Texto de Antonio Jorge Moura:
Passei rápido pela festa dos 53 anos do deputado Javier Alfaya (PCdoB), ontem, no edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra.
Alfaya foi meu contemporâneo de Universidade Federal da Bahia, de resistência democrática e de reorganização do Movimento Estudantil da Bahia pós-68/69.
Eu fazia Economia e ele Arquitetura, colega de minha irmã Suzy.
Foi vereador em Salvador por três vezes e exerce o segundo mandato de deputado estadual na Assembléia Legislativa.
É organizado, fez parte da estrutura que garantiu a reorganização do PCdoB no Brasil e ajudou a trajetória do ex-deputado Haroldo Lima.
A passada foi meteórica porque Antonio Jorge Júnior, meu caçula e companheiro de andanças nos dias atuais, tinha almoçado a bela feijoada de Dona Valquíria e estava doido por uma merecida sesta.
Mas deu tempo para abraçar Javier e Sobral (assessor de imprensa), ver o começo da movimentação da juventude comunista na festa e, sobreudo, reencontrar Olival Freire Júnior, primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufba pós Decretos AI-5 e 477.
Olival é professor do Instituto de Física da Universidade, está com o cabelo todo grisalho e com a mesma determinação de juventude.
Somos de uma época em que só havia movimentação política em Economia, em Direito e Arquitetura.
Todos os demais DAs estavam lacrados pela repressão do regime militar.
Reencontrei também - esqueci o nome, coisas do tempo - o médico e esposo de Loreta Valadares, médica e militante histórica do PCdoB na Bahia, já falecida e que empresta o nome a um centro de referência localizado na Entrada de São Lázaro, ao lado da Escola Politécnica.
Só faltou reencontrar Teresa, antiga namorada de Javier, colega de Suzy em Arquitetura e também parceira de militância na resistência democrática pós-64 e da reconstrução da democracia.
E Diva Santana, irmã de Getúlio do Extudo e de Dinaelsa, baiana militante do PCdoB morta na Guerrilha do Araguaia.
Em suma, a festa de aniversário de Javier foi um saudável mergulho no tempo, de frente para o mar do Farol da Barra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário