domingo, 28 de fevereiro de 2010

Conversando sobre segurança

Do site aqueimaroupa.com.br:
Na semana passada, o governador Jaques Wagner anunciou sua estratégia para enfrentar o crime na Bahia: mais viaturas para a Polícia Militar (a frota recebeu o reforço de 307 novos veículos) e ampliação do quadro de pessoal (promete contratar mais delegados, escrivãos e agentes). “Estamos fortalecendo a capacidade da nossa Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Técnica”, discursou. Não resta dúvida de que são ações bem intencionadas, mas, como reza a sabedoria popular, de boas intenções o inferno anda cheio. Por que somente agora, em plena e escancarada corrida eleitoral (só não vê quem não quer enxergar) o governo decide investir no aparato de segurança pública?
Além do mais, até que ponto somente renovar a frota é indicativo de operacionalidade? Os policiais militares estão habilitados a conduzir as novas viaturas ou a coisa está na base do “deixa como está pra ver como é que fica?”. E o armamento passou pela devida renovação? E os equipamentos de proteção individual como coletes balísticos estão dentro das especificações? E as condições gerais de trabalho sofreram alguma melhoria que assegure a satisfação do PM?
Queremos crer que quando fala em ampliar o quadro da Polícia Judiciária, o governador esteja se referindo à nomeação (enfim!) dos delegados, agentes e escrivães diplomados e à espera de convocação. Sim, porque não faz sentido gastar outros R$6 milhões em novos concursos e cursos de formação, quando já existe um contingente de mais de mil profissionais prontos para entrar em ação. .
Bom, de acordo com o governador, as medidas anunciadas na semana passada ajudam a enfrentar o crime e oferecer mais paz e segurança à população de Salvador e do interior do Estado. A entrega do novo Instituto Médico Legal (IML) de Santo Amaro é também outra iniciativa voltada para questão da segurança e citada por Wagner. Um investimento de R$25 milhões em segurança pública pelo Governo do Estado, lembrou, garantiu a realização de um Carnaval considerado de paz e que conquistou o reconhecimento de artistas, baianos e turistas.
No discurso do governador, só um aspecto não pode ser questionado: a luta em prol da paz e contra a violência passa necessariamente pela valorização do cidadão e pela construção de uma sociedade mais justa. “A melhor política social é a geração de trabalho, emprego e renda”. Concordamos. Resta saber se os números espetaculares que atestam a tão propalada melhoria na qualidade de vida do baiano são reais ou foram produzidos na mesa de criação de alguma agência de propaganda…

*Texto de Jaciara Santos com a colaboração de Arlita Santana

Nenhum comentário: