segunda-feira, 26 de julho de 2010

Consultor propõe articulação dos projetos de turismo no Extremo Sul

Da Agencia SebraeBA:
Os diferentes projetos de turismo no Extremo Sul devem ter seus trabalhos articulados de tal maneira que possam se complementar e andar em sintonia.
Este foi o diagnóstico do consultor Ricardo de Cerqueira, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), depois de uma oficina realizada em Porto Seguro que reuniu lideranças do turismo, entre elas vários comitês gestores de projetos do Sebrae.
Com o tema “Otimização do Funcionamento das Esferas de Governança”, a oficina reuniu os membros da Câmara Setorial de Turismo da Costa do Descobrimento, composta pela Secretaria de Turismo de Porto Seguro; Secretaria de Turismo de Santa Cruz Cabrália; Porto Seguro Convention & Visitors Bureau; Projeto Caminhos do Sabor; Projeto de Turismo do Sebrae; Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores; Projeto Economia da Experiência; e Central de Negócios.
“Cidades com forte potencial turístico, como Porto Seguro, sempre estão desenvolvendo diversos projetos simultâneos. No entanto, o que percebemos é que nem sempre eles são trabalhados de forma ordenada”, destacou Cerqueira.
Segundo avaliou, será preciso priorizar uma instância de governança que possa ser o ponto central dos projetos e políticas de turismo da região da Costa do Descobrimento.
A oficina faz parte do programa de regionalização do turismo desenvolvido pelo Ministério do Turismo para fortalecer as instâncias de governança.
“Infelizmente, os projetos por aqui deveriam ter avançado mais, por isso estamos de volta, para trabalhar na conscientização e sensibilização do trabalho”, afirmou o consultor, que já está em sua quarta visita à cidade.

Nenhum comentário: