terça-feira, 3 de agosto de 2010

Logística nos portos é gargalo das exportações

Agência de Notícias da CNA:
Com uma fila de mais de 450 caminhões no Porto de Santos (SP) e aproximadamente 150 veículos no Porto de Paranaguá (PR), diversos importadores brasileiros de açúcar reclamam que o sistema logístico do País está criando uma situação complicada para o escoamento de cargas.
Em meio a isso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) firmou um termo aditivo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para garantir novos prazos com vistas ao cumprimento das exigências para obtenção do licenciamento ambiental dos portos.
Com previsão de desembarcar mais de 13 mil toneladas no Porto de Santos para exportação somente em setembro, o diretor comercial da empresa açúcar Guarani, Paulo José Mendes Passos, acredita que por conta desse gargalo os fretes subiram 15% nos últimos meses.
Existe hoje uma forte demanda por açúcar brasileiro que, vinculada a uma deterioração das condições logísticas, cria uma situação complicada para a exportação.
Os caminhões ficam presos nas filas mais tempo que o normal o que acaba criando um gargalo porque outras commodities, como o milho, também precisam chegar ao porto via rodoviária.
O resultado é um aumento do frete em cerca de 15% nos últimos meses, disse ele.

Nenhum comentário: