sábado, 31 de julho de 2010

Bahia empatou com o Figueirense

O Esporte Clube Bahia empatou em 2 a 2 com o Figuerense (SC), hoje, no Estádio de Pituaçu, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Preço da verborragia

Editorial de O Estado de São Paulo:
Os iranianos que se manifestavam contra a fraude que permitiu a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em junho do ano passado, nada podiam fazer quando o presidente Lula comparou os seus protestos ao "choro de perdedor" dos torcedores de um time de futebol e reduziu os choques de rua em Teerã entre os opositores e as forças de repressão do regime a "apenas uma coisa entre flamenguistas e vascaínos".
Também os presos políticos cubanos não tinham como responder ao dirigente brasileiro quando, em março último, ele condenou a greve de fome que levou à morte o dissidente Orlando Zapata Tamoyo, por sinal na véspera de uma visita de Lula a Havana, onde considerou o seu sacrifício "um pretexto para liberar as pessoas" - e foi além. "Imagine", comparou, "se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade."
Muito menos poderia retrucar ao presidente a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento por alegado adultério. Perguntado dias atrás sobre a campanha "Liga Lula" para que interceda pela sentenciada junto ao seu bom amigo Ahmadinejad, ele reagiu: "As pessoas têm leis. Se começarem a desobedecer as leis deles para atender o pedido de presidentes, daqui a pouco vira uma avacalhação."
Mas há quem possa dar-lhe o troco. Foi o que fez o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, depois que um leviano e boquirroto Lula desdenhou do agravamento das tensões entre Bogotá e Caracas. O protoditador Hugo Chávez rompeu as relações da Venezuela com o país vizinho em represália à decisão colombiana de apresentar na OEA as provas da presença de 1.500 membros da organização narcoterrorista Farc em território venezuelano, obviamente sob a proteção do caudilho.
Lula, cuja primeira manifestação a respeito já tinha deixado claro o seu alinhamento automático com Chávez - "as Farc são um problema da Colômbia, e os problemas da Venezuela são da Venezuela", sofismou -, reincidiu na quarta-feira, véspera da reunião dos chanceleres da ineficaz União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Quito. O tema do encontro, que deu em nada, era o conflito político entre os dois países. "Falam em conflito, mas ainda não vi conflito", minimizou Lula. "Eu vi conflito verbal, que é o que mais ouvimos aqui nessa América Latina."
Equiparar a um bate-boca um problema dramático para a Colômbia, que passou 40 anos sob o terror das Farc antes de serem reduzidas à mínima expressão possível pela firmeza com que as enfrentou o presidente Uribe, foi nada menos do que um inconcebível insulto a uma nação e ao seu governante. Uribe, que difere de Lula por falar pouco e fazer muito, não poderia fingir que não ouviu a afronta.
Ele replicou com a mais dura mensagem já dirigida a um chefe de Estado brasileiro, até onde chega a memória. "O presidente da Colômbia", dispara a nota, "deplora que o presidente brasileiro, com quem temos cultivado as melhores relações, refira-se a nossa situação com a Venezuela como se fosse um caso pessoal." Uribe ainda o acusou de ignorar a ameaça que a presença das Farc na Venezuela representa "para a Colômbia e o continente".
Trata-se da primeira demonstração da perda de respeito por Lula no exterior - e ele só tem a culpar por isso a sua irreprimível logorreia. Não terminasse o seu mandato daqui a 5 meses, a erosão de sua imagem internacional só se intensificaria. Não seria de espantar se um dia alguém o admoestasse, como o rei da Espanha, Juan Carlos, fez com o bravateiro Chávez, perguntando-lhe: "Por qué no te callas?" Não bastasse a grosseria, Lula nada fez para assegurar aos colombianos de que poderia ser um intermediário isento entre Bogotá e Caracas.
Ele parece ecoar a batatada do chanceler venezuelano Nicolas Maduro, que falou de "um plano de paz sul-americano" para resolver "a questão de fundo" da Colômbia com as Farc. Ao que o seu colega colombiano Jaime Bermudez contrapôs ironicamente a ideia de um hipotético "plano de democracia para a Venezuela". Pensando bem, talvez fosse mesmo melhor Lula se ocupar do Irã em vez de fazer papelão perante os vizinhos do Brasil.

Edvaldo Brito prestigia festa pública do centenário do Ilê Axé Opô Afonjá

Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito Edvaldo Brito participou hoje pela manhã (31.07) das cerimônias comemorativas dos 100 anos do Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro.
A Prefeitura de Salvador fez algumas intervenções no santuário, como limpeza, iluminação e urbanização da Praça Mãe Aninha, que tem agora um busto da ialorixá que fundou o terreiro em São Gonçalo, obra da artista plástica Márcia Magno.
Mãe Stella de Oxóssi, atual ialorixá do Afonjá, saudou a todos e agradeceu a colaboração da Prefeitura do Salvador e do Ministério da Igualdade Racial, cujo ministro, Elói Ferreira de Araújo, também estava presente à festa.
“Não fizemos nada além do que determinam as constituições da República e da Bahia, que mandam que sejam protegidas todas as religiões, inclusive a de matriz africana”, declarou o vice-prefeito.

FHC: duvido que a sociedade brasileira seja insenta de preconceitos e discriminações

Da Veja Online:
Personalidade que abre a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, na próxima quarta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso terá a missão de discorrer sobre o homenageado do evento, o antropólogo pernambucano Gilberto Freyre. Não será um grande desafio.
Sociólogo de formação, FHC é autor do prefácio à edição de 2004 de Casa Grande & Senzala, a obra basilar de Freyre.
Um prefácio que, aliás, empresta o título à sua conferência na Flip: “Um livro perene”.
A perenidade da obra se deve, segundo FHC, ao fato de Freyre construir “uma imagem do Brasil com traços que muitos brasileiros gostariam que fossem verdadeiros”.
Leia-se, nas entrelinhas, a ideia de que o Brasil é um país formado por três raças, cuja miscinegação proporcionaria riqueza cultural e uma “controvertida” tolerância racial. Freyre nunca chegou a cunhar o termo “democracia racial”.
A maneira como descrevia a relação entre senhores e escravos, contudo, deu a muitos críticos munição para chamá-lo de míope ou conservador.
Nem mesmo hoje, 77 anos após o surgimento de Casa Grande & Senzala, afirma FHC, se pode falar de democracia de raças no Brasil.
“Pode-se dizer que a sociedade brasileira seja racialmente mais igualitária? Menos perversa que a sociedade escravocrata, sem dúvida. Isenta de preconceitos ou de discriminações? Duvido.”

Estadão está há um ano sob censura

Há um ano o jornal O Estado de S. Paulo está proibido, por sentença judicial, de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica, pela qual a Polícia Federal investigou a atuação do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.
A censura foi decretada em 31 de julho de 2009 pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a pedido do empresário.
Em 18 de dezembro, Fernando requereu a desistência da ação, mas o Estado não aceitou.
Em 29 de janeiro, o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira apresentou ao TJ-DF manifestação em que sustenta a preferência pelo prosseguimento da ação, para que o mérito seja julgado.
Até hoje, o jornal aguarda a definição.

Governo estadual repassa trens do metrô à prefeitura de Salvador

Da Agecom do Governo da Bahia:
Em audiência ontem (30), o governador Jaques Wagner e o prefeito da capital baiana João Henrique acertaram os detalhes da entrega dos trens do metrô de Salvador.
Um ato na próxima quarta-feira (4), às 15hs, no Salão de Atos da Governadoria, oficializa a entrega do equipamento.
Ao todo são seis trens, cada um composto de quatro vagões.
O ato terá a presença de autoridades do estado e do município.

Encerrado Projeto Senar Rondon

De Notícias da CNA:
Brasília (30/07)- Depois de duas semanas de atividades em 10 municípios do Tocantins, Bahia e Minas Gerais, o Projeto Senar Rondon encerrou suas atividades nesta sexta-feira (30/7).
A partir deste sábado (31/7), os mais de 200 estudantes universitários, professores, coordenadores e supervisores que participaram da inédita iniciativa do Sistema CNA retornam para seus Estados de origem.
Na bagagem, levam muitas novidades para contar aos amigos e colegas e experiências profissionais e pessoais que carregarão para o resto de suas vidas.
Nesses locais, puseram em prática tudo o que aprenderam até agora nas salas de aula, sempre em benefício das populações urbana e rural.
Em troca, receberam a gratidão daqueles que são a prova viva da ausência do Estado no interior do País.
A equipe volta para casa com a certeza de que não foram 15 dias de férias perdidos, mas 15 dias doados a quem precisa.

Finep prorroga edital de R$100 milhões

Da Agência de Notícias da Petrobrás:
A Finep - Financiadora de Estudos e Projetos - prorrogou para as 18hs do dia 16 de agosto o prazo para apresentação da Carta de Manifestação de Interesse por empresas que queiram desenvolver projetos com soluções tecnológicas para a indústria de Petróleo e Gás.
Com essa prorrogação, a data de divulgação dos projetos escolhidos passa, agora, para 16 de setembro.
O Edital disponibiliza R$100 milhões para apoiar os projetos selecionados e oferece às empresas a alternativa da contrapartida não financeira.
Os projetos serão desenvolvidos em sistema de cooperação entre indústrias da cadeia do setor de Petróleo e Gás (P&G) e instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTs).
Seis setores foram priorizados no Edital com base em um Estudo de Competitividade do Setor de Petróleo e Gás realizado pelo Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, em parceria com a Petrobras.
São eles: Caldeiraria; Conexões e Flanges; Válvulas; Instrumentação e Automação; Válvulas, Umbilicais e Construção Naval.
Nessa primeira etapa, as empresas deverão preencher as seções do formulário contido na Carta de Manifestação de Interesse: caracterização e dados complementares da empresa líder; identificação e caracterização das demais empresas, proposta e orçamento estimado.
Na segunda etapa, será a vez de as ICTs detalharem o projeto em formulário próprio, que estará disponível no site da Finep (www.finep.gov.br) a partir do dia 5 de outubro.

Família mumificou japonês para continuar recebendo aposentadoria

Da Veja Online:
O japonês Sogen Kato, considerado o homem mais velho de Tóquio, foi encontrado mumificado em sua casa.
Segundo informações da rede BBC, seu corpo foi descoberto por oficiais do fundo de pensão que foram parabenizá-lo pelo aniversário de 111 anos.
As suspeitas começaram na semana passada, quando oficiais do governo japonês não conseguiram contatar Sogen Kato.
“Meu avô está bem, mas ele se recusa a receber qualquer pessoa”, disse a neta de Kato, de 53 anos às autoridades.
Impedidos de homenageá-lo, e precisando atualizar o cadastro de pessoas centenárias do país, os oficiais recorreram à polícia.
Quando finalmente conseguiram entrar na residência da família, na última quarta-feira, os funcionários do governo encontraram o corpo de Kato estendido na cama.
Ele estava vestido com um pijama e envolto e um cobertor.
Sua filha e netos disseram não saber que o idoso havia morrido.
“Meu avô era um homem muito assustador. Nós não podíamos abrir a porta”, disse a neta à polícia, de acordo com o jornal Japan Today.
As autoridades, no entanto, estimaram que o corpo esteja mumificado há 30 anos.
Nota do Editor: Absurdo. A que ponto chegou a degradaçao moral do ser humano! Independente de civilização.

População mundial vai chegar a 7 bilhões de pessoas

Da Veja Online:
Com 267 nascimentos e 108 mortes a cada minuto, a população mundial chegará a 7 bilhões de pessoas no próximo ano, segundo projeção do grupo de pesquisa Population Reference Bureau.
Para os países desenvolvidos, este cenário traz um agravante:
a proporção de adultos que trabalham para suportar os idosos deve declinar rapidamente, em função da baixa taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida.
Em uma avaliação sóbria das duas tendências, William Butz, presidente do instituto, disse que “a baixa natalidade nos países desenvolvidos começa a desafiar a saúde e a segurança financeiras dos idosos”, ao mesmo tempo em que “os países em desenvolvimento adicionam mais de 80 milhões de pessoas a cada ano e os mais pobres 20 milhões, agravando a pobreza e a ameaça ao meio ambiente”.

Brasil inicia debate de plano para combater desastre ambiental com petróleo no mar

De Rodrigo Teixeira, do Portal Terra/JB Online:
RIO DE JANEIRO - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quer reativar a Lei 9966, de 2000, que dispõe sobre a prevenção, o controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.
A proposta é apresentar um plano nacional de contingência de derramamento de petróleo até setembro.
"No novo decreto queremos propor a união de esforços para enfrentar uma crise, equipar o Estado para agir e dar uma resposta imediata a um acidente ambiental de magnitude nacional na área do petróleo", disse a ministra.
A proposta foi discutida durante encontro da ministra, ontem, no Rio de Janeiro, com representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, para discutir a prevenção de possíveis vazamentos de petróleo no País.
Além de Ian Hernandez, engenheiro e diretor técnico da empresa que atua na gerência de crise do acidente da plataforma submersível Deepwater Horizon, que ocorreu no Golfo do México no dia 20 de abril, ela recebeu dirigentes da Petrobras, da Coordenação Geral de Petróleo e Gás do Ibama, Ministério da Defesa (Marinha), Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Fundação Odebrecht completa 45 anos em dezembro

Boletim digital da Fundação Odebrecht:
A Fundação Odebrecht tem como traço singular de sua marca o espírito de servir.
Uma das mais antigas fundações empresariais do País, completa 45 anos em 2010 e reafirma sua missão:
“Educar jovens para vida, pelo trabalho, para valores e limites”.
Em 31 de dezembro de 1965, a então Fundação Emílio Odebrecht foi criada para garantir às jovens unidades-família dos integrantes da Construtora Norberto Odebrecht os benefícios que a Previdência Social não abrangia.
Nos anos seguintes, a Fundação custearia indiretamente assistência médico-hospitalar, ambulatorial, odontológica, farmacêutica, educacional e recreativa.
Seu primeiro presidente foi Emilton Moreira Rosa.
Com a ampliação do número de integrantes para 20 mil, em 1978, os centros de apoio criados para dar assistência aos trabalhadores e seus dependentes somavam 19.
Foi em 1982 que a Fundação mudou o foco da sua ação e passou a atuar em questões de interesse público.
A intenção era mobilizar inteligências em todo o Brasil, realizando prêmios e promovendo debates políticos e acadêmicos tendo como perspectiva ajudar o Governo a resolver problemas sociais.
O Prêmio Fundação Emilio Odebrecht (FEO) foi criado para concessão de bolsas de pesquisa, patrocínio de trabalhos e encontros sobre questões voltadas para o trabalhador. Em sua primeira edição, o tema foi Produtividade do Trabalhador Brasileiro.
O Prêmio FEO foi entregue ao engenheiro civil e administrador Lauro Barreto Fontes.

Festa celebra aniversário de Javier Alfaya

E-mail de Alberto Sobral:
O deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB) completa 54 anos neste sábado (31/7).
Para celebrar a data, o parlamentar fará uma grande festa das 12h ás 19h, no edifício Oceania, no Farol da Barra, em Salvador.
O evento vai reunir a família, amigos e companheiros de militância de Javier, além de lideranças sociais, políticas e populares de todo o estado.

Rogerinho volta ao Bahia contra o Figueirense

Saiu em A Tarde Online:
Bahia e Figueirense se enfrentam neste sábado, 1º, às 16h10, com novidades em suas equipes.
Não faltam motivos, então, para que o torcedor vá a Pituaçu assistir ao duelo.
As principais atrações são Rogerinho, de volta ao tricolor depois de cumprir suspensão, e Reinaldo, atacante que estreia no clube catarinense.
Renato Gaúcho, normalmente adepto do mistério para as escalações, definiu ainda na quinta-feira os onze titulares do Esquadrão para a partida.
As três mudanças mais importantes estão na defesa: Renê vai vestir a camisa 1 no lugar de Fernando, suspenso; Vágner entra no lugar de Alison, que recebeu o terceiro cartão amarelo; e Bebeto assume a vaga de Arilton, que está contundido.

Ibope aponta Dilma Rouisseff à frente de José Serra

Do Correio da Bahia:
A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo.
De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29).
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%.
Nos levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 37% na pesquisa de 31 de maio a 1 de junho; 38% na de 18 a 21 de junho; 36% na de 27 a 30 de junho; e 39% agora.
Serra tinha 37%, passou a 32%, depois foi para 36% e agora para 34%.
Marina tinha 9%, passou a 7%, foi a 8% e agora voltou para 7%.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Parceria da Odebrecht e Governo da Bahia cria centro tecnológico no Baixo Sul

Do boletim digital da Fundação Odebrecht:
Foi inaugurado no dia 17 de julho, na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), o Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT).
Fruto de um convênio assinado, em novembro de 2009, pela CFR-PTN e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – que investiu R$329 mil –, o CVTT irá atender a população da região do Baixo Sul da Bahia e seu entorno.
O Centro conta com um laboratório multidisciplinar (química, física e biologia) e outro de análise de tecidos vegetais, água e solo.
“Queremos que cada território de identidade tenha independência na sua produção. Aqui será possível fazer a análise sem precisar ir longe nem esperar muito. Isso proporcionará um ganho na atividade local”, afirmou Feliciano Monteiro, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, durante o evento.
O CVTT é uma unidade de ensino e de profissionalização, que difunde conhecimento científico e tecnológico.
Tem equipamentos voltados, principalmente, para o desenvolvimento da mandiocultura, mas o estudo de outros plantios também pode ser realizado.
“O laboratório de análise do solo traz para o agricultor mecanismos para economizar dinheiro e aumentar a produtividade”, ressaltou Juscelino Macedo, Coordenador da Aliança Cooperativa da Mandioca.

Fim de semana de festa dos 100 anos do Axé Opô Afonjá

Saiu no Correio da Bahia:
As comemorações do centenário do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, fundado em 1910 por um grupo dissidente do Terreiro da Casa Branca, foram iniciadas nesta sexta (30), a partir das 19hs, na Rua Direta de São Gonçalo, no Cabula.
Foi também lançado o selo comemorativo pelos Correios.
O festejo vai contar com a saudação dos alabês (tocadores de atabaques), seguida da performance do dançarino e coreógrafo norte-americano Clyde Morgan.
O primeiro dia da comemoração será encerrado com a apresentação do afoxé Filhos de Gandhy.
Já amanhã, sábado (31), a partir das 8hs, acontece a inauguração do busto de Mãe Aninha, além da realização de mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, exibição de vídeos e do bloco Cortejo Afro.
Para o encerramento das festividades, no domingo (1º), segundo a Agecom, o terreiro, que tornou-se referência na construção de valores das religiões de matriz africana no estado, receberá apresentações de grupos de capoeira, dança e da Banda Aiyê.

Naomar de Almeida Filho despediu-se da reitoria da Ufba

De A Tarde Online:
A apresentação dos resultados dos oito anos de administração de Naomar de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre 2002 e 2010, nesta sexta-feira, 30, foi marcada pela perspectiva do crescimento e da gestão participativa, apoiada pelo Ministério da Educação (MEC).
Aberta com a performance musical do professor da Escola de Música da Ufba, Mário Ulloa, a cerimônia, que durou cerca de duas horas, teve momentos de descontração e agradecimentos da plateia composta por autoridades, docentes, alunos e admiradores.
Naomar, professor titular de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, iniciou seu relatório com o diagnóstico da universidade no início de seu primeiro mandato, em 2002.
O diagnóstico preparado pela equipe do reitor trazia a percepção de que a Ufba, em 2002, passava por um momento de desvalorização social, com a necessidade de renovar pontos cruciais na universidade, como a Faculdade de Medicina, situada no Terreiro de Jesus, cujo patrimônio físico e cultural se encontrava em estado de deterioração.
Uma coletânea de fotos mostrou não só a reforma física, mas todo o trabalho dos professores voluntários que formaram um mutirão para recuperar parte do acervo da Biblioteca de Saúde.

Marcelo Abreu defende fortalecimento do SUAS

De Neide Beto e Andréa Nascimento, da Ascom da Setad:
A fixação de um pacto entre gestores, técnicos, trabalhadores, conselheiros, sociedade civil e usuários para garantir o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi defendido pelo Secretário Municipal de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Marcelo Abreu.
Foi durante o I Seminário de Políticas Públicas, promovido na última quinta–feira pela Câmara Municipal de Salvador.
“O SUAS foi criado para romper com o modelo assistencialista que torna as pessoas subalternas e dependentes de serviços sociais estatais e privados. O nosso papel é exatamente trabalhar para garantir que o SUAS seja tão reconhecido quanto o SUS (Sistema Único de Saúde)”, ressaltou o titular da Setad.
Abreu anunciou que, em Salvador, estão sendo revistos, potencializados e implementados programas, projetos e benefícios, fundamentais na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
Ele recebeu o apoio da primeira Comissão de Assistência Social, criada pela Câmara Municipal, responsável pela organização do evento. Marcelo Abreu participou das discussões sobre a transformação da Assistência Social numa política de Estado, não apenas de Governo, defendendo a necessidade de fixação de um percentual mínimo sobre as receitas correntes para financiar ações e projetos na área social.
O professor de finanças públicas, Artur Mattos, colaborador da Setad, lembrou que, para que a Constituição Federal permitisse a vinculação de receitas nas áreas de educação e saúde, foram necessários muitos anos de luta e trabalho.
O financiamento da Assistência Social norteou todos os debates, que contou com as ponderações e contribuições dos representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
Também foram discutidas estratégias para garantir os recursos previstos nos orçamentos de cada ente federativo, além da necessidade de capacitação técnica e mobilização política para buscar novos recursos, inclusive através de parceria público-privada.

João Saad, presidente da Band, é Cidadão de Salvador

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Pelo trabalho que realiza à frente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em especial na capital baiana, através da geração de notícias, emprego e renda à população, o empresário e jornalista João Carlos Saad será homenageado pela Câmara Municipal com a concessão do Título de Cidadão da Cidade do Salvador.
De autoria do vereador Paulo Câmara (PSDB), o Projeto de Resolução nº 64/2010 foi aprovado pela Casa Legislativa na última terça-feira (27).
“João Carlos Saad destaca-se pela inegável contribuição ao nosso estado e, principalmente, ao nosso município. Desde 1937, os veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação estão presentes na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo”, declarou Paulo Câmara.
Atual presidente do grupo e filho do fundador João Jorge Saad, o empresário é considerado pelo vereador exemplo de esforço e trabalho, responsável por trazer qualidade e credibilidade à história do Grupo Bandeirantes.
“Através da sua atuação no grupo, vemos que João Carlos Saad acredita no futuro e no desenvolvimento do Brasil, acompanhando o ritmo acelerado da revolução digital e incorporando a cada dia as inovações tecnológicas das comunicações aos veículos. Tudo isso para, cada vez mais, desenvolver programas e produtos com qualidade”, disse Paulo Câmara.
Para o vereador, o grupo empresarial cresceu ao longo dos anos, adquiriu e criou novas marcas, além de ter se consolidado como uma grande empresa de comunicação multimídia.
“Todo esse crescimento foi suportado única e exclusivamente por empresas e pelo mercado anunciante, que acreditam na diversidade de opinião e apostam no crescimento de um grupo comprometido com os interesses do país”, avaliou.
O Grupo Bandeirantes de Comunicação integra duas redes de televisão aberta, três canais de televisão por assinatura, seis redes de rádio – formando o maior grupo de rádios do país – um jornal de classificados, uma distribuidora de sinal e conteúdo a cabo, e um selo musical.
____________________________________________________________

Farc propõem diálogo ao governo da Colômbia

Do Estadão Online:
O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Alfonso Cano, propôs o diálogo ao presidente eleito do país, Juan Manuel Santos, que assume o cargo no próximo dia 7.
Em um vídeo datado de julho de 2010, divulgado pela revista Resistência, uma publicação ligada às Farc, o chefe guerrilheiro diz estar empenhado por uma saída política para o conflito armado no país, que já dura quase cinco décadas.
"O que estamos propondo hoje, mais uma vez, é que conversemos. Seguimos empenhados em buscar saídas políticas. Queremos que o governo reflita e não engane mais o país", disse Cano, que assumiu o comando do grupo em 2008 após a morte de Manuel Marulanda Velez, que fundou a guerrilha em 1966.
Cano propôs ainda debater a assinatura de um acordo militar com os EUA, que permite que os americanos controlem sete bases em território colombiano, além de discutir temas como direitos humanos e a questão dos prisioneiros de guerra.

Vazamento de petróleo na China pode ser o maior da história

Da France Press:
O Greenpeace afirmou nesta sexta-feira que o vazamento de petróleo que ocorreu no último dia 16 no nordeste da China pode ter sido 60 vezes maior do que o governo admite, o que o situaria entre as piores marés negras da história.
Segundo a ONG, de 60.000 a 90.000 toneladas de óleo foram derramadas no Mar Amarelo depois da explosão de dois oleodutos na zona portuária de Dalian.
Essa estimativa é muito superior à de 1.500 toneladas informadas pelas autoridades chinesas.
Richard Steiner, especialista em conservação marinha da Universidade do Alasca (EUA) e assessor do Greenpeace afirmou que se trata de “um dos 30 maiores vazamentos de petróleo da história da humanidade”.
Steiner disse que se a estimativa do Greenpeace estiver correta, o vazamento é maior do que o do 'Exxon Valdez' no Alasca, em 1999.

Bahia: desafio de tornar-se autosuficiênte em leite

Do Boletim do Dia da CNA:
Apesar de ser o estado com o 3º maior rebanho de vacas leiteiras do Brasil, a Bahia enfrenta um grande desafio:
Expandir a produção leiteira para alcançar a autossuficiência, com uma produção anual de 950 milhões de litros de leite e uma demanda de consumo de 1,4 bilhão de litros por ano, perfazendo um déficit de 450 milhões de litros.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior, avalia com otimismo as atitudes adotadas para a solução do problema:
“São vários os programas em curso. Destacamos um deles, proposto pela FAEB, ‘Os Caminhos do Leite’, que acabou virando uma política do Governo. Além dele, temos o ‘Balde Cheio’ e o ‘Geraleite’".
Em relação ao primeiro, a FAEB se integrou como parceira e, no segundo, ela é a idealizadora e executora.
Os resultados são bastante expressivos, sinalizando ser possível, dentro de quatro ou cinco anos, a Bahia tornar-se autossuficiente na produção de leite, informa.

Oposição denuncia dispensa de licitação em período eleitoral

Texto de Aloísio Araúujo:
O líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha (DEM), denunciou hoje dispensas de licitações realizadas pelo governo Jaques Wagner, feitas por um curto período e durante o período eleitoral.
As dispensas foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado de hoje.
Uma delas contrata, através da Secretaria de Combate à Pobreza, a Realiza Transporte pelo valor de R$208.200,00.
O objeto é a locação de 14 veículos pelo prazo de 90 dias.
Uma outra dispensa, desta vez da EMBASA, contrata a LM Transportes pelo valor de R$836.052,00, para locação de veículos sem especificar a quantidade, mas também pelo prazo de 90 dias.
“São prazos muito convenientes, considerando que estamos em plena campanha eleitoral. Vamos denunciar esses casos aos órgãos fiscalizadores para estar atentos a fim de que o governador não incorra em crime eleitoral utilizando-se da máquina pública. E por que dispensa de licitação? Qual será a urgência ou emergência por um período tão curto?”, questionou o parlamentar.

Observatório de Consórcios Públicos lançado em Brasília

Da Associação Transparência Municipal:
O Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo foi lançado em Brasília e ATM integra Conselho Consultivo
O lançamento ocorreu quarta-feira, 28, com a posse dos integrantes do Conselho Consultivo, que terá entre seus titulares o diretor-presidente da Associação Transparência Municipal, Paulo Sérgio Silva, e o consultor François Bremaeker, como suplente.
Iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos – FNP -, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD - e da Caixa Econômica Federal, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação, o Observatório visa construir e disponibilizar na Internet uma ampla base de dados.
Essa base de dados versa sobre a primeira geração de Consórcios Públicos no Brasil e as experiências internacionais correlatas.
E ainda analisar cenários para a sua estruturação, financiamento e consolidação.
O Conselho Consultivo tem como tarefa acompanhar e opinar sobre a execução do projeto do Observatório.
Realizado no auditório do Ministério das Cidades, o ato de lançamento foi presidido pelo diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo – OCPF -, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE e vice-presidente da FNP, que destacou o significado do ato de posse dos conselheiros.

Bahia quer sediar Mundial de Judô em 2012

Da Agecom do Governo da Bahia:
O presidente da Federação Internacional de Judô, o romeno Marius Vizer, recebe, nesta sexta-feira (30), na Governadoria, Centro Administrativo, a manifestação de interesse da Bahia em sediar o campeonato mundial desse esporte, em 2012.
A decisão será anunciada em setembro.
Além de movimentar a economia local, a copa de judô servirá para fortalecer no exterior a imagem da Bahia como organizadora de grandes eventos.
Salvador compete com adversários como Londres, Nova York e Dubai.
Na reunião desta sexta-feira, o governador Jaques Wagner entrega a Vizer um material contendo informações sobre infraestrutura, cultura e atrações turísticas locais.
O romeno, um ex-judoca, ainda prestigiará as disputas das semifinais e final da I Copa do Mundo de Judô por Equipes, que está sendo realizada no Centro de Convenções da Bahia, com apoio do Governo do Estado.

Coelba, Embasa e telefônicas só podem trabalhar em via pública à noite

Da Secom da Prefeitura de Salvador:
O prefeito João Henrique acaba de assinar o Decreto nº 21017, que foi publicado ontem (30) no Diário Oficial do Município, que disciplina a execução de intervenções em vias e logradouros públicos de Salvador.
A partir de agora, as empresas que atuam no setor de telecomunicações, abastecimento de água e energia elétrica, dentre outras, terão que adaptar seus serviços às exigências desse marco legal.
A decisão do prefeito leva em conta a necessidade de "garantir a fluidez do fluxo de veículos e o mínimo de condições de circulação e segurança para pedestres e motoristas de veículos, inclusive, durante as intervenções em vias e logradouros públicos", entre outras considerações.
Os serviços especificados no decreto só poderão ser realizados nos seguintes períodos: entre 21h e 06h de segunda a sexta-feira; entre 0h e 06h e das 14h às 24h, aos sábados; em qualquer horário aos domingos e feriados (menos na orla de Salvador, onde só poderão ocorrer da 0h às 8h e das 16h às 24h.
Só estão liberadas do cumprimento do horário as intervenções em obras de arte especiais e as que forem consideradas de caráter emergencial.
Para obter o necessário licenciamento das obras de intervenção, a empresa interessada deve apresentar à Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) relatório fotográfico de todo o trajeto a ser percorrido e plano de trabalho para a recomposição e pavimentação de todos os espaços que venham a ser danificados (pista de rolamento, estacionamentos, calçadas e sinalização gráfica, dentre outros itens).
Os custos e execução dos serviços são de responsabilidade da empresa executora da obra.



Ao final das obras, caberá à Sucom a lavratura do termo de conclusão da recomposição do espaço utilizado na intervenção. De acordo com o decreto, o descumprimento do dispositivo legal sujeitará a empresa a penalidades previstas na Lei 5.503/99, o Código de Polícia Administrativa do Município do Salvador.

Campanha publicitária incentiva consumo de mel

Da Agência SebraeBA:
O Brasil ainda consome pouco mel, apesar de ser o país com maior potencial de produção.
São 40 mil toneladas produzidas por ano, mas mais de 50% são exportados porque o consumo médio do brasileiro é de apenas 120 gramas por habitante por ano, enquanto na Europa o consumo médio por ano chega a 1,5kg por pessoa.
Para incentivar o consumo a Confederação Brasileira de Apicultura, o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil lançaram a campanha nacional “Meu Dia Pede Mel”.
O pré-lançamento na Bahia foi feito durante a Superbahia, a 2ª Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuídos que aconteceu de 19 a 21 de julho, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
O presidente da Federação Baiana de Apicultores, Pedro Constan, explica que o mel fortalece o sistema imunológico, contém vitaminas e sais minerais “O mel é o adoçante natural mais assimilado pelo organismo humano, porque já vem pré-digerido pelas abelhas.
Sua produção é 100% orgânica, beneficiando a agricultura familiar e gerando emprego no campo”, destaca Pedro Constan.
Por conta do baixo consumo de mel na Bahia e no Brasil um dos maiores centros de produção de mel da Bahia, a Cecoapi-Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia, comercializa 90% da sua produção, cerca de 720 toneladas por ano, para empresas exportadoras de São Paulo e Santa Catarina, que vendem para Estados Unidos, Espanha e Alemanha.

Esposa do vice-governador pede ambulância ao governo

Da Ascom da Assembléia Legislativa:
A deputada Marizete Pereira (PMDB), esposa do vice-governador Edmundo Pereira, apresentou indicação ao governo estadual para que seja disponibilizada uma ambulância para o distrito de Ubiraçaba, distante 43km de Brumado.
Por não contar com unidades de pronto atendimento de saúde, a população local depende de deslocamentos para a sede do município em busca de socorro médico e na maioria dos casos os pacientes encontram problemas de locomoção.
Ubiraçaba conta apenas com um posto do PSF (Programa de Saúde da Família) que, informa a deputada, está há um ano sem médico.
"O direito à saúde é assegurado a todos, sendo dever do Estado garanti-lo mediante políticas sociais, econômicas ou ambientais que visem, em primeiro lugar, a eliminação ou redução do risco de doenças ou outros agravos à saúde, o acesso universal e igualitário às ações; e serviços para promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde", diz.
A população de, aproximadamente, quatro mil habitantes tem reivindicado a ampliação e melhoria na prestação desses serviços de saúde no local.
"A precariedade do sistema de saúde existente na sede do município inviabiliza o atendimento capaz de dar cumprimento ao que preconiza a Constituição do Estado da Bahia, no seu Artigo 233", completou.

Moradores receberão escrituras de suas casas

De Josi Anjos, da Ascom da Prefeitura de Camaçari:
Os moradores dos bairros Verdes Horizontes e Phoc II, em Camaçari, serão contemplados, no final de agosto, com cerca de 500 escrituras públicas dos imóveis.
A medida faz parte do programa Municipal de Regularização Fundiária, que visa beneficiar 16 mil famílias até 2012.
No início do mês, a Prefeitura entregou 350 escrituras no bairro Verdes Horizontes.
A equipe da Secretaria da Habitação (Sehab) trabalha para estender a ação para os bairros Phoc I e III, Ponto Certo, Gravatá, Parque Satélite, Nova Vitória, Parque das Mangabas, Dois de Julho, Bomba, Fonte das Águas e Phoc de Abrantes.

Usina de biodiesel de Candeias completou dois anos

Da Agência Petrobras de Notícia:
Em dois anos de operação, que foram completados ontem (29/7), a Usina de Biodiesel de Candeias, na Bahia, teve sua capacidade de produção praticamente quadruplicada.
Com a conclusão das obras de duplicação, na qual estão sendo investidos R$66 milhões, a unidade atingirá capacidade de 217,2 milhões de litros/ano ainda no segundo semestre.
Esta é a segunda etapa da ampliação. A primeira foi concluída em novembro de 2009, quando passou dos iniciais 57 milhões de litros/ano para 108,6 milhões de litros/ano.
O investimento na ampliação da unidade industrial é resultado da análise de oportunidade em função da posição logística da usina, o que facilita o recebimento de insumos e a distribuição do produto para os grandes mercados.
“Há dois anos, a Petrobras entrou na produção de biodiesel por meio desta usina. Crescemos. Com a nova capacidade vamos demandar ainda mais dos mercados agrícolas regionais”, comenta George Luis Mendes, gerente da usina, que é a primeira das três unidades próprias de produção de biodiesel da Petrobras Biocombustível e acumula a produção de 81,3 milhões de litros.
O diretor de Suprimento Agrícola, Janio Rosa, destaca os resultados de produção de oleaginosas pela agricultura familiar no Estado da Bahia.
“Contamos hoje com 26 mil agricultores familiares contratados para o plantio de mamona e girassol em uma área de 95 mil hectares. Nossa expectativa é ampliar a participação da produção regional no nosso programa de suprimento agrícola. Para isso, estamos ao longo dos últimos dois anos desenvolvendo ações voltadas para a estruturação da cadeia de produção de oleaginosas nas regiões onde atuamos”, informa o diretor.
Para o presidente da Petrobras Biocombutível, Miguel Rossetto, a resposta do estado na produção de oleaginosas reflete os resultados do programa desenvolvido junto à agricultura familiar que garante aos produtores contratados sementes certificadas e assistência técnica agrícola, além de firmar contratos, com prazo de cinco anos, que asseguram a compra da produção e preço mínimo.
“Atuamos na diversificação de culturas, considerando as peculiaridades regionais, com respeito às experiências dos agricultores familiares e transferência de tecnologia e conhecimento”, completa Rossetto.

Lula anunciou medidas de estímulo à inovação

Da Ascom da CNI:
Brasília – As medidas de incentivo à inovação divulgadas pelo governo federal, são importantes porque estimulam as empresas a investir em produtos e processos inovadores.
A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Entre as iniciativas elogiadas pela indústria está a exclusão dos recursos recebidos pelas empresas a título de subvenção econômica da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Segundo o gerente de Estudos e Políticas Industriais da CNI, Paulo Mol, essa medida deve aumentar a procura pelos incentivos para inovação.
“Isso estimulará os empresários a tomar mais subvenção para inovação. Essa medida vem em direção ao que a CNI defende”, avaliou Paulo Mol.
As medidas de estímulo à inovação foram anunciadas durante a audiência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente em exercício da CNI, Robson Braga de Andrade, e líderes empresariais que fazem parte da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

Braskem firma parceria no Baixo Sul da Bahia

Do portal da Organização Odebrecht:
A Cultiverde Produtos Sustentáveis, marca do palmito de pupunha produzido pelos 476 integrantes da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia, apoiada pela Fundação Odebrecht, firmou uma parceria com a Braskem que está viabilizando a exposição no circuito de corrida Braskem Eco Run.
“Uma iniciativa baseada no cooperativismo que contribui para o desenvolvimento econômico e humano da região”.
Assim Jorge Soto, Diretor de Sustentabilidade da Braskem, definiu a ação desenvolvida no Baixo Sul.
A Braskem Eco Run reúne 20.000 atletas em sete etapas e busca despertar a consciência ecológica dos seus participantes.
Com muito verde e intervenções planejadas para causar o mínimo de impacto e inspirar práticas social e ambientalmente responsáveis, utiliza materiais reciclados e recicláveis em grande parte de sua arena.
Toda a emissão de carbono resultante da realização do circuito é auditada e compensada por meio do plantio de árvores.

Workshop aponta caminhos para elevação da qualidade de vida na indústria

Da Ascom da Fieb:
Discutir o novo posicionamento estratégico do Sesi para aperfeiçoar o atendimento às demandas das indústrias brasileiras nas áreas de saúde, segurança, lazer e responsabilidade social e fazer da entidade um provedor de soluções para a indústria.
Este é o objetivo do I Workshop de Planejamento do Programa Indústria Saudável, que reúne até hoje (30/7), no Hotel Pestana, profissionais das áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social do Sesi Bahia e dos departamentos regionais da Paraíba, Minas Gerais, Santa Catarina, Roraima e Distrito Federal.
O Programa Indústria Saudável desenvolvido pelo Sesi, propõe a construção de um ambiente de trabalho seguro, adoção de estilo de vida saudável pelos trabalhadores e o acesso destes nos serviços de saúde.
Neste encontro a proposta de integração das áreas de atuação da entidade conduz a proposta de aperfeiçoamento do programa.
Segundo Fabrizio Machado, gerente executivo do Departamento Nacional do Sesi, ao final do encontro serão definidas ações de integração de todas as áreas de conhecimento do Sesi.
As ações definidas neste encontro serão disseminadas pelos demais departamentos regionais da entidade.

Israel é o segundo maior pólo de tecnologia do mundo

Da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria:
No deserto de Arava, em Israel, perto de Eilat, tem uma torre da altura de 10 andares com o formato de uma flor prestes a desabrochar.
Ao norte, cerca de três dúzias de espelhos estão voltados para o sol, refletindo a luz em direção ao topo da torre. Concentrada ali, a energia do sol aquece o ar a mais de 760 graus Celsius.
O ar em expansão faz girar uma turbina, a milhares de revoluções por minuto.
Nessa instalação, inaugurada ano passada por uma empresa chamada Aora, o sol do deserto produz eletricidade suficiente e água quente para setenta lares.
Yuval Susskind, o gerente de operação da Aora, proclamou o empreendimento como um triunfo contra a burocracia.
“Por vinte anos esse país vem desenvolvendo tecnologia solar e ninguém foi capaz de colocar uma estaca no chão.”
Aora é apenas uma das várias empresas israelenses focando em um pedaço do futuro verde. Em meio a preocupações globais sobre mudanças climáticas, recursos escassos e segurança energética, tecnologias ‘limpas’ atraem interesse de governos e, cada vez mais, de grandes empresas.
Por causa de sua particular combinação entre história e geografia, Israel está adiantado décadas em relação à engenheria hidráulica e energética, especialidades que podem se tornar campos enormes.
Mas para Israel, tecnologia limpa é mais do que uma oportunidade de negócios.
É uma chance para seus aliados e inimigos olharem para o país e ver algo além de “O Conflito”.
Depois do norte da Califórnia, Israel é geralmente chamado de segundo maior pólo de tecnologia do mundo.

Palácio Rio Branco recebe 400 visitas por dia

Da Ascom da SecultBA:
A reforma do Palácio não é o único atrativo do local.
A exposição Centro Antigo de Salvador – A História do Brasil Vive Aqui prevista para ficar aberta ao público somente por um mês foi prorrogada e pode ser conferida até novembro deste ano.
Atualmente, cerca de 400 pessoas por dia visitam o local.
Desde a sua reinauguração, foram mais de quatro mil visitantes, entre turistas e moradores.
O espaço, que passou por diversas reformas de ordem estrutural, está aberto ao público diariamente, e recebe visitantes de todos os cantos do país e do mundo.
A solenidade de reinauguração foi realizada no último dia 10 de junho durante o lançamento do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador da Bahia, Jaques Wagner, e de outras autoridades.
As intervenções surtiram efeito, e o visitante pode observar todas as nuances do Palácio Rio Branco, desde a linha arquitetônica, com características renascentistas, à vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.
O técnico de mineração Aílton Gonçalves de Lima, 42 anos, esteve no local e ficou impressionado com as mudanças:
“Do ponto de vista visual, logo que se chega, dá para perceber as melhorias feitas. A simpatia da equipe que direciona as visitas guiadas contagia, e faz com que nós nos sintamos bem”, relata.
O Palácio Rio Branco, que agora conta com seis mil metros quadrados de área construída, pode ser visitado por qualquer um que faça o agendamento prévio.
Quem quiser conferir o espaço, pode ligar para o número (71) 3117-6491 e marcar uma visita.
O local funciona das 10h às 18h, durante a semana, e sábados e domingos, das 13h às 18h.

Nota do Editor: Como registrei em comentário anterior, o trabalho de restauração do Palácio Rio Branco foi excepcional. Visitá-lo é receber uma aula de história. Por isso, a sugestão de a Fundação Cultural (IPAC) acrescentar ao Memorial dos Governadores um registro dos Grandes Momentos Históricos vividos pelo Rio Branco, como o bombardeio que sofreu nos anos 30 do século XX.

Agenda de campanha de Marcos Mendes

E-mail de Ronaldo Santos:
Agenda de Marcos Mendes
Candidato do PSOL a Governador da Bahia
Sexta Feira– 30 de Julho de 2010
· 9hs: Entrevista na Band News FM
· 16hs: Debate Interno no PSOL Sobre Programa de Governo
· 19hs30min: Reunião com Militantes do PSOL e apoiadores em São Sebastião do Passé.
Coordenação Geral de Campanha
Contatos:
Ronaldo Santos: 071-9126-2455/9271-0240/ 9203-8425
Email: ronaldodopsol@hotmail.com / secretariapsolba@yahoo.com.br

Os demais candidatos e/ou suas assessorias não enviaram agenda a este blog/site:

TCE confirmou denúncia da oposição

Texto de Aloísio Araújo:
Com a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, de mandar o governo baiano suspender repasses de verbas do convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Brasil Preservação Ambiental, por suspeitas de irregularidades, ficam confirmadas mais uma denúncia feita pelo deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN).
Do convênio que faz parte do programa Construindo Dias Melhores no valor total de R$17,964 milhões – R$8,011 milhões já liberados – para a construção de 1.120 unidades habitacionais em 18 municípios e capacitação de 510 moradores, e proceder a regularização fundiária dos imóveis, o MP constatou um total de R$1,178 milhão em notas frias, sem a prestação dos serviços da contratada.
O TCE alegou que a Oscip mantém registro na Receita Federal indicando que suas atividades têm correlação com direitos sociais voltados para temas como meio ambiente e cultura e não na construção civil.
“Denunciei as irregularidades dos convênios da Sedur com o Instituto Brasil. Não tenho dúvidas de que o Instituto Brasil é o Bancoop do governo Wagner”, disse o deputado, numa alusão ao esquema montado pelo PT de São Paulo para desviar recursos que deveriam ser destinados à construção de moradias populares.
“Desde o ano passado denunciamos essa situação ao Ministério Público. Cobramos explicações do Governo Wagner que não nos respondeu. Quero ver agora com a denúncia comprovada com a decisão do TCE se eles não vão se pronunciar”, protestou Bacelar.
O parlamentar lembrou que as casas não existem, os alunos não receberam certificado dos cursos e não se tem conhecimento de única área cuja documentação foi regularizada.

Desafios da construção de uma nova escola

Comunicado Oficial da Federação Israelita de São Paulo:
À comunidade,
Após um grande esforço para a construção de um nova escola em São Paulo, como resultado da fusão entre Bialik e Renascença, a liderança do projeto viu-se obrigada a reconhecer que as dificuldades encontradas na conciliação de interesses e objetivos tornaram o projeto inviável neste momento.
A FISESP, como órgão máximo da comunidade em São Paulo e a Hebraica, que estavam contribuindo com o projeto, continuarão apoiando as escolas em seus novos rumos em formato separado, da mesma maneira como o fazem com todas as demais instituições da comunidade.
Queremos reconhecer a dedicação de todos os profissionais e voluntários envolvidos no processo até aqui e a confiança da comunidade de pais que ofereceu todo o suporte para o projeto.
Atenciosamente.
Federação Israelita do Estado de São Paulo
Associação Brasileira "A HEBRAICA" de São Paulo

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dom Geraldo celebrou missa no Dom Pedro II

De Andréa Nascimento, da Ascom da Setad:
Na manhã desta quinta-feira (29/07), a missa presidida pelo Arcebispo-Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella, marcou o início das comemorações pelo 123º aniversário do Abrigo D. Pedro II.
Durante a celebração, Dom Geraldo ressaltou a importância e o valor do Abrigo: “Nos preparamos para o futuro, observando o passado. A instituição é um testemunho da caridade, da fraternidade e da amizade. Os idosos são a razão desta casa, aqui eles recebem conforto e carinho.”
O subsecretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), ex-vereador Emerson Palmeira, presente na celebração, enfatizou a responsabilidade que o poder público e a coletividade têm de preservar a memória histórica e física do Abrigo.
Os idosos, assim como as freiras do Dom Pedro II, agradeceram o apoio da sociedade e do Município para manutenção e funcionamento do Abrigo.
Após a celebração, os idosos do Abrigo fizeram uma apresentação teatral, coordenados pela terapeuta ocupacional Sandra Andrade, que abordou o tema “união”, quando eles puderam falar sobre o exercício da coletividade no dia-a-dia, pois no Abrigo eles aprendem a compartilhar a vida e os espaços.
No período da tarde, o Grupo de Convivência das Obras Assistenciais Irmã Dulce (OSID) apresentou para os idosos um número de dança e voluntários animaram a festa em homenagem aos aniversariantes do mês.
O Abrigo D. Pedro II é administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). Acolhe, atualmente, 74 idosos que dispõem dos serviços de assistência social, nutricionista, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional.

Os amigos de Javier Alfaya não vão deixar seus 53 anos passar em branco

Texto de Alberto Sobral:
Depois de amanhã, sábado, o deputado Javier Alfaya comemora seus 53 anos de vida, bem vividos e proveitosos, recebendo amigos e amigas para um brinde, de meio-dia para a tarde, no Oceania, de frente para o Farol da Barra.
Javier é um nome reconhecido na diversidade da vida cultural e política da Bahia, arquiteto por formação e um vencedor em todas as eleições já disputadas - desde o início na década de 70, no movimento estudantil, do Diretório Acadêmico de Arquitetura ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufba.
Depois nos quatro mandatos como vereador em Salvador, esse ano ele encara a luta para reeleição ao terceiro mandato na Assembléia Legislativa.
Confiante e disposto como sempre, Javier acumulou nesse período uma sólida experiência. E tem o reconhecimento da Bahia pelo trabalho desenvolvido como militante, dirigente e parlamentar do PCdoB, o que o credencia a continuar ajudando a Bahia a seguir em frente.

Embaixador da Venezuela visita o Neojibá

Da Ascom da SecultBA:
O Embaixador da Venezuela do Brasil, Maximilien Arvelaiz, acompanhado pelo conselheiro Manuel Vadell Aquino, realizou nesta quinta-feira, 29 de julho, uma visita ao Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia).
A visita aconteceu no Teatro Castro Alves e contou também com a presença do Secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e de Monique Badaró, Assessora de Relações Internacionais da Secult.
O Embaixador esteve em reunião com Governador Jaques Wagner no mesmo dia e fez questão de visitar o Neojibá durante a tarde, antes de embarcar para São Paulo.
Durante a visita pode assistir ao ensaio da Orquestra Castro Alves – OCA, a formação infanto-juvenil do Neojibá, com cerca de 50 integrantes entre 11 e 18 anos.
Regidos pelo maestro Yuri Azevedo, de 18 anos, e pela coordenadora da Orquestra, Ivana Dudnik, os jovens tocaram trechos de peças que vão compor o repertório de concertos da OCA no segundo semestre.
Após a apresentação, o Embaixador, que já esteve em contato com o Neojibá em 2009, durante o intercâmbio realizado em Caracas com 60 músicos do Programa, reforçou sua satisfação em poder vê-los e o desejo de manter e ampliar a parceria entre Neojibá e El Sistema, aproveitando as comemorações do bicentenário da independência da Venezuela, em 2011.

Tia Eron esteve à frente da entrega do Prêmio Mulher Guerreira Maria Felipa

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Para marcar a passagem do Dia Municipal da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Afro-latinoamericana e Caribenha, 25 de julho, a Câmara Municipal promoveu, na quarta-feira (28) à noite, a entrega do Prêmio Mulher Guerreira Maria Felipa a cinco quituteiras tradicionais de Salvador.
Este ano a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que patrocina a homenagem, elegeu Maria de São Pedro e Lindinalva de Assis (Dinha do Acarajé), já falecidas, que foram representadas pelos filhos, Juvência dos Santos Marinho (Dona Zuzu), Anailza da Cruz Reis (Dona Ninha) e Maria José Lopes das Virgens.
A presidente da Comissão e da sessão solene, vereadora Eron Vasconcelos (DEM), frisou que as quituteiras representam a preservação do legado ancestral das mulheres negras, com o propósito de “evidenciar a contribuição destas mulheres contemporâneas para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural de Salvador”.
No discurso de saudação às homenageadas, ela lembrou que a data foi definida em 1992, na República Dominicana, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que reuniu 400 representantes do mundo inteiro.
Comemorar o dia 25 de julho, segundo Tia Eron, “é assumir o inteiro teor da luta anti-racista, unindo as lutas do povo negro às da plataforma feminista para transformar a mentalidade e as práticas discriminatórias, contribuir para a implementação de políticas públicas de empoderamento das mulheres negras e oportunizar a sua maior participação e cidadania em todos os espaços sociais”.

Mulheres do subúrbio programam caminhada contra violência

E-mail de Marta Meire da Silva Pinto Santos:
Dia 20 de agosto, uma sexta-feira, a partir das 9hs, tem caminhada do Movimento das Mulheres do Subúrbio numa ação em defesa da vida contra a violência. A caminhada parte do Parque São Bartolomeu e segue pela Suburbana até a localidade de Luso, em Plataforma. Será a II Caminhada das Mulheres Pela Vida e Contra a Violência

Centenas de prisões de migrantes no Arizona

Da Folha Online:
Centenas de manifestantes foram às ruas de Phoenix, no Estado americano do Arizona, em um ato de desobediência civil e protesto contra a polêmica lei de imigração que entrou em vigor nesta quinta-feira.
A polícia prendeu alguns dos manifestantes e mantém forte vigilância para tentar conter as dezenas de marchas e protestos previstos.
Segundo o site de notícias do Arizona AZCentral, a polícia antidistúrbio estava nas ruas a partir das 10h (14h em Brasília), em formação de corrente e com dezenas de furgões - em antecipação às prisões.

Declarações de Lula desagradam a Colômbia

Da Folha Online:
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse nesta quinta-feira que "deplora" a referência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à crise de seu país com a Venezuela como "um caso de assuntos pessoais".
Na véspera, Lula afirmou que há apenas um conflito verbal entre os dois países e não uma disputa mais grave.
"Uribe deplora a forma com a qual Lula, com quem cultivamos as melhores relações, tenha se referido a nossa situação com a República Bolivariana da Venezuela como se fosse um caso de assuntos pessoais", diz um comunicado da Presidência, que critica o brasileiro por ter ignorado a ameaça que representa a presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano.
O comunicado diz ainda que Lula desconhece o esforço colombiano para buscar soluções através do diálogo.
"Repetimos com todo o respeito ao presidente Lula e ao governo do Brasil que a única solução que a Colômbia aceita é que não se permita a presença dos terroristas em território venezuelano".

Sábio boliviano que abençoou Morales preso com cocaína

Da Folha Online:
O sábio aimará que, em 2006, entregou um bastão a Evo Morales quando este se tornou presidente da Bolívia foi detido por tráfico de drogas, informaram nesta quinta-feira autoridades locais.
Valentin Mejillones foi detido pela Força Antidrogas da Bolívia após a descoberta de um laboratório de produção de cocaína em sua casa na cidade de El Alto.
No local, foi apreendida 240 quilos da droga em forma líquida.
Quando a polícia chegou, o sábio estava ao lado de seu filho, de mesmo nome, e um casal de colombianos.
O diretor da Força Nacional de Luta contra o Narcotráfico, Félix Molina, disse em coletiva de imprensa que Mejillones e os demais foram detidos "em flagrante" na "purificação da cocaína".

Entrou em vigor lei de imigração do Arizona

Da Veja Online:
Entrou em vigor nesta quinta-feira a lei de imigração do Arizona, no sudeste dos Estados Unidos, assinada pela governadora republicana, Jan Brewer, no dia 23 de abril.
A nova legislação - uma das mais severas já criadas no país sobre o assunto - teve alguns artigos embargados pela juíza federal Susan Bolton na quarta-feira.
A lei SB1070 deve afetar cerca de 460.000 imigrantes ilegais que vivem na região.
Entre os trechos retirados da lei está a obrigatoriedade do porte de documentos.
Segundo o projeto original, um imigrante poderia ser preso e deportado caso não estivesse com os papéis em mãos.
Outro artigo polêmico, que prevê penas para quem transportar ou der emprego a um ilegal, também foi suspenso.
Autoridades do Arizona já anunciaram um possível recurso contra a decisão da juíza.
Já o governo federal foi favorável aos cortes.
A aprovação deles, portanto, significa uma vitória de Barack Obama.
O presidente americano, que recebeu o apoio (e voto) de milhares de imigrantes, vinha prorrogando as discussões sobre as leis que ditam as regras da imigração no país - motivos pontuais, a exemplo do derramamento de petróleo no Golfo do México, tomavam conta de sua agenda.
Com a medida tomada por Brewer, Obama correu atrás do prejuízo e ordenou ao Departamento de Justiça dos EUA que estude o projeto para garantir que ele não é inconstitucional.

Líder da oposição aponta holocausto baiano

Texto de Aloísio Araújo:
O deputado estadual Heraldo Rocha, líder da Oposição na Assembléia, disse hoje que o holocausto baiano continua, com os elevados índices de assassinatos no estado, onde se mata a população negra, pobre, moradora das periferias das cidades.
Conforme publicado no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no período de janeiro a maio de 2010, ocorreram 1.196 homicídios dolosos no interior, considerando as 26 regiões do Estado, sendo que a de Vitória da Conquista apresentou o maior índice, com 122 homicídios, seguida de Itabuna, com 114.
Somados o total destas regiões com Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem-se um total 2.201 homicídios em todo o Estado da Bahia durante cinco meses.
Uma média de 440,2 casos por mês.
“É um número assustador, pois em 2008 e 2009, a média mensal foi de 354,42 e 354,67 homicídios dolosos, respectivamente. Houve um acréscimo de 24%. E o que é mais assustador: os índices se mostram mais assustadores quando comparamos com 2006, quando a média foi de 265,67 homicídios/ mês, com um crescimento de 65,7%. Um verdadeiro holocausto baiano”, afirmou o deputado .

Primo do goleiro Bruno diz que mentiu, estava drogado e foi pressionado pela polícia

Do Portal Terra:
BELO HORIZONTE - O Terra teve acesso ao termo de acareação entre os primos do goleiro Bruno, Sérgio Rosa Sales e o adolescente J., 17 anos, que confessou participação no sequestro de Eliza Samudio, ex-amante do atleta que está desaparecida desde junho.
No documento, o menor diz que mentiu no primeiro depoimento porque havia usado drogas.
J. disse que não confirmava as informações prestadas anteriormente.
"Eu não tive participação de quase nada. Tive participação até no sítio e depois não fiquei sabendo de mais nada. Eu menti porque tinha usado droga antes de vir para Belo Horizonte. No dia que eles me pegaram lá em casa (na casa do goleiro Bruno, no Rio de Janeiro), eu tinha acabado de usar droga. Depois que eu já tinha falado a primeira vez, eu continuei mentindo", afirmou.
"No dia que eu levei os PMS do Rio até a casa (do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano), eu fui ameaçado. Até então, eu sabia onde que ele morava, mas não tinha certeza se era ele mesmo, se era aquela casa mesmo. Era a única pessoa que eu conhecia naquela região. Eu conheci ele na... na... eu acho que foi numa boate em Ribeirão das Neves, mas não lembro o dia", disse o menor, sobre o homem apontado pela polícia como executor de Eliza, que dizia ter um filho de Bruno.
Perguntado como ele explicava o fato de ter descrito "pormenorizadamente" a casa de Bola, antes mesmo de ter entrado no imóvel, e ter descrito como foi a execução de Eliza, ele respondeu que havia ido no local com Luiz Henrique Romão, o Macarrão, há cerca de dois anos.
"Nós fomos na casa dele para nada, eu nem lembro direito", afirmou.
Questionado sobre ter incriminado Sérgio ao colocá-lo na casa de Bola, local considerado o lugar onde Eliza foi morta, o adolescente disse que foi pressionado.
"A delegada (Ana Maria Santos) me pressionou para eu poder falar, para eu poder inventar qualquer coisas, se não eu ia pegar internação de seis anos ou mais", afirmou.
Quando o delegado Wagner Pinto perguntou sobre o vínculo entre Macarrão e Bola, o menor disse que não queria falar mais nada e que ficaria calado a partir daquele momento.

Agricultores brasileiros perderam renda devido aos preços de mercado

Do portal da CNA:
Estudos preliminares da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicam que os agricultores perderam renda por causa dos baixos preços praticados no mercado.
O balanço mostra que os custos com depreciação e capital investido na atividade ficaram acima da receita obtida.
A colheita recorde de 146 milhões de toneladas de grãos na safra atual, 2009/10, não favoreceu os produtores rurais, pois os preços caíram 13,26% em relação ao ano passado.
A expectativa é que esse prejuízo possa ser compensado na próxima safra com a redução dos custos de produção.
Para a safra 2010/11 de soja, que começa a ser cultivada em meados de setembro, no Centro-Oeste, estima-se uma queda de 10% a 15% nos gastos com insumos.
A queda nos preços dos fertilizantes é um dos fatores que justifica a previsão de recuo, explica a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

Videoconferência sobre o Seminário Nacional de Moda

Da Ascom da SecultBA:
A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) e a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura convidam representantes da cadeia produtiva da moda (designers, stylists, fotógrafos, cenógrafos, costureiros, entidades representativas da indústria da moda, representantes do ensino, projetos sociais, ONGs e Oscips, proprietários de marca, organização de eventos, responsáveis por distribuição etc) e demais interessados para videoconferência para esclarecimentos sobre o Seminário Nacional de Moda, no dia 05 de agosto (quinta-feira), das 9h às 12h, nas salas de Videoconferência do BNB em Brasília e em todas as capitais do Nordeste (exceto João Pessoa, devido ao feriado estadual).
Importante: em função da capacidade de cada uma das salas do BNB, solicitamos que as inscrições sejam realizadas pelo e-mailsetoriaisnordeste@gmail.com, preferencialmente, até as 12h, do dia 04/07/2010, informando nome, RG telefone e a localidade de origem.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Representação Nordeste do MinC pelo telefone: (81) 3194-1307.
Videoconferência para esclarecimentos sobre o Seminário Nacional de Moda
Data: 05/08/2010 (quinta-feira)
Hora: 9h às 12h
Local: Salas de videoconferência do BNB em Brasília e todas as Capitais do Nordeste, exceto João Pessoa, devido ao feriado estadual.
Inscrições: setoriaisnordeste@gmail.com
Informações: (81) 3194-1307

Seminário de cooperação tecnológica entre Israel e Brasil

Da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria:
A Missão Econômica do Consulado de Israel em São Paulo convida todos os empresário e interessados para participarem do 1º Seminário de Cooperação Tecnológica Israel–Brasil - Soluções e Inovações para os Desafios Brasileiros nos Segmentos de Água e Energias Renováveis, nos dias 16 a 19 de agosto, em Israel.
Aproveitando este evento, a Missão Econômica também convida para que façam parte da Delegação Brasileira que terá a oportunidade exclusiva de visitar, reunir-se e negociar com as empresas e organizações israelenses destes segmentos.
A Delegação estará sempre acompanhada por oficiais do Ministério da Indústria e Comércio de Israel (www.moital.gov.il) e do Instituto de Exportação e Cooperação Internacional de Israel (www.export.gov.il).
Todos os custos de deslocamento interno bem como a coordenação detalhada da Agenda da Delegação Brasileira estarão sob o cuidado da Missão Econômica.
Para mais informações entrar em contato com Silvia Bauer:
Email: brazil@israeltrade.gov.il
Tel: (11) 3032-3511
Fax :(11) 3032-9233

Caixa concede empréstimo de R$2 bi à Petrobras

Da Agência Petrobras de Notícia:
Com o crescimento e a expansão de seus negócios, a Petrobras tem se empenhado em explorar todas as oportunidades de financiamento oferecidas pelo mercado financeiro.
Dentro desse contexto, além do que já fazia tradicionalmente, a Petrobras vem negociando e contratando operações com instituições financeiras no mercado local.
Em junho de 2010, a Petrobras contratou uma operação de Nota de Crédito à Exportação - NCE, no montante de R$2 bilhões com a Caixa Econômica Federal (CEF), por longo prazo, com taxas e condições atraentes, compatíveis com o mercado.
A empresa se encontra em situação confortável de caixa e a operação se enquadra no curso normal das atividades da Petrobras.
A Petrobras ressalta que os negócios rotineiros da Companhia são divulgados em seu balanço trimestral.

TCE manda governo do estado suspender contrato

De Biaggio Talento e Regina Bochicchio, da A Tarde Online:
Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) mandou o governo baiano suspender repasses de verbas do convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com a Organização da sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Brasil Preservação Ambiental, em sessão da 2ª Câmara na manhã de ontem, 28.
A medida foi determinada devido a indícios de irregularidades.
Do convênio que faz parte do programa Construindo Dias Melhores no valor total de R$17,964 milhões – R$8,011 milhões já liberados – para a construção de 1.120 unidades habitacionais em 18 municípios e capacitação de 510 moradores, o MP constatou um total de R$1,178 milhão em notas frias, sem a prestação dos serviços da contratada.

Santos e Internacional venceram na rodada de ontem

O Internacional abriu vantagem na disputa brasileira por uma vaga na final da Taça Libertadores da América.
A equipe gaúcha venceu o São Paulo por 1 a 0, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
O gol foi marcado aos 22 minutos do segundo tempo pelo jovem meia-atacante Giuliano.
Na Vila Belmiro, na final da Copa do Brasil, o Santos abriu vantagem vencendo o Vitória da Bahia por 2 a 0.

Lei da Ficha Limpa impugna candidatura de Maluf

De Fernando Mello, da Veja Online:
A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo impugnou a candidatura à reeleição do deputado federal Paulo Maluf (PP).
O parlamentar teve o registro contestado pelo Ministério Público com base na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos condenados por colegiados de tribunais.
Desde o início de julho, a Procuradoria Eleitoral impugnou 802 candidaturas de um total de mais de 1,4 mil.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo tem até o dia 19 de agosto para julgar a situação dos candidatos, inclusive em caso de recurso.
Mesmo que tenha a candidatura barrada, Maluf pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Enquanto não houver decisão, ele pode participar da eleição.
A procuradoria decidiu contestar a candidatura de Maluf por conta da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de não acatar recurso (embargo de declaração) apresentado pela defesa do deputado contra a condenação por suposta participação em esquema de superfaturamento na compra de frangos em 1996, quando Maluf era prefeito de São Paulo.
Em abril, o tribunal reverteu decisão que havia inocentado o parlamentar das acusações. Ainda tramita outro recurso da defesa de Maluf.
A defesa de Maluf alega que o congressista tem direito a recorrer ao contra essa condenação, e Maluf não pode ser enquadrado como “ficha-suja” porque nesse processo não está comprovado que houve dolo (intenção de cometer a irregularidade) e enriquecimento ilícito.

Dom Geraldo celebra missa do aniversário do Abrigo Dom Pedro II

De Andréa Nascimento e Neide Beto:
O Abrigo D. Pedro II festeja 123 de existência e acolhimento de idosos da cidade do Salvador, com uma programação diversificada.
A partir das 9hs, será celebrada missa pelo Cardeal Primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, na capela do abrigo.
Em seguida, os idosos do Abrigo farão uma apresentação teatral, coordenados pela terapeuta ocupacional Sandra Andrade.
À tarde, o Grupo de Convivência das Obras Assistenciais Irmã Dulce presenteará os idosos do Abrigo com uma apresentação de dança e voluntários animarão a festa em homenagem aos aniversariantes do mês.

Entregue Prêmio Cidadão Voluntário

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Em reconhecimento pelos serviços sociais prestados à sociedade baiana, com fins assistenciais, educacionais, científicos ou cívicos, sete personalidades foram agraciadas pela Câmara Municipal de Salvador com o IV Prêmio Cidadão Voluntário - Santa Casa da Misericórdia da Bahia.
A entrega da honraria coube ao vereador Téo Senna (PTC), idealizador da premiação, que ressaltou a importância de incentivar o exercício de práticas voluntárias
Este ano foram premiados Durval Freire Oliviere, do Rotary Internacional; Liliane Maria Souza, presidente do Santuário Luz e Vida; Pedro Hamilton Macedo, fundador presidente do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC); Lise Weckerle, vice-provedora da Santa Casa de Misericórdia; Nildete Sampaio de Souza, presidente da Creche Escola e Orfanato Mãe Nildete; Ilka Santos de Carvalho, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (APAE); e Irmã Dulce (Post Mortem), fundadora das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), representada por Maria Rita Lopes Pontes.
Téo Senna historiou o processo do voluntariado, desde a fundação da primeira Santa Casa de Misericórdia no Brasil, em 1543. Entre os destaques, apontou a chegada da Cruz Vermelha ao Brasil, em 1908; a promulgação da lei de utilidade pública para instituições filantrópicas; a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), em 1015; e o surgimento de entidades como a Fundação Dorina Nowill, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Projeto Rondon e a Pastoral da Criança.
Mais recentemente, o voluntariado foi assumido por inúmeras ONG´s, como a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela Vida.
Em 1998, lembrou Téo, foi promulgada a Lei do Voluntariado no Brasil.

Marcos Mendes reúne militantes de Camaçari

E-mail de Ronaldo Santos:
Agenda de Marcos Mendes
Candidato do PSOL ao Governo da Bahia
Quinta Feira– 29 de Julho de 2010
· 10hs: Reunião com Comissão de programa de TV
· 14hs: Reunião com Militantes e apoiadores em Simões Filho
· 19hs: Inauguração de comitê de Candidato a deputado estadual
· 21hs: Reunião com Militantes e apoiadores em Camaçari
Coordenação Geral de Campanha
Contatos:
Ronaldo Santos: 071-9126-2455/9271-0240/ 9203-8425
Email: ronaldodopsol@hotmail.com / secretariapsolba@yahoo.com.br

Só o candidato do PSOL a Governador da Bahia enviou a este blog/site agenda de campanha.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lula manda demitir dirigentes dos Correios

De Luciana Cobucci, Portal Terra:
BRASÍLIA -O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o diretor de Recursos Humanos da empresa, Pedro Magalhães foram demitidos nesta quarta-feira.
A justificativa foi o baixo faturamento dos Correios em 2009.
A demissão de ambos será publicada no Diário Oficial da União de amanhã.
Segundo um assessor do Ministério das Comunicações, o presidente Lula pediu a demissão.
Lula estaria buscando "uma oxigenação nos quadros da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos)"

160 policiais reforçam segurança no interior da Bahia

Da Agecom do Governo da Bahia:
Mais 160 policiais vão reforçar as unidades da Polícia Civil no interior.
Os 120 investigadores e 40 escrivães, nomeados nesta quarta-feira (28) pelo Governo do Estado, serão designados pelo delegado-geral da instituição, Joselito Bispo da Silva, para as Coordenadorias Regionais de Polícia (Coorpins) com maior demanda de ocorrências policiais e carência de pessoal.
Segundo Bispo, essas nomeações traduzem o empenho da administração estadual no sentido de recompor o efetivo policial baiano e oferecer um serviço de maior qualidade à população.
Mais do que isso, o delegado-geral salienta que a chegada desses novos servidores faz parte de uma programação do governo para a área da segurança pública, na qual se inclui também a implantação do Departamento de Homicídios, previsto na Lei Orgânica da Polícia Civil.

Caiu ritmo da atividade industrial no país

Do portal da CNI:
Brasília – O ritmo de crescimento da atividade industrial diminuiu no segundo trimestre do ano.
O indicador de produção recuou para 51,8 pontos e o de emprego caiu para 54,6 pontos.
A utilização efetiva da capacidade instalada em relação ao usual ficou em 48,4 pontos e os estoques se mantiveram dentro dos níveis planejados pelos empresários.
As informações são da Sondagem Industrial do segundo trimestre, divulgada nesta quarta-feira, 28 de julho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Valores acima de 50 pontos indicam crescimento.

Hospital Municipal de Salvador foi tema de debate

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniram nesta quarta-feira (28), no Centro de Cultura da Câmara, para debater, em audiência pública, o projeto para a construção do Hospital Municipal de Salvador.
A vereadora Marta Rodrigues (PT), que requereu o evento, alertou para a importância das discussões na área da saúde pública.
“A organização da sociedade civil é a melhor maneira para resolver as questões sociais que afligem a população. Esse é um projeto que todos que compõem o poder público devem abraçar”.
O secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito, informou as prioridades da Prefeitura e ressaltou a necessidade de se resolver as questões mais urgentes do sistema de saúde atual.
“Estamos empenhados em ampliar o Programa Saúde da Família. Com isso, pretende-se resolver 85% das necessidades da população. Um hospital municipal é importante, mas esperamos que, com a construção dos hospitais no interior da Bahia, a demanda das pessoas que vêm para Salvador diminua”, afirma.
Para o secretário geral do CMS, Everaldo Braga, “Salvador precisa de um hospital administrado pela Prefeitura, pois a população sofre muito com a administração terceirizada”.
Também participaram da audiência, os vereadores Orlando Palhinha (PSB) e Sandoval Guimarães (PMDB); a presidente do CMS, Maria Ângela Santos, e a conselheira Marli Brandão

Maratona de João Carlos Bacelar para reeleger-se

Texto de Aloísio Araújo:
O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN – 19.678), candidato a reeleição a Assembléia Legislativa da Bahia, intensifica a agenda de campanha começando pela Região Metropolitana de Salvador.
Bacelar estará amanhã, quinta-feira, dia 29, às 15hs, participando das comemorações de 98 anos de emancipação política de Pojuca, acompanhado de lideranças políticas do município.
À noite, estará em Mata de São João onde visita a comunidade de Amado Bahia acompanhado de representações políticas e comunitárias locais.
Na sexta-feira, vai ao Baixo-Sul do Estado.
Ele visita Piraí do Norte acompanhado de lideranças políticas e comunitárias para percorrer as ruas da cidade, estreitando o contato com a população local.
Sábado, visita Ituberá, onde se reúne com o prefeito André Lisboa Filho, o Andrezito, lideranças políticas e comunitárias da cidade, além de percorrer as principais ruas do município.
De tarde, percorre o município de Igrapiúna acompanhado de Leandro Ramos, o Léo, importante liderança política da cidade.
À noite, Bacelar volta à Região Metropolitana de Salvador, inaugurando comitê de campanha na cidade de Camaçari, uma de suas principais bases no interior.
Domingo, logo de manhã, volta a Mata de São João acompanhado do prefeito João Gualberto.
À tarde, segue para Entre Rios, no Litoral Norte, onde tem reunião com lideranças políticas e comunitárias locais.

Continua avançando projeto de carvão em Moçambique

Do portal da Organização Odebrecht:
No final de junho, o Projeto Carvão Moatize, contrato aliança entre Vale, Odebrecht International e Camargo Corrêa, concluiu a instalação do muro de terra armada que faz parte da construção do britador primário.
A obra durou 40 dias e envolveu 250 integrantes e diversos equipamentos, que se revezavam dia e noite para cumprir o curto prazo.
Antes do início da construção do muro, a área passou pelas fases de escavação preliminar, remoção de solo e aterro de 50 mil m3 de terra.
O muro de terra armada tem 22 m de altura, 409,6 m de comprimento e possui três níveis.
No seu topo será instalada uma laje de concreto para que os caminhões carregados possam lançar o carvão no britador primário.
Depois de passar por esse triturador, o material é transportado numa esteira para ser processado no CPP (Coal Preparation Plant).
Foram utilizadas 1.413 unidades de placas de concreto e 200 mil m3 de terra para estabilizar o muro.

Comércio recebe Banho de Luz

Secom da Prefeitura de Salvador:
A Prefeitura do Salvador dá mais um importante passo no projeto de revitalização do Comércio.
O bairro, que conserva significativa parcela do poderio econômico e das múltiplas atividades da época de seu apogeu como centro financeiro, será contemplado com o programa Banho de Luz.
Um novo cenário, inclusive, já pode ser percebido por quem passa no local.
Através da Secretaria Municipal de Serviços e Prevenção à Violência (Sesp), o executivo municipal já instalou 195 novos postes modulados com design colonial exclusivo e adequado à estética da área.
As luminárias também ganharam nova roupagem.
Ao contrário do tradicional equipamento de vapor de sódio, foram instalados cerca de 300 aparelhos de vapor metálico branco, com pétalas de 400 watts, o que significa um rendimento de 15%, se comparada a anterior, aliado ainda a uma melhor visualização e definição por parte dos transeuntes.

Vitória enfrenta o Santos na decisão da Taça Brasil

O Vitória começa hoje à noite, na Vila Belmiro, em Santos (SP), a decisão da Copa do Brsil enfrentando os "meninos da Vila". O Bahia joga pelo Nordestão e enfrenta o Confiança, em Aracaju (SE).

Virgínia Rodrigues canta na Casa do Comércio

Saiu na Tribuna da Bahia:
Dois anos após sua última apresentação na capital baiana, a cantora Virgínia Rodrigues retorna à sua cidade natal para fazer dois shows em versão acústica do seu último trabalho, o CD Recomeço, lançado pela gravadora Biscoito Fino.
As apresentações acontecem no Cine Teatro SESC Casa do Comércio, nos dias 30 e 31 de julho, às 21h, dentro do projeto Arte SESC.
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia).
Mais informações: (071) 341-8700.

Servidores do Legislativo municipal recebem URV

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Os funcionários efetivos da Câmara Municipal de Salvador receberão, até dezembro de 2010, 50% da diferença da URV.
Conforme resolução criada a partir do acordo entre a Mesa Diretora e representantes dos servidores, a dívida deverá ser quitada em 24 parcelas sucessivas, entre 2010 e 2011.
Até o mês de julho, já foi pago 44% (mais de R$3,6 milhões) do montante, superior a R$8 milhões.
Já o pagamento dos aposentados cabe ao Instituto da Previdência Social (IPS), como explica o diretor Financeiro da Casa, Eric Lins.
Além do pagamento da diferença retroativa, desde agosto de 2009, foi adicionada aos salários dos efetivos a correção de 11,98%, referente às perdas da categoria.
Para calcular o passivo de cada servidor, a Câmara contratou uma empresa contábil.
Segundo o procurador jurídico da Câmara, Francisco Neto, havia ações coletivas que tramitavam na Justiça há mais de cinco anos. “Após as sentenças favoráveis, ratificadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia que confirma a legalidade do pagamento da URV, a Câmara criou uma resolução para formatar o pagamento num prazo de 24 meses”, explica.
Ainda segundo a resolução, os outros 50% do pagamento da URV aos servidores efetivos serão feitos pelo próximo presidente da Casa, que assume em 2011.

Servidores da saúde fazem manifestação no CAB

Texto da jornalista Mônica Bichara:
Amanhã, dia 29, os servidores de Saúde da rede pública estadual promovem manifestação no Centro Administrativo, às 9h, em frente à Secretaria da Administração (Saeb).
A pressão, liderada pelo Sindsaúde-Ba, tem como pauta cobrar do governo a revisão do PCCV da categoria, para corrigir distorções, e o pagamento da URV – a ação judicial movida em 2004 pela entidade já transitou em julgado.
A manifestação foi decidida em assembleia-geral, dia 15 de julho, quando os servidores definiram também outras atividades de mobilização da categoria nas diversas unidades da rede, sobretudo nos hospitais de referência.
Mesmo entendendo como um avanço a implantação do PCCV, os servidores da Saúde travam uma luta pela correção de injustiças e graves distorções do Plano.
Entre as reivindicações da pauta mínima equiparação da Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) do pessoal municipalizado e dos que permanecem sob a gestão da Sesab; elevação dos valores da GID para auxiliares e técnicos administrativos; correção de 33% sobre os valores da GID para o pessoal que trabalha em regime de 240 horas (art. 19 do PCCV); e a garantia de que o tempo de serviço será observado para enquadramento, promoção e progressão.
Passeata no Centro pela URV
Na assembleia foi referendada, também, a participação da categoria na grande manifestação que envolverá todo o funcionalismo público estadual pelo pagamento da URV.
Será uma passeata no dia 30 de agosto, no Centro da cidade, para chamar atenção da população para a luta dos servidores.
A concentração está prevista para às 15h, no Campo Grande, de onde os servidores sairão pela Avenida Sete de Setembro.
O Sindsaúde-Ba ganhou na Justiça a ação que moveu em 2004 cobrando a restituição da URV dos servidores, restando ao governo negociar a forma de pagamento.
A primeira rodada de negociação foi agendada para 16 de junho, na Governadoria, mas desmarcada pelo governo com o argumento de que necessitava de mais tempo para consultas à Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Até hoje a nova data não foi definida, o que tem deixado a categoria apreensiva e mobilizada.

Sindicalismo de "resultados"

Editorial de O Estado de São Paulo:
A "indústria" de sindicatos, cada vez mais próspera desde que, por iniciativa do governo petista, as centrais passaram a receber 10% da arrecadação da contribuição sindical, está explorando até mesmo os aposentados. Graças ao desconto feito diretamente na fonte pela Previdência Social, somente no mês de junho 11 entidades conveniadas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) embolsaram mais de R$21 milhões.
Esse dinheiro é proveniente do desconto mensal de 2% no contracheque dos benefícios pagos aos aposentados, sob o pretexto de financiar entidades que "defendem" seus direitos, prometendo obter aumento das aposentadorias e oferecendo descontos em farmácias, consultas e excursões turísticas. O desconto é acertado diretamente com o Ministério da Previdência por essas entidades, que enviam para o INSS a lista de quem deve ter a contribuição de 2% mensalmente deduzida da aposentadoria.
Embora essa medida seja prevista pela Lei 8.213/91, que disciplina o pagamento das aposentadorias, o problema é que a maior parte dos segurados não autorizou formalmente o desconto ou, então, foi induzida a assinar a autorização no meio da papelada exigida para a formalização da aposentadoria. Muitos aposentados também não sabem que estão sustentando, com a parte que é subtraída de seus benefícios, a mordomia de espertalhões que converteram o sindicalismo em fonte de negócios escusos. Isto porque os contracheques do INSS estão disponíveis apenas na internet e a maioria dos aposentados que sofrem esse tipo de desconto não tem computador e não dispõe de condição financeira nem de conhecimento técnico para ir a uma lan house.
Das 11 entidades que se dizem representantes de aposentados, a maioria é desconhecida - União Nacional dos Aposentados Unidos, Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos e Central Nacional de Aposentados e Pensionistas do Brasil. Das entidades que têm representatividade, algumas são filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras, à Força Sindical, destacando-se a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários. Algumas alegaram que a inclusão de quem não autorizou o desconto dos 2% dos benefícios nas listagens encaminhadas ao INSS decorreu de erro de digitação e de "falhas administrativas". Outras entidades nem mesmo apresentam justificativa - até porque o esquema por elas montado para engordar o caixa beira o estelionato.
O mais grave é que esse ataque acintoso ao bolso dos aposentados parece ter apoio do governo. Isto porque, em vez de determinar ao INSS a suspensão sumária do desconto de quem não concedeu a autorização formal exigida por lei e obrigar as entidades sindicais a ressarcir o que cobraram de forma irregular, como seria de esperar, o Ministério da Previdência complica com deliberada burocracia a vida dos inativos que quiserem deixar de ser descontados.
Numa recente visita do ministro Carlos Gabas à sede da Confederação Brasileira dos Aposentados, ficou decidido que quem quiser ter o desconto suspenso precisará ir até o sindicato ou à associação para solicitar pessoalmente o cancelamento de seu nome das listagens enviadas ao INSS. Os aposentados não poderão fazer esse pedido na agência bancária ou no posto do Ministério da Previdência onde recebem o benefício. A situação é absurda, pois trata-se de autoridades que aumentaram os prejuízos de aposentados que estão sendo lesados.
Advertido para o problema, o presidente do INSS, Valdir Simão, disse a O Globo que vai investigar as ocorrências. Ele também afirmou que os convênios firmados com as entidades sindicais são legais e que são feitas auditorias por amostragem a cada seis meses para verificar se as entidades dispõem da autorização dos associados para o desconto.
Dadas as proporções que esse abuso adquiriu, fica evidente a inépcia dessas auditorias e do esquema de fiscalização da autarquia.

Oficina gratuita de mímica corporal dramática

Da Ascom da SecultBA:
Até 1º de agosto estarão abertas as inscrições para o Projeto Viva Mímica - oficina gratuita de Mímica Corporal Dramática.
Ministrado por George Mascarenhas e Deborah Moreira, o projeto oferece 50 vagas para todos os interessados maiores de 16 anos.
As aulas começam no dia 4 de agosto e acontecem sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 11 às 13h, no JKL Dance - Ondina.
A seleção será realizada em uma aula aberta no dia 03 de agosto com todos os inscritos, no mesmo local e horário.
Para participar, os interessados deverão enviar e-mail para oficinasmimus@gmail.com com o assunto “Viva Mímica”.
O curso será distribuído em 4 módulos de 30 horas cada e os concluintes apresentarão uma mostra didática em dezembro com base na Mímica Corporal Dramática.
Voltada para jovens estudantes e artistas, a proposta da oficina é democratizar e ampliar o alcance do conhecimento sobre a técnica, para permitir a investigação de temáticas e valores contemporâneos.
A TÉCNICA
A Mímica Corporal Dramática consiste em uma tecnologia de natureza artística que tem o propósito de capacitar e formar artistas, oferecendo-lhes o instrumental para que possam abordar temas e valores de sua própria cultura.
Criada pelo francês Etienne Decroux, o método difere da mímica convencional (pantomima) por basear-se na corporalidade do ator em vez de na simulação de objetos invisíveis.
Atualmente em cartaz no Teatro do Sesi com o espetáculo Alegria de Viver, George Mascarenhas e Deborah Moreira aplicam no palco a técnica na qual são formados.
O projeto Viva Mímica tem apoio do Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e é uma realização da Padma Produções.
SERVIÇO:
Inscrições:
de 26.07 a 01.08 através do e-mail oficinasmimus@gmail.com com o assunto “Viva Mímica”
Aula aberta e seleção:
03 de agosto, na JKL dance, para todos os inscritos
Aulas:
de 04.08 a 09.12, de terça a quinta, das 11 às 13h
Onde:
JKL Dance - Rua Roschild Moreira, nº 1, segundo andar - Ondina (próximo ao Hotel Othon Palace)
Mais informações:
www.mimus.com.br
Alegria de Viver:
Inspirado no mito de Pigmaleão e no quadro de Matisse, o espetáculo utiliza a Mímica Corporal Dramática para retratar a relação entre um escultor (George Mascarenhas) e sua obra (Deborah Moreira). Teatro Sesi (R. Borges dos Reis, Rio Vermelho). Em cartaz às sextas, 20h, até 27 de agosto.
OS FACILITADORES:
George Mascarenhas é formado em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique de Londres, doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Artes. Dentre os espetáculos nos quais atuou, estão: Josephina, a cantora dos Ratos, Cinema Cantado, Noviças Rebeldes e Francisco. George é idealizador e coordenador do conselho editorial da Mimus – Revista on-line de mímica e teatro físico sitiada em www.mimus.com.br.
Deborah Moreira é formada em mímica corporal dramática no Brasil com aval da Ange Fou International Mime School de Londres. É bacharel e mestranda em Artes Cênicas pela UFBA. Atriz e dramaturga, Deborah participou dos seguintes espetáculos Ensina-me a Viver e Casa de Eros (dir. José Possi Neto), Acrobatas e os Dois Manecos (dir. Ewald Hackler), a Princesa e o Unicórnio (dir. George Mascarenhas). Dentre seus textos encenados, encontram-se Clarices, Quando a Cotovia Voa e Francisco. Indicada ao Prêmio Braskem 2010 pelo texto de Alegria de Viver.

Já tem computador em 36% das casas brasileiras

Da Folha Online:
O computador doméstico nunca chegou a tantos domicílios brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil):
36% das casas do país mantiveram ao menos uma máquina em suas dependências em 2009.
Isso significa um aumento de 30% em relação a 2008, ano em que apenas 28% tinham computador em casas no perímetro urbano.
O mesmo aumento foi visto com relação ao uso da web nas casas brasileiras:
de 20% em 2008 para 27% dos domicílios no ano seguinte, o que representa um aumento de 35% no período.

Marina Silva lança livro com sua biografia

Da Folha Online:
A biografia oficial da candidata do PV ao Planalto, Marina Silva, sugere que Dilma Rousseff (PT) não "levava a sério" o licenciamento ambiental das obras do PAC e contribuiu para sua queda do governo Lula, em 2008.
O livro elogia José Serra (PSDB) e chama o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger - outro desafeto de Marina na Esplanada - de "advogado carioca de sotaque esquisito".
Dilma é citada oito vezes, sendo três de forma neutra e cinco em tom negativo, no capítulo que trata do pedido de demissão da senadora.
"Marina travou disputas com Dilma Rousseff, defendendo que as licenças ambientais fossem levadas a sério. Dilma reclamava publicamente do atraso", diz o texto, acrescentando que Lula teria tomado partido da então chefe da Casa Civil.
O livro reproduz artigo do cientista político Sérgio Abranches com duras críticas à petista:
"A Amazônia que aparece nas exposições da ministra Dilma é a de uma fronteira de expansão agrícola, recortada por rodovias e coalhada de hidrelétricas. Só falta tirar dos mapas do PAC o verde da floresta".
Ao explicar a queda de Marina, a obra volta a "terceirizar" os ataques à adversária:
"O 'El País', da Espanha, disse que Lula dava as costas à maior defensora da floresta amazônica em favor de sua ministra desenvolvimentista, Dilma Rousseff".
Serra é citado cinco vezes, nenhuma delas em tom negativo.
Num trecho, o livro lhe dá crédito pela aprovação de subsídio para seringueiros do Acre, Estado da senadora, no governo FHC.
"Marina - A vida por uma causa" é assinado pela jornalista Marília de Camargo César e será lançado dia 9 pela editora evangélica Mundo Cristão.
A candidata revisou a versão final do texto, que deve ser usado como peça auxiliar da campanha.

Colômbia não confia no Brasil como mediador

De Roberto Simon e Ruth Costas, no Estado de S.Paulo:
A desconfiança da Colômbia em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva limita a capacidade de mediação do Brasil na atual crise entre Bogotá e Caracas.
Segundo analistas e ex-diplomatas dos dois países ouvidos pelo "Estado", a diplomacia do presidente Lula é percebida como excessivamente simpática ao governo de Hugo Chávez, embora, formalmente, as relações com Bogotá também sejam boas.
"Não é que Lula seja visto como hostil, mas certamente não inspira confiança no governo colombiano, como, por exemplo, o Chile ou o Peru", opina o cientista político Alejo Vargas, da Universidade Nacional da Colômbia.
"Para a Colômbia, e em especial para (o presidente Álvaro) Uribe (que deixa o cargo no dia 7), é importante que os governos vizinhos reconheçam as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) como terroristas - e isso o Brasil não fez."

Bradesco registra maior lucro da história do sistema bancário no Brasil

Altamiro Silva Júnior, da Agência Estado:
SÃO PAULO - O lucro do Bradesco no primeiro semestre, que somou R$ 4,508 bilhões, foi o segundo maior já registrado no período por bancos brasileiros de capital aberto, segundo a consultoria Economatica. O primeiro lugar é do Itaú Unibanco, com lucro de R$4,586 bilhões no primeiro semestre de 2009.
A rentabilidade sobre o patrimônio foi de 22,8% no semestre.
Se considerado o lucro líquido ajustado (pela inflação), de R$4,602 bilhões, o banco teria o maior lucro da história para o primeiro semestre.
O Bradesco ocupa a segunda e a terceira posições, com os resultados do primeiro semestre de 2010 e 2008, respectivamente.
O lucro no primeiro semestre de 2008 foi de R$4,105 bilhões.
O Itaú Unibanco, o Bradesco e o Banco do Brasil ocupam as sete demais posições do ranking, com resultados obtidos entre 2006 e 2009.

Afeganistão está caíndo nas mãos do Talibã

Do Le Monde:
Ao contrário do otimismo de ocasião que exalam das declarações da conferência de Cabul, a deterioração da segurança no Afeganistão se acelerou nos últimos meses.
A perspectiva de um governo capaz de assegurar o essencial de sua defesa em 2015 é totalmente irrealista e a questão central de iniciar negociações com os talibãs foi novamente descartada.
A guerrilha prossegue com método uma estratégia de estrangulamento do dispositivo aliado, que agora ameaça as bases do regime.
A insegurança é tamanha que a estrada que une a capital a Mazar-i-Sharif, a terceira cidade do país, se vê regularmente bloqueada por insurgentes.
(A estrada para Kandahar, a segunda cidade do país, é proibida para estrangeiros há vários anos.)
O noroeste do Afeganistão está tomado pelos talibãs, inclusive em zonas não pashtuns, o que mostra a extensão da insurreição até zonas calmas há pouco tempo.
Mal concebida a operação em Marjah acabou num previsível fracasso das forças americanas, o que põe em evidência os princípios da contra-insurgência levados a cabo pela OTAN.
Os talibãs combatem as tropas americanas na região de Kandahar e matam sistematicamente a todos os notáveis que aceitem colaborar com a coalizão.
Em razão das medidas estritas para limitar as perdas civis, os soldados ocidentais matam muito poucos insurgentes, mas sofrem perdas importantes.
Com 102 mortos em junho, agora estão próximos do nível das baixas sofridas no Iraque na fase mais violenta.
Enquanto o governo afegão controla um território cada vez mais limitado, as estruturas paralelas estabelecidas pelos talibãs se desenvolvem rapidamente.
Nessas condições, não pode funcionar o coração da estratégia de contra-insurgência: convencer a população de que apoie o governo.
Contrariamente ao mantra da coalizão, as perdas atuais não significam que as coisas vão melhorar no ano que vem, pois a guerrilha estendeu suas operações a quase toda a totalidade do território e poderá estar em posição de alcançar algumas vitórias táticas.

Defesa do goleiro Bruno convoca Eliza Samudio como testemunha

Do portal Terra:
RIO - A defesa do goleiro Bruno Souza, suspeito de envolvimento na suposta morte da estudante Eliza Samudio, a incluiu na lista de testemunhas a ex-amante, desaparecida desde o início de junho. Além de Eliza, estão na lista da defesa de Bruno ex-atletas do Flamengo, como Zico e os atacantes Adriano e Vágner Love. As informações são do jornal Folha de S.Paulo, que jogam no exterior.