quinta-feira, 1 de julho de 2010

A recuperação do Palácio Rio Branco foi um trabalho excelente

Texto de Antonio Jorge Moura:

Devido a problemas técnicos estamos desde a madrugada sem postar novas informações. Voltamos agora.
A convite dp assessor de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado, Marcelo de Trói, fui hoje, às 9hs, ao Palácio Rio Branco, na Praça Muncipal, para solenidade de entrega da publicação Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador.
Com as presenças anunciadas do secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e de Beatriz Lima, coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo. Lá estiveram outras autoridades e Meireles, até a hora de sua saudação aos presentes, depois das 10hs, ainda aguardava a presença do representante da Prefeitura de Salvador, que tem tudo a ver com o Centro Histórico e com Salvador.
Cobertura jornalística de solenidade é quase igual a japonês. Tudo igual. O que aconteceu comigo é que, desde a chegada, faltando 15 minutos para as 9hs, entrei no Rio Branco para uma viagem no tempo.
O Rio Branco, realmente, está muito bonito. O trabalho de recuperação do patrimônio histórico e humano de Salvador e da Bahia foi excelente. Estão de parabéns as gestões do ex-governador Paulo Souto, que iniciou o trabalho, e de Jaques Wagner, que concluiu e inaugurou na presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Como estava chovendo pela manhã, pedi a um porteiro muito gentil que me permitisse acesso pela entrada lateral do Palácio, onde funcionava a Fundação Cultural do Estado e muitas vezes entrei para fazer entrevistas e para encontrar meu amigo fotógrafo Tomaás Neto.
O porteiro não só me deu acesso como fez questão de me acompanhar pelos meandros do meu reencontro. Passei por salas e corredores nos quais convivem harmonicamente, sem agredir os ambientes, a história da Bahia, vidros e condicionadores de ar. Acabei desembocando no Memorial dos Governadores, ao lado do meu já bastante conhecido saguão de entrada do Palácio.
Viajei no tempo! Me lembrei das escadas de tapete vermelho que leva ao primeiro pavimento e ao Gabinete do Governador. Onde muitas vezes subi para entrevistar dr. Roberto Santos, levado pelo seu secretário de Comunicação, Isidro Barroso do Amaral Duarte.
Se não me engano e estou fazendo confusão. Foi lá que tenho registro de ter visto o eterno - no coração - presidente da ABI, Afonso Maciel Neto. Num encontro marcante para um jovem jornalista-foca, porque Maciel me tratou com uma deferença que eu não dizia possuir.
Foi naqueles corredores que visitava constantemente a sala da redação da Assessoria de Comunicação comandada pelo jornalista Luiz Augusto Gomes, que tinha colegas como Major, China, o Negão LA e tantos outros que agora estou esquecido.
No Memorial dos Governadores, vi retratos de ex-Chefes do Executivo que despachavam no Rio Branco, como Roberto Santos e Lomanto Júnior. A informação que o cerimonial da Secretaria da Cultura me deu é de que o governador Jaques Wagner vai instalar lá seu Gabinete. Para trabalhar, despachar. O que faz muito bem. Será um incentivo decisivo para sucesso do projeto do Centro Antigo de Salvador, que tem chançela da Unesco. Ou seja, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Parabéns Márcio Meirelles! O Rio Branco está lindo!

Nenhum comentário: