Do portal da Organização Odebrecht:
No dia 26 de julho, o consórcio formado pela Odebrecht Infraestrutura e pela empresa belga Jan de Nul concluiu a obra da dragagem e aprofundamento do canal da barra de acesso ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
O projeto, iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Portos, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e teve início em agosto de 2009.
A obra consistiu na retirada de 18 milhões de m3 de sedimentos na parte interna do canal, ampliando o calado para 16 m na sua parte interna e para 18 m na parte externa.
Com a conclusão da dragagem, o Porto de Rio Grande passou a operar com 47 pés de calado, tornando-o competitivo e em posição de destaque na América do Sul.
Antes mesmo do término da obra, navios de grande porte, os chamados pós-panamáx, já entravam no porto, o que alterou o cenário portuário e econômico da região.
O volume de carga e descarga de navios aumentou 35%, representando uma redução de 5% nos custos de frete.
O consórcio ficará responsável, agora, pela manutenção do canal por dois anos.
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