A Câmara Municipal de Salvador realizará na terça-feira (13), às 18 horas, uma sessão especial em homenagem ao centenário do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no Plenário Cosme de Farias.
Organizado pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), o evento contará com as presenças dos ministros Juca Ferreira (Cultura) e Eloy Araújo (Promoção da Igualdade Racial), além da ialorixá Mãe Stella de Oxossi, grande homenageada da noite.
Depois da sessão, no Centro de Cultura da Câmara (Praça Municipal), acontece a apresentação do samba de Nicinha de Santo Amaro.
Fundado por Mãe Aninha em 1910, o Ilê Axé Opô Afonjá, que significa Casa da Força Sustentada por Xangô, é um dos mais tradicionais terreiros da Bahia e um dos templos religiosos de matriz africana mais importantes no mundo.
Para a vereadora Olívia Santana, “o Legislativo Municipal cumpre seu papel ao homenagear uma instituição que já prestou inúmeros serviços à população de Salvador”.
Também estarão presentes ao evento, que contará com a apresentação musical do Mestre Matheus Aleluia, representantes de diversos terreiros, pesquisadores e líderes dos movimentos sociais.
Além de parlamentares e membros do Poder Executivo, como o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário