terça-feira, 27 de julho de 2010

A história da candidatura de Bruno Reis a deputado estadual

Texto de Antonio Jorge Moura:
O candidado a deputado estadual Bruno Reis inaugurou hoje à noite, na Avenida Paulo VI, Pituba, ao lado da tradicional Padaria Superpão e defronte do Bar/Restaurante do Gordo, seu comitê eleitoral.
Numa festa do grupo remanecente do ex-senador e ex-governador Antonio Carlos Magalhães. Confirmando que seu legado político continua mais vivo e renovado do que nunca na política baiana.
A inauguração aconteceu na área externa da casa que abriga o comitê, diante de uma platéia formada por jovens de todas as idades, nas presenças do ex-governador Paulo Souto, candidato da aliança DEM/PSDB ao Governo do Estado, do senador ACM Junior, do deputado federal ACM Neto, do deputado estadual João Carlos Bacelar, de numerosos prefeitos e vereadores do interior do estado, e de amigos.
A trajetória política do jovem político Bruno Reis merece ser lembrada. No final do século XX, ainda estudante de Direito, era assessor parlamentar do então vereador João Carlos Bacelar, hoje deputado do PTN em segundo mandato e batalhando para conquistar o terceiro na Assembléia Legislativa da Bahia.
No início do Governo César Borges, que deveria ter sido Governo de Luiz Eduardo Magalhães, o então secretário da Educação do Estado, Eraldo Tinoco, já falecido, nomeou Antonio Carlos Magalhães Neto para seu gabinete na SEC como assessor político.
Com a incumbência de dar mais dimensão política ao então presidente do PFL Jovem, que havia encantado o comando do PSDB de Fernando Henrique Cardoso na campanha para a Presidência da República em 1998, num evento realizado no Centro de Convenções.
Na montagem da equipe que iria acompanhá-lo no começo da vida pública, como candidato a deputado estadual, o jovem ACM Neto atraiu o jovem Bruno Reis para sua assessoria pessoal. E lhe deu a incumbência de dar assistência às suas nascentes bases municipais no interior do estado.
Só que vários deputados federais da época, entre eles José Lourenço, Leur Lomanto e outros, deixaram a base pefelista e abriram o espaço que foi ocupado pelo presidente do PFL Jovem.
Como política segue a natureza e não deixa espaço vago, de uma hora para outra ACM Neto teve que abandonar o projeto da Assembléia Legislativa e encarar o desafio de eleger-se deputado federal para representar a Bahia no Congresso Nacional.
As responsabilidades do jovem advogado Bruno Reis também se multiplicaram no início do século XXI. Ele acabou se entregando de cabeça à primeira campanha de ACM Neto a deputado federal e o ajudou a administrar mais de 400 mil votos. Repetiu a dose em 2006 e o ajudou a reeleger-se.
A intimidade e o trabalho político com prefeitos e as bases municipais, além de lideranças de bairro de Salvador, o credenciaram a tornar-se agora candidato a deputado estadual. Pela vontade das próprias bases do deputado ACM Neto. Numa espécie de continuidade do trabalho que realiza desde 1998, agora já em outro patamar, nos albores do século XXI.
Bruno Reis tem futuro! É competente, habilidoso e gosta da vida pública. É casado, pai de um casal e cheio de amigos. Vai longe!

Nenhum comentário: