Da Ascom da SecultBA:
Mais uma vez a Bahia vai ser palco do Festival da Cultura Japonesa, que acontece entre os dias 28 e 29 de agosto, na Associação Atlética Banco do Brasil, a AABB, no bairro de Piatã, em Salvador.
Na cerimônia de abertura, que acontece no dia 28, o público poderá brindar o festival com saquê e assistir a tradicional quebra do taru: os organizadores da festa abrem um tonel de saquê e quebram a tampa de madeira em celebração.
O evento é realizado pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Salvador e conta mais uma vez com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA -,através do Fundo de Cultura.
“Sem os recursos do Fundo de Cultura fica difícil realizar o festival. Então, a secretaria cumpre o seu papel, já que é um evento estritamente cultural, integrando duas culturas, a Nipônica e a Brasileira. A Bahia possui a terceira colônia Nipônica do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Londrina. E é de lá que trazemos diversas atrações”, afirma o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Salvador, Roberto Mizushima.
Durante dois dias, os visitantes poderão conhecer diversos aspectos da cultura japonesa - a religião, a dança, a música, a gastronomia e as artes marciais.
Na programação, haverá shows de música e dança japonesa com grupos de Salvador e São Paulo como o Taiko, Bon Odori, Matsuri Dance, Odori e o popular Karaokê com músicas japonesas.
Uma das atrações inéditas para este ano é o grupo da Federação Paulista de Sumô (luta de origem japonesa) e o grupo do Ryukyu Noku Matsuri Daiko Brasil, tocadores de taikô (tambor japonês) do estilo da província de Okinawa.
O público terá oportunidade conhecer e participar da oficina de pipas com engenheiro Ken Yamazato, de São Paulo, um dos mais importantes do país, além de assistir a apresentação de tambores japoneses do Grupo Cultural WADO, de Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário