terça-feira, 27 de abril de 2010

Intercambio entre artistas baianos e estrangeiros

Ascom da SecultBA
Investir em ações que fomentam o diálogo entre criadores é um dos focos do Programa de Artistas Residentes da Secretaria de Cultura do Estado, SecultBA. Desde 2007, o PAR vem realizando ações de fomento à mobilidade artística com intuito de contribuir para a renovação da produção local. O programa funciona através de intercâmbio regulares disponibilizando meios para que artistas baianos (ou residentes na Bahia há mais de três anos) possam fazer residência no exterior, bem como promover a vinda de artistas estrangeiros para o Estado.
De acordo com a assessora chefe de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró, o PAR contribui para a inserção da Bahia no circuito mundial das artes e dinamiza a cena. “O programa tem o intuito de tornar visível a produção artística local, principalmente a contemporânea. Ele prevê também, residência de curta duração para o acolhimento de curadores, jornalistas, diretores de instituições culturais, críticos e agentes de mercado internacionais para conhecerem in locu a produção cultural do Estado”, afirma.
Com o PAR, 20 artistas baianos ou residentes na Bahia foram para países como Portugal, Inglaterra, França, Holanda, Itália, México, Cuba, Timor Leste e Alemanha. Eles desenvolveram atividades de pesquisa nas linhas de Artes Cênicas, Literatura, Dança, Audivisual, Música, Artes Visuais e Multimeios.

Nenhum comentário: