domingo, 1 de agosto de 2010

República Sindical não presta contas do dinheiro público

De Regina Alvarez, em O Globo:
Em campanha explícita pela candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, as grandes centrais sindicais e sindicatos ligados a essas entidades recebem tratamento complacente do governo, em relação ao controle e à fiscalização do uso do dinheiro público.
Amostragem extraída do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) aponta irregularidades e pendências em, pelo menos, R$162 milhões repassados à CUT, à Força Sindical e a mais quatro entidades, por convênios.
Desse montante, R$54,9 milhões são de repasses que sequer tiveram as prestações de contas analisadas pelos órgãos federais até o momento, embora os convênios tenham sido encerrados entre 2001 e 2009.
O restante se refere a prestações de contas que não foram apresentadas ou contêm irregularidades.
As grandes centrais sindicais e sindicatos ligados a essas entidades receberam milhões em recursos do governo para aplicar em treinamento e capacitação de trabalhadores, cursos de aperfeiçoamento e outras atividades inerentes ao movimento sindical.
Uma parte das irregularidades na aplicação dos recursos destinados às centrais sindicais foi detectada ainda no governo anterior, a partir de auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Nenhum comentário: