segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Uma aula de vida e da música

O cantor e compositor Rick Vieira, integrante do grupo sócio-cultural Amantes do Conhecimento, de Lauro de Freitas, me enviou informações sobre a Primeira Audição de violão de seus alunos Ana Cláudia Oliveira, Andreza Mayah, Ednaldo dos Santos, Jefferson Santos e Manoel Santana. A Audição acontecerá dia 9 de dezembro, quarta-feira da próxima semana, a partir das 20hs no Centro de Cultura de Lauro de Freitas, com entrada franca. O que me chamou a atenção, logo de saída, foi a qualidade do repertório que será exibido pelos alunos de Rick. Tem Greensleeves, do folclore inglês, Pixinguinha, João de Barros, Marcos e Paulo César Valle, Djavan, Milton Nascimento, Chico Buarque, Fagner, Zeca Baleiro, Tom Jobim, Peninha, Paulinho Moska e Beethoven. Tudo iso com apoio da Funceb, Unialf e EDP Imagens.
Inconformado, pedi mais informações a Rick sobre ele próprio. O relato do artista merece reprodução na íntegra para ser lido pelos internautas que acessarem esse blog. Veja:
“Nasci em Salvador no ano de 1980. Comecei a cantar com amigos aos nove anos, no bairro de Nazaré, Salvador, seguindo para o teclado pouco depois, onde aprendi noções práticas de estilos e harmonia com o músico Ray. Comecei a tocar profissionalmente aos treze anos com a Banda Sinal Verde, e nesse mesmo período comecei a tocar violão por revistas. Mudei-me para Itinga com quatorze anos, quase quinze, onde continuei a tocar os dois instrumentos. Aos dezesete comecei a estudar teclado, teoria musical e harmonia com o Professor Antunes, no bairro da Cidade Nova, em Salvador. Comecei a dar aulas práticas de violão aos dezenove anos e em 2001 ingressei na oficina de violão clássico da Fundação Cultural, ministrada pelo Professor Gil Carybé no Centro de Cultura de Lauro de Freitas, onde estudei durante cinco anos, na oficina de Piano da UFBA e nas oficinas de Artes Plásticas do MAM-BA, onde permaneci três anos. Em 2003 ingressei no curso de Música(Licenciatura) da UFBA. Desde 2004 desenvolvo trabalhos sociais com oficina de violão, já passando pela ONG Rever, MARV, Projeto Escola Aberta, além de outros trabalhos na área Arte Educacional. Já trabalhei como professor no colégio CESARI (2003/4) em Itinga e no Parque do Saber(2005), pela SEMED. Apesar de ter hoje a atividade de músico como principal, continuo realizando alguns projetos educacionais, e um deles é a oficina de violão, que atualmente acontece aos sábados à tarde na minha residência com uma turma de cinco alunos. Essa turma está completando seu primeiro ano juntos, com alguns alunos que começaram do zero e outros que já possuíam algum conhecimento. É sugerida uma contribuição mensal de vinte reais. Uma nova turma já está fechada para iniciar. O público alvo são jovens e adultos do bairro de Itinga, que tenham interesse em vivenciar e aprender a linguagem da música (Prática e Teoria), visando o desenvolvimento humano, artístico e/ou profissional”.

Nenhum comentário: