Do Portal da CNI:
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) realiza amanhã, quarta-feira, 4 de agosto, em Brasília, o seminário Liderança e Responsabilidade na Nova Agenda Internacional.
No encontro, organizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) , embaixadores, ministros, empresários e executivos discutirão a inserção do Brasil no mercado global.
Eles vão propor uma agenda para as negociações internacionais.
O evento, que será realizado das 9h às 17h30, na sede da CNI, terá a participação do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota.
Ele apresentará o atual cenário da política externa brasileira.
De acordo com a diretora executiva do Cebri, Denise Gregory, o evento aproximará protagonistas importantes no debate dos desafios político e econômicos que o Brasil precisa vencer para aumentar a participação no comércio e nos investimentos internacionais.
“Os painelistas trarão estudos e artigos inéditos para o debate”, antecipa Denise Gregory.
Entre os palestrantes, está o diretor-executivo da CNI, José Augusto Fernandes.
Ele participará do encerramento do seminário, que também terá a participação do assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Braga Arcuri, e dos embaixadores Sérgio Amaral, José Botafogo Gonçalves e Roberto Abdenur.
O aumento da participação do Brasil no comércio internacional é parte da agenda da competitividade da indústria brasileira.
As propostas da CNI para ampliar a inserção do país no mercado global estão no documento "A Indústria e o Brasil - Uma Agenda para Crescer Mais e Melhor", que foi entregue aos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff ( PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), no dia 25 de maio.
O documento destaca que o Brasil é oitava maior economia do mundo, mas ocupa apenas o vigésimo lugar entre os principais exportadores.
Entre os desafios que o país precisa superar estão a diversificação e o crescimento das exportações de produtos industriais e a internacionalização das companhias brasileiras, via investimentos externos.
Com mais de 200 páginas, o documento "A Indústria e o Brasil – Uma Agenda para Crescer Mais e Melhor" foi consolidado a partir das sugestões de 1.500 empresários reunidos no 4º Encontro Nacional da Indústria (Enai), que a CNI realizou em 17 e 18 de novembro de 2009.
As propostas que traduzem a visão dos industriais sobre os desafios que o país precisa vencer de 2011 a 2014 servirão de base para os debates do 5º Enai.
No encontro que a CNI realizará em novembro, em Brasília, líderes sindicais da indústria e empresários discutirão a agenda que a indústria apresentará ao novo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário