Da Secom da Prefeitura de Salvador:
A programação cultural de agosto da Casa do Benin começa com a fotografia em alta.
O destaque fica por conta da mostra do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, intitulada “Zeladores de Voduns e outras entidades do Benin ao Maranhão”, que será aberta nesta quinta-feira (5).
O trabalho do expositor foi vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.
Márcio Vasconcelos visitou sete cidades do Benin, onde fotografou 20 sacerdotes com o objetivo de registrar as semelhanças e identidades comuns entre os terreiros maranhenses e beninenses.
O resultado pode ser conferido nas 60 imagens de 70cm x 100cm que compõem a exposição, que tem o apoio da Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A Casa do Benin está localizada na Rua Padre Augustinho Gomes, nº 17 no Centro Histórico (Pelourinho) e a exposição fica aberta ao público até novembro.
Mais informações pelo telefone (71) 3241-5679 ou e-mail casadoibenin@yahoo.com.br.
Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
“A proposta da exposição é oferecer um documento fotográfico da atual situação de terreiros e seus respectivos chefes no Benin e Maranhão”, diz Márcio Vasconcelos, fotógrafo profissional independente que há mais de uma década se dedica a registrar manifestações da cultura popular e religiosa dos afrodescendentes no Maranhão.
Nota do Editor: A Casa das Minas, no Maranhão, e o Terreiro do Bogum, em Salvador, são os únicos santuários afrodescendentes da tradição jêje no Brasil, que preserva a tradição cultural e religiosa trazida da República do Benin, antigo Daomé. A exposição, portanto, tem relação profunda com as raízes afrodescendentes baianas e brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário