Texto de Roberto Macedo:
O vice-prefeito Edvaldo Brito está na África o Sul representando o prefeito João Henrique nos eventos oficiais da Copa do Mundo.
Ontem, esteve na festa de apresentação da logomarca da Copa de 2014, que contou com as presenças do presidente Lula e do presidente da Fifa, Joseph Blatter .
Edvaldo Brito cumpre agenda oficial e, em Pretória, capital do poder executivo da África do Sul, foi recebido pela Ministra das Artes e da Cultura, Lulama Xingwana, e pelo chefe do setor de esportes, recreação, artes e cultura da cidade, Khorombi J. Dau, na visita a um Fan Fest.
Trata-se de um estádio de arena que a Fifa exige para acomodar torcedores que não conseguem ingresso para o estádio onde acontece o jogo. No local, as pessoas acompanham a partida através de telões com todo o conforto de serviços. A Fifa quer que Fan Fests sejam instalados também na Copa de 2014 do Brasil.
Aqui em Salvador podem ser adaptados os estádios de Pituaçu e o Barradão.
Com Henry Grimbeek, responsável pelas relações institucionais da Fifa, o vice conheceu todas as fases de organização da Copa, que está dividida em cinco etapas, quando há a necessidade de construção de estádios, como é o caso do Brasil.
Outros pontos de destaque são a segurança e o transporte. Mr Grimbeek ficou encantado quando conheceu detalhes do carnaval de Salvador, do qual Edvaldo Brito é o coordenador geral.
Para o funcionário de Fifa, é essencial para o sucesso de uma Copa o envolvimento e a mobilização da comunidade, e no caso da capital baiana o know-how do carnaval facilitará a organização do evento.
“Mostrei que Salvador é pioneira nisso, pois a festa é feita numa cidade de três milhões de habitantes para um milhão de foliões, com muita divulgação, alegria do povo e receptividade, que serão essenciais na Copa”, disse Brito.
O vice-prefeito informa que Salvador está bastante divulgada nas cidades sul-africanas. Na entrada do bairro de Soweto, em Joanesburgo, há um grande out-door mostrando o Pelourinho com duas crianças, uma carregando a outra, numa alusão ao massacre que vitimou o garoto Hector Pieterson, desencadeando a luta de resistência aos colonizadores.
Os stands da Embratur também dão grande destaque à capital baiana. Hoje, Edvaldo Brito participa da cerimônia de lançamento da campanha do Ministério do Turismo - “O Brasil Está Chamando” -, que divulgará o país e as cidades-sedes da Copa de 2014.
Somente São Paulo, Cuiabá e Salvador enviaram representante do executivo para os eventos da Copa.
“Quem veio é porque tem interesse de disputar as melhores oportunidades para os seus espaços. O que reivindicamos é uma das atividades de destaque da Copa para Salvador, como a abertura, o encerramento ou uma das fases de classificação para a final. Nossa presença aqui significa o interesse da capital baiana, que precisa ser vista, e, portanto, louvo a iniciativa do prefeito João Henrique”, concluiu o vice-prefeito Edvaldo Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário