De Adriana Caitano, da Veja Online:
Nem as propostas nem as referências ao governo Lula.
O que chamou mais a atenção dos internautas na entrevista com Dilma Rousseff (PT) no Jornal Nacional desta segunda-feira, 9, foi um deslize geográfico.
Quando falava sobre a execução de obras de saneamento no país, a petista escorregou ao dizer que a Baixada Santista, que fica em Santos (SP), seria no Rio de Janeiro.
O assunto a levou à lista de tópicos mais comentados do mundo no Twitter.
“A Baixada Santista, no Rio, e a Baixada Fluminense, aqui no Rio de Janeiro, ela teve um investimento monumental em saneamento”, disse Dilma, já no fim da entrevista.
O que passou despercebido pela candidata foi alvo de milhares de comentários na internet.
Desde a noite de segunda, o nome da petista está no Trending Topics (assuntos mais comentados) no Twitter mundial. No Brasil, também aparecem na lista os termos “Cala boca Dilma” e “Baixada Santista”.
Uma das mensagens mais reproduzidas no microblog é a que diz “Dilma Rousseff no JN: começou com ‘conheço o Brasil de ponta a ponta’ e terminou com ‘a Baixada Santista aqui no Rio’ CALA BOCA DILMA”.
Comentários – A enxurrada de críticas a Dilma no Twitter foi encorpada por adversários políticos que utilizam o microblog.
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) comentou: “O desempenho de @dilmabr no Jornal Nacional foi horrível. Como faz falta um PowerPoint para ela” e “O Galvão [Bueno] fez escola nos Trending Topics”, fazendo referência à época em que o narrador de futebol estrelou a lista por vários dias, com a mensagem “Cala Boca Galvao” (sic).
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) engrossou as críticas. “William Bonner e Fátima Bernardes desmontam a farsa Dilma Rousseff”, disse, comentando a forma rígida com que os âncoras faziam perguntas.
Mas, na lista de referências ao nome de Dilma, também configuram elogios e defesas da candidata, principalmente de seus aliados.
O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, chamou a petista de “futura presidente da República” e acrescentou:
“As perguntas agressivas do casal que apresenta o Jornal Nacional não estão derrubando a firmeza e segurança de Dilma”.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também defendeu a petista:
“Dilma nos orgulhou #JN defesa de Lula, do PT e alianças ‘Sou uma pessoa firme, não vacilo diante dos problemas do povo brasileiro’”.
O deputado federal José Genoíno completou:
“No JN, para desespero da oposição, a Dilma se revelou uma verdadeira estadista. Muito bem Dilma!! Parabéns!!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário