sábado, 31 de julho de 2010

Brasil inicia debate de plano para combater desastre ambiental com petróleo no mar

De Rodrigo Teixeira, do Portal Terra/JB Online:
RIO DE JANEIRO - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quer reativar a Lei 9966, de 2000, que dispõe sobre a prevenção, o controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.
A proposta é apresentar um plano nacional de contingência de derramamento de petróleo até setembro.
"No novo decreto queremos propor a união de esforços para enfrentar uma crise, equipar o Estado para agir e dar uma resposta imediata a um acidente ambiental de magnitude nacional na área do petróleo", disse a ministra.
A proposta foi discutida durante encontro da ministra, ontem, no Rio de Janeiro, com representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, para discutir a prevenção de possíveis vazamentos de petróleo no País.
Além de Ian Hernandez, engenheiro e diretor técnico da empresa que atua na gerência de crise do acidente da plataforma submersível Deepwater Horizon, que ocorreu no Golfo do México no dia 20 de abril, ela recebeu dirigentes da Petrobras, da Coordenação Geral de Petróleo e Gás do Ibama, Ministério da Defesa (Marinha), Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Nenhum comentário: