Da Ascom da Camara de Salvador
A implantação de serviços de fonoaudiologia nas Unidades Básicas de Saúde e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família foi proposta pelo vereador Henrique Carballal (PT), em indicação dirigida ao prefeito João Henrique Carneiro. O objetivo, segundo ele, é “maximizar a identificação de problemas comunicativos e prevenir a expansão dos mesmos”.
O vereador argumenta que a Prefeitura de Salvador vem desenvolvendo políticas públicas de saúde destinadas ao atendimento das diversas demandas da população e que as transformações atuais apontam para uma integração interdisciplinar e intersetorial nas propostas de promoção de saúde.
“As atuais políticas de saúde internacionais e nacionais apontam para as necessidades de uma mudança de paradigma na atenção à saúde, deslocando o eixo patologia, tratamento, controle, prevenção de doenças para o eixo saúde/promoção da saúde”, defende Carballal.
Na indicação, ele observa que a atuação fonoaudiológica no âmbito da saúde pública vem crescendo no decorrer dos últimos anos por todo o Brasil.
O vereador Henrique Carballal lembra, ainda, que com a reestruturação do sistema de saúde, para a equidade e melhoria da qualidade de vida, a fonoaudiologia se inseriu na atenção básica, devendo atuar em todas as fases e níveis de atenção da saúde, eliminando os fatores que interferem na aquisição e desenvolvimento dos padrões de fala, linguagem e audição – com medidas de caráter amplo e específicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário