segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Valdemir Santana publicou na TB

Começa proteção do Jandaia,
teatro mais chique da Bahia

"Agora já e oficial e ninguém pode mais fazer alterações no espetacular prédio do cine-teatro Jandaia, na Baixa dos Sapateiros. Os incríveis camarotes que rodeiam a platéia, o vitraux colorido da fachada, e os charmosos corrimões que tem estatuetas vazadas em forma de melindrosas, estão em inicio de ruína, mas ainda há solução. O IPAC, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural já iniciou o processo de tombamento do prédio e aguarda a conclusão de alguns detalhes para enviar ao Conselho de Cultura do Estado. Mesmo sem o parecer do conselho, o simples fato do processo ter sido iniciado, já garante a preservação do prédio.
O atual dono do Jandaia, Cláudio Valansi, empresário de origem Greco-francesa, que mora no rio de Janeiro, e tem uma rede de cinemas de arte em várias cidades do pais, vibrou com a decisão, diz a assessoria do IPAC. Com isto Valensi deve anunciar o projeto que tem para o cinema baiano, que assim pode se transformar num divisor de águas para a situação atual do centro histórico de Salvador.
Foi no Jandaia que Elis Regina se apresentou pela primeira vez na Bahia, nos anos 1960. Antes dela, Carmem Miranda fez a famosa turnê baiana, quando se desentendeu com empresários locais e saiu dizendo o diabo de Salvador. Antes de entrar no navio teria sacudido a poeira dos tamancos, para nunca mais voltar. O prédio é de 1911, mas a fachada atual, de 1933, quando o estilo art-deco estava no auge, e até o Elevador Lacerda foi reformado para ganhar as linhas retas. Quando ficou pronto o Jandaia foi considerado o teatro mais espetacular do Brasil".

Nenhum comentário: