terça-feira, 27 de abril de 2010

Câmara debate futuro do samba-forró nos bairros de Salvador

Ascom da Camara de Salvador:
Em continuidade às discussões sobre o samba junino na capital baiana, iniciadas na última quinta-feira com audiência pública no Centro de Cultura, a Câmara Municipal promove mais um encontro, desta vez comandado pela vereadora Olívia Santana (PC do B). O seminário “As políticas públicas do samba junino em Salvador” acontece no auditório do Edifício Bahia Center, hoje (27), às 13h.
O evento contará com duas mesas de discussão: “Os bairros populares e a invenção dos sambas juninos como expressão cultural da festa de São João” e “A inserção do samba junino nas políticas culturais e no orçamento do São João”. Estarão presentes representantes do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do órgão de turismo de Salvador (Saltur), da Fundação Gregório de Mattos, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e da Polícia Militar, além de vereadores e líderes de sambas juninos de diferentes bairros.
Nota do Editor: Este site já declarou seu apoio às iniciativas, dentro da Câmara de Salvador, que visam a preservação do tradicional samba-forró. E quer dar sua contribuição. A criatividade dos grupos de samba-forró está aí e não cabe intromissão do jornalismo. Mas é preciso dizer que é o crime, especialmente o tráfico de drogas, o maior adversário desta expressão cultural. Bairros que viviam a festa de São João até o amanhecer do dia seguinte, hoje ficam às moscas a partir das 19hs. Ninguém arrisca fazer festa diante do elevadíssimo grau de violência. É preciso começar pela segurança das comunidades populares para preservar a sua cultura.

Nenhum comentário: