terça-feira, 31 de agosto de 2010

Gameleira lembra solidariedade de Antonio Brito

De Ana Maria Vieira:
Durante mais de uma hora e sob forte Sol, o candidato a deputado federal Antonio Brito (PTB) fez caminhada em Gameleira, localidade de Vera Cruz bem pertinho do Terminal de Bom Despacho.
A caminhada foi demorada, porque o candidato teve que parar inúmeras vezes para cumprimentar e ouvir moradores.
Brito ficou muito feliz porque muitas pessoas da comunidade lembraram que ele foi o responsável pela ativação do serviço médico de emergência na Ilha de Vera Cruz.
O prédio destinado ao Serviço de Emergência estava construído, mas não funcionava.
Brito descobriu isso quando precisou de atendimento médico em Mar Grande, após sofrer um pequeno acidente - bateu a cabeça na ponte do terminal de lanchas.
Quando vivenciou essa realidade, eEle entrou em contato com o prefeito do município e, com apoio da Fundação Jose Silveira, colocou a unidade em funcionamento.
Muitos moradores também disseram conhecer o seu pai, vice-prefeito de Salvador e candidato ao Senado pela Coligação “A Bahia tem Pressa”, Edvaldo Brito.
Os participantes da caminhada foram muito receptivos à presença de Antonio Brito.
Jose Pereira de Souza, morador da Ilha, disse que “Antonio Brito e o professor Edvaldo Brito têm aqui todo o nosso apoio”.
A caminhada saiu às 11hs pela Avenida Central, rua principal de Gameleira, onde se concentra o comercio local, seguindo pela Rua Costa e Silva

Lula homenageado da festa do centenário do Corinthians

Do Estadão:
O centenário do Corinthians é amanhã, mas a diretoria reservou para esta terça o ponto alto da comemoração, com diversas atividades ao longo do dia.
Em evento conjunto com o Clube dos 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado no Parque São Jorge.
Do Corinthians, ele receberá o título de Torcedor Símbolo do Centenário.
Já o Clube dos 13 vai entregar o troféu Chanceler Honorário do Futebol Brasileiro.
O evento contará com a presença de presidentes de clubes das quatro séries do Campeonato Brasileiro, representantes de federações e marcará o anúncio oficial da construção do estádio.
A partir das 19h30, será realizado o Show da Virada no Vale do Anhangabaú.
São esperadas mais de 50 mil pessoas.
O clube chegou a tentar negociar com o Metrô a ampliação do horário de circulação dos trens até as 2 horas para facilitar o transporte dos torcedores, mas não obteve sucesso - as estações fecham à meia-noite e só reabrem às 4 horas.
Entre as atrações está a banda Ronaldo e os Impedidos, comandada pelo goleiro que defendeu o Corinthians de 1988 a 1998.
O show marcará o retorno do grupo depois de sete anos de inatividade.

Mortes em Rio Real é notícia nacional

Da Agencia Estado:
Um grave acidente envolvendo quatro veículos na manhã desta terça-feira, 31, deixou cinco mortos e oito feridos na altura do km 0,5 da BR-101 no município baiano Rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão forçou uma ultrapassagem indevida, que resultou na colisão envolvendo outros três veículos: um VW Gol com placa de Aracaju/SE, uma perua VW Kombi e um GM Vectra com placa de São Paulo que voltava de uma viagem de turismo na capital sergipana.
A Kombi prestava serviço para a Prefeitura de Rio Real e, no momento do acidente, transportava pessoas que fariam exames médicos em Aracaju.

Quatro colonos israelenses mortos por palestinos

Do estadão.com.br:
Quatro israelenses foram mortos por radicais palestinos em uma emboscada na Cisjordânia nesta terça-feira, 31.
O tiroteio aconteceu perto de Hebron.
O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e a Brigada dos Mártires de Al-Aqsa - grupo radical ligado ao Fatah, que governa a Cisjordânia, reivindicaram o ataque.
"Podemos confirmar que há quatro mortos no local", disse o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld.
O automóvel no qual as vítimas viajavam foi alvejado em uma estrada entre um assentamento e o povoado palestino de Bani Naim.
Colonos judeus utilizam muito a estrada, que é um foco de tensão entre palestinos e israelenses.

Milan confirma contratação de Robinho

Da Agência Efe, em O Estado de São Paulo:
MILÃO - Com futuro incerto desde que voltou ao Manchester City depois de um período de empréstimo ao Santos, o atacante Robinho viu nesta terça-feira a novela de sua transferência ter um desfecho com final feliz: vai jogar no Milan.
Após chegar a ser cotado para atuar no futebol turco ou ficar na reserva do clube inglês, Robinho foi anunciado como novo reforço do Milan, onde deverá formar um dos ataques mais letais da Europa, junto com Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato, além do também recém-contratado Zlatan Ibrahimovic.

Concerto Solistas Neojibá é amanhã no TCA

Da Ascom da SecultBA:
Depois de contagiar plateias dos principais centros culturais do Brasil e da Europa, os músicos do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) voltam a se apresentar em Salvador.
Neste 1° de setembro os instrumentistas da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J), da Orquestra Castro Alves (OCA) e dos grupos de percussão e de metais se reúnem no palco do Teatro Castro Alves para seu primeiro concerto após a turnê na Europa e no Sudeste brasileiro.
Intitulado Solistas Neojibá, o concerto traz – pela primeira vez em suas apresentações regulares – os próprios músicos do Neojibá como solistas do concerto.
São o fagotista Abner da Silva Pinto, de 16 anos, e o clarinetista Adauri de Oliveira, 23.
Os músicos têm se destacado desde a fundação do Neojibá.
Abner aprendeu a tocar fagote em poucos meses executando aos 14 anos o solo do Pássaro de Fogo, de Stravinsky, em 2008.
O macaubense Adauri foi aplaudido de pé pelas plateias na turnê da Europa e sudeste brasileiro.
Ao interpretar o solo inicial de Rhapsody in Blue, de Gershwin, de maneira impecável.
Hoje eles se juntam para ficar à frente da J2J com o Concerto em Si bemol para clarineta, fagote e orquestra, de Carl Stamitz.
Outra ação inédita será a participação especial de alunos do projeto de coral desenvolvido no Colégio ICEIA, se apresentando com a OCA.

Nova diretoria do Sinjorba toma posse amanhã

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Toma posse amanhã (1), às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba).
Eleito para o triênio 2010/2013, o grupo tem como presidente a jornalista Marjorie Moura e como vice Regina Oliveira.
Na ocasião, também será inaugurada uma exposição fotográfica da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Bahia (Arfoc–BA) em parceria com o Sinjorba.
A mostra marca o Dia do Repórter Fotográfico, 2 de setembro

Vivire foi sucesso na Bahia Moda Design

Texto de Ana Carolina Araújo:
Depois de um badalado lançamento de verão em 2009, a Vivire, grife baiana de moda balneário, atendeu às expectativas geradas pela sua participação na primeira edição do Bahia Moda Design.
Única grande marca local a apostar na primeira edição do evento, que faz parte do Projeto Estruturante de Moda da Bahia, a Vivire fechou a noite de desfiles apresentando a coleção “Ventos Quem Me Levam”, ao som de Somewhere Over The Rainbow e tendo ao fundo as imagens de um trigal dourado.
Com platéia lotada, a marca capitaneada por Virgínia Morais foi aplaudida de pé por mais de 600 convidados e agora se prepara atender aos pedidos de atacado gerados no BMD e aos clientes finais, que já deixaram a sala de desfiles perguntando sobre a data de chegada das peças às lojas da Vivire.
Ventos que me levam é a primeira coleção da Vivire que conjuga Moda Balneário e Moda Resort, e parece que já deu o que falar.
Jornalistas e compradores de todo o país descreveram o desfile como elegante, confortante e aconchegante.
Investindo forte nas estampas exclusivas, que vão de moinhos de vento a aviões de papel, a Vivire reproduziu na passarela o ambiente campestre, com direito a cestas de lavandas, chapéus extremamente solares e até sandálias combinadas com meias fininhas coloridas.
Para arrematar, peças em linho e organza em tons fortes, como amarelo fluo e azul Klein, deram um tom moderno à cena bucólica construída pela marca.
Reconhecida pelas iniciativas ligadas à sustentabilidade, a Vivire aposta ainda na redução de resíduos para a produção da coleção.
Para isso, todo o planejamento de corte dos tecidos foi reorganizado.
Além da economia na produção e melhora do custo final dos produtos, a iniciativa deu um toque de exclusividade às peças.
SERVIÇO
SALVADOR
Av. Centenário, 2.992, L3 Norte, Shopping Barra – 71 3331-7339
R. Minas Gerais, 339, Pituba – 71 3240-0612
R. Rubens Guelli, 2º piso, Shopping Paseo Itaigara – 71 3353-6335
PRAIA DO FORTE
Av. ACM, 61 – 71 3676-1522
Av. ACM, 70 – 71 3676-1406
www.vivire.com.br

Escola do Baixo Sul da Bahia está classificado para final de Prêmio Nacional

Da Ascom da Fundação Odebrecht:
O Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), do município de Igrapiúna, no Baixo Sul da Bahia, é um dos seis finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009.
Das 208 unidades de ensino inscritas na Bahia, o CECJ obteve a melhor classificação e representa o Estado na etapa nacional.
O resultado será divulgado em novembro de 2010.
Como estímulo à melhoria do desempenho de instituições de ensino e ao sucesso de aprendizagem dos educandos, esta ação busca identificar e reconhecer práticas eficazes de administração.
O Prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.
Conta, ainda, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América, Todos Pela Educação, Movimento Brasil Competitivo, Grupo Gol, Gerdau e Instituto Razão Social.
Sobre o Colégio
Uma das unidades de ensino apoiadas pela Fundação Odebrecht, o CECJ foi inaugurado em dezembro de 2006 e atende jovens do Ensino Fundamental e Médio.
O complexo educacional oferece cursos profissionalizantes e de educação digital, visando capacitar jovens para o trabalho.
A estrutura conta com laboratórios de informática, biblioteca, auditório, cozinha industrial, quadra poliesportiva e dez salas de aula.

Empate técnico na campanha em S. Catarina

Do site da campanha Raimundo Colombo:
Pesquisa encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, a primeira após o início da propaganda eleitoral na TV e rádio, revela que o candidato Raimundo Colombo (DEM/PSDB) ao Governo de Santa Catarina apresentou o maior crescimento, já aparecendo na liderança, com empate técnico, ao lado da candidata Angela Amin.
Raimundo já tem 27% da preferência dos eleitores. A terceira colocada continua estacionada com 16%.
A pesquisa Ibope também analisou os índices de rejeição dos candidatos, onde Raimundo Colombo tem o menor índice, apenas 8%.
Angela tem a maior rejeição (17%), seguida por Ideli (13%).
A pesquisa anterior realizada pelo Ibope, nos dias 3 a 5 de agosto, mostrava o candidato Raimundo Colombo em segundo lugar, com 23% da preferência dos eleitores, a candidata Angela Amin liderando com 38% e Ideli Salvati com 15%.
Em 7 e 9 de julho, o Ibope registrava a candidata Angela Amin com 37%, Raimundo Colombo com 20% e Ideli Salvati com 13%.
A sequência de pesquisas mostra que Raimundo Colombo vem crescendo continuamente, e mais acentuadamente após o início da propaganda eleitoral gratuita.

Satélite vai monitorar agricultura brasileira

Do boletim Notícias do Dia da CNA:
A agricultura brasileira terá a partir do fim do ano seu primeiro "big brother".
Um sistema já em fase de teste usará imagens de satélite e banco de dados on-line para saber se a produção de determinada fazenda corre riscos.
Serão monitorados desde eventos climáticos até a possibilidade de calote e o cumprimento de leis ambientais.
De posse das informações, o produtor poderá planejar do período ideal de colheita aos contratos de escoamento da produção.
As seguradoras poderão premiar com descontos os proprietários cujas áreas apresentarem as menores médias de risco - e até saber se seus segurados de fato plantaram e vão colher.
O sistema é fruto de um convênio de R$1 milhão entre a Embrapa, a seguradora Allianz, a empresa alemã de sensoriamento remoto Rapid Eye e a R3ZIS, firma brasileira de tecnologia agrícola.
Ele já vem sendo testado no interior paulista e terá um piloto em funcionamento em vários municípios de Minas Gerais no fim do ano.

Polícia Civil tem plano de segurança para o Pelô

Texto de Roberto Macedo:
A Polícia Civil apresentou hoje (31.08) um plano de segurança para o Pelourinho, na reunião periódica que discute ações para o Centro Histórico, coordenada pelo vice-prefeito Edvaldo Brito, na Fundação Casa de Jorge Amado.
Estiveram presentes representantes de secretarias e órgãos municipais, da Polícia Militar e da Defensoria Pública.
O plano visa que o baiano volte a freqüentar o Pelourinho e se orgulhe desse Patrimônio Cultural da Humanidade.
Para isso, estão previstas as seguintes ações: estabelecer corredores monitorados por câmeras; policiamento ostensivo em áreas não monitoradas; distribuição de mapas e panfletos de orientações; sinalização para evitar que o visitante entre em área de risco; instalação de câmeras em elevadores, planos inclinados e locais de shows; regular estacionamentos; controle do comércio de jóias; cadastramento de moradores de rua e menores de idade; reforço da iluminação pública; e inibir o comércio ambulante irregular.
As ações passam agora a ser discutidas pelos vários órgãos envolvidos no programa, que estudarão a sua viabilidade.
O plano de segurança está orçado em quase R$800 mil, o maior valor destinado à aquisição das câmeras.
Turismo Religioso – Durante a reunião, Pedro Galvão, presidente da ABAV-Bahia – Associação Brasileira de Agencias de Viagens -, entregou ao vice-prefeito o projeto “Dia da Fé – O Anjo Bom da Bahia”, que vai atrair turistas para a festa de santificação de Irmã Dulce.
A freira já foi beatificada, é venerável e está em processo de santificação em Roma, faltando apenas a comprovação de mais um milagre.
O projeto será uma parceria entre a prefeitura e o trade turístico, e vai atrair pessoas religiosas de todo o país à capital baiana para reverenciar Irmã Dulce.
Está previsto um tour pela Cidade Baixa pela manhã, com visitas ao Museu de Arte Sacra, Igreja da Conceição da Praia, Elevador Lacerda, Forte de São Marcelo, Feira de Água de Meninos e Mercado Modelo.
À tarde, propõe visita à Ribeiras, Mont Serrat e ao Memorial de Irmã Dulce, no Largo de Roma, onde haveria uma pregação.
Após o culto, todos visitantes sairiam em procissão até o Abrigo Dom Pedro II, onde reverenciam Irmã Lindalva, freira que foi assassinada por um interno e está em processo de beatificação.
De acordo com a proposta, a procissão seria encerrada na Colina Sagrada do Bonfim com missa solene e bênção, com os participantes recebendo medalha benta da Santa da Bahia e fitinha do Bonfim.

Qual conselho você daria para o mundo?

Do portal ecod:
O EcoD é a favor de que ideias boas e inspiradoras devem ser compartilhadas.
Seja para melhorar a vida do vizinho ou para mudar o mundo, é importante espalhar informações, dicas ou histórias inspiradoras.
Um projeto, que divide desta mesma ambição, resolveu colocar todos esses conselhos em uma caixa.
Trata-se do “Me dê um conselho”, uma caixa branca localizada no meio de São Paulo que reúne as mais inusitadas sugestões dadas pelas pessoas nas ruas.
É simples: quando você vir uma caixa com os dizeres “me dê um conselho” é só sacar papel e caneta e deixar a imaginação fluir.
A ideia foi do designer Daniel Motta, que notou recados interessantes no livro de visitas de um trabalho que passou pelas estações do metrô de São Paulo.
O plano era pensar em algo que pudesse dialogar novamente com as pessoas e observar como elas passavam suas mensagens.
São frases, desenhos, recados apaixonados, pedidos, tudo isso relacionado em uma página no Flickr e em um site oficial.
São conselhos como “vamos cuidar do planeta”, “não fume!” ou até mesmo “coma menos carne”.

Obras modernizam urbanização de Vila de Abrantes

De Carolina Motta, da Ascom da Prefeitura de Camaçari:
Um verdadeiro mutirão de obras está transformando a vida dos moradores do distrito de Vila de Abrantes.
Há cerca de dois meses, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realiza obras de saneamento básico e pavimentação em vários bairros da localidade.
Em Malícia, por exemplo, 40% da área conta com o preparo da sub-base, que vai deixar o terreno propício para a colocação do asfalto.
Além disso, três bueiros capeados, ou seja, feitos com alvenaria e placas de concreto, foram construídos com o objetivo de dragar toda a água pluvial, evitando assim alagamentos das ruas e das residências.
As principais avenidas (Tiradentes e da Grama) e ruas secundárias do centro de Vila de Abrantes estão recebendo novos meios-fios e calçadas.
Só no mês de agosto foram instaladas 50 caixas canalizadoras de águas pluviais e de esgoto, mais conhecidas como bocas de lobo.
Outros logradouros também foram beneficiados com pavimentação asfáltica e em paralelo.
O Beco do Bispo conta com obras de esgotamento sanitário e melhoria no acesso. Em breve, será aplicado piso de concreto.
No quesito lazer e entretenimento, mais duas praças, dentre elas, uma na entrada principal do distrito, estão sendo construídas.
As outras, incluindo a da Igreja Matriz, estão passando por manutenção.
Os reparos englobam aplicação de grama, retoque em brinquedos, podas de árvores e pintura de estruturas e quadras esportivas.
Até o final de outubro deste ano, a população de Camaçari será presenteada com outra grande realização.
Mais de 60% das obras da Via Parque, estrada que liga Vila de Abrantes a Jauá e Cascalheira sem precisar passar pelo pedágio, já estão prontas.

Petrobras recebeu Prêmio Valor 1000

Da Agência Petrobras de Notícias:
A Petrobras foi uma das 25 empresas vitoriosas da 10ª edição do anuário Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico que destaca as companhias mais eficientes em 25 setores da economia brasileira.
A entrega do prêmio ocorreu na noite de ontem (30/08), em São Paulo, e contou com a presença do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, do Gerente Geral da Unidade Operacional Bacia de Santos (UO-BS), José Luiz Marcusso, além de executivos das maiores empresas do país.
Ao receber o prêmio do setor “Petróleo e Gás”, José Luiz Marcusso lembrou que a empresa está presente em mais de 25 países ao redor do mundo e ressaltou a importância da força de trabalho da Petrobras ao longo de sua história.
Em seu discurso, o orador de honra do evento, Guido Mantega, afirmou que as empresas brasileiras têm obtido um crescimento sólido, com forte geração de empregos e aumento dos investimentos e da produção.
"Há mobilidade e inclusão social, com redução da pobreza e das desigualdes, que fazem do Brasil uma das economias mais dinâmicas do mundo na atualidade”, reforçou o ministro.
Realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian, o anuário Valor 1000 apresenta as mil maiores empresas brasileiras por receita líquida, com base em dados de 2009.
A seleção das campeãs em suas respectivas áreas é feita com base em uma série de critérios de desempenho, como rentabilidade e liquidez, crescimento sustentável, lucro da atividade e geração de valor.

Festa na véspera

Miriam Leitão, em O Globo reproduzido pelo Boletim da CNI:
Então é isso? Uma eleição cuja campanha começou antes da hora acabou antes que os votos sejam depositados na urna? A vencedora de véspera já estendeu a mão, magnânima, à oposição; seus dois maiores caciques começaram uma briga intestina; cargos são distribuídos entre os partidos da base e os assessores já preparam os planos e projetos. Fala-se do futuro como inexorável.
O quadro está amplamente favorável a Dilma Rousseff, mas é preciso ter respeito pelo processo eleitoral.
Se pesquisa fosse voto, era bem mais simples e barato escolher o governante.
Imagina o tempo e o dinheiro poupado se pesquisas, 30 dias antes do pleito, fossem suficientes para o processo de escolha? A estrutura da Justiça Eleitoral, as urnas distribuídas num país continental, mesários trabalhando o dia inteiro, computadores contando votos; nada disso seria necessário.
Mas como eleição é a democracia num momento supremo, respeitá-la é essencial.
Os que estão em vantagem, e os que estão em desvantagem, não podem considerar o processo terminado porque isso amputa a melhor parte da democracia, encerra prematuramente o precioso tempo do debate e das escolhas.
Dilma já sabe até o que fará depois de ser eleita, como disse na sexta-feira: “A gente desarma o palanque e estende a mão para quem for pessoa de boa vontade e quiser partilhar desse processo de transformação do Brasil.” Os jornalistas insistiram, ela ficou no mesmo tom: “Estendo a mão para quem quiser partilhar. Eu não sei se ele (Serra) quer.
Você pergunta para ele, se ele quiser, perfeitamente.” Avisou que se alguém recusasse, não haveria problema: “Pode ficar sem estender a mão, como oposição numa boa que vai ter dinheiro.” Já está até distribuindo o dinheiro público.
Feio, muito feio. Por mais animador que seja para Dilma os resultados da pesquisa — e deve ser difícil segurar a ansiedade — ela deveria pensar em algumas coisas antes. Primeiro, que falta o principal para ela ganhar: o voto na urna. Segundo, que o eleitor muda de ideia na hora que quer, porque para isso é livre.
Terceiro, que, novata em eleição, deve seu sucesso a fatores externos a ela: o presidente Lula, o momento econômico e a eficiência dos seus marqueteiros.
Aliás, o marketing de Dilma tem sido tão eficiente em aparar todas as arestas de sua personalidade que criou uma pessoa que nem ela deve conhecer.
O salto alto não é só dela, a bem da verdade. A síndrome das favas contadas se espalha por todo o seu entorno, cada vez mais desenvolto.
Por isso já começaram a brigar os generais de cada uma das bandas: Antonio Palocci e José Dirceu. Da última vez que brigaram, os dois caíram.
A disputa dos partidos da base de apoio pelos cargos públicos, como se fossem os despojos da guerra já vencida, é um espetáculo que informa muito sobre valores, critérios e métodos do grupo.
A desenvoltura do já ganhou é tanta que até o presidente Lula, dono da escolha autocrática de Dilma, parece meio enciumado e reclamou que já falam dele no passado. E avisou: “Ainda tenho caneta para fazer muita miséria.” A declaração inteira é reveladora: “Tem gente que fica falando aqui como se eu já tivesse ido embora, mas ainda tenho quatro meses e alguns dias de governo. Alguns falam como se eu já tivesse ido. Tem gente que se mata para ser presidente por um dia e ainda tenho quatro meses e alguns dias. Ainda tenho a caneta para fazer muita miséria nesse país.” O sentimento é um perigo.
O presidente Lula já está fazendo miséria. Atropelou o calendário eleitoral, zombou das multas na Justiça, pôs o governo que dirige para trabalhar pela sua candidata como se a máquina pública fosse um partido político.
Há uma lista enorme de misérias econômicas que o governo Lula tem feito nesse final dos tempos. Os gastos foram inchados, aumentos salariais ao funcionalismo já foram concedidos no próximo orçamento, restos a pagar se aproximam dos R$ 100 bilhões, projetos são precipitados sem análise de risco, o Tesouro vai emitir uma montanha de dívida para capitalizar a principal estatal. Enfim, o governo no finalzinho não lembra em nada o comedido início.
Aliás, a razão da briga entre os generais José Dirceu e Palocci é exatamente esse ponto: se é melhor ter uma cara de austeridade, ou continuar fazendo miséria.
O curioso da insegurança que bateu no presidente Lula é que foi ele mesmo que explicitou o clima de “fui” na campanha de Dilma Rousseff com aquele filmete do: “entrego em suas mãos.” Na sexta, Dilma disse mais: “Meu projeto político é ficar quatro anos. Na próxima eleição, digo o resto do projeto.” Então ela já começou a pensar na eleição de 2014? Mas pelos cálculos petistas, a história brasileira está decidida até 2022. É Dilma, agora. Depois, Lula em dois mandatos. Está tudo decidido para os próximos doze anos. O país teria assim um período de 20 anos de governo petista.
Quando Dilma brigou com Palocci em 2005 e disse que o projeto de zerar o déficit público era rudimentar, ela usou a conhecida expressão de Garrincha: “Falta combinar com os russos.” Agora, falta combinar com os brasileiros.

Encontro de Moda apontou com sucesso mecanismos de fomento ao setor

Da Ascom da SecultBA:
O setor comemora os resultados e encaminhamento do I Encontro de Moda, que aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório Sebrae, nos Aflitos, reunindo cerca de 120 participantes.
O evento foi transmitido pela internet, contando com a participação de espectadores de todo o Brasil.
Entre os destaques, a discussão sobre mecanismos de fomento e associativismo para o setor.
Esse debate reuniu representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e do Sindicato das Indústrias de Vestuário da Bahia (SINDVEST).
Um dos projetos discutidos foi o Arranjo Produtivo Local (APL).
A experiência, estruturada em 2006 pela SECTI, tornou-se um case de sucesso no fomento a iniciativas coletivas para o fortalecimento do setor no estado.
Com o apoio de parceiros, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o APL de Moda da Bahia atende cerca de 70 empresas de Salvador e Feira de Santana.
E oferece serviços de capacitação profissional e tecnológica, de acesso ao mercado e elaboração de planos de negócios.
“Nós focamos na inserção do design como fator de competitividade e agregação de valor”, disse a coordenadora do projeto Tatiana Torres.
Participaram do I Encontro de Moda e Cultura da Bahia, os principais nomes do design baiano, a exemplo de Márcia Ganem, Luciana Galeão, Goya Lopes, além de acadêmicos, especialistas e representantes da indústria que fazem parte do setor.
O diretor SENAI-CETIQT, Alexandre Figueira Rodrigues, definiu o Encontro como um evento histórico e espetacular.
“Todos os povos tem sua identidade e nós temos a nossa consolidada. Este é um passo significativo para sair da postura de objetos e deixar de aceitar o que é imposto para ser protagonistas de parte da moda baiana”.

Uma agressão à história

E-mail do grupo Não Fazemos Parte do Problema Somos a Solução, com artigo de Silvia Hunold Lara*:
Uma nova versão do Código de Processo Civil está em discussão no Senado. Certamente, haverá polêmica. Mas há pelo menos um artigo que precisa ser modificado desde já: o de número 967, que restaura o antigo artigo 1.275 do atual código, de 1973, que autorizava a eliminação completa dos autos findos há mais de cinco anos, "por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado".
O texto atropela a obrigação do Estado de preservar documentos históricos, viola regras arquivísticas básicas e reforça a moda burocrática de limpar o passado destruindo fontes importantes para a memória do país. Se o artigo proposto se transformar em lei, um número incalculável de processos cíveis pode ser destruído.
A medida tem antecedentes históricos. Em 1890, Rui Barbosa mandou queimar os documentos referentes aos escravos existentes na Tesouraria da Fazenda, para impedir que ex-senhores insatisfeitos com a abolição reclamassem indenizações.
O acesso aos documentos do Judiciário, sobretudo da área cível, permitiu aos historiadores contornar parcialmente esse ato lesivo, possibilitando recuperar cópias dos registros da propriedade escrava, com dados indispensáveis para o estudo da demografia e da economia escravistas.
Além da vida cotidiana das fazendas e engenhos, essa documentação permitiu conhecer melhor as negociações em torno da alforria e reconstituir a atuação de abolicionistas negros radicais, como Luiz Gama, e acabou por redimensionar a história da escravidão e da liberdade no Brasil.
Basta substituir "fazendas e engenhos" por "empresas e fábricas", "escravo" por "operário" e "abolicionistas" por "sindicalistas" nas linhas acima para se ter a dimensão do estrago que a autorização proposta pelo artigo 967 pode causar.
Em 1975, depois da gritaria de historiadores, juristas e arquivistas, o tal artigo 1.215 foi suspenso pela lei nº 6.246. Isso não impediu que, em 1987, a lei nº 7.627 voltasse a usar os mesmos termos para autorizar a eliminação de processos da Justiça do Trabalho.
Nessa área, argumentos facilmente contestáveis, como a necessidade de reduzir custos de armazenamento ou uma interpretação retrógrada e restritiva da cláusula que manda recolher aos arquivos públicos os "documentos de valor histórico", têm sido usados para justificar a destruição de centenas de milhares de processos trabalhistas, apesar da intensa movimentação de pesquisadores, arquivistas e magistrados.
Rui Barbosa pelo menos lidava com questões mais concretas. No caso do atual projeto de lei, nada justifica tal barbaridade. O Senado tem agora o dever de corrigir esse atentado à cidadania -ou será cúmplice desse crime?
Por que não aproveitar a ocasião para mudar, inscrevendo em lei a necessidade de proteger de fato o patrimônio público nacional, do qual fazem parte os processos judiciais (cíveis, criminais e trabalhistas)? Isso, sim, seria um bom modo de entrar para a história! Com a palavra, os senadores.
*Silvia Hunold Lara é professora do departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Diálogo com o Univerno começa sábado em Curitiba

Do portal Ufo:
Um dos principais e, por que não, o mais aguardado evento do ano está próximo, a XVI edição da série Diálogo com o Universo.
O congresso é uma promoção do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU) e será é realizado em Curitiba, Paraná.
Nesta 16ª edição, tradicionalmente conhecida por toda Comunidade Ufológica Brasileira, estarão presentes conferencistas da Rússia, Inglaterra, Turquia, México, Argentina e Brasil, apresentando os mais polêmicos assuntos relacionados à Ufologia, ciência e espiritualidade.

O congresso será realizado de 04 a 07 de setembro, com abertura especial do co-editor da Revista UFO Marco Antonio Petit, apresentando A Presença Extraterrena e sua Interação com o Programa Espacial. Para fechar os quatro dias de encontro o editor da UFO A. J. Gevaerd ministrará a palestra Aliens no Brasil: Uma Análise de sua Ação em Nosso País. Haverá também a participação especial do coronel Antonio Celente Videira e do brigadeiro José Carlos Pereira, ambos militares que apóiam a abertura ufológica por parte do Governo Brasileiro.

Na ocasião Andy Thomas, da Inglaterra; Mônica Medeiros, do Brasil; Paul Stonehill, da Rússia e Alejandro de Negri e Clóris Rojo, do México estarão à frente de workshops especiais abordando temas como aparições religiosas, ufoarqueologia, o mistério de Tunguska e exopsicobiología.

Mais informações a respeito da XVI edição da série Diálogo com o Universo podem ser obtidas através do telefone (41) 3324-0805 ou pelo site www.npubrasil.com.br. Confira a programação completa acessando nossa galeria de eventos ou clicando aqui.

Obama anuncia à noite fim da Guerra do Iraque

Da Veja Online:
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prepara para a noite desta terça-feira o discurso que marcará oficialmente o fim da missão de combate no Iraque - reafirmando a meta de retirada total das tropas até o final de 2011.
O raro anúncio presidencial, transmitido pela TV, será gravado no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.
Obama falará quase duas semanas depois de os Estados Unidos terem reduzido sua força militar em território iraquiano a um número inferior a 50.000 soldados - ação que estava prevista para ocorrer somente a partir desta terça-feira.
A missão da tropa que permanece no país será, agora, "aconselhar e assistir" as forças de segurança locais.
Segundo um porta-voz da Casa Branca, o presidente americano irá falar sobre a necessidade de redirecionar "a maioria dos esforços e do foco" para a guerra no Afeganistão.
A Casa Branca ressalta que o Iraque entra em uma nova fase, passados sete anos e meio da invasão do país árabe.
O encerramento das operações de combate no Iraque, com a entrega do comando militar do exército americano às forças locais, vai testar a capacidade dos iraquianos de se defenderem sozinhos.
O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, assegurou nesta terça-feira que o Iraque está "soberano e independente".
"Iraquianos, temos uma nova data de feriado nacional, o dia em que recuperamos a soberania de nosso país e desenhamos o futuro com nossas próprias mãos", disse, em discurso dirigido à nação.

Fapesp e Braskem apóiam pesquisa de produtos verdes

Do portal da Organização Odebrecht:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Braskem/Ideom divulgaram a segunda chamada de propostas do acordo de cooperação científica e tecnológica que firmaram em fevereiro de 2008.
O objetivo do acordo é apoiar projetos de pesquisa cooperativos para síntese de produtos químicos verdes obtidos a partir de fontes renováveis como açúcares, etanol e biomassa e outros temas relacionados à indústria petroquímica.
Nesta chamada, serão disponibilizados até R$10 milhões para os projetos de pesquisa, sendo R$5 milhões da FAPESP e R$5 milhões da Braskem/Ideom.
O volume total de recursos previstos no acordo de cooperação é de R$50 milhões, divididos igualmente pelas duas instituições.
A chamada tem interesse em selecionar projetos que contribuam para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de: processos de síntese de intermediários, monômeros e polímeros, a partir de matérias-primas renováveis; captura, armazenamento e conversão de CO2; estudos e desenvolvimento de materiais que atribuam propriedades físico-químicas aos polímeros, para utilização em diferentes aplicações; e poliolefinas.
Outro objetivo é a formação de profissionais altamente qualificados nos itens descritos.

Hoje circula última edição impressa do JB

Registro da Tribuna da Bahia:
Hoje, 31 de agosto, um dos maiores símbolos históricos da imprensa nacional, o Jornal do Brasil, terá a última edição em seu formato tradicional, o papel.
A partir de 1º de setembro, o JB vai poder ser lido exclusivamente em sua versão digital, pela internet.
A última edição não deve ser especial, porque o jornal não quer dar a ideia de término, apenas de mudança e renovação.
O jb.com.br, que se apresenta como “O primeiro jornal brasileiro na internet”, será a continuação virtual do produto jornalístico do grupo.
O motivo da mudança é a crise financeira enfrentada pelo diário desde os anos 90, que levou a dívidas, considerável queda de vendas, perda de credibilidade e demissões em série de jornalistas.
Atualmente, a redação tem apenas 60 integrantes.
Sem o mesmo prestígio e influência, o JB foi descredenciado do IVC (Instituto Verificador de Circulação), órgão responsável por auditar o número de exemplares vendidos das publicações brasileiras, e hoje se estima que a circulação seja de 17 mil exemplares durante a semana, em um momento que os jornais brasileiros crescem 2% em vendas.
Com o fim da edição impressa do Jornal do Brasil, o Rio de Janeiro segue a tendência de grandes cidades americanas de reduzirem o número de diários.
Agora, a Cidade Maravilhosa fica com apenas dois grandes jornais.

Bahia joga para para manter vice-liderança

De A Tarde Online:
O Bahia precisa manter o bom rendimento em partidas fora de casa para assegurar a permanência no G4 da Série B.
Após o triunfo diante da Portuguesa, o Esquadrão busca a vitória contra o Santo André nesta terça-feira, 31, às 21h50, no Bruno José Daniel, pela 18ª rodada da competição.
Com 30 pontos conquistados, o Tricolor ocupa a vice-liderança da competição, com nove vitórias, três empates e cinco derrotas.
O problema é que um resultado negativo pode tirar o Bahia do G4, já que a Ponte Preta, quinta colocada, tem 29 pontos.
Para a partida desta terça, o Bahia conta com a boa campanha que vem realizando longe de Pituaçu.
Em oito partidas, a equipe tricolor conquistou 12 pontos, com quatro vitórias e quatro derrotas.

Usurpação de cidadania


Deu em O Estado de S. Paulo:

Dora Kramer
De todos os casos cabulosos ocorridos no governo Luiz Inácio da Silva, o da quebra indiscriminada de sigilo fiscal na delegacia da Receita Federal em Mauá é o mais angustiante.
De Waldomiro Diniz à arquitetura de dossiês na Casa Civil na Presidência da República para atrapalhar o trabalho da CPI dos Cartões Corporativos; das urdiduras da direção do PT envolvendo empréstimos fraudulentos e desvios de recursos em empresas públicas (mensalão), à quebra do sigilo bancário de uma testemunha das andanças do ministro da Fazenda em uma casa de lobby de Brasília, todos tiveram objetivos específicos.
Pretendiam algo: Waldomiro, o homem encarregado pelo então chefe da Casa Civil, José Dirceu, de organizar as relações com o Congresso, cobrava propina de um bicheiro.
O dossiê com os gastos da Presidência quando ocupada por Fernando Henrique Cardoso pretendia (e conseguiu) inibir a atuação dos oposicionistas na comissão parlamentar de inquérito criada para elucidar as razões do aumento nos gastos dos cartões corporativos do governo todo e também para pedir acesso às despesas secretas da Presidência.
Os empréstimos simulados visavam a "lavar" dinheiro que financiava as campanhas eleitorais dos partidos aliados e mantê-los, por esse método, como integrantes da base parlamentar governista.
A quebra do sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa na Caixa Econômica Federal deu-se com a finalidade de tentar desmoralizá-lo como a testemunha que desmentia o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, no caso da casa de lobby. Palocci negou no Congresso e em pronunciamento que frequentasse a tal casa e Francenildo, caseiro do local, atestava que o via sempre por lá.
Os personagens eram conhecidos e os episódios por mais nebulosos que fossem eram compreendidos. Dava para entender sobre o que versavam. Era corrupção e/ou política.
Agora, o que assusta é inexistência de uma motivação específica claramente definida, a amplitude das ações, a multiplicidade de alvos e a tentativa do governo de abafar o caso dando a ele uma conotação de futrica eleitoral.
Evidente que Dilma Rousseff sabe do que se trata quando ouve dizer que 140 pessoas tiveram o sigilo fiscal violado numa delegacia da Receita em cidade das cercanias de São Paulo.
Sabe que estamos diante de algo que pode ser qualquer coisa, menos o que alega: mero factoide, "prova do desespero" da oposição.
Como "mãe do povo", coordenadora do governo e responsável por tudo de maravilhoso que há no Brasil, Dilma deveria ser a primeira - depois do presidente Lula - a se preocupar com o fato de 140 cidadãos terem tido sua segurança institucional violada numa dependência do Estado.
No lugar disso, só faz repetir o mantra da candidata ofendida. Pode ser conveniente, mas não é um acinte?
Assim como soa a provocação ao discernimento alheio a proteção da Receita Federal aos investigados e a tentativa de "vender" a versão fantasiosa sobre a venda de sigilo no mercado negro de informações.
A atitude do governo alimenta a suspeita de dolo. Natural seria que as autoridades se levantassem em defesa da preservação dos direitos e garantias individuais.
Nesta altura, embora seja relevante, não é realmente o mais importante a filiação partidária dos agredidos.
Eduardo Jorge, Ana Maria Braga, Ricardo Sérgio, a família dona das Casas Bahia, tanto faz.
Foram eles, mas poderia ser qualquer um de nós. Quem, aliás, garante que não seremos os próximos a constar de um rol de pessoas vilipendiadas nas mãos de um Estado leviano?
A questão vai muito além do ato eleitoral, é um caso grave de insegurança institucional, pois não se sabe de onde vem isso, aonde vai parar, quem são os responsáveis, como agem e o que pretendem com essa manipulação que cassa a cidadania e espalha insegurança.

Comunidade judaica comemora o Rosh Hashaná

Da Federação Israelita de São Paulo:
No próximo dia 08 de setembro, logo depois do pôr-do-sol, o povo judeu celebra a festividade de Rosh Hashaná, o Ano Novo de 5771.
Rosh Hashaná significa, literalmente, “cabeça do ano”, no sentido de começo.
Nossa certeza é que, antes de qualquer coisa, o povo judeu deve manter-se coeso, preparado para desafios, calcado permanentemente nos seus valores legítimos e nas suas raízes.
Nestes dias de jejum, oração e caridade, temos de lembrar o que o Criador e a história judaica demandam, que permaneçamos unidos como um só povo.
Podemos manter a unidade, mesmo quando discordamos em nossas opiniões.
O nosso objetivo é comum, diferimos no modo de alcançá-lo.
No alvorecer de um novo Rosh Hashaná, transmitimos à comunidade judaica nossa confiança e a certeza que todos manterão inabaláveis as convicções que herdaram de seus predecessores.
Desejo à toda comunidade judaica, Shaná Tová e um feliz e frutífero Ano Novo.
Boris Ber
Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Brasileiro deverá pagar em 2010 R$1,27 trilhão de impostos

Da Veja Online:
Os tributos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros neste ano devem atingir a marca de R$800 bilhões nesta segunda-feira, conforme o cálculo do Impostômetro - calculadora de impostos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Em 2009, este mesmo valor só foi atingido no dia 7 de outubro, ou seja 39 dias mais tarde do que em 2010.
O valor arrecadado até agora equivale a praticamente o total de impostos pagos pelos brasileiros em 2006: 816 bilhões de reais.
A previsão para este ano é que ocorra um novo recorde de arrecadação em comparação com o ano passado, que foi de 1,09 trilhão de reais.
Cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) apontam para uma arrecadação de 1,27 trilhão de reais em 2010, segundo a ACSP.
"Essa arrecadação tem duas fases: o lado positivo mostra que a economia está acelerada, mas ao invés de tantas despesas, o governo deveria ter mais investimentos. Esse é o anseio do povo brasileiro e a resposta é dos governantes", diz Alencar Burti, presidente da ACSP.
O Impostômetro foi inaugurado em 2005.
Pelo site www.impostometro.com.br, é possível acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros desde janeiro de 2000 e estimar quanto será pago até dezembro de 2010.

Dilma Rousseff afirma que não fará ajuste fiscal

De A Tarde Online:
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que as notícias segundo as quais irá fazer um ajuste fiscal se for eleita são factóides.
"Não vou fazer ajuste fiscal em hipótese alguma", disse, em conversa com jornalistas em São Paulo. "O Brasil não precisa mais de ajuste fiscal", defendeu.
Na avaliação dela, os ajustes promovem cortes "absolutamente lineares", que atingem desde salários de funcionários públicos a investimentos.
"O pessoal tem mania de olhar o ajuste fiscal só pelo lado da despesa e esquece que ele também é feito pelo lado da receita", disse.
De acordo com a petista, foi durante o ajuste fiscal promovido durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que a dívida pública duplicou, apesar da venda de R$100 bilhões em patrimônio público.
"É um milagre da gestão financeira muito competente", ironizou.
Ela disse ainda que foi durante o governo FHC que o Brasil assistiu ao maior aumento da carga tributária de sua história.
"Gestão não é isso", criticou, ressaltando que "é função do governo controlar gastos como princípio".
A ex-ministra admitiu que em momentos de crise pode ser preciso diminuir o ritmo de gastos.
"Agora, instituir uma coisa que eu chamei de necessidade de ajuste fiscal e transformar isso em virtude é de uma cegueira absurda", falou.

Javier conquista importantes apoios na área cultural

Texto de Sobral Lima:
Considerado como um dos melhores deputados na Assembleia Legislativa da Bahia, Javier Alfaya (PCdoB) recebeu importantes apoios para a sua reeleição.
São apoios saídos do mundo artístico, cultural e político do estado.
Foram reitores, produtores culturais, gente das artes, DJs, professores e acadêmicos, dentre outras manifestações de solidariedade política.
É o reconhecimento, tanto na Bahia como no Brasil, da importância da manutenção de Javier no Legislativo, como voz de segmentos da sociedade que querem avançar no processo democrático e fazer a Bahia seguir em frente.
O diretor teatro Fernando Guerreiro é um desses personagens e declarou seu apoio a Javier.
Segundo Guerreiro, “poucos são os políticos que se preocupam com a cultura. Javier é uma exceção. Amigo dos artistas, sua trajetória sempre esteve marcada por uma relação direta com os trabalhadores da arte e suas reivindicações. Votar nele é valorizar o segmento que luta com muitas dificuldades para sobreviver com dignidade numa área marginalizada e pouco respeitada por nossos legisladores. Alfaya na cabeça”.
Naomar Almeida, professor e ex-reitor da UFBa, afirmou que, além do reconhecimento pessoal que tem por Javier, o admira por sua atuação em favor das iniciativas que permitiram à instituição que dirigiu superar a estagnação de muitos anos, saíndo da situação de universidade velha e elitista.
Para Naomar Almeida, desde a luta pelo Programa de Ações Afirmativas, que mudou a cara da universidade, até as batalhas pela implantação do Projeto Reuni, que ampliou numa escala extraordinária a oferta de vagas na Ufba, Javier e o movimento estudantil sempre estiveram ao lado dessa luta da Universidade e da Bahia.
Outro segmento de grande preocupação de Javier, que mostrou coragem e ousadia ao apoiá-lo, é o da agenda do movimento LGBT na luta contra a homofobia no estado.
Aqui, a palavra é de ninguém menos do que o antropólogo, professor da UFBA e fundador do Grupo Gay, Luiz Mott.
Esse compromisso de Javier data de 1989.
Portanto, lá se vão 21 anos de diálogo com o GGB.
Primeiro, quando era vereador de Salvador, depois como deputado.
Mott também sentencia: Javier merece todo nosso apoio por sua garra e integridade.
José Weber, reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), também saiu em defesa da reeleição de Javier.
Segundo ele, a Bahia merece ter Javier Alfaya reconduzido à Assembleia, porque ele é um político engajado e coerente, sobretudo na luta pela educação.
“Tenho um sentimento de política levada a sério com Javier, que é engajado na defesa da educação e cultura desde a luta estudantil, quando ainda era aluno da Ufba”, salientou Weber.
Amante da música e da cultura baiana, a sambista Beth Carvalho também declarou apoio ao candidato 65222.
Para a sambista, Javier é um incansável defensor da cultura brasileira.
“Fico feliz em ver que a luta por um Brasil mais justo tem aliados importantes, como Javier Alfaya, grande liderança e incansável defensor da cultura brasileira. Precisamos sempre de gente assim na política, em especial na minha querida Bahia. Salve Javier Alfaia!”.
Dona Cici, contadora de histórias e griô da Fundação Pierre Verger, classifica Javier como “o militante de ontem, o realizador de hoje”.
Ela o conhece há quase 20 anos.
Lembra que ele tinha longos cabelos, como toda geração rebelde dos anos 70 do século XX e levantava a voz em defesa dos direitos dos estudantes e dos trabalhadores.
Hoje, diz Dona Cici, já o encontra sem os cabelos longos, mas mantém o mesmo vigor e a voz mais firme.
O vereador Netinho de Paula (PCdoB), agora campeão de votos em São Paulo para o Senado, também está vibrando com a reeleição de Javier.
Para Netinho – que, se não fosse a campanha paulista, estaria na Bahia para ser militante Javier -, a atuação do deputado na Assembleia tem que seguir em frente por mais quatro anos, para ajudar Wagner e Dilma a construírem uma Bahia e um Brasil ainda melhor.

Dilma fala sobre saúde da criança e da "boneca que vai cuidar da cabeça"

E-mail de Cláudia Mousinho com artigo de Reinaldo Azevedo, da Veja Online, com o seguinte comentário:
"Quando assistir ao vídeo, observe que com 12 segundos Dilma pega na orelha esquerda, parece que o PONTO não está funcionando. Aquele é um sinal para a equipe: o ponto está mudo. Explica-se o desastre e a confusão da candidata na entrevista, parece a Dilma do início da campanha, a verdadeira. A desenvoltura que ela tem apresentado ultimamente é na base do PONTO. A mulher não consegue formular uma frase que seja possível entender o que ela quer dizer. Não foi treinamento que melhorou seu desempenho, é PONTO no ouvido. Observe que no finalzinho da entrevista ela melhora, o ponto deve ter funcionado. Aos 9m e 33s, ela faz uma pausa, ouve o ponto, e mirando o nada fala de si e fala de "carreirinha", como diria Zeca Diabo, na novela Sucupira.
Agora só resta nos divertir, é melhor comédia do que tragédia".
De Reinaldo Azevedo:
No sábado, o programa de Dilma na TV tratou da saúde — e também foi esse o assunto sobre o qual ela falou na entrevista coletiva daquele dia. O vídeo segue abaixo. Se não quiserem ver tudo, recomendo um trecho que é imperdível, entre 4min8s e 5min08s. Isto é Dilma — sem João Santana — tentando expor uma idéia. No trecho, ela explica detalhes de seu programa de atendimento especial a crianças em hospitais. Transcrevo em negrito:
http://www.youtube.com/watch?v=1ur6m98vKws&feature=player_embedded#!
“Uma das propostas que conjuga, assim, não só, né?, tecnologia de ponta, tecnologia sofisticada para o tratamento da criança, mas também tem um grande nível de humanização, porque eles usam todo o…, toda aquela questão do envolvimento da criança, mostrando que a boneca vai, tamém (sic), cuidar da cabeça, ou, quando a criança é submetida a algum nível de tratamento mais estressante, tomar o cuidado para garantir que, psicologicamente, ela se, enfim, ela tenha um, uma chegada maior a um processo que inclusive é de dor.”
Comento
A gente quase consegue entender o que ela quer dizer. Desde a primeira vez em que vi Dilma falar em público, tive uma certeza: ela está naquela categoria de pessoas que não conseguem fazer a distinção entre o geral e o particular, entre a árvore e a floresta, entre o principal e o secundário. O que terá ela tentado dizer com “tomar o cuidado para garantir que, psicologicamente, ela se, enfim, ela tenha um, uma chegada maior a um processo que inclusive é de dor”? A fala da boneca que também vai cuidar da cabeça é memória da propaganda dos Laboratórios Fleury…
É, amiguinhos… Dá para entender por que o PAC empacou. Os ministros não entendem o que ela fala.
E que se note: o seu “Rede Cegonha” (que ela trata como se já fosse um programa do governo federal e não uma proposta de campanha) é cola, sim, da proposta de Serra, que anunciou que estenderá a todo o país o Mãe Paulistana. Mesmo no meio dessa fala tumultuada, a gente entende mais ou menos o que ela quer dizer — e esse é o programa que existe em São Paulo, inspirado numa experiência da prefeitura tucana de Curitiba.
No governo, o PT pegou os programas sociais da gestão anterior e os rebatizou. Desta feita, o partido não esperou nem a candidata ganhar a eleição. Já foi batendo a carteira das propostas alheias ainda na fase da disputa. Na sexta, aliás, Dilma prometeu levar UPAs para todo o Brasil. Na forma como ela anunciou o “programa”, está colando os AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades), que existem em São Paulo e que o tucano afirmou que levara para todo o Brasil se eleito. Também é cola. E essas não são as únicas tungadas dos petistas. Mas isso fica para outra hora.
Ali pelo fim da entrevista, Dilma se lembra de que João Santana lhe falou para fazer digressões sobre a sua família, sobre o fato de que vai ser avó. Aos 9min33s, do nada, ela dá uma pausa, fita o vazio, como se ouvisse um ponto eletrônico, e desanda a falar sobre sua experiência pessoal. Bem, notem com que naturalidade, doçura e simpatia ela trata do assunto. E ainda aproveitou para lembrar um “ditado de Minas”, que saiu todo atrapalhado: “Barriga de mulher, boca de urna e cabeça de juiz, ninguém controla”. Huuummm. Por que o ditado? Também não ficou claro. Eu conheço uma outra versão: “De barriga de grávida, bolsa de mulher e cabeça de juiz, ninguém sabe o que pode sair”. Dilma talvez tenha se mancado que não seria muito lisonjeiro com os meritíssimos…
Uma repórter pergunta à candidata do PT sobre o Mãe Paulistana, lembrando que Serra a acusou de copiar o seu projeto, o que é verdade. E o que disse Dilma Rousseff, a candidata do PT, aquela que pretende substituir Lula, o homem do “nunca antes na história destepaiz”? Isto:
“Esta mania de as pessoas se adonarem de projetos que estão em curso no Brasil é errado”!!!
A entrevista, até ali, era só engraçada. Aí ficou cínica. Como se sabe, Lula jamais “se adonou” de programas que outros lançaram… Não demora, e os petistas ainda vão dizer que criaram o Plano Real!!!

Sessão comemorou os 25 anos da Feasapeb

Da Ascom da Câmara de Salvador:
O vereador Moisés Rocha (PT) presidiu hoje (30), no Centro de Cultura da Câmara Municipal, uma sessão especial comemorativa pelos 25 anos da Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb).
A atividade integrou o 4º Congresso da Federação, que termina amanhã (31), no Centro de Convenções da Bahia.
“Precisamos olhar com mais atenção para os idosos. Eles construíram a nação que encontramos e hoje eles não têm, sequer, seus direitos básicos assegurados”, disse o vereador Moisés, reafirmando o compromisso da Câmara para garantir os direitos dos idosos.
A presidente da Feasapeb, Marise Costa Sansão, lembrou o histórico de mobilização da entidade e cobrou participação de mais aposentados nas associações ligadas à Feasapeb.
“Precisamos definir novos rumos para o movimento dos aposentados”, acrescentou.
Na atividade legislativa municipal, atendendo à sugestão da plenária, o vereador Moisés Rocha assumiu o compromisso de elaborar uma indicação ao Governo do Estado para a criação de um hospital geriátrico.
Na esfera da Câmara Municipal, disse que elaborou matéria para isentar idosos acima de 60 anos e com renda inferior a três salários mínimos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia (Asaprev), Gilson Costa de Oliveira, prestou homenagem à Marise Sansão com a entrega de uma placa pelo jubileu de prata da Federação.
Estiveram presentes à sessão a representante do Banco do Nordeste, Marilda Galindo; o representante da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Edelvino Góes; o presidente da Federação de Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo (Fapesp), Antônio Alves da Silva; o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins Gonçalles; e o presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Petrobras (Astape/Bahia), Antônio Carlos de Oliveira.

Proposta rede de monitoramento para prevenir avanço do mar

Do portal ecodesenvolvimento:
A criação de uma rede de monitoramento contínuo do mar, que envolve marés fora da baía, além de mudanças de direção de ondas e tempestades, pode ser um elemento preventivo à elevação do nível das águas dos oceanos, em função do aquecimento global.
A tese é defendida pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dieter Muehe.
O professor é um dos palestrantes do seminário Aquecimento Global e seus Impactos no Rio de Janeiro com a Elevação do Nível do Mar, que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/RJ) promove amanhã, 31 de agosto.
O encontro faz parte do Movimento Ação e Cidadania, cujo tema central é a Sustentabilidade e o Mercado Imobiliário.
Ele explicou à Agência Brasil que o monitoramento deve começar a ser feito de maneira imediata, uma vez que os resultados são observados somente após algumas décadas.
Imagens de satélites, embora caras, podem facilitar tal controle, de acordo com o especialista em vulnerabilidade costeira.
A partir dessa rede de monitoramento poderão ser elaboradas políticas públicas para prevenir ou, pelo menos, minimizar os problemas decorrentes do aquecimento global.
“Políticas públicas só vão ter respaldo a partir de informações”, enfatizou Muehe.

O Brasil avança no debate ambiental

Cesário Ramalho da Silva*
A agropecuária brasileira, composta pelo pequeno, o médio e o grande produtor rural, não quer mudar o Código Florestal para desmatar mais e obter novas áreas para produzir. Por mais óbvio que isso seja, alguns setores ainda insistem em tachar o produtor de vilão ambiental. A Sociedade Rural Brasileira tem legitimidade para falar sobre essa questão. Desde 1927 mantém ativo em seu quadro um departamento exclusivo para defender o meio ambiente e a proteção dos recursos naturais em consonância com a produção rural.
Há aproximadamente cinco décadas a agricultura e a pecuária tinham usos e costumes extrativistas. No início dos anos 1970 o agronegócio brasileiro se transformou. A criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)impulsionou a tecnologia de produção agrícola dos trópicos, pautada pela ciência, alçando o Brasil à condição de potência rural do século 21.
O resultado? Abastecimento contínuo e comida farta na mesa do cidadão brasileiro e grandes exportações - leia-se: divisas,emprego e renda -, que só não são maiores em razão do protecionismo europeu, norte-americano e japonês e por causa de entraves domésticos, sendo a deficiente infraestrutura logística - transportes, armazenagem e portos - o gargalo mais latente. A combinação de luminosidade natural, qualidade pluviométrica, solos férteis,disponibilidade de terras e recursos hídricos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o empreendedorismo do produtor rural tornou a agropecuária brasileira protagonista no cenário mundial.
O País passou a produzir mais e melhor em menos área. Saiu da condição de importador para celeiro do mundo. Aumentou a sua produtividade, especialmente com as lavouras avançando sobre pastagens degradadas, fenômeno que ainda tem muito a crescer. Soma-se a isso a expansão de práticas conservacionistas e que se mostraram competitivas economicamente, como, por exemplo, a silvicultura, a integração lavoura-pecuária-floresta e a técnica do plantio direto. A verdade é que a iniciativa da Câmara dos Deputados de encarar a necessidade de alteração do Código Florestal é louvável. O simples fato de chamar a atenção para a problemática da legislação ambiental merece elogios.
Há tempos grupos antagonistas a qualquer tipo de ajuste no Código Florestal boicotavam esforços nesse sentido. Isso acabou atrasando um debate mais que imprescindível ao desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. Ou seja, se mudanças no Código Florestal já tivessem sido encaminhadas, neste momento não estaríamos analisando o passado, e sim planejando um futuro sustentável.
O fato é que milhares de produções centenárias estavam na ilegalidade jurídica e precisavam ser regularizadas. Não se trata de passar a mão na cabeça daquele cafeicultor ou produtor de maçã que desmatou sem muito bem saber o impacto desse ato. Erros foram cometidos por desconhecimento técnico - por falta de uma extensão rural acessível e decente -, mas não por má-fé. Quem age com dolo não é o genuíno produtor rural brasileiro.O que se pretende com ar e formado Código Florestal é equilibrar produção e proteção, criando um ambiente favorável à manutenção e à atração de novos investimentos,inclusive direcionados ao pagamento por serviços ambientais.
Custa-me a crer que alguém realmente pense que o fator econômico é rival do meio ambiente. Não são coisas excludentes, ao contrário, são absolutamente interdependentes. Desde sempre o produtor é amigo do meio ambiente. Além de entendê-lo como indispensável à viabilidade da atividade rural, o produtor agora sabe que o meio ambiente é passaporte para lucrar mais.
Porque é nessa relação que se encontra a sustentabilidade. Quem zela pelo meio ambiente o faz porque é um princípio reconhecido como correto pela sociedade. E cuida mais ainda porque sabe que ser sustentável é cortar custos, atender a exigências comerciais e, muito em breve, obviamente, ser mais bem remunerado.
Dessa forma, o relatório apresentado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do novo Código Florestal, tem muito mérito. Foi democrático, corajoso e contou com amparo técnico. A comissão especial da Câmara dos Deputados realizou 68 audiências públicas por todo o País. Nos encontros, o relator ouviu as partes interessadas no assunto e colheu informações e sugestões para a elaboração do projeto de lei.
De fato, não é um texto definitivo, nem se propunha a ser, e assertivamente já proíbe novos desmatamentos. É um documento que escancara o debate para que uma nova lei nasça sob a luz da ciência. De maneira clara e objetiva, diferentemente do código em vigor.
Só para lembrar,a legislação vigente, originária de 1965, foi remendada por portarias, decretos e medidas provisórias, à revelia da sociedade e do Congresso Nacional. O que se buscou agora foi justamente expor a situação crítica do Brasil rural e convidar todos a participar da solução.
O debate pautado por extremos não é salutar para a Nação.O que o Brasil precisa é de alianças que estimulem a nossa vocação de produzir alimentos e energia renovável em equilíbrio com os produtos naturais que temos.Promover a cisão nos levará a outro futuro. O desenvolvimento sustentável se dará pela geração de riqueza atrelada à proteção do meio ambiente e ao respeito pelo entorno social.
A discussão ambiental também teve o valor de colocar o agro como protagonista das decisões estratégicas da Nação. A realidade é que o setor precisa e deve ser tratado e valorizado politicamente em pé de igualdade com a importância econômica e os benefícios socioambientais que gera para o País.

* Cesário Ramalho da Silva é Presidente da Sociedade Rural Brasileira, Diretor do Departamento de Agronegócio da FIESP e membro da Federação das Associações Rurais do Mercosul.

Guias de turismo serão reciclados no Centro Antigo

Da Ascom da SecultBA:
Mostrar aos guias de turismo que o ‘Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador’ prevê a ampliação das suas atividades, com apoio de projetos do Governo do Estado para ampliar e otimizar as visitações a monumentos e prédios históricos, é um dos objetivos do evento que acontece amanhã (31), às 16h.
Na oportunidade, os guias farão um tour completo pelo Palácio Rio Branco e todas as suas dependências, e exposições lá instaladas como o Memorial dos Governadores e a mostra Centro Antigo de Salvador – A História do Brasil Vive Aqui.
A visita faz parte de uma ação do Instituto do Patrimônio e Artístico e Cultura (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA), que está organizando visitas guiadas para públicos específicos ao Palácio e outros monumentos que estão sendo restaurados pelo Governo da Bahia através do Ipac/Secult.
São eles as igrejas do Boqueirão, do Pilar e do Rosário dos Homens Pretos, e a Casa das sete Mortes, todas edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio do Brasil’.
Amanhã (31), pelo menos 75 guias farão o roteiro de visitas que integram a programação específica do Palácio, que foi reinaugurado no último dia 10 de junho com a presença do presidente Lula.
Os guias de turismo prestam serviços na região do CAS fazendo com que essa visitação tenha significado maior, já que serão recepcionados e assistirão palestra de arquitetos especializados do Ipac, responsáveis pela restauração do prédio.
Os secretários de Turismo e de Cultura do Estado, Antônio Carlos Tramm e Márcio Meirelles, respectivamente, irão abrir a visitação e darão as primeiras informações aos guias.
Estarão presentes, também, Beatriz Lima, coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas); Cássia Magalhães, superintendente de Serviços de Turismo; Paulo Guaranys, diretor de Serviços de Turismo; Cristina Baungerten, presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo; Albérico Teixeira Filho, presidente do Sindicado dos Guias de Turismo da Bahia (SingturBA); e José Manoel Iglesias Garcia, presidente da Associação Baiana de Receptivos de Empresas de Entretenimento e Lazer (Abre).

Ajudinha ao JN para entrevistar o presidente Lula

E-mail de Aloísio Araújo:
Importante esclarecimento:
Se esta mensagem circular de maneira vigorosa, o Jornal Nacional vai ter que
enfrentar o Lula e perguntar aquilo que todos nós queremos saber.
Queremos que Bonner e Fátima façam as perguntas a Lula que o Reinaldo Azevedo sugere
para a entrevista do Jornal Nacional:
1) O senhor prometeu criar 10 milhões de empregos e chegará ao fim do mandato criando
quatro milhões.
Neste tempo, a renda da classe média caiu, e os empregos gerados se concentram na faixa de até 2 salários mínimos.
A chamada distribuição de renda do seu governo não se faz à custa do empobrecimento dos menos pobres?
2) O senhor disse que banqueiro lucra no seu governo e, por isso, não precisa de
Proer.
O senhor sabe quantos Proers o Brasil paga por ano para sustentar os juros
reais mais altos do mundo?
3) O seu filho, até bem pouco tempo antes de o Senhor assumir a Presidência, era
monitor de Jardim Zoológico e, hoje, já é um empresário que a gente poderia classificar de milionário.
O senhor não acha uma ascensão muito rápida?
4) Genoino sabia do mensalão.
Silvio Pereira sabia do mensalão.
Dirceu sabia do mensalão.
Ministros foram avisados do mensalão.
Só o senhor, da cúpula, não saberia.
O senhor não acha que, nesse caso, não saber é tão grave quanto saber?
E se houver mais irregularidades feitas por amigos seus que o senhor ignore?
5) Presidente, na sua gestão, as invasões de terra triplicaram, caiu o número de
assentamentos e mais do que dobrou o número de mortos no campo.
Como o senhor defende a sua política de reforma agrária?
6) O senhor não tem vergonha de subir em palanque onde estão mensaleiros e
sanguessugas?
7) Presidente, em 2002, o Brasil exportava a metade do que exporta hoje e o risco
país era sete ou oito vezes maior.
O país pagava 11% de juros reais. Hoje, continuamos a pagar mais de 10%.
Como o senhor explica isso?
8) Em 2002, o governo FHC que o senhor tanto critica repassou para São Paulo, na área
de segurança, R$223,2 milhões.
Em 2005, o seu governo repassou apenas R$29,6 milhões.
Só o seu avião custou R$ 125 milhões.
Não é muito pouco o que foi dado ao Estado que tem 40% da população carcerária do país?
9) Quando o senhor assumiu, o agro negócio respondia por mais de 60% do superávit
comercial.
Quase quatro anos depois, o setor está quebrado, devendo R$50 bilhões.
O senhor não acha que o seu governo foi um desastre na área?
Esta é uma corrente... .
Pense bem !!
Vamos relembrar as "qualidades" do nosso Presidente :
-ele não estudou;
-ele NUNCA trabalhou, apesar de ser "Líder" dos trabalhadores;
-ele tem um belo salário como Presidente;
-ele tem um belo salário do Partido, sem trabalhar;
-ele também recebe pensão como ANISTIADO (????)
-ele tem aposentadoria;
-ele tem filhos estudando no exterior;
-ele não paga aluguel da mansão onde mora;
-ele desconhece os preços de supermercado, padaria ,farmácia, açougue, etc;
-ele viaja (e muito ) de avião luxuoso comprado com nosso dinheiro só para ele;
-ele tem carros;
-ele não fala inglês, espanhol ou outra língua, nem o português;
-ele tem ternos italianos;
-ele tem fazendas;
-ele não tem experiência administrativa ;
-ele não tem humildade;
-ele traiu todos seus compromissos de campanha;
-ele defende, hoje, tudo quanto atacava e era contra na política do Presidente
anterior;
-ele não tem vergonha em dizer que "é do povo", mesmo vivendo como um rei .
Detalhe:
"O NOSSO PRESIDENTE", se quisesse, não poderia ser um GARI DE RUA.
O concurso de GARI exige ensino fundamental.
Não se esqueçam!
Foi a Internet que ganhou o plebiscito do desarmamento.
Portanto, podemos vencer essa eleição também, se nos concentrarmos em um candidato
melhor que o Lula.
Com ela: PODE FICAR MUITO PIOR.
Vamos fazer a nossa parte.

Feira abre série de encontros de secretários de finança

De Simone Nunes, do portal Transparência municipal:
Será o primeiro de uma série programada para várias regiões do Estado e tem como objetivo principal subsidiar secretários e servidores da área de finanças com informações, promovendo articulações de interesse dos municípios e destes profissionais.
Será realizado em Feira de Santana, no próximo dia 15/9, o primeiro de uma série de encontros regionais de secretários e servidores municipais de finanças dos municípios baianos.
Os encontros se destinam a subsidiar estes profissionais com informações, fomentar articulações institucionais federativas e integrar as secretarias de finanças para fortalecer os objetivos comuns e específicos.
Com estes encontros, os dirigentes do Fórum Sefin-M Bahia buscam mobilizar os municípios do Estado da Bahia, através dos secretários e servidores municipais de finanças, para debater e produzir conhecimentos sobre a realidade financeira dos municípios.
E desenvolver a conscientização da necessidade da criação de uma política pública de gestão financeira responsável que seja capaz de fomentar o desenvolvimento regional sustentável.
Denominado Encontros Regionais dos Secretários e Servidores Municipais de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia, o projeto conta com apoio e participação da Associação Transparência Municipal.
O encontro em Feira de Santana será realizado no Museu Parque do Saber, entre 8h30 e 18 horas.
Gratuito e com capacidade de público total de 150 pessoas, o encontro será desenvolvido com palestras, debates e exposições de dirigentes do Sefin-M BAHIA, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM, da Associação Transparência Municipal – ATM e de outras instituições públicas e privadas.
Direcionado especialmente a secretários de finanças, diretores, auditores, coordenadores, tesoureiros, contadores, assessores e outros servidores municipais que atuam na área financeira das prefeituras e câmaras de vereadores no Estado da Bahia.
Para participar do encontro é necessário preencher o formulário de inscrição individual no site www.sefinmba.org.br.
Após se inscrever, o participante receberá, por e-mail, uma mensagem de confirmação de inscrição.
Ao final do encontro, serão disponibilizados atestados de participação.

Fórum debaterá produção rural com preservação ambiental

Do portal da CNA:
O Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre, Assuero Doca Veronez, estará presente no Fórum “Um Código Florestal para Produzir e Preservar”.
O evento é promovido pelo Canal Rural, no dia 31 de agosto, às 9h, na Casa RBS na Expointer 2010 - Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.
Também contará com a participação do relator da proposta do novo Código Florestal, Deputado Federal Aldo Rebelo.
O relator fará uma palestra, às 9h30, que será transmitida ao vivo, pelo Canal Rural, a partir do estúdio em São Paulo.
O Fórum é uma promoção do Canal Rural, em parceria com o Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural (IEJUR) e a Comissão de Direito Ambiental (CDA) da OAB-RS.
Confira abaixo a programação:
Dia 31 de agosto
9h – Painel sobre Legislação Ambiental
Debatedor: Ricardo Alfonsin - Presidente do Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural - IEJUR.
9h30 - FÓRUM CANAL RURAL - UM CÓDIGO FLORESTAL PARA PRODUZIR E PRESERVAR.
Palestrante: Aldo Rebelo – Deputado Federal, relator da proposta do novo Código Florestal – Via transmissão ao vivo a partir do estúdio do Canal Rural em São Paulo.
Painelistas: Assuero Doca Veronez – Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre.
Júlio Almeida – Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.

Empresários brasileiros pedem fim da isenção tarifária para países pobres

Do portal da CNI:
São Paulo - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) pedirá mais informações ao governo sobre o encaminhamento de dois importantes temas de comércio exterior: o Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC) e o Duty Free Quota Free.
Hoje, a CNI receberá, em São Paulo, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Em reunião da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), os empresários pretendem obter mais informações sobre o universo de cobertura de 70% dos produtos tarifados e dos 30% de exceções no SGPC.
Querem saber se haverá mudanças na lista que o Brasil apresentou em conjunto com o Mercosul e se o país está satisfeito com as listas apresentadas por outros seis países entre os 22 signatários da Rodada São Paulo do SGPC.
Em relação ao Duty Free Cota Free, os empresários querem que a implementação do acordo seja adiada.
A CNI inclusive encaminhou carta aos ministros Guido Mantega, da Fazenda, Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Celso Amorim, das Relações Exteriores, recomendando o adiamento do acordo.
O Duty Free Cota Free, de 2005, zera as tarifas de importação cobradas dos 49 países mais pobres do mundo.
De acordo com a carta enviada pela CNI aos ministros, “embora a cooperação com os países de menor desenvolvimento relativo (PMDRs) seja importante para os objetivos gerais da política externa brasileira, a CNI considera que, na atual conjuntura econômica, iniciativas dessa natureza são incompatíveis com as diretrizes da política industrial e as necessidades da indústria brasileira”.
Além disso, ressalta a carta, “há riscos não desprezíveis de triangulação de produtos originários de países não incluídos no benefício, que poderiam passar a exportar para o Brasil via PMDRs”.
Na reunião, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior será representado pelo secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, e pela diretora do Departamento de Negociações Internacionais, Elisabete Seródio.
Do Itamaraty participarão o chefe do Departamento de Negociações Internacionais, embaixador Evandro Didonet, e o diretor do Departamento Econômico, Carlos Márcio Cozendey.
A CNI será representada pelo diretor-executivo, José Augusto Fernandes, e pela gerente-executiva de Negociações Internacionais, Soraya Rosar.

Correios podem romper contrato suspeito

De O Estado de São Paulo:
Se comprovado o vínculo do diretor de Operações da Empresa de Correios e Telégrafos, coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva, com a Master Top Linhas Aéreas (MTA) - ou com consultorias que prestam serviços para companhias do setor aéreo - o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, vai recomendar a extinção dos contratos.
"Se confirmar que existe (o vínculo), recomendo que esse contrato deva ser rompido", afirmou Filardi, em entrevista ao Estado.
O ministro disse que fará a análise para ver "se existe conflito (de interesses)".
Reportagem publicada na edição de ontem mostrou que 20 dias antes de o coronel ser escolhido para a direção de Operações dos Correios, a Master Top Linhas Aéreas arrematou o contrato de uma das principais linhas da estatal, a Linha 12, que opera no trecho Manaus-Brasília-São Paulo (ida e volta).
Nota do Editor: E, após comprovado vínculo, o diretor vai continuar na empresa?

Brasil sedia debate sobre ufologia, ciência e espiritualidade

Do site Ufo:
Um dos principais e, por que não, o mais aguardado evento do ano está próximo, a XVI edição da série Diálogo com o Universo.
O congresso é uma promoção do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU) e será é realizado em Curitiba, Paraná.
Nesta 16ª edição, tradicionalmente conhecida por toda Comunidade Ufológica Brasileira, estarão presentes conferencistas da Rússia, Inglaterra, Turquia, México, Argentina e Brasil, apresentando os mais polêmicos assuntos relacionados à Ufologia, ciência e espiritualidade.
O congresso será realizado de 04 a 07 de setembro, com abertura especial do co-editor da Revista UFO Marco Antonio Petit, apresentando A Presença Extraterrena e sua Interação com o Programa Espacial.
Para fechar os quatro dias de encontro o editor da UFO A. J. Gevaerd ministrará a palestra Aliens no Brasil: Uma Análise de sua Ação em Nosso País.
Haverá também a participação especial do coronel Antonio Celente Videira e do brigadeiro José Carlos Pereira, ambos militares que apóiam a abertura ufológica por parte do Governo Brasileiro.
Na ocasião Andy Thomas, da Inglaterra; Mônica Medeiros, do Brasil; Paul Stonehill, da Rússia; e Alejandro de Negri e Clóris Rojo, do México, estarão à frente de workshops especiais abordando temas como aparições religiosas, ufoarqueologia, o mistério de Tunguska e exopsicobiología.
Mais informações a respeito da XVI edição da série Diálogo com o Universo podem ser obtidas através do telefone (41) 3324-0805 ou pelo site www.npubrasil.com.br.

domingo, 29 de agosto de 2010

Programa Indústria Ecoeficiente será lançado quarta-feira

Da Ascom da Fieb:
O Instituto Euvaldo Lodi, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança quarta-feira (1/9) o Programa Indústria Ecoeficiente.
A cerimônia será realizada às 17h, no auditório do Sistema Fieb.
O Programa Indústria Ecoeficiente tem por objetivo apresentar a micro, pequenas e médias empresas baianas, das cadeias petroquímica, automotiva e de construção civil, a importância da sustentabilidade como valor competitivo e seus benefícios no processo produtivo.
Na ocasião, Fernando Almeida, consultor do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, irá ministrar a palestra Ecoeficiência: Instrumento chave na era da Sustentabilidade.
Fernando Almeida é acadêmico, autor do livro O Bom Negócio da Sustentabilidade e uma das maiores referências em sustentabilidade e ecoeficiência no país.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço http://www.fieb.org.br/iel/industriaecoeficiente

Envelhecer com saúde é tema de palestra amanhã

De Elizete Reis, da Ascom da Prefeitura de Camaçari:
Envelhecer de forma saudável.
Este é o tema da palestra que será ministrada amanhã (30/08), às 14h, no auditório 04, da Cidade do Saber.
O objetivo do evento é estimular e conscientizar a população sobre como envelhecer com saúde.
Durante o encontro serão abordados temas como alterações fisiológicas, cuidados com a postura, barreiras arquitetônicas, riscos com quedas e direitos do idoso.
Promovida pela coordenação de Esporte e Lazer da Cidade do Saber, a palestra será ministrada pelos fisioterapeutas Ítalo Aleluia e Milene Carvalho, e pelo educador João Paulo Martins.
A entrada franca.

Wagner vence no primeiro turno, segundo pesquisa A Tarde/Vox Populi

De Donaldson Gomes, de A TARDE, reproduzido no blog do Noblat:
A primeira pesquisa A TARDE/Vox Populi sobre as Eleições 2010 mostra o governador Jaques Wagner (PT) com 46% das intenções de votos.
Em seguida, está o ex-governador Paulo Souto (DEM), com 17%; o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 11%; e o deputado Luiz Bassuma (PV), que tem 1%.
Se a eleição fosse hoje, Wagner teria mais votos que a soma dos adversários (29%) e venceria a disputa no primeiro turno, mesmo considerando-se a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é perguntado sobre a intenção de voto sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, Wagner apresenta 32% de intenções de votos.
O segundo colocado, Paulo Souto, aparece com 7%, tecnicamente empatado com Geddel, que tem 6%.
Bassuma tem 1%, e quase metade dos eleitores (45%) aparecem como indecisos.
“O eleitor já refletiu sobre os candidatos à presidência e começa a se posicionar para os governadores”, afirma o diretor-presidente do Instituto Vox Populi, João Francisco Meira.

Corinthians ganhou do Vitória

Terminou em 2 a 1 para o Corinthians o jogo contra o Vitória, no Pacaembu, em São Paulo.

Corinthians está vencendo o Vitória

Texto de Antonio Jorge Moura:
Terminou o primeiro tempo do jogo do Vitória contra o Corinthians, no Pacaembu, em São Paulo. O Corinthians vence por 2 a 0.

Hamilton vence Grande Prêmio da Bélgica

Da Veja Online:
O britânico Lewis Hamilton, da escuderia McLaren-Mercedes, venceu e levou o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, 13ª prova da temporada, superando o australino Mark Webber (Red Bull-Renault) e o polonês Robert Kubica (Renault), neste domingo, no circuito de Spa-Francorchamps.
O brasileiro Felipe Massa foi o quarto colocado. Rubens Barrichello, que disputava seu 300º GP, abandonou a prova.
Com a vitória, Hamilton põe-se na liderança do Mundial de pilotos, desbancando Webber, que é agora o segundo, com uma diferença de três pontos.
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) abandonou a corrida e se afasta um pouco mais das aspirações de levar o Mundial desta temporada.

Lula descumpre meta de abrir economia

De Gustavo Patu, da Folha de S. Paulo:
Mesmo com retomada da economia, volume físico vendido hoje ao mercado externo é semelhante ao de 2005
O comércio exterior brasileiro fechará o ano muito distante da meta para a abertura da economia estabelecida no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que isola ainda mais o país na posição de mais fechado entre os principais mercados emergentes.
Somadas, exportações e importações deverão chegar a algo entre 17% e 18% do Produto
Interno Bruto, praticamente o mesmo percentual do início da década.
Apenas cinco anos atrás, anunciava-se a duplicação da taxa de abertura nacional.
"Nosso fluxo de comércio passou do patamar histórico de 15% do PIB, até meados dos anos 1990, para 30% hoje", discursava, em outubro de 2005, por exemplo, o então ministro da Fazenda, Antônio Palocci, em conferência da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Velhos problemas rondam novo governo

De Fabio Graner e Adriana Fernandes, de O Estado de S. Paulo:
O próximo governante do Brasil herdará um País em condições macroeconômicas melhores do que seus dois antecessores, mas terá de lidar com os mesmos problemas econômicos que existem desde a criação do real, em 1994.
São problemas que estão menos nocivos, mas não foram resolvidos em definitivo.
Apesar de crescer e gerar mais empregos, o Brasil ainda tem a maior taxa de juros e seu déficit em conta corrente (que envolve todas as transações de bens e serviços do Brasil com o exterior) cresce rapidamente e já supera o nível de 2002.
Mais: o nível de investimento do governo e do setor privado ainda é relativamente baixo para sustentar um crescimento mais forte do Produto Interno Bruto (PIB), o volume de crédito na economia, mesmo atingindo recordes, ainda é baixo em termos internacionais e, do lado fiscal, a dívida pública líquida cai, mas está acima da média dos emergentes.
E a carga tributária ainda é alta, reduzindo a competitividade das empresas nacionais.
Todos esses problemas, em algum momento, nos últimos 16 anos, motivaram crises e interrupções de ciclos de crescimento do País.
E ainda hoje impedem o Brasil de ter uma média de expansão econômica e de inserção internacional comparável à dos países que hoje são seus principais concorrentes emergentes, a China e a Índia.

Implosão do anel superior da Fonte Nova levou 12 segundos

Do Correio da Bahia:
O anel superior da Fonte Nova foi implodido na manhã deste domingo (29), aproximadamente às 10h27, durando cerca de 12 segundos, levando ao chão o maior estádio da Bahia, com seus 59 anos de história.
O atraso de quase meia hora aconteceu porque havia muita gente para ser retirada no raio de segurança da operação.
A poeira levantada deve demorar cerca de 5 minutos para baixar.
Esta foi a maior implosão já realizada em um estádio na América Latina.
Havia muitos curiosos perto do local - torcedores do Bahia, em sua maioria, mas também muitos do Vitória e até do Ipiranga, relembrando conquistas no estádio.
Das janelas de casas e apartamentos, muita gente assistiu a Fonte Nova ir ao chão.
A operação de evacuação do entorno do estádio foi coordenada pela Defesa Civil, que contou com cerca de 1300 profissionais.
A previsão é de que os arredores do estádio estejam limpos e liberados até as 18h.
Equipes da Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) farão uma varredura no local para examinar e constatar obstruções nas vias.

Sorteio de apartamentos será amanhã

De Ana Emília Ribeiro, da Ascom da Prefeitura de Camaçari:
Amanhã (30/08), às 8h, acontece o sorteio dos 345 apartamentos do Morada dos Pinheiros, no Teatro da Cidade do Saber.
Os imóveis são do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).
Os apartamentos possuem 42 metros quadrados de área, divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
As residências são destinadas para pessoas que possuam renda familiar entre R$1 mil e R$2 mil.

Próxima MegaSena será de R$70 milhões

A Caixa divulgou na noite de ontem, 28, as dezenas do concurso 1209 da Mega-Sena.
Não houve ganhadores.
Os números sorteados no Caminhão da Sorte no município paulista de Caçapava foram: 05 - 14 - 17 - 30 - 35 - 38.
O prêmio estava acumulado em R$43 milhões. Agora, o concurso deve pagar R$ 70 milhões no próximo sorteio, a ser realizado na próxima quarta-feira, 1, segundo estimativa da Caixa.

Dirceu tenta barrar avanço de Palocci

De Wilson Tosta e Vera Rosa, de O Estado de S.Paulo:
RIO e BRASÍLIA - A 35 dias da eleição de 3 de outubro e confiantes na vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno, os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci disputam os rumos de eventual novo governo comandado pelo partido.
Depois de emitir sinais contrários à possível indicação de Palocci para a Casa Civil, Dirceu luta agora para impedir que ele volte a ditar os caminhos da economia, a partir de 2011.
Os dois "generais" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reeditam a queda de braço que travaram no primeiro mandato do PT para definir a fisionomia do governo.
Abatido pelo escândalo do mensalão, em 2005, e cassado pela Câmara, Dirceu vislumbra perda de influência se Palocci - ex-ministro da Fazenda - assumir a Casa Civil sob Dilma.
A preocupação não é à toa: cabe ao ministro da Casa Civil coordenar a equipe, o que lhe dá muito poder e pode torná-lo candidato natural ao Planalto.
Foi o que ocorreu com a própria Dilma, puxada para o cargo após a queda de Dirceu.
Nove meses depois, em março de 2006, Palocci também caiu, no rastro da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
Embora se movimente nos bastidores para evitar que o antigo colega vire uma espécie de "primeiro-ministro" de Dilma, Dirceu sabe que pode perder a aposta.
Motivo: Palocci é um dos principais coordenadores da campanha e, além de tudo, tem Lula como padrinho.
O plano do presidente é reabilitar o ex-titular da Fazenda na cena política.
Se Palocci for para a Casa Civil, o grupo de Dirceu - que quer empurrar o deputado para o Ministério da Saúde - espera uma "compensação".
Sob o argumento de que "o governo Dilma não pode ter a cara do ajuste fiscal de Palocci", aliados do ex-chefe da Casa Civil defendem, agora, a permanência de Guido Mantega (PT) na Fazenda em dobradinha com "alguém de esquerda" no Planejamento.

Compadre de Lula "nomeia" nos Correios

De Leonencio Nossa e Karla Mendes - O Estado de S.Paulo:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu no dia 28 de julho a cúpula dos Correios por temer que o fisiologismo partidário ampliasse a crise administrativa na estatal e respingasse na campanha eleitoral, mas a iniciativa pode ter sido infrutífera.
O novo diretor de Operações dos Correios, Eduardo Artur Rodrigues da Silva, assume o cargo sob uma nuvem de suspeita.
Conhecido no setor da carga aérea como "coronel Artur" ou "coronel Quaquá", ele chegou à estatal com o apoio do compadre de Lula, o advogado Roberto Teixeira.
Presidia uma empresa de transporte de mala postal, a Master Top Linhas Aéreas (MTA).
Vinte dias antes de ser escolhido para a função, a MTA arrematou o contrato de uma das principais linhas da estatal, a Linha 12, que opera no trecho Manaus-Brasília-São Paulo.
A empresa, com sede em Campinas, venceu o pregão eletrônico com o lance de R$44,9 milhões.
É uma linha estratégica nos negócios dos Correios - representa 13% do valor total da malha e 14% da capacidade de carga contratada.
Ao assumir a diretoria nos Correios, no dia 2 de agosto, o coronel entregou o comando da MTA nas mãos de uma filha, Tatiana Silva Blanco.
Com essa triangulação, a MTA tem agora a família Rodrigues da Silva como contratada e, ao mesmo tempo, contratante.
Em site na internet, a MTA destaca que tenta ser uma "extensão" das empresas com as quais mantém parceria.
Além desse aspecto da relação entre os Correios e a MTA, há outro fato a ser observado: um dia antes da escolha do coronel Artur para a diretoria de Operações e menos de uma semana antes de sua posse, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anulou a suspensão da certificação da Master Top Linhas Aéreas.
No dia 22 de julho, a MTA fora multada por excesso de trabalho de seus tripulantes e teve o Certificado de Homologação de Empresa Aérea suspenso pela Anac.

Nova Orla de Salvador será baseada em projeto federal

Da Tribuna da Bahia:
O prefeito João Henrique entregou aos barraqueiros o projeto para implantação de novas estruturas na Orla de Salvador,
Foi entregue a representantes da Associação de Barraqueiros.
A proposta foi elaborada pela Fundação Mário Leal Ferreira, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham)
Em consonância com o Projeto Orla Brasil, do Ministério do Meio Ambiente.
Implantada em todo litoral brasileiro, o objetivo da proposta federal é contemplar a sustentação das funções econômica, ecológica e sociocultural, de forma simultânea.
O projeto da Prefeitura obedece parâmetros exigidos pela União que, desde 2007, é discutido com o coletivo de entidades formado pela Justiça Federal, o Patrimônio da União, Ibama e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Velha Fonte Nova não me causa saudosismo

Texto de Antonio Jorge Moura:
Embora seja torcedor nascido na década de 50 do século passado, não tenho sentimento de saudosismo com a implosão de hoje da velha Fonte Nova.
Fui também ao Campo da Graça e sequer me lembro de detalhes.
Recordo que fui ao jogo BahiaXSão Cristovão e que a arquibancada era de madeira.
Meu sentimento é de ansiedade, de expectativa para entrar na Nova Fonte Nova, de preferência assistir a um BaxVi de casa cheia.
Da velha Fonte Nova, quero reter na retina as imagens da implosão pela TV.
Será sinal de renovação da vida.

"Evoluídos sentem raiva só por um minuto

E-Mail de Maria Suzana com texto de Emilce Shrividya e a recomendação:
"Algumas dicas para lidarmos com mais leveza diante de situações de raiva ... Vale ler e aplicar. Respire Paz".

As escrituras do yoga dizem que uma pessoa evoluída conserva sua raiva por um minuto; uma pessoa comum conserva-a por meia hora e uma pessoa ainda não evoluída conserva sua raiva por um dia e uma noite. Mas uma pessoa cheia de mágoas lembra-se da sua raiva até morrer.
É humano sentir raiva, faz parte de nossa evolução, mas devemos esquecê-la rapidamente. Não devemos alimentá-la nos lembrando dela, nem remoendo acontecimentos passados, porque a raiva causa uma grande inquietude interior.
Somos as primeiras vítimas de nossa própria raiva. Ela nos queima por dentro, tirando nossa paz; obscurece nossos pensamentos, distorce nossas percepções.
A raiva acumulada, guardada um pouco aqui e ali, nos prejudica muito e nos afasta de Deus, de nossa verdadeira essência divina, de nossa bondade e compaixão.
As pessoas pensam que alguém ou algo lhes provoca raiva, mas essa raiva já existe dentro delas, é criada e mantida por elas. Se você sente raiva, não pode culpar a ninguém a não ser você mesmo.
Seis tipos de pessoas são tristes
No grande poema épico indiano, Mahabharata é dito:
"Seis tipos de pessoas são tristes:
- Aquelas que têm inveja dos outros
- Aquelas que odeiam os outros
- Aquelas que estão descontentes
- Aquelas que vivem da fortuna dos outros
- Aquelas que são desconfiadas
- Aquelas que têm raiva"
Verdadeiramente, é a raiva que produz as outras cinco condições que causam a tristeza.
E esta raiva assume muitas formas, muitas facetas como: aflição, ressentimento, contrariedade, mau humor, aspereza, animosidade, explosões de raiva, ira, rancor, crises de choro e soluço. Muitas vezes, as lágrimas não são sinais de fraqueza, mas a força da raiva.
A raiva envenena corpo e mente
Ataques de raiva e de mau humor produzem danos sérios nas células do cérebro, envenenam o sangue, causam insônia, depressão e pânico; suprimem a secreção dos sucos gástricos e da bílis nos canais digestivos, criando gastrites e úlceras, esgotam a energia e vitalidade, causam problemas cardíacos, provocam velhice prematura e encurtam a vida.
Quando você se zanga sua mente fica perturbada e isto reflete em seu corpo que sente distúrbios. Todo o sistema nervoso se agita e você se enerva, perdendo a harmonia, a eficiência de agir, o vigor e o entusiasmo.
A raiva é uma energia poderosa que precisa ser dissolvida para que você possa ser mais livre e saudável.
Colocar a raiva para fora apenas agrava esta emoção negativa e a faz crescer ainda mais. Se deixarmos isto sem controle, expressando nossa raiva cada vez mais, ela não vai se reduzir e sim aumentar, gerando mais dor e inquietude para nós.
Aprenda a lidar com a raiva
É necessário aprender a lidar com a raiva e nos livrar de seus efeitos negativos tanto físicos, mentais e espirituais.
Como o desejo está muito ligado à raiva, é importante quando sentimos raiva perguntar a nós mesmos o que queremos desta situação que não estamos conseguindo. Isto cria uma mudança em nosso foco. E em vez de ficarmos presos na raiva, nós a observamos. E logo depois, podemos perguntar a nós mesmos de que outra maneira podemos conseguir o que queremos. E podemos perceber que idéias alternativas surgem na mente e isto melhora nossa frustração e diminui a raiva.
Existem pessoas que gostam de ficar com raiva. Sentem satisfação, poder e liberdade quando têm explosões de raiva. Acham que até aliviam as tensões, mas depois se culpam e lutam para controlar isso. Ajudaria muito se elas entendessem que mesmo que possam sentir alívio no momento, isto não funciona. A raiva apenas escraviza, e é prejudicial tanto fisicamente, psicologicamente e espiritualmente.
Porém existem momentos que a raiva é incontrolável e nem temos tempo de nos fazer perguntas sobre o que queremos. Nesses momentos, não é possível sentir desapego, ficamos presos completamente. O que podemos fazer?
A melhor saída
A melhor saída é sair da situação, dar uma volta, se afastar do ambiente ou da pessoa, tomar um copo de água, respirar algumas vezes profundamente, lembrar-se de Deus, do mantra.
Depois quando nos acalmarmos, podemos voltar e lidar com o assunto de uma maneira mais equilibrada, sem ofender e magoar os outros; sem nos desequilibrar.
Quando falamos de uma maneira tranquila sem raiva, o outro pode até nos entender e ouvir melhor, mas quando falamos com raiva só criamos mais conflitos e desarmonia.
Para se afastar no momento da discussão ou apenas ficar calado até se acalmar é necessário humildade. Quando estamos com muita raiva, queremos que a outra pessoa admita que está errada e isto é orgulho. Esse orgulho impede que nos acalmemos. Mas se você admitir que dissolver a raiva é mais importante do que provar que o outro está errado, você sente a humildade que lhe liberta da tirania da raiva.
Todos os inimigos internos alimentam uns aos outros e se estamos presos no orgulho é mais difícil lidar com a raiva. A humildade nos ajuda a testemunhar o que está acontecendo dentro de nós.
Em vez de guardamos raiva por horas, ou dias, podemos largá-la logo e evitar assim muitos momentos de sofrimento. Basta não alimentarmos essa raiva, não remoendo e lembrando acontecimentos passados. Se voltarmos nossa atenção para outras coisas e para o momento presente, ficamos livres da raiva e podemos ter momentos felizes.
A raiva acumulada desde a infância gera a depressão que tira a alegria de viver. Hoje em dia muitos médicos receitam remédios para depressão que podem até aliviar um pouco os sintomas, mas enquanto a pessoa não for na causa verdadeira da depressão, ela vai ficar sempre dependente e triste, pois depressão é uma doença da alma.
Como diz a Bhagavad Gita, uma escritura do Yoga:
Aquele que é capaz de suportar, aqui na terra, a agitação que resulta do desejo e da raiva, é disciplinado; ele é verdadeiramente um homem feliz.[5:23]
Cultive emoções positivas
Porém não podemos nos libertar da raiva simplesmente suprimindo-a. É necessário cultivar com constância os antídotos da raiva: a tolerância e a paciência.
Perceba em sua vida os efeitos benéficos da tolerância e da paciência e perceba também os efeitos destrutivos e negativos da raiva, dos ressentimentos e mágoas.
Contemplação e conscientização vão lhe motivar a desenvolver esses sentimentos de tolerância, paciência e aceitação além de fazer com que você tenha mais cuidado em não alimentar pensamentos de raiva.
Para ficarmos livres desse inimigo interno tão destrutivo que surge de uma mente insatisfeita e descontente, é essencial gerar o contentamento interior, a gratidão e o entusiasmo; cultivar a bondade, a benevolência e a compaixão. Isto vai produzindo serenidade mental que impede a raiva de se manifestar.
A prática regular da meditação nos ajuda muito a dissolver a raiva e transformá-la em paciência, aceitação, e o perdão surgirá espontaneamente. Com o perdão podemos abandonar os sentimentos negativos associados aos acontecimentos passados nos livrando das sensações de raiva e ressentimentos.
Baba Muktananda, em seu livro Encontrei a vida, nos conta que certa vez perguntaram à grande santa Rabi'a:
- Você alguma vez sente raiva?
-Sim -replicou ela-, mas só quando me esqueço de Deus."
Contemple essas palavras e compreenda que ao lembrar-se de Deus, ao desenvolver virtudes divinas, não haverá espaço para a raiva em seu interior e assim, você poderá ser mais livre e feliz. Fique em paz!
Referências bibliográficas:
Encontrei a Vida- Muktananda, Swami- Ed. Vozes.
Lama, Dali-A arte da Felicidade-Ed. Martins Fontes.
Meu Senhor ama um coração puro- Chidvilasananda,Swami- Ed. Siddha Yoga Dham Brasil
Emilce Shrividya é professora de Hatha Yoga.