quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oficina gratuita de mímica corporal dramática

Da Ascom da SecultBA:
Até 1º de agosto estarão abertas as inscrições para o Projeto Viva Mímica - oficina gratuita de Mímica Corporal Dramática.
Ministrado por George Mascarenhas e Deborah Moreira, o projeto oferece 50 vagas para todos os interessados maiores de 16 anos.
As aulas começam no dia 4 de agosto e acontecem sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 11 às 13h, no JKL Dance - Ondina.
A seleção será realizada em uma aula aberta no dia 03 de agosto com todos os inscritos, no mesmo local e horário.
Para participar, os interessados deverão enviar e-mail para oficinasmimus@gmail.com com o assunto “Viva Mímica”.
O curso será distribuído em 4 módulos de 30 horas cada e os concluintes apresentarão uma mostra didática em dezembro com base na Mímica Corporal Dramática.
Voltada para jovens estudantes e artistas, a proposta da oficina é democratizar e ampliar o alcance do conhecimento sobre a técnica, para permitir a investigação de temáticas e valores contemporâneos.
A TÉCNICA
A Mímica Corporal Dramática consiste em uma tecnologia de natureza artística que tem o propósito de capacitar e formar artistas, oferecendo-lhes o instrumental para que possam abordar temas e valores de sua própria cultura.
Criada pelo francês Etienne Decroux, o método difere da mímica convencional (pantomima) por basear-se na corporalidade do ator em vez de na simulação de objetos invisíveis.
Atualmente em cartaz no Teatro do Sesi com o espetáculo Alegria de Viver, George Mascarenhas e Deborah Moreira aplicam no palco a técnica na qual são formados.
O projeto Viva Mímica tem apoio do Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e é uma realização da Padma Produções.
SERVIÇO:
Inscrições:
de 26.07 a 01.08 através do e-mail oficinasmimus@gmail.com com o assunto “Viva Mímica”
Aula aberta e seleção:
03 de agosto, na JKL dance, para todos os inscritos
Aulas:
de 04.08 a 09.12, de terça a quinta, das 11 às 13h
Onde:
JKL Dance - Rua Roschild Moreira, nº 1, segundo andar - Ondina (próximo ao Hotel Othon Palace)
Mais informações:
www.mimus.com.br
Alegria de Viver:
Inspirado no mito de Pigmaleão e no quadro de Matisse, o espetáculo utiliza a Mímica Corporal Dramática para retratar a relação entre um escultor (George Mascarenhas) e sua obra (Deborah Moreira). Teatro Sesi (R. Borges dos Reis, Rio Vermelho). Em cartaz às sextas, 20h, até 27 de agosto.
OS FACILITADORES:
George Mascarenhas é formado em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique de Londres, doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Artes. Dentre os espetáculos nos quais atuou, estão: Josephina, a cantora dos Ratos, Cinema Cantado, Noviças Rebeldes e Francisco. George é idealizador e coordenador do conselho editorial da Mimus – Revista on-line de mímica e teatro físico sitiada em www.mimus.com.br.
Deborah Moreira é formada em mímica corporal dramática no Brasil com aval da Ange Fou International Mime School de Londres. É bacharel e mestranda em Artes Cênicas pela UFBA. Atriz e dramaturga, Deborah participou dos seguintes espetáculos Ensina-me a Viver e Casa de Eros (dir. José Possi Neto), Acrobatas e os Dois Manecos (dir. Ewald Hackler), a Princesa e o Unicórnio (dir. George Mascarenhas). Dentre seus textos encenados, encontram-se Clarices, Quando a Cotovia Voa e Francisco. Indicada ao Prêmio Braskem 2010 pelo texto de Alegria de Viver.

Nenhum comentário: