terça-feira, 31 de agosto de 2010

Obama anuncia à noite fim da Guerra do Iraque

Da Veja Online:
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prepara para a noite desta terça-feira o discurso que marcará oficialmente o fim da missão de combate no Iraque - reafirmando a meta de retirada total das tropas até o final de 2011.
O raro anúncio presidencial, transmitido pela TV, será gravado no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.
Obama falará quase duas semanas depois de os Estados Unidos terem reduzido sua força militar em território iraquiano a um número inferior a 50.000 soldados - ação que estava prevista para ocorrer somente a partir desta terça-feira.
A missão da tropa que permanece no país será, agora, "aconselhar e assistir" as forças de segurança locais.
Segundo um porta-voz da Casa Branca, o presidente americano irá falar sobre a necessidade de redirecionar "a maioria dos esforços e do foco" para a guerra no Afeganistão.
A Casa Branca ressalta que o Iraque entra em uma nova fase, passados sete anos e meio da invasão do país árabe.
O encerramento das operações de combate no Iraque, com a entrega do comando militar do exército americano às forças locais, vai testar a capacidade dos iraquianos de se defenderem sozinhos.
O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, assegurou nesta terça-feira que o Iraque está "soberano e independente".
"Iraquianos, temos uma nova data de feriado nacional, o dia em que recuperamos a soberania de nosso país e desenhamos o futuro com nossas próprias mãos", disse, em discurso dirigido à nação.

Nenhum comentário: