segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nota de Lauro Jardim, na Veja Online

Nove ex-subsecretários de Estado dos EUA enviaram uma carta ao senador George LeMieux, que há meses vem impedindo no Senado americano a aprovação de Thomas Shannon para assumir a embaixada americana em Brasília. Eles pedem que o senador libere o quanto antes a aprovação do novo embaixador.
Na carta, justificam que a demora “envia um sinal involuntário de que os Estados Unidos não consideram a relação com o Brasil importante”. E alegam que, apesar de nem sempre concordarem com as políticas para a região, estão convictos de que os interesses americanos e as relações com vizinhos do hemisfério, especialmente o Brasil, estão sendo prejudicadas pela demora: “Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, com a décima maior economia, membro do G-20, uma potência comercial e econômica e a nação mais influente do hemisfério sul”.
De acordo com informações que a embaixada brasileira em Washington possui, o problema é que se LeMieux ceder, há outros dois senadores prontos para trabalhar pelo veto a Shannon. Todos são ligados ao lobby dos cubanos da Flórida, que são contra o embaixador.

Nenhum comentário: