade na recuperação de créditos tributários. Também participaram do encontro o procurador geral do município, Pedro Guerra, e os procuradores municipais Isabela Cabral, David Ludivice e Pedro Caymmi. Os juizes querem uma integração maior das procuradorias municipal e estadual com o Poder Judiciário. Isso vai resultar em maior rapidez no andamento dos processos, que hoje somam mais de 100 mil, que ainda não foram ajuizados, somente do município de Salvador. Para que a integração aconteça existem algumas propostas, como a criação da Central de Leilões, com um calendário anual para a realização de leilões unificados; integração com os Cartórios de Registro de Imóveis, a serem informatizados; criação de Cadastro de Bens dos Contribuintes; ampla divulgação das ações conjuntas da Prefeitura, Estado e Judiciário; e mutirão nas Varas da Fazenda Pública, entre outras ações. “Sou a favor de um mutirão de conciliação durante uma semana, e, ao final, dias depois, fazemos um leilão”, defendeu o juiz Eduardo Carvalho, da 9ª Vara da Fazenda Pública. Para o juiz Gilberto Bahia, da 10ª Vara, “existe a necessidade urgente de aperfeiçoar o sistema de recuperação do crédito tributário para dar eficácia à decisão judicial, o que vai se reverter em benefícios para a cidade”. Já está marcado o próximo leilão, ainda não unificado, que acontecerá na Casa do Comércio, no próximo dia 19. Na próxima segunda-feira, o vice-prefeito fará uma reunião com a Procuradoria Geral do Município, quando será elaborada a proposta de efetivação das providências a ser submetida à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, e ao prefeito joão Henrique, para a obtenção de recursos financeiros destinados à estruturação da Procuradoria Fiscal. “As providências visam fazer justiça fiscal com aqueles que pagam espontaneamente, sem necessidade de aumento de impostos”, declarou o vice-prefeito.

Bacelar informa que fará denúncia de corrupção e desvio de dinheiro público na Bahia

Comunicado de Aloísio Araújo:
O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) denuncia hoje, 29.03, em discurso na tribuna da Assembléia Legislativa, um grande esquema de desvio de recursos públicos entre o Governo Jaques Wagner e ONGs ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em seguida, às 15hs, Bacelar reúne-se com a imprensa a fim de apresentar os documentos que comprovam a denúncia das irregularidades. “São cerca de R$12 milhões desviados pelo Estado através de organizações não-governamentais, num dos maiores escândalos da atual administração a fim de, suspeito, financiar campanha eleitoral, semelhante ao Bancoop de São Paulo”, afirmou o parlamentar.

Curso de turismo náutico abrirá inscrições

Texto de Dóris Pinheiro e Ana Lúcia Andrade:
Habilitar o aluno para as funções do profissional do Turismo Náutico, conhecer e transmitir informações sobre as atrações turísticas e locais de passeio, pontos de pescaria e áreas de mergulho da Baía de Todos os Santos, contribuir para transformar Salvador na porta de entrada para o Turismo Náutico Internacional, são alguns dos objetivos do Primeiro Curso de Gestão em Turismo Náutico do Brasil, que terá 95% das suas aulas realizadas em escunas, numa realização do IBTH – Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira. Com aulas ministradas pelos professores David Canobra e Cristiane Bomfim, o Primeiro Curso de Gestão em Turismo Náutico do Brasil tem em seu conteúdo programático aulas de História do Turismo, Modalidades e Tipologia, Potencial do Mercado Náutico, Promoção do Turismo Náutico, recepção a Grupos do Brasil e do Exterior, Apoio Logístico às Operações, Noções de Navegação e Conhecimento Náutico para Turismo, Noções de Segurança e Salvatagem e Identificação de Pontos de Atração Turística no Litoral da Cidade do Salvador e do Estado da Bahia. O início das aulas acontece em 27 de Abril e quem desejar mais informações deve ligar para o IBTH - Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira, nos telefones (71) 3245-8900 / 3015-9660, acessar o site www.ibthoteleira.com.br ou enviar e-mail para cursos@ibthoteleira.com.br.

Salvador sediará curso sobre conceito de ecovilas

O presidente do Instituto Gaia Education-Bahia, Raimundo Crispim, anunciou ontem (29.03) o lançamento, em Salvador, com a palestra "Gaia Education - Design em Sustentabilidade", a ser proferida pela facilitadora May East, do curso Educação Gaia, que será ministrado no segundo semestre de 2010 na Escola de Administração da UFBA. East é brasileira, moradora da ecovila Findhorn, na Escócia, e virá ao Brasil especialmente para o lançamento, dia 12 de abril, às 19:30hs, na sede da Associação Baiana de Medicina (ABM) e, Ondina. Informações pelo fone (071) 3357-7086.

Prevista nova disparada da inflação

Folhapress
Pela décima semana consecutiva, economistas consultados pelo Banco Central aumentaram a projeção para a inflação oficial e esperam agora que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) encerre o ano em 5,16%, ante estimativa anterior de 5,10. A meta estabelecida pelo governo para 2010 é de 4,5%. Para 2011, a previsão é que o IPCA fique em 4,7%, também acima da meta. Segundo a pesquisa Focus, feita na semana passada e divulgada nesta segunda-feira, o mercado estima que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2010 seja de 5,51%, contra expectativa anterior de 5,50%. Para 2011, a projeção manteve-se em 4,5%. De acordo com a pesquisa, o Copom (Comitê de Política Monetária) deve subir a taxa básica de juros para 9,25% em abril. Para o fim do ano, os economistas consultados mantiveram projeção de que a Selic chegará a 11,25%, e, para 2011, a projeção é de 11%. A projeção feita pelos economistas para o dólar manteve-se em R$ 1,80. Em 2011, a estimativa é que encerre o ano em R$ 1,85.

Insinuante e Ricardo Eletro anunciam fusão

Duas das maiores redes de móveis e eletrodomésticos, a Insinuante, da Bahia, e Ricardo Eletro, de Minas Gerais, anunciam nesta segunda-feira (29) a união de suas operações. As empresas vão ampliar seus negócios no Nordeste, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. A decisão de fundir as duas redes ocorreu após o negócio entre o grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahia no ano passado, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. A nova empresa terá 480 lojas espalhadas em 17 Estados do país. O faturamento será de R$4,6 bilhões anuais.

Armando Nogueira morreu

Do Correio da Bahia:
O ex-diretor da Central Globo de Jornalismo e comentarista esportivo Armando Nogueira, de 83 anos, morreu nesta segunda-feira (29), em seu apartamento, na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele sofria de câncer e estava doente desde 2007 quando descobriu a doença. Nogueira participou da cobertura de diversas Copas do Mundo a partir de 1954 e dos Jogos Olímpicos, a partir de 1980. Armando nasceu no Acre e foi para o Rio de Janeiro com 17 anos, onde se formou em Direito. A carreira de jornalista começou em 1950, no jornal Diário Carioca, onde foi repórter, redator e colunista. Ao longo dos 60 anos de carreira, passou também pela Revista Manchete, O Cruzeiro, Jornal do Brasil. Segundo informações do G1, o jornalista trabalhou ainda na Rede Bandeirantes, e atualmente estava no SportTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil. Escreveu textos para o filme 'Pelé Eterno' (2004) e é autor de dez livros, todos sobre esporte: Drama e Glória dos Bicampeões (em parceria com Araújo Neto); Na Grande Área; Bola na Rede; O Homem e a Bola; Bola de Cristal; O Vôo das Gazelas; A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar (em parceria com Jô Soares e Roberto Muylaert), O Canto dos Meus Amores; A Chama que não se Apaga, e A Ginga e o Jogo.

Fora de controle

Enviado por Ricardo Noblat a Cláudia Mourinho e transmitido por ela a este site:
"No passado, desdenhou o canudo da universidade. Por hábito, censura o comportamento da imprensa. Ridicularizou em Cuba a greve de fome e o conceito de direitos humanos.
Na semana passada, para completar, debochou da Justiça. E logo após ter sido punido duas vezes com um total de R$ 15 mil em multas por fazer campanha fora de hora para Dilma.
Saiu no lucro, ressalve-se. O que representam R$ 15 mil para quem se ocupa há mais de um ano e meio em afrontar a lei eleitoral?
No caso, a Justiça foi cega, lenta e conivente. Em benefício da solidez das nossas instituições, digamos, porém, que na maioria das vezes a Justiça se limita a ser cega e lenta.
Manda Paulo Okamoto, atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas, pagar a multa! Em 2004, Okamoto pagou do próprio bolso uma grana que Lula devia ao PT. Sindicalistas zelosos já se ofereceram para quitar a multa e agradar Lula. Sem problema.
Problema – e grave - é ver o presidente da República incitar seus seguidores a ignorarem a lei.
Foi assim em Osasco, São Paulo, durante a inauguração de 106 apartamentos inacabados. A multidão começou a gritar o nome de Dilma.
Conhecido por repreender com severidade multidões que vaiam seus aliados, como Lula reagiu?
Disse: "Se eu for multado, vou trazer a conta para vocês".
As pessoas acharam graça e fizeram com as mãos o gesto de assentimento.
A faceta cada vez mais debochada de Lula com tudo e com todos combina com a faceta conhecida de um país galhofeiro, mas é imprópria para o titular do cargo mais importante do serviço público.
Nem os generais da ditadura, nem mesmo Jânio Quadros, por exemplo, ousaram tanto.
Os militares aviltaram a democracia, mergulhando o país numa treva de duas décadas. O folclórico Jânio avacalhou o voto popular mergulhando sua alcoolizada presidência num porre de sete meses que acabou, três anos depois, com a ressaca do golpe militar.
Mas os generais conseguiram manter a pose e a circunstância ensaiadas em suas academias militares, embora a tortura rolasse nos porões.
E Jânio fingiu uma sobriedade expressa em bilhetinhos nervosos que projetavam um bafo austero sobre a administração. Diferente deles todos, Lula não mascara o que é, nem finge o que não é.
Isso é bom quando ele atravessa a barreira que sempre separou governantes de governados e procura atender às necessidades primárias do povo.
É ruim quando do alto de seus impressionantes 76% de aprovação popular e no ocaso de uma administração histórica, sente-se no direito de desafiar qualquer coisa, até mesmo a Justiça.
Com freqüência, a língua nada presa e muitas vezes irresponsável de Lula vergasta instituições, idéias, princípios e verdades.
Em Osasco, ela justificou a falta de revestimento nas paredes dos apartamentos com uma desculpa malandra: "Tem gente que vê o azulejinho de uma cor e na semana seguinte tira e coloca outro".
Qualquer cidadão tem o direito de criticar a imprensa. Eu diria o dever. Ela é poderosa demais para ficar imune a críticas. E se não lhe faltarem sabedoria e bons propósitos, aprenderá com elas.Mas esse não é o objetivo de Lula ao admoestá-la.
Lula é um governante populista e autoritário. Esse tipo de gente prefere uma imprensa servil.
"Não consigo entender a predileção [da imprensa] pela desgraça. Há tanta coisa boa no cotidiano do povo brasileiro", repetiu ele outro dia.
O lamaçal que derrubou o governo de José Roberto Arruda não arrancou de Lula uma só palavra de indignação. “Imagem não quer dizer tudo”, afirmou de cara limpa. Referia-se aos vídeos do escândalo.
OK. Lula foi apenas coerente.
Afinal, o mensalão jamais existiu.
O preso político cubano Orlando Zapata morreu “porque decidiu fazer uma greve de fome”.
E preso político é igual a preso comum. Pois "imagine se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem liberdade".

Atentado suiçída mata 35 pessoas em Moscou

Da Veja Online:
Ao menos 35 pessoas morreram nesta segunda-feira em um atentado terrorista perpetrado por mulheres-bomba em duas estações centrais do metrô de Moscou, segundo o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia. "Foi um ataque realizado por mulheres suicidas", disse à rede americana CNN o prefeito de Moscou, Yury Luzhkov. "Elas estavam treinadas para esperar que o trem estivesse próximo à plataforma no momento da explosão. Dessa forma, aumentaram o número de vítimas", explicou. "Foram utilizadas de 300 a 400 gramas de explosivos". Outras 40 pessoas ficaram feridas, segundo Ministério de Emergência russo. De acordo com o Serviço Federal de Segurança do país, os atentados vêm sendo tratados como um ato terrorista – embora nenhum grupo, até o momento, tenha assumido a autoria dos ataques. Os restos mortais das mulheres já foram encontrados, segundo a polícia.

Preso político cubano pode sofrer choque séptico

De O Público, Portugal, reproduzido por Ricardo Noblat:
"O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome e de sede há um mês, “está muito mal” e pode entrar em “choque séptico” a qualquer momento, devido a uma infecção por estafilococos, disse à AFP a sua mãe. “O meu filho está em risco de sofrer de complicações importantes que põem em risco a sua vida. Pode sofrer um choque séptico. É muito grave, porque as suas defesas imunitárias estão muito fracas”, disse por telefone Alicia Hernandez, que é enfermeira, embora reformada, e vai todos os dias visitar o seu filho, hospitalizado desde 11 de março, na cidade de Santa Clara (270 quilómetros a leste de Havana). Os médicos estão a tratá-lo com antibióticos para combater uma infecção por “Staphylococcus aureus”, uma bactéria que costuma surgir em meio hospitalar e apresentar resistência cruzada a vários antibióticos. Fariñas, ciberjornalista e psicólogo de 48 anos, iniciou a greve de fome após a morte do prisioneiro político Orlando Zapata, a 23 de Fevereiro, que estava em greve de fome há mais de dois meses. As autoridades cubanas têm qualificado como “chantagem” a iniciativa do dissidente Fariñas, que reclama a libertação dos presos políticos, e atribuem-lhe toda a responsabilidade pela eventualidade da sua própria morte. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou à libertação de todos os presos políticos pelo regime liderado por Raul Castro.

Jefferson chama candidata petista de Dilma Barrichello

De Fátima Lessa, O Estado de S.Paulo:
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, comparou neste final de semana, em Cuiabá, a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ao piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello. "Dilma está bem nas pesquisas. Afinal há dois anos o presidente Lula faz campanha antecipada para ela", disse Jefferson. "Entretanto, ela não é vencedora, pois não participou de nenhuma eleições. Ela é Dilminha Barrichello, ameaça mas não conquista nenhuma pole position".

Número de assassinatos na Região Metropolitana de Salvador

Da coluna Raio Laser, Tribuna da Bahia:
Assassinatos
Os números são aterrorizantes. Em Salvador e região metropolitana, 2,2 mil pessoas foram assassinadas em 2009, número superior à quantidade de homicídios registrados em São Paulo no mesmo período – 1,2 mil. Nos últimos três anos, a capital paulista conseguiu reduzir sua taxa de homicídios em 39%. Já na capital baiana e sua região metropolitana, o crescimento foi de quase 90%. Esses números foram divulgados durante o seminário “Segurança pública, um desafio político na América Latina”, promovido pela Fundação Liberdade e Cidadania do Democratas.

Programação comemora aniversário de Salvador

Saiu em A Tarde:
Salvador completa 461 anos nesta segunda-feira, 29. A data será comemorada com uma extensa programação, com atividades que tiveram início este mês e vão se estender até abril, com exposições, palestras, exibição de documentários e apresentações artísticas, organizadas pela Fundação Pedro Calmon e Secretaria da Cultura (Secult). O ponto alto dos festejos promete acontecer nesta segunda, com o show gratuito do grupo Parangolé, a partir das 19h30, na Praça Castro Alves. Ainda nesta segunda, estudantes de escolas públicas e de projetos sociais terão uma aula especial. Acompanhados de historiadores, que percorrerão o Centro Histórico. Eles passarão pelo Museu Afro-Brasileiro (Faculdade de Medicina) e, por fim, pela Praça Pedro Arcanjo, em cuja galeria está a exposição Reviver Salvador: 461 anos, que reúne fotografias e imagens dos séculos XVIII, XIX e XX. Organizada pelo historiador Francisco Mota, a Revivendo Salvador vai até dia 31, das 9 às 18 horas, e segue para a Biblioteca Pública (Barris). Uma das exposições de destaque é a Soteropolitanas, assinada pela fotógrafa Rejane Carneiro, de A TARDE. As fotos podem ser apreciadas no projeto itinerante Domingo na Praça, que no dia 4, no Parque da Cidade. Também podem ser vistas nesta segunda até o dia 2 de abril, na Biblioteca Paulo Freire (bairro de Escada), e de 5 a 9 de abril, na Biblioteca de Extensão (Barris). Na Biblioteca Pública (Barris), no terceiro andar, acontece, até 10 de abril, a Salvador e Suas Igrejas, além da exposição virtual Igreja da Ajuda e suas transformações.

Repartições fecham Quinta e Sexta-Feira Santa

Agecom do Governo da Bahia:
As repartições públicas estaduais suspendem o expediente na quinta-feira (1º) e na Sexta-Feira da Paixão (2), retomando o funcionamento normal na segunda-feira (5). Serão mantidos apenas os serviços considerados essenciais, como policiamento e atendimento médico em prontos-socorros e hospitais públicos. Na quinta-feira, a exceção fica por conta dos postos SAC na capital e no interior, que abrem normalmente. Já na sexta e no sábado, o atendimento nos 27 postos da rede será suspenso. O mesmo esquema de funcionamento do SAC será adotado pelas unidades do Ponto Cidadão – localizadas nos municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas e Coaraci. Mais informações no site do SAC ou pelo telefone 0800-071-5353.

Governo lança PAC-2 sem cumprir metas do PAC-1

De O Globo Online:
O governo federal, que lança hoje o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), não tem conseguido cumprir os investimentos previstos para a construção e a recuperação de rodovias federais, incluídas na primeira versão do PAC, mostra reportagem de Marcelo Portela publicada nesta segunda-feira no GLOBO. Apesar de os balanços do PAC preverem investimentos em rodovias de R$45,5 bilhões em quatro anos, nos últimos três as Leis Orçamentárias Anuais (Loas) tinham autorizado somente R$ 21,6 bilhões para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o que equivale a 47,6% do previsto. Apenas R$7,4 bilhões foram efetivamente pagos. Esse valor representa 16,41% dos recursos anunciados pela União para construção, adequação, duplicação e recuperação de trechos de rodovias em todo o país, e 34,58% dos recursos autorizados no orçamento para os projetos.

Meningite já matou dez pessoas em Salvador

Do Correio da Bahia:
Marcos Alberto de Araújo Nazaré, 19 anos, morador do bairro de Valéria, morreu na manhã deste domingo (28), vítima da meningite tipo C. Esta é a décima morte de pacientes que contraíram a doença confirmada este ano no estado. Segundo a secretaria estadual da Saúde, outro morador de Valéria, Lucas Barbosa Santos, 22 anos, morreu na madrugada de domingo com sintomas semelhantes aos da meningite, mas a infecção ainda não foi confirmada. Um adolescente vizinho de Marcos Alberto permanece internado no Hospital Couto Maia com suspeita da doença. Um primeiro exame foi realizado e deu negativo, mas os médicos vão realizar novos testes durante esta semana.

Coluna Segurança do Trabalho

Antonio Luiz*
Quem o legislador considera empregado doméstico
O empregado doméstico é qualquer pessoa física que presta serviços contínuos a um ou mais empregadores, em suas residências, de forma não eventual, contínua, subordinada, individual e mediante remuneração, sem fins lucrativos.


Qual a Lei que regulamenta as relações de trabalho do empregado doméstico?
É a Lei nº 5.859/79, denominada Lei dos Domésticos. A CF de 1988 ampliou os direitos do empregado doméstico.

Quem poderá contratar empregados domésticos?
Somente pessoa física, uma vez que o trabalho deverá ser executado no âmbito da residência do empregador.


A que está obrigado o empregador doméstico durante o afastamento da empregada gestante, por licença maternidade?
A Previdência Social efetua os pagamentos à gestante durante seu afastamento. Assim, o empregador não estará obrigado ao pagamento de salários, devendo somente recolher mensalmente, o encargo de 12% sobre o salário de contribuição da empregada doméstica.


Quando terá o empregado doméstico direito a férias?
O empregado adquire direito a férias após 12 meses de trabalho.


*Antonio Luiz é Técnico de Segurança do Trabalho. Contato pelo telefone (071) 86813332.

domingo, 28 de março de 2010

Vitória vence e Bahia empata em Camaçari

O Vitória venceu o Vitória da Conquista, no Barradão, por 1 a 0. Em Camaçari, o Bahia empatou em 3 a 3 com o time local. Ambos os jogos valeram pelo Campeonato Baiano.

MegaSena vai sortear R$30 milhões na quarta-feira

O concurso número 1.166 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (31), deve pagar R$30 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. Ontem (27), nenhum bilhete acertou os números do concurso 1.165 e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião foram: 20 - 24 - 42 - 52 - 54 - 60. Ao todo, 70 apostadores acertaram a quina e cada um vai receber R$31.855,07. Outras 3.923 apostas acertaram a quadra e ganharão R$812 cada uma.

Oposição faz obstrução até que CPI do Metrô seja instalada

Texto de Aloísio Araújo:
O vice-líder da Oposição, deputado João Carlos Bacelar (PTN) disse hoje que a Minoria iniciará, amanhã (29), obstrução sistemática dos trabalhos na Casa até que a CPI do Metrô seja instalada e comece a funcionar. ''É uma desmoralização para a Assembléia a CPI do Metrô acabar em pizza antes mesmo de começar. A sociedade baiana não vai mais confiar na Assembléia se deixarmos essa investigação não se realizar. E essa pecha de lenientes com a corrupção irá recair sobre todos os 63 deputados e não apenas sobre aqueles que não querem investigar'', ponderou Bacelar. Segundo o parlamentar, os indícios de irregularidade na construção do metrô de Salvador são visíveis e já foram colocados publicamente através da imprensa nacional. ''Não há como fugir da investigação, os fatos são reais, houve malversação de recursos públicos, manipulação de licitação, cartel de construtoras nas disputas pelas obras e formação de quadrilha. A quem interessa a Assembléia arquivar essa CPI? Com certeza não atinge a Oposição, que quer a verdade dos fatos, independente de quem esteja envolvido, de quem seja atingido. E, ao que se diz, só atinge o Governo do PT. Mas isso só será provado nas investigações e, enquanto a CPI não for instalada e comece a funcionar, vamos obstruir todos os trabalhos da Casa'', confirmou Bacelar.

32% dos que aprovam Lula votam em Serra

Da Folha Online:
O presidente Lula não consegue transferir sua popularidade recorde para a eleição do sucessor presidencial. É o que indica a pesquisa Datafolha publicada neste domingo na Folha. De acordo com os dados, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) empatam nas intenções de voto entre os que avaliam o atual governo de Lula como ótimo ou bom: 32% a 33%. Ciro Gomes (PSB) recebe 11% dos votos dos eleitores que aprovam Lula, e Marina Silva (PV), 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já entre quem julga o governo Lula regular, ruim ou péssimo (20% dos ouvidos), Serra lidera com folga a intenção de votos: 51%, contra 9% da petista.

O rio chega ao mar para ressusteição

E-mail de Maria Suzana. Mensagem de Osho,guru indiano:
Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Nem você pode voltar.
Voltar é impossível na existência: você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano o medo desaparece, por que apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se o oceano.
Por um lado é desaparecimento, e por outro é uma tremenda ressurreição.

Datafolha, inconformados e frenobobicos

De Reinaldo Azevedo, da Veja Online
Como noto em texto publicado neste domingo, a pesquisa Datafolha foi feita para sepultar a candidatura Serra. E, no entanto… Aí as reações têm seu lado cômico, né?
Trecho do editorial da Folha intitulado “Dança dos números”:
“Num quadro de relativa equivalência ideológica, ademais agravado pelo fato de que discursos oposicionistas se intimidam em face da grande popularidade do presidente, Serra e Dilma oscilam no altiplano ainda pouco acidentado das pesquisas de intenção de voto.
A indefinição do quadro é inerente aos momentos iniciais de uma disputa eleitoral -mas não deixa de representar também, do ponto de vista simbólico, a dificuldade de ambos em criar, com brilho próprio, fatos políticos capazes de alterar a acomodação por ora reinante.”
PERGUNTA – Como? Serra tem “dificuldades de criar fatos com brilho próprio”? É mesmo? Sua liderança nas pesquisas, que já dura, sei lá, sete anos (desde 2004!!!), é luz fornecida por quem? A Folha é assim tão isenta que tem de acusar o tucano até dos mesmos defeitos de Dilma? Editoriais são sempre do veículo, não de pessoas. Mas este uso da palavra “altiplano” caracteriza a geografia mental de um editorialista felpudinho. Como é mesmo? O estilo é o homem…
Trecho do texto de Clóvis Rossi intitulado “Mistério”
“Não é que, agora, nem o Datafolha ilumina algo? O resultado da pesquisa mais recente, ontem publicada, é um denso mistério, ao menos para mim. Não consigo encontrar uma explicação forte para o fato de José Serra ter subido quatro pontos em um mês. Atenção, hidrófobos do tucanato, não estou lamentando a subida, apenas tentando entendê-la.
Que Dilma Rousseff parasse nos 28% ou 27% é compreensível. Deve ter havido uma pausa (ou interrupção definitiva, sabe-se lá) no empurrão que o prestígio do presidente Lula dá à sua candidata.
Mas o que houve para que Serra subisse? Não vi nada no noticiário, a menos que tenha perdido algo por viajar frequentemente para o exterior, o que às vezes faz com que leia apenas superficialmente os jornais brasileiros.
Diminuíram as chuvas, é a hipótese levantada pelo meu guru do Datafolha, Mauro Paulino. Pode ser, mas, pela lógica, seria motivo para que Serra estacionasse, não para que subisse, certo?
Enfim, o resultado só me faz retornar à sensação de 20 anos atrás e decidir deixar que o Datafolha me surpreenda a cada tanto.
O FRENOFÓBICO - Talvez um dia eu me permita ter essa ligeireza assumida de Clóvis Rossi. Essa deve ser a confissão de ignorância mais cara do jornalismo pátrio. Parece que ele e Mauro Paulino se juntaram para transformar as chuvas em categoria de pensamento. É normal num jornal que decidiu, e evidências não faltam, que o governador é o culpado pelo maior aguaceiro havido no estado em 70 anos. Pô, é lá que está a minha Musa das Enchentes, né?, a minha deusa metade Ninfa e metade Galochas… O Datafolha surpreendeu Clóvis Rossi? Se surpreendeu, então ele considera que o normal seria Serra não ter crescido. E se protege: criticá-lo seria coisa de “tucano hidrófobo”. Errado! Clóvis Rossi é que padece de FRENOFOBIA…
Trecho da coluna de Eliane Cantanhêde intitulado “Cara a cara”
Mas José Serra, mesmo quando balança, não cai. Mantém-se teimosamente acima dos 30%.
Mesmo agora, a previsão era a de que as linhas se cruzassem -com Serra caindo e Dilma chegando à liderança-, o que não se confirma.
Ao contrário, Serra abre 28 pontos de vantagem no Sul, que, ao lado de São Paulo, neutraliza Norte e Nordeste.
Destemida - Rossi, atacando os “hidrófobos”, é um frenofóbico. Já Cantanhêde é uma pensadora destemida. Quer dizer que Serra “mantém-se teimosamente acima dos 30%”??? Ele, então, é teimoso contra alguém. Seria contra quem? Acho que é contra Eliane, Clóvis, o editorial etc e tal… A “previsão” era de que as linhas se cruzassem? “Previsão de quem?” Ora, do editorial, de Rossi, de Eliane… Ô candidatura teimosa!
Trecho do texto de Mauro Paulino, chefe do Datafolha:
O perfil dos 14% de brasileiros que querem votar na candidata de Lula, mas que ainda não o fazem por desconhecer Dilma, é de baixa escolaridade, baixa renda e de grande concentração na região Nordeste.
Do sucesso do governo na comunicação do apoio do presidente a Dilma, e na sua interpretação por parte desses eleitores, em especial na comparação que fará entre as características que enxergará em Dilma e as que identifica em Lula, depende o quanto esse potencial expressivo, demonstrado na pesquisa, se concretizará de fato em transferência efetiva de votos. Só assim se saberá se Lula é mesmo protagonista neste processo ou apenas mais um coadjuvante.
Traduzindo – O Datafolha ainda não encontrou o que vem procurando. Não foi a intenção, sei bem, mas é como se Paulino pedisse calma ao eleitor de Lula — ou melhor, de Dilma…

Ministros-candidatos usam maquina do Estado

Por AE, publicado na Veja Online.
São Paulo - Os ministros que ao longo desta semana vão deixar o governo para se candidatar nas eleições de outubro próximo estão em campanha faz tempo. A prova está nas agendas, que revelam uma série de frenéticas viagens para as bases eleitorais, e no dinheiro liberado nos últimos 13 meses. Juntos, sete dos 11 ministros que vão se desincompatibilizar dos cargos aumentaram em 110,6% a liberação de dinheiro dos convênios para os seus Estados de origem nos últimos 13 meses. O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, chegou a visitar em março 14 cidades em Minas Gerais.

A esperteza suspeita de Lula

De Merval Pereira, em O Globo, reproduzido por Noblat:
O descaso com que o presidente Lula trata as condenações que recebeu do Tribunal Superior Eleitoral resume bem o estado de complacência moral em que o país se debate, gerando o esgarçamento de seu tecido social com graves repercussões. Está se impregnando na alma brasileira uma perigosa leniência com atos ilegais, que acaba tendo repercussões desastrosas no dia-a-dia do cidadão comum, que passa a considerar a “esperteza” como um atributo importante para vencer na vida. Em vez de usar seu imenso prestígio junto ao eleitorado para dar o exemplo de cidadania, de respeito às leis, o presidente Lula vem, não é de hoje, confrontando publicamente as instituições que considera obstáculos a seus objetivos políticos, não apenas os meios de comunicação, a chamada “mídia”, mas principalmente órgãos encarregados da fiscalização dos atos governamentais.

União não liga para prestação de contas do dinheiro público

Do Blog de Ricardo Noblat:
O governo federal não sabe o destino de R$17,3 bilhões repassados a estados, municípios, ONGs e centrais sindicais. Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que, em outubro de 2009, 44.819 prestações de contas sobre o dinheiro aguardavam o exame de órgãos federais, informa reportagem de Regina Alvarez, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO. Segundo a reportagem, o volume de recursos sem fiscalização subiu 30% em relação a 2008, quando projetos com prestações de contas abertas somavam R$13,342 bilhões. Sem fiscalização, é impossível saber se a verba foi aplicada corretamente nos projetos financiados pela União, assim como punir eventuais desvios. O TCU vem alertando para o problema, afirmando que ele põe em risco os convênios e favorece a corrupção.

53,5% dos negros brasileiros são da classe média

De O Estado de S. Paulo:
RIO - Mais da metade dos negros brasileiros, e pouco menos da metade dos mestiços (pardos), pertencem hoje à classe média, incluindo a classe C, a nova classe média popular. Segundo recente levantamento do economista Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais (CPS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 53,5% dos negros e 47,3% dos mestiços no Brasil pertenciam às classes A, B e C em 2008. Entre negros e mestiços juntos, 48% são de classe média, e 52% estão nas classes D e E, mais características da pobreza. Os porcentuais incluem também os muito ricos, mas que são estatisticamente pouco significantes.

Projeto de reforma de São Joaquim será apresentado amanhã

Agecom do Governo da Bahia:
O projeto de requalificação da Feira de São Joaquim será apresentado na próxima segunda-feira (29), às 16h, no Clube da Codeba, no bairro do Comércio. A iniciativa prevê investimentos totais de R$36 milhões, incluindo os aportes do Ministério do Turismo e do Governo da Bahia. As obras, que serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), sob coordenação da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), devem ter início ainda neste primeiro semestre. O edital para a licitação das obras foi publicado na edição de 23 de fevereiro deste ano, do Diário Oficial do Estado. A reforma vai permitir a execução de obras de drenagem, instalações hidráulicas e pavimentação, restauração de 275 boxes e substituição de outros 745 por novos. Também será feita a redistribuição de galpões e boxes de vendas de peixes, carnes e animais vivos, de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. Segundo o secretário Domingos Leonelli, “durante a reforma, os feirantes cujos estabelecimentos ficarão impossibilitados de continuar funcionando, serão transferidos para um galpão cedido pela Codeba”. O projeto prevê ainda a construção de cobertura em alguns espaços e a integração da feira com a Baía de Todos-os-Santos, por meio de um espaço que contará com um píer e vista para o mar. “Queremos melhorar as condições da feira para os baianos e atrair uma nova freguesia, os turistas, que poderão ter melhor acesso, principalmente a artigos de artesanato”, afirma Leonelli. Maior feira livre do Brasil, o complexo de São Joaquim ocupa uma área de aproximadamente 37 mil metros quadrados e possui mais de dois mil estabelecimentos. No local, aproximadamente três mil feirantes trabalham diariamente.

Aniversário de Salvador muda tráfego no Centro

Secom da Prefeitura de Salvador:
Devido à realização do show em comemoração ao aniversário da Cidade do Salvador, que a Prefeitura promoverá nesta segunda-feira (29), a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/Setin) fará alterações no tráfego de veículos na área central da cidade. As mudanças são as seguintes: interdição do tráfego de veículos na Praça Castro Alves, das 18h30 às 22h; os veículos do Sistema de Transporte Coletivo, que fazem terminal na Rua Chile, deverão retornar na Rua da Forca. Os veículos provenientes da Praça da Sé e Rua da Misericórdia terão como opção de tráfego a Ladeira da Praça. O acesso dos residentes nas vias interditadas é assegurado mediante comprovação de endereço, por meio de documento do veículo, contas de telefone, água ou energia elétrica. O tráfego voltará ao normal tão logo as condições locais o permitam.

Investigação da CNA comprova descumprimento das leis trabalhistas

Texto da Folha reproduzido pelo site da Faeb:
Uma investigação feita "in loco" em 1.020 fazendas pela própria CNA - a Confederação Nacional da Agricultura, revela que menos de 1% - é isso mesmo, 1%!- dos estabelecimentos rurais visitados por profissionais da entidade cumprem as leis trabalhistas no campo. O relatório, assinado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais e da FGV-SP será divulgado na próxima semana. A CNA, que é presidida pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), enviou técnicos e professores universitários para as fazendas como se fossem "fiscais" do governo. Entre as falhas encontradas, estão trabalhadores sem carteira assinada, alojamentos inadequados e empregados que costumam almoçar no campo, e não em refeitórios apropriados, o que é considerado "degradante" pelo Ministério do Trabalho. As visitas foram feitas em sete estados - Alagoas, Tocantins, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará. Os técnicos da CNA orientaram os fazendeiros e retornaram aos estabelecimentos rurais depois de quase dois meses. Em 18% dos casos, os proprietários tomaram providências para melhorar a situação - o que, na opinião da entidade, mostra que, quando informados, os ruralistas procuram se adequar. Só no Maranhão as coisas continuaram praticamente iguais.